Crítica da Razão Dialética

Crítica da Razão Dialética Jean-Paul Sartre




Resenhas - Crítica da Razão Dialética


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Romeu Felix 11/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Crítica da Razão Dialética" é um livro escrito pelo filósofo francês Jean-Paul Sartre, publicado originalmente em 1960 e posteriormente traduzido para diversos idiomas, incluindo o português. A edição brasileira foi publicada pela DP&A Editora em 2002 e conta com 904 páginas.

O livro é uma tentativa de conciliar o existencialismo, corrente filosófica à qual Sartre se vinculou, com o marxismo, em uma obra que se propõe a ser uma crítica à razão dialética. Nessa obra, Sartre desenvolve uma teoria sobre a relação entre indivíduo e sociedade, discutindo a existência de uma dialética entre a liberdade e a opressão.

A obra está dividida em dois volumes. No primeiro, Sartre apresenta uma análise sobre a dialética e a história, abordando temas como a luta de classes, o papel da ideologia e as contradições presentes na sociedade. Já no segundo volume, o autor discute a relação entre a prática e a teoria, propondo uma análise da subjetividade e da consciência em relação ao processo histórico.

A obra é considerada por muitos como uma das mais importantes do filósofo francês, uma vez que traz importantes contribuições para a reflexão sobre o papel do indivíduo e da sociedade na história. Além disso, o livro apresenta uma reflexão crítica sobre as teorias marxistas e sobre a forma como a sociedade é organizada.

A linguagem utilizada por Sartre é densa e reflexiva, exigindo do leitor um certo grau de conhecimento em filosofia. No entanto, a obra é acessível e apresenta uma reflexão profunda e original sobre a relação entre indivíduo e sociedade. O autor é conhecido por sua obra existencialista e por suas reflexões sobre a liberdade humana, temas que também se fazem presentes na "Crítica da Razão Dialética".

Em resumo, "Crítica da Razão Dialética" é uma obra fundamental para quem se interessa por filosofia e por marxismo, apresentando uma reflexão crítica e original sobre o papel do indivíduo e da sociedade na história. O livro é indicado para estudantes e pesquisadores que desejam refletir sobre as possibilidades de transformação social a partir da análise crítica da sociedade.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR