O Vitral Encantado

O Vitral Encantado Diana Wynne Jones

Resenhas - O Vitral Encantado

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Beatriz 14/10/2015

Ótimo para passar o tempo
Andrew Hope é pesquisador de uma universidade que está tentando escrever seu próprio livro mas sempre que ele começa a escrever alguma coisa acontece. Escrever o livro fica ainda mais difícil depois que seu avô morre.

Depois que avô morre Andrew fica com a responsabilidade de cuidar da casa e de toda a área em volta. Existe um campo de magia ali por perto mas demora bastante tempo até que Andrew descubra qual o objetivo da magia encontrada ali.

Após muitas coisas mudarem na vida de Andrew aparece um garoto órfão chamado Aidan e como todos da Melstone House são muito generosos, eles decidem abrigar o garoto por alguns dias. Mas depois que Aidan fica por ali Andrew percebe que o menino tem o poder e conhecimento da magia e juntos os dois vão explorar todo esse lugar mágico que está cercado de mistério.

Esse é um livro de fantasia cheio de mistério e magia que cumpre seu papel como livro infantil. Os personagens são muito bem construídos e cada um deles possui características únicas, até o mais emburrado deles consegue ser divertido através da narrativa.

O livro não me surpreendeu tanto mas foi uma leitura gostosinha para passar o tempo e eu acabei dando três estrelinhas. Achei que o livro demorou bastante para acontecer e quando aconteceu foi tão rápido que não deu tempo de aproveitar todos os acontecimentos. O final também ficou bastante aberto então pode ser que venha alguma continuação por aí.

Recomendo para quem gosta de livros infantis e desse universo de magia. Como eu disse, é uma leitura para passar o tempo e se divertir. :)

site: http://www.prateleiracolorida.com.br/2015/10/o-vitral-encantado-diana-wynne-jones.html

Camila Lobo 20/11/2015

Resenha: O Vitral Encantado (Por Livros Incríveis)
Andrew Hope é neto de um feiticeiro podereso, e herda a casa e o campo de proteção do avô quando ele morre. Um pouco depois de ele se mudar para Melstone House, o jovem Aidan aparece desesperado na casa de Hope. O garoto é neto de uma feiticeira que também faleceu recentemente e agora está sendo perseguido por criaturas estranhas que querem o capturar. Agora, Andrew precisa abrigar o garoto, organizar toda a Melstone House e ainda descobrir como fortalecer novamente os campos de proteção criados por seu avô, que parecem enfraquecer.

Essa resenha é meio complicada para mim, porque eu não sei muito o que pensar. Vejam bem, a Diana Wynne Jones é uma das minhas grandes inspirações. Ela é a autora de uma das minhas histórias eternamente favoritas, O Castelo Animado. Com O Vitral Encantado eu senti a magia que sempre sinto ao ler a autora, mas foi... Diferente.

Uma das coisas que mais gosto na autora é sua narrativa, que é muito fluída. O leitor lê rapidamente, porque é uma leitura fácil e divertida, que mesmo em horas de tensão, há um toque de humor, o que dá leveza à história. Ri muitas vezes quando não deveria.
Todos os personagens são cativantes. O livro possui uma aura forte de magia e criaturas mágicas. São incluídos feiticeiros, demônios, gigantes e doppelgängers, o que enriquece muito a história e universo criados na cidade fictícia de Melstone, na Inglaterra.

“Com um calafrio, de forma muito semelhante ao estranho momento em que compreendera tudo sobre a História, ele soube que a magia era uma das grandes forças do universo e que despontou desde o começo de tudo, ao lado da gravidade e da força que mantém os átomos juntos, tão poderosa quanto ou ainda mais poderosa que qualquer outra força.”

