A Morte da Sra. McGinty

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Morte da Sra. McGinty

Caroline Mariete 24/04/2024

Outra obra que foi uma boa leitura da autora, momentos divertidos com Hercule Poirot, a parte em que não sabem quem ele é e a reação dele foi muito implacável. Esse livro realmente foi difícil descobrir quem matou Mrs. McGinty. A cada capítulo fui boba, achando que estava mais perto da pista, para, no final, com uma bela apresentação, nem chegar a ser a pessoa que eu suspeitava.

Mandy.Guiraldi 11/04/2024

Mais uma vez enganada!
E dessa vez fui MUITO enganada hahaha

Agatha leva você a acreditar - e até mesmo o Poirot - da plena convicção de quem é o assassino.

E, nas últimas páginas, vem e esfrega na sua cara que você estava enganada o tempo todo hahaha

Como amo essa mulher!

Mikael_13 01/04/2024

Mais uma leitura concluída de uma obra inédita da Agatha Christie. Gostei bastante da história, amo quando a dupla Poirot e Ariadne se junta.

Thaisa 26/03/2024

O Superintendente Spence está se sentindo inquieto após uma de suas investigações chegar ao fim: em uma pequena vila, a Sra. McGinty, uma mulher que prestava serviços domésticos em diversas casas, foi assassinada - e quem é responsabilizado pelo crime é o antigo inquilino, James Bentley. Mas Spence sente que Bentley não é o verdadeiro culpado e decide procurar o detetive belga Hercule Poirot para pedir que ele avalie o caso.
É assim que Poirot decide fazer suas próprias investigações, inquéritos e observações sobre a morte da Sra. McGinty, conversando com os empregadores, conhecidos e familiares. Então, o detetive descobre que o assassinato da mulher tem alguma conexão com um artigo que ela havia lido no jornal sobre quatro mulheres que, anteriormente, estiveram associadas à terríveis crimes... E após McGinty ter reconhecido uma delas, seu destino estava traçado. Mas por quem? Qual dessas mulheres está escondida nessa vila depois de tantos anos? E qual o motivo do assassinato? Apenas Hercule poderá nos dizer... Junto de uma colega que também está hospedada ali, a escritora de mistérios Ariadne Oliver.
Eu me diverti demais com essa trama, já que Christie está à vontade em uma trama mais típica com um detetive explorando o caso. Além disso, a presença de Ariadne foi um deleite: Agatha coloca muitas experiências e opiniões como autora de mistérios na voz de Oliver, arrancando boas risadas do leitor.
A narrativa carrega diversas referências interessantes de outros enredos vividos pelos protagonistas - o que, claro, me deixou muito feliz ao perceber cada um.
A escrita é deliciosa e fluida, o mistério é capaz de capturar o leitor e a revelação do que ocorreu e quem estava por trás de tudo realmente me surpreendeu; apesar que, sendo bem honesta, acabei tirando alguns pontos porque, vez ou outra, uma solução vinha de algo que não apareceu antes no texto ou que dependia de um contexto mais profundo da época e lugar em que a trama é narrada...
Essa leitura foi muita gostosa, intrigante e pode ser uma boa escolha para quem está procurando um thriller rápido para devorar!

Eduardha 25/03/2024

Como qualquer livro da Ágatha, entregou surpresa e um plot que eu não imaginava. Sei que nesse livro ela queria demonstrar que já estava cansada do poirot, mas ele segue sendo o melhor personagem

Cass 21/03/2024

??
Minha primeira experiência com Agatha Christie foi incrível! O livro é extremamente satisfatório, com cada detalhe contribuindo para a trama de maneira significativa. A autora não deixa pontas soltas e mantém o ritmo da história sem enrolações. Fiquei totalmente envolvido.

P.S. Aquele(a) safado(a) não me engana não!

Sarah S. Machado 15/03/2024

Mais um livro da rainha dos mistérios (e como sempre, me surpreendeu)

A história é muito bem desenvolvida e o livro me prendeu do começo ao fim, o plot twist é simplesmente incrível, é o tipo de livro que te engana demais.

Recomendo muito para quem não sabe por onde começar a ler os livros da Agatha :)

Carlos 12/03/2024

Mais um excelente caso de HP. Todo o drama de um assassinato em um pequeno vilarejo inglês, bem ao estilo AC. Gostei do desenrolar da história como um todo apesar dos muitos personagens e de me confundir um pouco com tantos nomes.

