Desapegue-se

Desapegue-se Walter Riso

Resenhas - Desapegue-se

Kelly313 04/04/2024

Desapegue-se
Leitura muito maravilhosa, onde você pode fazer um estudo bem significativo de você mesmo. Ótima leitura pra autoconhecimento e descobertas pessoais, quanto mais você se conhece, mais sabe o que quer.

Carine Rocha 28/03/2024

Desapegar-se é ver as coisas como são, sem egocentrismo.
"Quando lhe perguntaram como conseguia atingir tal grau de liberdade, ele disse: ?Até os vinte anos de idade, nunca me preocupei com o que as pessoas pensavam de mim. A partir dos vinte, me preocupava constantemente com o que os vizinhos pensavam. Mas um dia, depois dos cinquenta, descobri que eles raramente pensavam em mim?.

Solangeeoliv 05/02/2024

Excelente para identificação de apegos
Fácil de ler e que agrega muito ao autoconhecimento e identificação de apegos que passam (ou não) despercebidos e que nos atrapalham.

"O apego nos faz ver a vida pelo buraco da fechadura em vez de abrir a porta escancaradamente. Tudo fica menor e distorcido. Nada é para sempre, nada é como parece e tudo pode mudar, inclusive o medo e o vício que nos manipulam."

Brenda.Narf 04/02/2024

Desapegue-se - Walter Riso
Um dos meus escritores favoritos, sem dúvida alguma. E um livro que me ajudou a passar por um momento muito triste na minha vida. Hoje em dia eu ainda leio alguns trechos desse livro em alguns momentos, porque o livro simplismente parece sempre ter uma frase perfeita pra te ajudar em diferentes cenários da vida.

b1ktwpas 03/02/2024

Na trilha do autoconhecimento.
Algumas coisas aconteceram em minha vida no começo de 2024 que me fizeram retornar à terapia (já era um planejamento meu, mas eu não contava com certos acontecimentos). Essa foi uma leitura indicada pelo meu terapeuta que, em "tempos normais", eu nunca leria, pois nunca foi algo do meu interesse.

O livro fala sobre as diversas maneiras como nos apegamos (de uma maneira ruim) às coisas, aos sentimentos, às ideias e às pessoas ao longo de nossa vida. O que o apego pode trazer de ruim para nossa vida e como podemos começar a nos desapegar.

Não é que o autor queira nos ensinar a ser indiferentes e frios, mas sim a como viver uma vida de maneira mais saudável psicologicamente, sem tantas amarras e dependências.

É interessante eu tentar me reconhecer em alguns desses "apegos", como por exemplo o apego às redes sociais e à própria internet, que era sim uma das razões pela qual eu planejei voltar à terapia: me livrar de um possível vício em telas. Vinha perdendo, diariamente, até 4 horas utilizando o Instagram e isso me frustrava.

Atualmente estou sem o Instagram no celular, mas esse tema ainda está em segundo plano na minha cabeça, pois estou resolvendo outras questões emocionais que têm me tirado a paz de espírito e às vezes até o sono.

Espero estar melhor dentro de alguns meses e conseguir viver uma vida emocionalmente mais saudável, apesar dos pesares do mundo moderno e da vida adulta.

Esse é só o primeiro livro que pretendo ler a fim de me fortalecer mental e psicologicamente.

Flores Raras 29/01/2024

Recomendo
Gostei, li algumas coisas que já sabia, mas sempre é bom relembrar. E li outras as quais preciso ficar atenta . Faz a gente repensar sobre muitos aspectos da vida.

Gabi 05/01/2024

Ótimo
Livro leve e com muitas dicas para por em prática, é um ótimo começo para aprender a se tornar mais desapegado e menos dependente.

30/12/2023

Desapego
Escrito por um terapeuta, o livro traz muitas referências acadêmicas e cotidianas. Não é nada perto da densidade, se é o que está pensando. Em nenhum momento ele é tedioso ou necessariamente empolgante.

Particularmente, me ajudou muito em situações cotidianas. Não como um autoajuda qualquer, mas como um guia prático.

Recomendo.

isabellafoliv 20/12/2023

Um tapa doeria menos
Somos dependentes em várias situações até mesmo de pessoas e muitas vezes não sabemos como sair desse ciclo ou nos recusamos a enxergar a realidade.
Este livro não é um guia completo de como se desprender a essas pessoas/ coisas mas me permitiu a abrir os olhos e traçar um norte para compreender algo que eu mesma não percebia.
Pode não ser útil para todos, mas para mim foi. Com certeza irei ler mais livros do Walter Riso.

Fabiana.Ribeiro 30/07/2023

É difícil mas libertador perceber o quanto o ser humano é apegado. E no livro desapegue-se podemos entender que o apego pode ser por pessoas, status,sentimentos, objetos entre tantas outras coisas que tornam o ser humano dependente e fragilizado.
Não é fácil desapegar, mas é sim possível.
Adorei o livro e as meditações escolhidas para compor a obra

Lucaix F. 12/07/2023

Livro, muito útil para quem tem dependências fortes, me agregou, leitura fácil e com bom entendimento.

Larissa 05/04/2023

A origem de todo sofrimento está no apego
Estou passando por um término de um relacionamento de 3 anos, onde morávamos juntos. E antes disso, ele já era meu melhor amigo há 3 anos.
Pra mim ele era o amor da minha vida e acreditei que ficaríamos juntos pra sempre. (Unica vez que fiz isso na vida, tenho 27 anos já namorei algumas vzs mas sempre soube que teria um fim)
Comecei a me dar conta que talvez estivesse com dependência emocional, e pesquisando sobre isso no YouTube cheguei nesse livro.
Ele me reconectou novamente com o budismo, que eu havia conhecido aos 20 anos e amava, me identificava. Mas que depois dos 21 por conta de depressão e ansiedade, emaranhada no meu caos mental (mudei de estado pra fazer faculdade e foi sofrido morar sozinha) (por isso via meu ex namorado como meu salvado tbm)
Enfim, é um ótimo livro pra quem perdeu alguém e tinha muito apego. Apesar de falar de todos os tipos de apegos (matérias, religiosos, jogos, objetos, estilo de vida...)
A base é os ensinamentos budistas.
Os 20% finais do livro conceito achar muito repetitivo.

Escritora Li 20/02/2023

Apego demais mata a planta
O apego excessivo realmente pode mostrar uma dependência emocional de objetos ou pessoas e fazê-la se sentir escravos sem liberdade de viver e presas ao outro. Porque achei bem interessante fazer ele mostrar a diferença entre apego e desejo que são coisas distintas apesar da linha tênue entre elas.

Jack 25/11/2022

Leve e didático
Não é meu gênero favorito, já começamos por aí. Geralmente acho esses livros de autoajuda muito clichês e cansativos, mas decidi encarar a leitura por recomendação da minha psicóloga. Surpreendeu-me. A leitura é leve, cada capítulo é bem explicado e traz o apego sob um olhar oriental/budista, acompanhado de várias fábulas para elucidar pontos importantes. Curti a leitura e recomendo, nos faz olhar para dentro e reconhecer nossas fragilidades e assumir a responsabilidade por elas.