A Morte da Sra. McGinty

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Morte da Sra. McGinty

belligna 14/12/2022

Leitura melhor que a minha última da autora. Não entra pra lista de favoritos, mas vale a pena!

"É claro que eu já ouvi falar no senhor. Quem não ouviu?
A resposta a esta pergunta poderia ser prejudicial para o amor próprio de Poirot."

Eu gaitei com essa parte. Simplesmente amei o Poirot tendo crises porque ninguém conhecia ele na cidade kkkkkkkkkkkkkkkk

A Agatha quando escreveu esse já estava ficando de saco cheio do coitado do Poirot, né?
Indireta? Não, olha a DIRETA que a gata mandou:

(A partir daqui pode ser considerado spoiler mas não é e eu acho interessante ler)

"Como é que vou saber por que pensei um dia num homem tão repugnante? Eu devia estar louca! Por que um finlandês se eu não sei nada sobre a Finlândia? Por que um vegetariano? Por que todos estes maneirismos idiotas que ele tem? Estas coisas acontecem. A gente tenta algo -parece que o povo gosta - e aí você continua - e antes que saiba onde está, você conseguiu alguém como este alucinante Sven Hjerson amarrado em você o resto de sua vida. E as pessoas escrevem e dizem o quanto nós devemos gostar dele. Gostar dele? Se eu encontrasse esse finlandês magricela, comprido e comedor de verduras na vida real, praticaria um crime muito melhor do que qualquer um que eu já inventei."

Pra quem não entendeu: Essa é a fala de uma personagem chamada Ariadne Oliver, uma escritora de sucesso, que é considerada um alter ego da autora. Isso fica bem óbvio. Quem é fã da Agatha sabe que chegou uma hora que ela não aguentava mais escrever histórias com o Poirot, mas era cobrada disso o tempo inteiro, então ela mandava as indiretas dela pelos livros mesmo.

Vênus_Alice 09/11/2023

Assassinato sem mistério aparente
Eu acho sempre muito agradável ler os livros da Agatha, me passa uma nostalgia e um bom envolvimento em ir investigando junto.
Nessa história, Piorot já recebe um crime com um condenado, mas o inspetor do caso acredita ser um julgamento injusto. Todas as provas e pistas apontam a ele.
Diferente dos outros casos, este parece mais sólido, com praticamente nenhuma dúvida ou apontamento de suspeitos.
Até que descobrem que nessa vila mora mais de uma pessoa que esteve ligada a um criminoso famoso no passado e talvez ainda haja mais ligação do que parece. Mas óbvio, que a pessoa não gostaria de ser lembrada por isso.
É um desenrolar sutil, minucioso e divertido.

Michela Wakami 26/07/2022

Que final espetacular
É incrível como a Agatha consegue nos enganar.
Poirot teve certa dificuldade em descobrir quem era o vilão da vez, mas como sempre ele desvendou todo mistério e me fez ficar de queixo caído.
Apesar de ser uma leitura fluida, ouve momentos em que fiquei confusa. Mas a culpa pode ter sido do meu cérebro.
A Agatha sempre coloca muitos personagens e por ser sempre histórias curtas, nem sempre consigo ter tempo, de memorizar o nome de todos os personagens e assim, saber quem é quem.
A.Paula.Sz 26/07/2022minha estante
Depois de mais de um ano sendo a palhaça n° 1 da Rainha do Crime, descobri que depois de terminar um livro, ela voltava apagando pistas do crime do manuscrito.... por isso é praticamente impossível desvendar os crimes nos livros dela kkkk me senti ainda mais palhaça depois de descobrir isso hahahah

Michela Wakami 26/07/2022minha estante
Danadinha????????

