Quando o vento sumiu Graciela Mayrink

Resenhas - Quando o vento sumiu

1 | 2 | 3 | 4

Camila 15/05/2017

Triste demais
Eu não ia ler esse livro, mas assim que ele caiu na minha mão comecei e não parei até terminar!

Eu fiquei bem chocada com a história, pois das resenhas que li até a capa eu nunca ia imaginar que estava diante de um drama. Fiquei bem triste com o final e olha que tem dois deles!! Nenhum deles termina exatamente bem, um é pior que outro (no quesito triste), mas acho que foi um bom final(is).

A história é tão original quanto os romances podem ser atualmente. Nunca vou esquecer uma frase que a Samanta Holtz disse numa entrevista: "hoje em dia o que já não escreveram, então pelo menos o final tem que ser surpreendente". É. Foi!

Eu não sei se leria de novo, eu gosto de dramas, mas não me vejo sofrendo tudo de novo ao reler o livro.

Drica 17/04/2017

Eu achei muito linda!
Nesse livro, eu encontrei uma história de amizade muito bonita. Uma história, aparentemente comum, mas que se desenrolou tão bem que não dava vontade de parar de ler. Escrita muito fluida e cativante. Amei conhecer a autora e sua maravilhosa escrita! No final, você tem dois finais possíveis. Achei legal, o primeiro final é o que acredito que seja o que se aproxima mais da realidade. O segundo, talvez seja o que a gente sonha. Lindo! E pensar que comprei esse livro porque gostei da capa. No meio do livro você descobre o porquê do título da obra.

Fortalbooks 10/04/2017

Quando o vento sumiu
O livro conta a história de três amigos Susan, Mateus e Renato. Os jovens amigos, tem sua amizade iniciada no colegial e a partir dali juntos tem suas vidas transformadas por várias descobertas e pelo processo de amadurecimento de cada um. Juntos passam pelos problemas da vida adulta, sem se deslocarem dos requisitos dos dramas da adolescência.

Iniciaram a faculdade juntos e com isso, veio amores inesperados, diversos problemas e alguns conflitos familiares no decorrer da história. Mas, algo acontece e faz uma reviravolta que abalará essa amizade que jamais irá se tornar a mesma de antes.

Então, se você pudesse escolher o final de sua historia, como faria essa escolha?

site: https://www.instagram.com/fortalbooks/

Gabi Sousa 13/09/2016

Apaixonante....
Como não se apaixonar por esse livro? De início você já fica viciada no enredo da história para saber o que aconteceu com a amizade de Suzan, Mateus e Renato, e, o triângulo amoroso que se formou entre eles, pois no começo do livro a autora já deixa claro que algo mudou e o trio se separou.O que eu mais amei foi a possibilidade de escolha do leitor de poder decidir entre os dois finais que a autora dá para os personagens (claro que eu escolhi o segundo final, depois de ter chorrado horrores com o primeiro). Se eu indico esse livro? com toda a certeza, podem ler sem medo pessoal que vocês vão amar.

Camila Cristina 29/08/2016

Um Encanto...
Com foco principal temos Suzan, Renato e Mateus, três amigos, cada qual com sua personalidade distinta... A partir dos três amigos, se desenrola uma estória de amor, amizade e escolhas. Ao todo, o livro não retrata apenas mais um romance clichê; Quando o vento sumiu, traz conflitos, obstáculos e vitorias que nós vivenciamos no dia-a-dia. No decorrer do livro, fica cada vez mais evidente o desenvolvimento de cada personagem. Suzan, Renato e Mateus são 3 jovens amigos que aprendem a amadurecer com o cotidiano. Cada um enfrenta um conflito na vida, mas nunca deixam de apoiar um ao outro. Além do ótimo enredo, Graciela Mayrink, nos traz um diferencial com seu final surpreendente, que acaba permitindo o leitor escolher o desfecho da estória, tornando-se assim, um livro capaz de prender seus leitores até o ultimo capitulo.