Eles são marcantes e com personalidades muito distintas, apesar de quase a cidade toda ter o sobrenome Stock! Como por exemplo, a mandona Sra. Stock e suas couves-flores gratinadas que cozinha quando está com raiva, o Sr. Stock e sua negligência com todos os afazeres, a não ser cuidar da horta, Tarquin e a falta de sua perna e Stashe, sua filha, que é uma mulher decidida e moderna para a pequena cidade. Andrew e Aidan tem uma relação muito bonita, como se fossem irmãos. Apesar de ter a cabeça em outro mundo, Hope tem um senso muito forte de proteção com relação ao garoto, que é muito inseguro e perdido desde que perdeu a avó.
Já uma coisa que me deixou triste foi o romance. Diana não tem o romance como foco em suas histórias, apesar de formar os casais, e mesmo assim, parece o relacionamento ideal por ser puro companheirismo e confiança. Mas o casal d'O Vitral Encantado não me convenceu, porque a química entre eles pareceu nula. Além disso, foi tudo muito rápido e do nada. Em um momento eles não possuem nada em comum, além de atração por parte dele, e em outro, eles estão noivos.

O final deixou a desejar. Na verdade, como esse foi o último livro escrito em vida pela autora, eu acredito firmemente que ela queria escrever uma continuação, mas que não foi... possível. Por causa disso, o final do livro é bem aberto, onde muitas coisas não foram explicadas e possuem um possível gancho. Isso acabou me incomodando muito, porque a falta de respostas foram muitas. Apesar disso, Jones fecha o livro e responde várias outras coisas, e claro há muita confusão. O final continua bem desenvolvido e com as familiares reviravoltas que ela gostava tanto de fazer.

“Ainda podia ver a avó, exatamente como ela fora, aparecendo com seus ditadozinhos objetivos e geralmente – a menos que o dito fosse cruel – sorrindo ao dizê-lo. Ele podia sentir o cheiro dela, sentir seu corpo nas raras ocasiões em que ela o abraçava. Podia ouvir sua voz... E, no entanto, nunca mais iria ouvi-la, senti-la ou vê-la outra vez.”

“Queremos finais que nos deem esperança, porque o mundo em que vivemos parece estar desmoronando.”

Leia mais resenhas em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2015/11/resenha-o-vitral-encantado-diana-wynne.html?m=1

Rotina Agridoce 22/12/2015

Resenha de O Vitral Encantado
Quando o avô de Andrew Hope morre, o professor universitário recebe como herança um casarão e as terras ao redor, Melstone House. Seu avô Jocelyn Brandon era um mago poderoso, e Melstone House possui um grande campo de poder e proteção que cerca suas propriedades.

Embora treinado em magia por seu avô, Andrew nunca aprendeu o verdadeiro segredo de Melstone, nem do vitral encantado que se encontra na porta da cozinha ou a natureza de um misterioso pergaminho, que Andrew viu apenas em uma visão. Como resultado, ele assume a responsabilidade de cuidar e proteger da propriedade e de seus moradores daqueles que poderiam minar seus poderes para seus próprios fins, mas sem ter nenhuma ideia da importância disso ou do perigo eminente. O perigo só aumenta quando um jovem chamado Aidan aparece em sua porta, em busca de refúgio dos seres sombrios que estão caçando o menino por razões que nem ele nem Andrew podem sondar.

Leia o restante no blog, acesse:

site: http://www.lostgirlygirl.com/2015/10/resenha-660-o-vitral-encantado-diana.html

FabiSaLi 12/01/2016

A autora não explica a mitologia
A autora não explica a mitologia utilizada, pois, não é necessário. Desde a primeira página você já se sente parte desse universo fantástico tentando desvendar os mistérios...

site: https://textosdefada.wordpress.com/2016/01/12/resenha-o-vitral-encantado/

lemosisabela 13/01/2016

O livro é apenas encantador. Quando dei por mim já estava na metade, completamente inserida na história. A leitura é simples e fácil, afinal é um livro infantil. Porém, todo adulto deveria ler. Com Andrew percebi que posso ter apagado muitas coisas da memória de tempos bons da infância porque alguém me disse que era fantasia ou que quando adulta não deveria me importar com isso. Por isso, o livro é também um aprendizado, a gente cresce com o Andrew e mantêm-se criança com Aidan.

