Sonho Febril

Sonho Febril George R. R. Martin

Resenhas - Sonho Febril

Anderson 15/08/2015

Muito bom!
Não gosto de resenhas grandes, então serei sucinto.
Nunca li nenhum romance sobre vampiros, porque são sempre tão clichês. Tipo, a mortal se apaixona pelo imortal e blá, blá, blá. Mas aí me deparei com Sonho Febril, do saudoso George RR Martin. Ah, então pensei: porra, é Martin, deve ser bom, vou arriscar! E ainda bem que eu arrisquei!, além de uma escrita maravilhosa, a história se passa no ano de 1850, ou seja, vampiros clássicos, dândis, cultos... enfim. E como eu disse, nada de mocinha que se apaixona pelo vampiro(não que eu tenha algo contra isso, gente, só acho clichê). O que eu gostei no livro foi a amizade entre Joshua York e Abner Marsh, os principais personagens. A maior parte da história se passa na suntuosa embarcação Fevre Dream, no Rio Mississipi, onde Martin descreve várias cidades por onde o barco passa.
Rusbis 19/11/2015minha estante
Então já que você não gosta dos clichês do gênero acho que você adoraria ler os livros da Anne Rice. Essa sim sabe escrever sobre vampiros como ninguém. :)

Hudyson.Nobre 04/04/2016minha estante
Meu caro, a amizade entre Joshua e Abner é impressionante, mesmo depois de uma década, eles a mantinham forte, quando Abner pensa que o York era passado, la que o bendito aparece para terminarem o que começaram a muito tempo, o final foi bem empolgante, mesmo dominado pela "besta" o Joshua, conseguiu salvar o Marsh, de tão forte que foi a amizade, a sociedade dos dois.

Anderson 13/05/2016minha estante
Rusbis, Valeu pela dica, com certeza vou ler!

Hudyson, sim, uma linda amizade, man!

Nazli.Dias 04/09/2023

Inovador
Uma releitura inovadora e, ao mesmo tempo, fiel à figura do vampiro. Foge totalmente dos clichês, mas mantém cada gota da essência vampira.
O livro é lento e descritivo, como não poderia deixar de ser com Martin. Ainda assim, a história me prendeu muito pela qualidade de escrita e pela originalidade. Nada agrada mais um leitor contumaz do que uma estória imprevisível.
Pedro 04/09/2023minha estante
Muito bom saber disso.

Nazli.Dias 04/09/2023minha estante
Aliás, muito melhor que Nightflyers

Pedro 04/09/2023minha estante
Não precisa ter falado isso, Nazli...kkkkkkkk
Eu tinha muita expectativa com Nightflyers. Tem todos os elementos que eu gosto: ficção-científica, suspense e terror.

Nazli.Dias 04/09/2023minha estante
Kkkkkk ahh, quem avisa amigo é.

Vick 25/07/2020

Sonho Febril (resenha)
Meu primeiro contato com o famosíssimo George R.R. Martin foi com "Sonho Febril" e posso dizer que me surpreendeu bastante o rumo em que a história se desenvolve e a contrução de personagens tão humanos quanto místicos.

Acompanhamos durante a história o capitão Marsh que após alguns infortúnios do destino e apresentado ao "misterioso" Joshua York, e daqui pra frente a trama vai se desenvolvendo de forma tão singela e fascinante que dá muita vontade de ler e dar um murro na cara de alguns personagens.

Confesso que algumas partes foram um pouco arrastadas por conta de alguns detalhes náuticos (que eu não me importo muito) mas foram até de uma certa relevância, o livro aborda o ano de 1800 e alguma coisa então a escravidão e o sistema opressor são abordados, fiquei com muita raiva em alguns momentos.

Enfim, acho que já me estendi demais nessa humilde resenha, só posso dizer que curti bastante a leitura e amei a caracterização dos personagens e senti empatia em muitas ocasiões, recomendo essa leitura a todos que procurem algo mais "clássico e envolvente" para fazer a leitura, não tenho muitos comentários negativos pois a história foi muito bem trabalhada e o final fez jus a trama.
Monique 20/08/2020minha estante
é violento que nem Guerra dos Tronos?

Vick 06/09/2020minha estante
Monique, acho que comparado a GOT é bem tranquilo de ler viu?