Viviane 09/03/2024

Mais uma vez Hércule Piorot vai a fundo em um crime que já está finalizado, quando um velho amigo lhe pedi sua ajuda , mesmo correndo risco de vida ele vai lá e resolve o crime
Nem preciso dizer que novamente ele me surpreendeu

Arthur.Borel 06/03/2024

A Morte um tanto padrão de Mrs. McGinty
Não tenho opiniões muito fortes quanto a essa história da Agatha. Assim como todos os trabalhos dela, a narrativa começa morna e esquenta perto do final, mas nunca realmente parece que estamos chegando no clímax, até que do nada já estamos na conclusão.

Esse foi só mais um conto qualquer da autora para mim, provavelmente esquecerei dele daqui um tempo.

@vaisetratarleitora 03/03/2024

O preconceito quase mandou uma pessoa para a morte
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 56º livro, publicado em 1952.

Essa é mais uma aventura do Poirot como detetive e dessa vez, o seu objetivo, é livrar um homem do corredor da execução.

Achei bem interessante que a descrição que a autora faz desse rapaz, me fez perceber ele como autista (embora eu possa estar errada, mas definitivamente ele possuía alguma condição neurológica). E foi bem triste constatar que apesar das provas (puramente circunstanciais) apontarem pra ele, elas também poderiam ter sido plantadas, mas ninguém do júri pensou nele como inocente desde o inicio simplesmente porque ele era diferente e agia diferente do convencional. Ou seja, o preconceito das pessoas quase levou um homem inocente para a forca (na época a pena para assassinato era a execução na forca).

Enfim, a história como um todo é muito boa, com Poirot sendo magistral como sempre e sofrendo como nunca na sua hospedagem (coitado, eu ri demais), mas conseguiu chegar ao fundo do mistério e descobrir o verdadeiro assassino, do qual eu não passei nem perto, infelizmente (mas isso não é ruim hasuhsuashuas).

É uma ótima história e recomendo a leitura.
_____________________________________________________________

Pra quem não sabe, foi feita uma série dos livros da Agatha, várias séries na verdade, mas a maior foi a Agatha Christie's Poirot, onde foi adaptado boa parte dos livros dele. A série foi ao ar na Inglaterra entre 1989 e 2013, com cerca de 71 episódios. Ela é estrelada pelo ator David Suchet que faz uma caracterização magnífica do Poirot, tendo estudado minuciosamente o seu jeito para reproduzir.

Nem todas as histórias são bem adaptadas e eu estou assistindo conforme vou lendo os livros para não ter spoiler. Acho que você consegue achar todos os episódios no YouTube pesquisando pelo nome em português mesmo, mas é tudo legendado. De forma oficial, a série está no Prime Vídeo, porém não é disponibilizada no Brasil.

Esse livro foi adaptado no 1° episódio da 11ª temporada, e por ser um livro completo, o episódio tem cerca de 1 hora de 30 minutos de duração.

Essa adaptação foi bem razoável. Tiveram mudanças, claro, uma família foi suprimida, e sua história foi um pouco incorporada em outros personagens; alguns personagens mudaram um pouco e o final foi um pouco alterado também. Mas de toda forma, foram alterações que não mudaram a trama da história em si e os fatos relevantes, razão pela qual gostei bastante dessa adaptação.

Pra mim, a nota é 4/5.

kahreads 23/02/2024

Bom!
Um cara é condenado à forca por um assassinato. O superintendente Spence acha que ele não é culpado, e chama Poirot para investigar. Poirot investiga e consegue. Não é um dos melhores livros da Ágatha, mas não é ruim. Recomendo!

Melissa 16/02/2024

O final nunca é como esperamos
Como uma grande fã de Agatha Christie sempre me pego pensando em seus padrões de escrita e de narrativa, mas, felizmente, o final é sempre muito diferente do que eu imaginava. Quando a gente acha que se acostumou, lá vem a autora e embaralha tudo de novo!

Nesse livro, temos o famoso Hércules Poirot indo para uma vila no interior da Inglaterra, a pedido do seu amigo, o Superintendente Spencer, a fim de investigar um crime que já parece solucionado pela polícia. No começo, confesso que achei o enredo um pouco lento e difícil de engatar, todavia percebo que é um efeito propositadamente causado pela autora para nos deixar assim como estava Poirot, perdidos e desconfiados.
Gostei de como a obra foi conduzida de forma a nos deixar aflitos para saber o que realmente aconteceu, quem eram aquelas 4 mulheres, na verdade, e o que os moradores da pacata vila temiam tanto esconder.
Li outras resenhas dizendo que esse não era um dos melhores livros de agatha christie, mas eu achei MAGISTRAL! Principalmente pela quebra de expectativa, apesar de alguns padrões se repetirem como identidades falsas, empregados suspeitos e segredos por todos os lados. No entanto, eu, realmente, me surpreendi bastante!

Ótimo, realmente muito bom! Super indico, está entre as melhores histórias que têm Hercule Poirot como detetive.