Andrea 08/02/2016

Mais uma narrativa encantadora
Nesse livro, Jones nos contará a história de Andrew Hope, herdeiro de um grande mago que acabou de falecer, ele deve responsabilizar-se pelo "campo de proteção" que seu avô deixou, bem como de todas as pessoas que vivem nele, mas quando o jovem Aidan Cain chega a sua casa desesperado por ajuda, nós e Andrew descobriremos que há muito mais mistérios envolvendo a magia do local e que o Vitral acima da porta da cozinha pode ser decisivo na épica batalha do Bem contra o Mal.
Como em O castelo Animado, as personagens dessa narrativa convivem em dois mundos: o atual e tecnológico e aquele no qual a magia existe e é completamente comum, dessa forma, é fácil ver alguém ouvindo música em seu Ipod e depois conversar sobre qual é o melhor feitiço de proteção de maneira totalmente corriqueira. Confesso que demorei para pegar o ritmo porque eu não conseguia assimilar essa proximidade entre o mundo "real" e o fantástico, mas depois dos três primeiros capítulos a leitura engrenou e eu não consegui mais largar esse livro!
Com uma forte referência a obra clássica de Shakespeare, Sonho de uma Noite de Verão, Diana Wynne Jones nos transporta para um mundo no qual pessoas comuns convivem com fadas e outros seres fantásticos, nos mostrando também, tal qual Shakespeare, que essas interações nem sempre são amigáveis e podem trazer sérios problemas para os seres humanos.
Escrito com um enredo simples e encantador, utilizando o tão reconhecido "humor inglês", O Vitral Encantado é um livro que agrada crianças e adultos por tratar de temas importantes e sérios de forma leve e despretensiosa, uma ótima sugestão de leitura e de presente também!

site: http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

Bia 12/02/2022

Razoável.
Gosto bastante do mundo de magia da Diana Wynne Jones, mas em comparação aos outros livros dela como a trilogia de O Castelo Animado, esse é bem fraco. Pensei em desistir no meio da leitura porque algumas descrições ficaram meio confusas na minha cabeça e também acho que o mundo da história e a magia não foi explicado claramente.

Não me arrependo dele ler, mas não sei se é uma leitura que faria de novo.

Nanda 08/04/2016

Eu nunca havia lido nada da autora, mas a sinopse do livro me chamou a atenção. Confesso que demorei a pegar o ritmo da leitura, pois em algumas partes a história se tornava arrastada, mas depois de um tempo me acostumei.

A narrativa em terceira pessoa nos apresenta Andrew Hope. Neto de um dos magos mais poderosos, quando o avô falece, ele herda uma mansão. Além disso, existe também um campo de proteção, que é uma das maiores responsabilidades a ele atribuídas, pois a segurança do vilarejo onde ele vai mudar depende disso.

Como já disse, em alguns pontos a leitura se tornou arrastada, no entanto a apresentação dos personagens ocorreu de forma muito rápida, o que considero uma questão negativa. Não apenas isso, mas a autora apresenta alguns termos que foram difíceis (para mim) entender o significado. Meio que deixa a entender que este não é o primeiro livro de uma série, como se fosse a minha obrigação entender todas as partes.

Boa parte do livro se passa com Andrew tentando descobrir o passado de Aidan e o motivo pelo qual ele é tão perseguido. Existe também o tal vitral encantado que dá título ao livro. Assim como boa parte do livro, eu também não entendi essa parte. O que me pareceu é que ele era apenas mais um objeto mágico na casa, mas sem envolver nenhum mistério grandioso o suficiente.

Outro ponto que me incomodou bastante foi a quantidade enorme de detalhes. Sim, alguns fizeram diferença, mas a grande maioria só serviu para encher páginas. O que faltou na história foi um ponto chave onde todas as questões se reunissem e fossem respondidas.

Este livo pretendia ser parte de uma série, porém a autora veio a falecer. Por conta disso, o final permanece com muitas pontas soltas. Final este que foi muito simplório comparado ao que a sinopse prometia. Eu esperava mais da história e não acredito que exista a desculpa de que é um livro juvenil, pois já li vários que considero melhor.