Milly 14/01/2024

Amo a Ágatha, apesar de ser muito burra pra seus livros.
Livro muito envolvente, foi um livro fluido que sempre me fez questionar o assassino do começo ao fim, criei muitas teorias( e supreendentemente acertei algumas) mas ainda assim a volta que essa livro faz e gigante, sinceramente só entendi totalmente quando foi explicado no final e mesmo assim, se me perguntarem dificilmente vou conseguir explicar o que li.
Dito isto, livro magnífico apesar de sempre me perder nos nomes e lugares.
Luli/Iza 14/01/2024minha estante
Meu Deus SIM! Pensava que só eu tinha dificuldade com os inúmeros nomes difíceis que a Agatha inventa de colocar

Ique 07/12/2021

Interessante, com final surpreendente
A Morte de Mrs McGinty é um livro menos conhecido da Agatha Christie que está tendo maior visibilidade atualmente devido ao relançamento na nova coleção da editora Harper Collins, que está muito bonita e bem trabalhada. A narrativa também é interessante e gira em torno do assassinato de Mrs McGinty que pode ter um culpado diferente do homem que foi sentenciado.

A história já começa interessante dado que James Bently tinha vários motivos para assassinar McGinty e ninguém na cidade parecia duvidar de que de fato ele era culpado. Contudo, o superintendente Spence ainda estava na dúvida sobre Bently e decide então chamar o detetive Hercule Poirot para ajudá-lo a encontrar respostas verídicas para o assassinato.

Poirot então chega no povoado e começa a interrogar as pessoas e descobrir um pouco mais sobre a vida de cada um daqueles que tinham o mínimo de contato com Mrs McGinty de forma a compreender os reais motivos que levaram ao assassinato assim como a veracidade da acusasão de culpa do Bently. Durante esse processo temos também a presença da ilustre personagem Ariadne Oliver, uma espécie de alter ego da Agatha Christie.

A narrativa pode se tornar um pouco cansativa e arrastada em seu desenvolvimento uma vez que as entrevistas do Poirot algumas vezes são arrastadas adicionando-se ao fato da demora em ter alguns acontecimentos. Contudo, mais próximo do final existem algumas reviravoltas e surpresas de modo que prepare o leitor para o melhor momento do livro: o desfecho.

A maneira que Agatha encerra o livro é muito interessante e engenhosa, explicando e fechando todos os arcos e sub-tramas criadas. As mais diversas teorias criadas pelo leitor provavelmente serão quebradas por uma justificativa interessante e que faz total sentido no contexto idealizado.

A Morte de Mrs McGinty não é o melhor livro de Agatha Christie, contudo possui uma história interessante com um desfecho surpreendente, sendo indicado para quem já leu outras obras da autora e quer conhecer novas histórias protagonizadas pelo detetive belga.

Rafa 25/03/2021

Agatha é incrível! ??
A Morte da Sra. Mcginty é o livro de março do Projeto Agatha Christie. Neste livro temos um caso do detetive Hercule Poirot, eu já estava com saudades desse personagem que eu adoro tanto.

Temos um caso que parecia simples: a sra. McGinty foi assassinada por seu inquilino, James Bentley, que lhe roubou trinta libras. Desempregado e sem dinheiro, Bentley teve o motivo e a oportunidade e por isso foi considerado culpado. Mas um dos encarregados do caso não está convencido da culpa de James e pede ajuda a Poirot para investigar e descobrir a verdade sobre esse crime.

Mais um brilhante caso de Poirot! Impossível não ficar vidrado nessa história e na narrativa fluida e envolvente da Agatha. O cenário é um vilarejo que a primeira vista parece pacato onde todos os moradores se conhecem, a chegada de Poirot vai mexer com os ânimos dos moradores do lugar.

Eu já nem tento mais descobrir o assassino das histórias da Agatha, ela sempre consegue me enganar e eu adoro ser surpreendida no final com a solução do caso apresentada. Poirot dá um show na elucidação do caso, neste livro em especial temos um desfecho impressionante.

