A Morte da Sra. McGinty

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Morte da Sra. McGinty

Jéssica DePariz 05/03/2023

No melhor estilo Agatha Christie.

Acredito que ainda há poucos livros de Agatha que eu ainda não tenha lido, mas ela me engava toda a vez. É incrível a habilidade dela em nos fazer focar em pistas falsas e tirar o foco das pistas que realmente são importantes. Neste livro ela me enganou direitinho. Quem cometeu o crime estava na nossa cara o tempo todo, mas ela fez o foco ir em todas as direções, menos na que importava.

O Poirot estava impagável neste. Todas as chatices dele estavam hilárias: o modo como ele reclamava de sua "vida sofrida" no lugar em que ele estava hospedado, a tristeza em quase ninguém o reconhecer ou reconhecer o seu nome, e é claro a total falta de modéstia. E é sempre muito engraçado quando a Ariadne Oliver está nos livros, porque é a própria Agatha tirando sarro dela mesma. Sempre quando ela aparece, para mim que o livro na verdade é um "meta livro", porque parece que é a própria Agatha nos contando como ela escreveu o livro em questão. E neste ainda teve o comentário sobre as adaptações dos livros dela (eu adoraria saber o que a Agatha acharia do Poirot do Kenneth Branagh).

Enfim, é a Agatha fazendo o que a Agatha faz de melhor. Ótimo mistério.

Leila 04/09/2023

Uma ótima leitura.
O suspense, para mim, se manteve até fim.
Esse é, se não me engano o quarto livro de Agatha que leio, e até o momento, não me decepcionei com nenhum. É sempre uma leitura fluida, inteligente e instigante.

Paula 19/08/2022

Poirot em um vilarejo...
Já estava com saudade de ler um livro com Poirot, e este me deixou muito curiosa, pois já tinha ouvido falar que era muito bom. Esta história tem personagens com muitos segredos e muitas pistas falsas são jogadas junto com pistas corretas, o que me deixou completamente confusa e teorizando o tempo todo. Só não achei um final tão surpreendente, porém é uma história bem intricada e satisfatória. Agatha faz algumas referências a alguns personagens de livros anteriores e mostra muitos pensamentos pessoais da sua obra, especialmente Poirot. Super indico para quem quer começar a ler a Rainha do Crime.

Thiago 18/04/2022

Bom livro com várias surpresas
Este é um bom livro de Agatha Christie, com a presença das qualidades que a consagraram e a ausência daquelas que destacam as suas obras verdadeiramente geniais.
Temos a presença do fenomenal detetive Hercule Poirot utilizando seus métodos investigativos próprios. Durante o livro, formamos várias teorias sobre quem será o culpado e, pelo menos no meu caso, nos surpreendemos quando descobrimos a solução. Ariadne Oliver, a alter ego da autora, também está presente na história e tem boas interações com o detetive.
Contudo, alguns elementos não geram destaque à obra, pois a maior parte dos personagens não possui carisma, o que não nos faz torcer efetivamente para que sejam culpados ou inocentes. Num livro policial, especialmente em um que não conta com as ferramentas sherlockianas de pistas e evidências e se vale dos aspectos psicológicos para construir sua trama.
Para concluir, o livro, mesmo aquém do padrão da autora, é bom e divertido, servindo como bom entretenimento.

Kelly Karina Martins 31/01/2022

A Morte de Mrs. McGinty
Quando Mrs. McGinty é encontrada morta em seu chalé, as suspeitas recaem imediatamente sobre James Bentley, seu misterioso inquilino. Mas, apesar de todas as provas apontarem para o contrário, o Superintendente Spence acredita que eles estão prestes a condenar o homem errado. Agora, Hercule Poirot e Mrs. Ariadne Oliver precisão correr contra o tempo para descobrir se o verdadeiro assassino ainda está à solta ou se Bentley é apenas um bom mentiroso.
Envolvendo casos de assassinato famosos e uma personagem inspirada na própria Agatha Christie, A morte de Mrs. McGinty é um dos mistérios mais engenhosos da rainha do crime.

Edivanda 03/12/2020

Brilhante!
Um dos melhores da autora! Uma história totalmente intrigante do começo ao fim. Recomendo demais!

Wally.Mota 15/02/2022

Resenha publicada no @livrosdowally!
UM VILAREJO LOTADO DE SUSPEITOS E FOFOQUEIROS!

A senhora McGinty foi encontrada morta dentro da sua própria casa com um golpe na cabeça, mas nada da casa foi levado, exceto por um dinheiro que ela escondia dentro do seu quarto embaixo do piso, o qual foi ?esquecido? do lado de fora da residência, embaixo de um vaso.
~
Apesar de todas as evidências apontarem para o inquilino dela, James Bentley, o superintendente não acredita nessa condenação e recorre ao Poirot para desvendar o assassinato, antes que o jovem seja enforcado inocentemente.
~
Esse foi meu segundo contato com a rainha do crime e infelizmente foi uma experiência menos gratificante do que a primeira. Apesar de a história ser curta e já começar com a investigação, por vezes cheguei a achá-la arrastada. Talvez a quantidade (absurda) de personagens, com muitos deles tendo personalidades semelhantes, ajudou a criar uma certa confusão sobre quem era quem na trama.
~
Apesar disso, achei a resolução do assassinato mais palpável e menos mirabolante do que em Morte na Mesopotâmia (o anterior que li dela). A história ainda conta com outro plot além do principal, o qual me surpreendeu bastante!

Até a próxima! ??