Mari 19/02/2023

George R. R. Martin narra uma história de vampiros muito original nesse livro.
O primeiro terço do livro não é tão interessante quanto o que vem depois. O livro começa a despertar a curiosidade sobre o que vai acontecer após essa parte, e valeu a pena a leitura, nunca vi história parecida sobre esse tema.
Me apeguei a personagens, principalmente pelo Marsh, e morri de raiva de outros.
A narração do Martin não tem do que reclamar na minha opinião. Foi uma boa leitura.

Janaina.Vidal 18/09/2020

Doidera e ganância
Não vou falar muito do livro aqui porque realmente estou um pouco decepcionada com o rumo que a história levou... Já nos primeiros capítulos sabemos as escolhas burras que nosso personagem faz, mas não imaginamos até onde vai sua burrice. Isso tudo porquê? Por pura ganância. Um livro de fantasia com fatos que acontecem todos os dias e todas as horas... Pessoas trocando sua paz por más escolhas...?

Kevin.Marques 04/05/2022

Livro excelente
Tem tudo o que um livro bom precisa me surpreendeu muito esse livro eu fiquei meu com um pé atrás por ser uma história com vampiros mas é muito bom mesmo

Andressa 17/06/2020

Ficção muito bem organizada
Quando comecei a ler achei pouco empolgante de início, mas posteriormente ficou muito interessante e consegui me aprofundar na história - mais ou menos no meio do livro. Ademais, o autor conseguiu dar um "toque" de realismo para a fantasia ao envolver elementos históricos e biológicos para sustentar as teses presentes no livro, achei demais essa jogada feita por ele na explicação dos fatos. Então, recomendo para quem deseja uma leitura longa e com uma reviravolta no final.

Luiz.Goulart 01/10/2022

Vampiros no Mississipi
O primeiro livro que li de George R.R. Martin fora dos seus 7 volumes da série Game of Thrones e dos 9 volumes da série Wild Cards. Aqui uma reinvenção original das histórias de vampiros que se passa no meio do século 19 no sul escravagista dos EUA. O falido capitão de navios a vapor Abner Marsh recebe uma oferta de sociedade do rico aristocrata Joshua York para construção de um belíssimo e potente Sonho do Fevre. A embarcação magnífica ao navegar pelo rio Mississipi, vai deixando pelo caminho uma coleção de histórias sombrias com interessantíssimas discussões sobre o que nos torna como seres humanos não tão diferentes assim dos vampiros que tratam a humanidade do mesmo modo como tratamos os animais e os negros escravizados

site: https://www.blogger.com/blog/post/edit/32639542/5508448897034557562?hl=pt-BR

becka 28/04/2020

Horrível
Eu confesso que esperava não gostar muito do livro, mas este é oficialmente um dos piores livros que já li em toda a minha vida.

O plot: é horrível, previsível e chato em seu desenvolvimento(desenvolvimento que por sinal é muito ruim).

Os personagens são horríveis, não horríveis porque são pessoas ruins e sim porque eles não tem nenhuma graça, tem uma personalidade porca se é que se pode dizer que tem realmente uma personalidade.

Os vampiros desse livro são uma tristeza, tive vontade de chorar de ódio em diversos momentos porque é realmente muito ruim/mal feito. O livro ainda por cima é arrastado, a escrita do autor é um tanto prolixa o que só piora tudo nesse caso.

E a pior parte: esse livro tem muitas, MUITAS falas racistas, comportamentos e etc. E o autor parece achar que fazendo o personagem questionar isso uma vez só em todo o livro, já faz dele o salvador da pátria. É de dar dó, sem ser o uso da palavra com N por personagens brancos de um autor branco. É irritante o descaso que ele tem com o racismo e as vezes em que ele próprio é racista.

livro horrível, final meia boca.

Felipe 20/06/2022

Uma boa história de vampiro
Para quem gosta de histórias de vampiros, essa contribuição do grande autor RR Martin deve satisfazer. Personagens sólidos, boa ambientação, bons diálogos, vampiros "à moda antiga"; uma baita história criada por um baita escritor.

Nick 02/04/2021

Surpreendente e original
Admito, procurei ler esse livro pq George Martin escreveu. Para os fans das Crônicas de Gelo e Fogo é curiosa a ideia de que George Martin escreveu uma história de vampiros, não apenas por muitos não conhecerem esse livro, mas também pq não se ouve muitos comentários do próprio escritor sobre vampiros. Mas sim, há uma história e é boa.