Val_Abr_ââ£ent 30/07/2016

Apaixonante, mas a versão digital está com erro
É o segundo livro q eu leio da Graciela e ñ estou arrependida! Logo nas primeiras páginas eu estava apaixonada pelo Mateus, e esperando q a Suzan ferisse seu coração. Só depois de um tempo pensei na outra possibilidade. Eu acho estranho livros com 2 finais, mas eu teria ficado mal com o primeiro.... Então. ...
Eu comprei o livro digital na Kindle Store e está com erro, o capítulo 14 está repetido e ñ tem o 15. Ñ sei de quem é a responsabilidade, mas apesar de ñ atrapalhar a leitura é no mínimo desagradável.

Ariane 30/06/2016

O livro conta a história de três amigos, Renato, Mateus e Suzan, que se conhecem desde o colegial. Ambos com 19 anos, estão cursando a mesma faculdade no Rio de Janeiro, e são inseparáveis.
Mas tem um Problema, Suzan ama Renato, Mateus ama Suzan e Renato ama surfar...
O livro já começa pelo final!!! pois é, isso mesmo, e é o que te faz querer devorar para saber o porque aquilo aconteceu.
Suzan começa o ano decidida a conquistar Renato, porém nunca tem coragem de confessar o seu amor, Estudante de turismo, sonha em ter sua própria agência de viagens. Sua mãe sonha com a filha casada com Renato, por ser herdeiro da construtora famosa do pai.
Renato não quer saber de trabalhar, só pegar ondas, e tenta protelar cada vez mais seu inicio na construtora, já que um dia não terá mesmo como escapar.
Mateus tem um passado difícil, sente muito orgulho da mãe que conseguiu reerguer a família, após seu pai ser preso. Ele é apaixonado por Suzan, que nem imagina, e usa Mateus como seu confidente de tal sofrimento pelo amor por Renato. Para Mateus é muito difícil não ter o amor de Suzan, mas é melhor ter sua amizade do que nada.
Uma história envolvente, com personagens secundários bem criados que dão todo sentido ao livro. Amor, amizade, família, escolhas...
"E se algumas escolhas tivessem sido diferentes?"
Graciela tem uma forma leve e simples de escrever, assim conseguimos nos transportar rapidamente para a história, e não conseguimos parar de ler até chegar ao final.
E que final??? uallll eu não esperava.
Não deixe de ler esse livro é muito bom.

veja toda a resenha no blog

site: https://arianeeleuterio.blogspot.com.br/2016/06/blog-ariane-eleuterio-resenha-livro.html

Bandeira5 23/04/2016

Mais uma vez um livro nacional lido e tornou-se favorito, dessa vez escrito pela Graciela Mayrink, autora dos livros 'A namorada do meu melhor amigo' e 'Até eu te encontrar', trouxe seu mais novo livro publicado pela L&PM Editores, uma história cativante e super difícil de largar.

O capítulo inicial começa com Susan numa cafeteria na Alemanha, já tinha visitado o país algumas vezes e ela sempre acha que é a primeira vez que esta visitando por ser um lugar mágico que ela ama.

Então, enquanto está tomando seu chocolate quente e está pensando algumas coisas do passado o inesperado acontece.

Se trata do Renato, um ex-amigo de adolescência por quem ela era apaixonada. Ela fica pasma porque fica sabendo que ele está casado e a partir daqui vamos viajar com a autora uns 10 anos atrás e descobrir o que aconteceu.

Na época que voltamos Suzan está na faculdade, fazendo o curso de Turismo e tem como objetivo: estudar mais, conseguir um estágio e realmente conquistar o coração do Renato.

Já o Renato que estudava na mesma faculdade e fazia o curso de Engenharia tinha como objetivo sempre nas segundas pegar onda porque amava surf e não ir a construtora que seu pai é dono.

Por último temos o Mateus que estudava na mesma faculdade e faz Engenharia que é um cara super esforçado, determinado, tímido, muito bonito que é apaixonado por sua amiga desde adolescente e que sofreu bastante por um certo incidente com o pai.