Thaisa 26/03/2024

O Superintendente Spence está se sentindo inquieto após uma de suas investigações chegar ao fim: em uma pequena vila, a Sra. McGinty, uma mulher que prestava serviços domésticos em diversas casas, foi assassinada - e quem é responsabilizado pelo crime é o antigo inquilino, James Bentley. Mas Spence sente que Bentley não é o verdadeiro culpado e decide procurar o detetive belga Hercule Poirot para pedir que ele avalie o caso.
É assim que Poirot decide fazer suas próprias investigações, inquéritos e observações sobre a morte da Sra. McGinty, conversando com os empregadores, conhecidos e familiares. Então, o detetive descobre que o assassinato da mulher tem alguma conexão com um artigo que ela havia lido no jornal sobre quatro mulheres que, anteriormente, estiveram associadas à terríveis crimes... E após McGinty ter reconhecido uma delas, seu destino estava traçado. Mas por quem? Qual dessas mulheres está escondida nessa vila depois de tantos anos? E qual o motivo do assassinato? Apenas Hercule poderá nos dizer... Junto de uma colega que também está hospedada ali, a escritora de mistérios Ariadne Oliver.
Eu me diverti demais com essa trama, já que Christie está à vontade em uma trama mais típica com um detetive explorando o caso. Além disso, a presença de Ariadne foi um deleite: Agatha coloca muitas experiências e opiniões como autora de mistérios na voz de Oliver, arrancando boas risadas do leitor.
A narrativa carrega diversas referências interessantes de outros enredos vividos pelos protagonistas - o que, claro, me deixou muito feliz ao perceber cada um.
A escrita é deliciosa e fluida, o mistério é capaz de capturar o leitor e a revelação do que ocorreu e quem estava por trás de tudo realmente me surpreendeu; apesar que, sendo bem honesta, acabei tirando alguns pontos porque, vez ou outra, uma solução vinha de algo que não apareceu antes no texto ou que dependia de um contexto mais profundo da época e lugar em que a trama é narrada...
Essa leitura foi muita gostosa, intrigante e pode ser uma boa escolha para quem está procurando um thriller rápido para devorar!

Aline 17/07/2020

Mais um caso maravilhoso
Mais uma vez um livro incrível desta mulher maravilhosa! E a conclusão é de tirar o chapéu e receber aplausos!!!

Leticia.Santos 15/01/2023

Achei o desenrolar do enredo muito lento, demorou para engatar. Só ficou mais interessante a partir de uns 60% do livro. Não é um dos melhores da Agatha Christie, mas o final foi bem amarrado e imprevisível como sempre.

gabs.0 23/12/2022

É bom o livro, porém eu acabei me perdendo nos acontecimentos e principalmente nos personagens, qual personagem era qual, qual era a sua função
E no final fiquei perdida tb, porém é uma história boa

V_______ 25/12/2021

A morte de Mrs. McGinty
Ao ficar sabendo da sentença de morte de um dos casos que cuidou o superintendente Spence não está satisfeito, acredita que James Bentley não é o real culpado do assassinato de Mrs. McGinty mesmo todos os indícios levarem a isso. Superintendente Spence só pode recorrer a uma pessoa para colocar as peças desse caso no lugar antes que Bentley seja executado, o mundialmente famoso detetive Hercule Poirot.
Como era de se esperar somos apresentados aos mais variados personagens que sempre parecem ser o responsável pelo crime, claro que falharemos miseravelmente nisso, ao ler Agatha Christie espere pelo inesperado.

Álefe 01/02/2022

Poirot e Mrs. Oliver se encontram novamente
?A Morte de Mrs. McGinty? é mais um ótimo livro de Agatha Christie protagonizado pelo esperto detetive Hercule Poirot.

A autora consegue sempre trazer grandes reviravoltas e enganar o leitor com maestria. É quase sempre impossível descobrir a identidade do assassino antes do desfecho de Poirot.

Neste livro, a pobre Mrs. McGinty é encontrada morta em seu chalé com um golpe na nuca. E o pouco dinheiro que tem escondido é levado pelo assassino.

A suspeita imediatamente cai sobre seu inquilino, James Bentley, que não tem dinheiro e está desempregado. Ele logo é sentenciado à morte.

Mas o detetive Hercule Poirot suspeita que a pequena aldeia onde ocorreu o crime esconde algo. E segredos do passado dos moradores começam a vir a tona?

A grande quantidade de personagens e suas histórias pessoas as vezes acaba por bagunçar um pouco a linha de raciocínio do leitor. Mas aos poucos é possível se familiarizar com cada um para desenvolver suas próprias teorias.

Não se tornou um dos meus favoritos da rainha do crime, mas está entre os melhores com certeza. E é sempre divertido quando temos a participação de Ariadne Oliver, uma caricatura da própria que Agatha.

Paula.Cristina 07/11/2020

Nem sempre alguém é quem diz ser
Agatha sempre surpreendendo.
Tudo indicava ser um caso fácil para a polícia, a Sra McGinty foi assassinada e roubada pelo seu inquilino, James Bently, mas ao superintendente Spence algo não se encaixa no perfil de Bently e acaba chamando o nosso querido detetive belga para descobrir se Bently é ou não o autor do crime.
Mais um livro instigante onde você é levado a crer que foi determinado personagem, mas que nos momentos finais um nome faz toda diferença e você descobre que estava redondamente enganado.

lulutheworld 22/09/2022

mais um da rainha do crime.
admito que depois de ler "punição para a inocência" eu coloquei muitas expectativas em "a morte de mrs. mcginty", e acredito que tenha sido meu erro.

um bom livro, escrita impecável, porém a quantidade de personagens tende a deixar o leitor confuso as vezes, a sorte é a recapitulação da parte do Personagem Poirot.

ademais, não há muito o que acrescentar, uma história incrível, com o assassino que eu não esperava (mais uma vez) e reviravoltas incríveis!