Quem ainda não conhece a obra da Agatha Christie recomendo muito a leitura!

joaoderstand 01/02/2023

Poirot's solo flight
Interessante demais a dinâmica desse daqui. Nunca tinha visto o Poirot atuar sozinho e a experiência dele como protagonista em primeira pessoa, ao contrário da tradicional terceira, foi muito divertida. Passando sufocos, quebrando a cabeça, seguindo pistas erradas. Hercule Poirot também é gente!
O ponto baixo tem que ficar pra quantidade de elementos, e nomes, e personagens secundários (e até terciários) nenhum pouco marcantes e difícil de lembrar, mas que ainda assim você se vê frequentemente em posição de precisar acossiá-los. Em algum momento do livro eu simplesmente desisti e deixei a leitura me levar, sem entender mesmo (deu certo).

Leticia 16/09/2022

Um livro mágico, mas com muitos defeitos.
O livro é muito bom em relação aos crimes em geral, mas tudo demora demais a ser resolvido. O livro só começa a ficar interessante da metade para o final, por isso muitas pessoas desistiram na metade.

A resolução do crime é boa, mas o aprofundamento no criminoso é rasa. Ele só nos é apresentado no final da história, oque faz os palpites (de quem é o assassino) do leitor serem descartados e irrelevantes.

Mas em geral o livro é realmente bom, com cenas muito marcantes e surpreendentes.

luizamprates 07/02/2023

Incrível!
Além da edição ser lindíssima, o plot me surpreendeu muito.
Adorei rever Ariadne Oliver e Hercule Poirot trabalhando juntos (apesar do ego dele estar infladissimo neste aqui ?).
A autora foi muito espirituosa em vários trechos e referenciou alguns trabalhos anteriores dela (nesta edição da Harper Collins, eles mencionam no final).
Mais um livro lido dela e mais um que acho uma obra de arte. Recomendo muito :)

Lidiany.Mendes 04/10/2022

Instigante
Agatha Christie entrega uma história com Hercule Poirot repleta de mistério e reviravoltas. Temos também, neste livro, o alter ego da própria autora, a escritora Ariadne Oliver. Uma história na qual fui enganada, pois não consegui descobrir, antes do final do livro, quem era o assassino da Mrs. McGinty. A trama é muito engenhosa! E o desdobramento deixado em aberto no final do livro é muito bom.

Wagner47 13/02/2022

Eu deveria ter suspeitado muito antes
Tive uma relação muito boa com esse livro.
Errei feio, errei rude, mas tive lapsos em certos momentos daqueles que você sente que algo que foi dito ali faz muita diferença, só não sabe exatamente o quê. Após a explicação do Poirot, fica bem claro porque tive esses insights que se perderam.

De pontos negativos, alguns meros detalhes citados apenas na revelação, como aquela já conhecida irritação do gênero em que o policial foca em algo errado para despistar o leitor. Há também a questão do suspeito preso que não ajuda em nada para ser solto e entendo como Hercule fica furioso com isso.

E, de fato, eu deveria ter suspeitado desde o primeiro momento. É um fator utilizado boas vezes pela Agatha.
Já adivinhei criminosos de suas obras só por isso, mesmo sem ter teorias e aqui nem imaginei.

Geralmente tenho certas ressalvas com a revelação final com Poirot explicando tudo em detalhes e parágrafos longos, mas aqui foi incrivelmente fluido.

Mi Rubin 03/12/2022

Apesar de ter achado meio cansativo, o final foi realmente digno da Rainha e eu realmente não esperava.

Foi realmente o assassino mais improvável e isso deu um ótimo final pro livro. Valeu à pena.

Cass 21/03/2024

??
Minha primeira experiência com Agatha Christie foi incrível! O livro é extremamente satisfatório, com cada detalhe contribuindo para a trama de maneira significativa. A autora não deixa pontas soltas e mantém o ritmo da história sem enrolações. Fiquei totalmente envolvido.

P.S. Aquele(a) safado(a) não me engana não!

arthur 17/11/2021

o desenvolvimento do livro é muito chato, por muito tempo no livro se pensa que o caso não vai para frente, o livro quase me perdeu a princípio.Da metade pra frente o livro começa a fazer mais sentido e o final é surpreendente.
minha nota se deve principalmente a forma maçante e exaustiva que a autora conduziu o livro.