"-você já teve preguiça da vida? - perguntou Suzana, acordando Mateus de seus pensamentos.
-Preguiça da vida? - ele franziu a testa - Como assim? Você quer dizer desistir de viver?
-Não, não desistir da vida. Apenas preguiça dela, do que está acontecendo, de tudo.
Ele ficou quieto por um instante, mexendo na latinha de cerveja, agora vazia.
-Acho que não. Bom, não sei bem o que você quer dizer, mas acho que não.
-Não, nunca teve. Senão saberia o que é - ela o olhou colocando o queixo no peito dele. Mateus sentiu um frio percorrer sua espinha com a proximidade do rosto de Suzan do seu.
-Ultimamente, ando com muita preguiça da vida, sabe. Aquela sensação de que não importa o que eu faça, vai tudo continuar assim, sem nada interessante acontecendo.
Ela terminou de falar e voltou a se deitar no braço dele.
-Bem, às vezes a vida pode te surpreender"

Com a festa da Universidade chegando, Suzan toma uma dura decisão: ela irá se declarar para Renato. Claro que ela estava insegura e com o medo de colocar a amizade dos dois em perigo e se ele a rejeitasse?

Será que ela conseguiu ? O que será que aconteceu ?

O livro vai se desenrolando e contando os problemas, pensamentos dos personagens principais e secundários e seus romances, mas também tem um toque de suspense quando acontece algo sobre o pai de Mateus.

Quando o vento sumiu tem uma premissa simples e com um ótimo desenvolvimento com base nas escolhas dos personagens e o que traz algumas reflexões sobre nossas vidas, decisões, escolhas e consequências e o que mais gostei foi isso, não é só um livro que tem um clichê juvenil e sim tem uma mensagem por trás de tudo isso.

Como já falei que o livro virou um dos meus favoritos e que simplesmente amei esta linda história, o que posso dizer é que ao longo da leitura sempre falava "vou ler mais um capítulo" e quando percebia já havia lido pelo menos uns 10 capítulos. E quando dei por mim simplesmente chegou ao final e que final.

Não tenho nem palavras para o que dizer, o livro simplesmente mexeu com as minhas emoções.

Super recomendo!

site: http://www.oclubedameianoite.com/
marcos.sulivann 24/04/2016minha estante
parece interessante a história...