Não é um livro que eu recomendaria, principalmente pela questão de terminar em aberto. Cheguei à conclusão de que narrativas fantasiosas com muitos detalhes (vide Neil Gaiman) não são para mim.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2015/12/resenha-o-vitral-encantado-diana-wynne.html

06/07/2016

Gostei, massas...
O Vitral Encantado, livro da mesma autora de O Castelo Animado, trás uma narrativa simples e bem gostosa de ler.
Assim como O Castelo Animado, o livro trás um ambiente onde o mundo da magia e o mundo 'não-magico' são separados por uma linha tênue e acabam por juntar os destinos de Andrew e Aidan, da qual a historia gira em torno.
O livro apresenta alguns pontos que são muito interessantes, como essa linha tênue que separa os mundos, por exemplo, e alguns 'truques' de magia que aparecem no decorrer do livro.
(Alguns pontos da história me fez lembrar do livro O Oceano no Fim do Caminho, do Neil Gaiman, da qual recomendo a leitura).
Porém, achei que a história tem tem alguns buracos... Um exemplo disso é o fato de que a grande importância do vitral encantado fica em segundo plano e não fica muito claro porquê é tão especial e pôr que deve ser protegido.
Outra coisa que me deixou um pouco incomodada foi o conflito. Achei o conflito,l muito raso, principalmente depois de ver as revelações ao final do livro.
Por fim, é um livro cativante porquê nos apresenta a um mundo mágico, cheio de possibilidade mas a história deixa a desejar.

Mari 28/12/2016

A história é muito boa mas o final é meh
Eu já tinha esse livro mas demorei um tempão para começar a ler ele. Em um ponto da história eu não sabia o porquê de não ter lido antes. O começo acho que demora um pouquinho mas quando o Aidan chega na Melstone House a história fica muito empolgante. O meio definitivamente é a melhor parte, fiquei muito apaixonada pelo enredo e esperando o que ia acontecer. Uma das coisas que mais gostei foi a magia: ela é simples, não tem uma mitologia nem um universo complexo por trás dela, mas isso não faz dela menos mágica. O final porém eu não gostei tanto, eu esperava umas coisinhas que não aconteceram e outras que eu não gostei. No geral, eu recomendo a leitura pra uma fantasia fofa e gostosa de ler.

Veronica @gatonolivro 04/03/2017

Esse é o segundo livro da autora que leio, o primeiro O Castelo Animado é um dos meus livros favoritos.

"Quando Jocelyn Brandon morreu - em uma idade muito avançada, como costuma acontecer com os magos - deixou a casa e seu campo de proteção para o neto, Andrew Brandon Hope."

Andrew tem que manter o campo de proteção em ordem para que nada de ruim aconteça, ele só não sabe como ainda. O começo do livro é um pouco confuso pela quantidade de personagens, Sra. Stock e Sr. Stock trabalhavam para o avô de Andrew e agora trabalha para ele, eles não são parentes todo mundo na cidade tem o mesmo sobrenome Stock, não gostando como Andrew trata a casa os empregados trazem os sobrinhos para ajudar, Shaun e Stashe, também temos o pai de Stashe, Tarquin. É o Aidan que tem poderes mágicos assim como Andrew e está sendo perseguido depois da morte da avó dele. E mais personagens a cada moita da casa, mas são todos importantes.

Li tudo em 2 dias só porque não tive tempo de ler em 1, adorei os personagens, a historia todo a magia, já adicionando a autora Diana Wynne Jones aos meus autores favoritos e colocando todos os seus livros na minha lista.

site: https://gatonolivro.blogspot.com.br/2017/03/resenha-o-vitral-encantado.html

hanny.saraiva 16/08/2017

Bobo
e bobo.

Brenda R 11/03/2018

Bem gostosinho de ler
A cada livro que leio de Diana Wynne aumenta, e muito, o meu amor por ela. Até então não tive nenhuma decepção com livros dela e quando vi a capa e sinopse desse percebi que esse também não seria. Foi uma leitura pra lá de agradável com aquele jeitinho especial dela de narrar as coisas de um modo simples mas muito único. Lembra bem o estilo dos studio Ghibli e daria pra fazer uma animação a la Castelo animado, que aliás indico a leitura também.
Preciso nem dizer que amo os universos mágicos que Diana criou e é uma pena suas obras não serem tão conhecidas por aqui. Apesar disso nutro a esperança de mais livros dela serem publicados no Brasil.

1 | 2 | 3 | 4 | 5