Maria Faria 27/03/2016

Quando o vento sumiu
Quando o Vento Sumiu causou um pouco de decepção. Não é que o livro seja ruim, porém não surpreendeu. Não tenho conhecimento suficiente para definir gêneros literários e mesmo assim classificaria este livro como Young Adult YA. Já li outros livros do gênero e gostei bastante, mas este não me conquistou por causa do desenvolvimento do enredo e não por ser um YA.
A história se desenvolve em torno de três personagens principais: Suzan, Mateus e Renato. Eles são amigos desde a época do colégio e agora estão na Universidade. O primeiro ponto do enredo é que existem dois amores não correspondidos, bem à moda do poema Quadrilha de Carlos Drummond de Andrade: Mateus amava Suzan que amava Renato, que não amava ninguém. Isto até Renato apresentar Tatiana para a turma, sua nova namorada que não tinha entrado na história. Suzan cursa faculdade de Turismo e sonha em ser dona de uma agência de viagens. Renato e Mateus cursam Engenharia e o pai de Renato é dono de uma construtora. O ambiente do livro é o Rio de Janeiro que a autora descreve com propriedade já que é sua cidade natal.
O livro se inicia no futuro com o encontro de Renato e Suzan na Alemanha. Renato já casado e Suzan passando férias. E a partir deste encontro a memória dos personagens volta ao passado para nos contar a história deles. Quando jovem Suzan passa boa parte do tempo pensando em como será feliz quando conseguir conquistar Renato, mas ele a vê apenas como amiga. A esperança dela acaba quando é apresentada a sua nova namorada. Ela então é alertada pela mãe de Mateus de que ele tem um amor por ela, ou seja, em um grupo de três amigos existiam dois passando pelo mesmo problema. Suzan resolve dar uma chance a Mateus e tentar ser feliz. Mateus, além da história com Suzan, tem um problema familiar que o incomoda por todo o livro, seu pai estava preso por participar de um golpe em uma seguradora e saiu da prisão trazendo desassossego para sua casa. O ápice da história está mesmo no final quando o pai de Mateus é ameaçado por um antigo colega de trabalho e Mateus descobre que o pai ainda guardava dinheiro oriundo do crime cometido. O encontro do pai de Mateus para devolver este dinheiro em um restaurante abandonado é a construção do fim de toda a história. Aliás, o fim tem uma pequena surpresa, não é apenas um fim, mas dois fins! A autora leva todos para a cena do restaurante onde o pai de Mateus supostamente devolverá o dinheiro guardado há tanto tempo. Mateus vai para se assegurar de que o pai devolverá o dinheiro. Suzan e Renato vão para ficarem escondidos, sem o conhecimento de Mateus, e darem suporte se necessário. E o fim deste encontro é o que mudará o futuro de Mateus e desencadeará no fim da amizade dos outros dois personagens com Renato.
O que me decepcionou é que o início me fez crer que leria toda uma história eletrizante, porém o enredo de Quando o Vento Sumiu se arrasta até o ápice, que é o encontro no restaurante. São mais de duzentas páginas da mais pura rotina dos três personagens e a cada página virada pensava agora vai, mas nunca ia. E no final, quando realmente foi, achei um pouco história de novela da Rede Globo.
Para não dizer que nada foi aproveitado, Mateus é um personagem fofo, maduro e muito centrado, apesar de sua família ter passado por muitas dificuldades após a prisão do pai. Está nele a explicação do título que também é pura fofura: há uma parte que Mateus explica a Suzan que adora andar de bicicleta com o vento batendo em seu rosto e que quando não há vento batendo no rosto, ou seja, quando o vento para parece que algo vai ficar ruim. Segundo ele, quando tudo está dando errado parece que o vento sumiu. Sem falar que ele é fã de U2, ouve constantemente a música Kite que tem tudo a ver com a história.

Um Rascunho a Mais 01/02/2016

Eu estava procurando um livro um pouco diferente pra ler, e quando li a sinopse de Quando o Vento sumiu, não pensei duas vezes e comecei a ler o livro. Ele traz dois temas especiais: amizade e escolhas.
Quando o Vento Sumiu narra a história de três jovens amigos que formaram um grande laço de amizade: Suzan, Renato e Mateus.
A história se inicia na Alemanha, em que Suzan entra em uma cafeteria e reencontra Renato, muito tempo depois de não terem mais contato. Renato de imediato não reconhece a amiga, mas quando as lembranças voltam ambos relembram suas histórias.
Suzan, Renato e Mateus são melhores amigos que se conheceram no Ensino Médio. Desde então, eles estão sempre juntos. Eles estudam na Universidade da Guanabara, e é a partir desse fato que o livro vai se desenvolvendo.
Suzan é uma garota responsável, apaixonada pelo Renato, mas ele nunca percebeu os sentimentos dela. Ela sofre pressão por parte da sua mãe Helena, para ficar junto com ele, mas não sabe mais o que fazer para que ele a perceba. Ela estuda Turismo e tem o sonho de ter a sua própria agência de viagens.

Confira a resenha completa no blog:

site: http://umrascunhoamais.blogspot.com.br/2016/02/resenha-quando-o-vento-sumiu_1.html

Julia G 07/01/2016

Quando o vento sumiu
Graciela Mayrink conquistou um espaço na minha estante - e no meu coração de leitora - desde que li Até eu te encontrar. Sou leitora fiel aos autores nacionais, e quando um autor me cativa por suas palavras, sinto-me mais próxima e quero ler qualquer novo livro publicado. Por conta disso, A namorada do meu amigo ganhou seu espaço na prateleira em 2014 e agora, em 2015, chegou a vez de Quando o vento sumiu.

O enredo se desenrola no Rio de Janeiro, especialmente na Universidade da Guanabara, onde estudam Suzan, Mateus e Renato. Também como acontece nos outros livros da autora, a trama é leve e suave, centralizando no cotidiano tudo aquilo que pode mudar a vida dos personagens.

Esse foco no cotidiano é um dos aspectos que mais gosto nas obras de Mayrink, já que a autora não precisa lançar mão de acontecimentos mirabolantes para tornar seu texto atrativo. O texto, por si, conquista o leitor, com sua construção de frases sutis, que contêm, no entanto, uma densidade que poucos autores conseguem atingir. A escrita mescla o necessário de descrição e narração e evita que o texto se torne raso demais ou cansativo demais, e a medida certa atinge o leitor em cheio.

"- Você já teve preguiça da vida? - perguntou Suzan, acordando Mateus de seus pensamentos.
[...]
- Acho que não. Bom, não sei bem o que você quer dizer, mas acho que não.
- Não, nunca teve. Senão, saberia o que é. - Ela o olhou, colocando o queixo no peito dele. Mateus sentiu um frio percorrer sua espinha com a proximidade do rosto de Suzan do seu. - Ultimamente, ando com muita preguiça da vida, sabe. Aquela sensação de que não importa o que eu faça, vai tudo continuar assim, sem nada interessante acontecendo.
Ela terminou de falar e voltou a se deitar no braço dele.
- Bem, às vezes a vida pode te surpreender."

Mesmo com essa construção tão suave, Quando o vento sumiu se infiltrou em mim e abalou minhas estruturas. Fui fisgada pela história e me vi sobrepujar, junto dos personagens, todos os acontecimentos. Ao fazer essa leitura, tive um amor platônico, apaixonei-me por um amigo e sofri por perder alguém que muito amava. Ler esse livro foi como me apaixonar pela primeira vez, com todas as vantagens e desvantagem que esse sentimento traz consigo. E, por conta disso, a leitura foi intensa da forma como uma paixão é.

Não posso falar muito sobre os personagens para não deixar escapar nenhum spoiler. Em regra, gostei de todos, ressalvado o fato de que eu nunca me apaixonaria por Renato, já que playboy malandro não faz meu tipo. rsrs Independente desse comentário bem pessoal, os personagens foram bem construídos, verossímeis, cheios de erros e acertos que os fazem convincentes ao leitor.

"[...] Os lábios dos dois se tocaram de leve e depois com mais intensidade, quando ambos fecharam os olhos. Suzan sentiu a eletricidade percorrer seu corpo, seu coração se acelerou e ela teve certeza que tomara a decisão certa. Parou de pensar e apenas sentiu o momento."

A edição da L&PM ficou inacreditavelmente linda. Como eu só conhecia as edições Pockets da editora, achei que o exemplar seria bem simples e me enganei totalmente - felizmente! A capa não poderia ilustrar melhor a história, e a arte e as cores demonstram todo o cuidado que se teve na composição do livro. Além disso, as imagens de dentes-de-leão no início do livro e de cada capítulo deu um charme especial à obra. O título também faz todo o sentido depois que se lê o livro, e tem um significado lindo.

Sobre a história, ainda, ao final, quando me senti devastada pelos acontecimentos da trama, Graciela trouxe à tona a real dinâmica da obra, e surpreendeu mais uma vez. Com isso, a autora me permitiu terminar o livro com um sorrisinho no rosto e com um sopro de esperança no coração.

Quando o vento sumiu é um livro simples, doce, que eu enquadraria facilmente na categoria "de menininha". Isso não significa, porém, que seja isento de valor. Ele facilmente conquistará quem o ler e atingirá seu coração, pura e simplesmente.

site: http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2015/12/quando-o-vento-sumiu-graciela-mayrink.html

1 | 2 | 3 | 4