É muito interessante ver o talento de George Martin em desenvolvimento, já que hj é conhecido por muitos pelo seu estilo de escrita realista dentro do universo do livro, por personagens que não são totalmente bons nem ruins, por descrever detalhadamente comida, pelas incríveis histórias de personagens secundários, por brincar exageradamente com violência e dentre outras características. Tudo isso está em Sonho Febril, mas notoriamente como uma ideia, no começo, ainda como resquícios do seu estilo, visto que Sonho Febril é de 1982 e o primeiro livro das Crônicas foi lançado só em 1991.

Sonho Febril é um livro que começa razo e simples, prometendo apenas mais uma história clichê de vampiros que saem caçando gente e se alimentando de sangue, e um cara que ta envolvido nisso.

Entretanto, a história não se passa em uma floresta escura ou em um vilarejo na Europa Medieval e nem uma cidade antiga com pessoas caçando vampiros com uma cruz na mão, e aí já começa uma diferença: a história é contextualizada no Rio Missisipi em corridas de barcos movidos à vapor, no sul dos EUA em tensões da Guerra Civil Americana. Os vampiros são desconhecidos e tomados apenas por uma lenda distante. Se um corpo é encontrado em pedaços ninguém jamais pensará que foi um vampiro, não apenas por ser absurdo mas também pela criminalidade exorbitante.

Abner Marsh, um capitão de barcos à vapor em ruína, recebe a proposta de um desconhecido de contruir um barco à vapor colossal e reerguer-se no ramo, em troca de respeito à privacidade de seu sócio. Claro, coisas estranhas começam a acontecer... seu sócio é estranho e vive parando o barco, resultando em prejuízos. Então começa uma investigação que leva o leitor a pensar o óbvio, que leva o leitor a interpretar situações que parecem simples, mas não são. Existem pequenos elementos que alteram completamente a noção da história. É impressionante como todos os elementos vão se encaixando e dando uma complexidade à história. Em menos da metade do livro já é notório como é algo grandioso: intensões ocultas, a origem de tudo, a poesia, a história de um povo, o paradoxo entre raças, os mitos e verdades que pertecem apenas a essa história, e que a faz se diferenciar.

Em meio a um país que se divide em estados escravagistas, o racismo é comum e usado não apenas como críticas sutis, mas também como exemplo para o surgimento de uma ideia. A reflexão sobre raças é profunda e não apenas pela escravidão. Chega a um momento que o pensamento evolui e passa a ser sobre humanidade, uma coisa abstrata que também engloba os vampiros (mas como pode ser humano se engloba os vampiros? leia o livro).

Em menos da metade do livro já tinha decidido que daria 5 estrelas, mas eu vejo esse livro com dois ápices, acho que poderia ter sido um livro menor, e isso deixou para mim uma leitura meio arrastada quando passou da metade da livro. Portanto, dou um 4.5. Claro, continua sendo um ótimo livro e merece uma adatação cinematográfica (não custa sonhar).
Victória | @camaleoaquele 05/04/2021minha estante
Confesso que não sou grande fã de histórias de vampiros, mas o que você falou sobre esse livro me deixou curiosa..

Nick 05/04/2021minha estante
YESSS KKKK

Matheus938 13/09/2020

Tudo que eu precisava e não sabia: um livro de vampiros escrito por George R. R. Martin.

Fernando Lafaiete 21/08/2015

Sonho Febril: Um livro imersivo e mais do que viciante!

O que dizer de um livro fantástico como este, escrito por um escritor que já se provou ser um gênio da literatura? Será muito difícil expressar em palavras o quanto eu amei "Sonho Febril". Como George Martin é meu escritor favorito, já esperava que este livro fosse maravilhoso, e confesso que fiquei com medo de me decepcionar. Mas todas as minhas expectativas foram mais do que supridas.

O livro irá contar a estória de Abner Marsh, um barqueiro falido que recebe uma carta de Joshua York, um rapaz muito rico, que propõe a ele financiar sua falida companhia de barcos a vapores, desde que ele aceite ser seu sócio e capitão de seu principal navio, em uma viajem que Joshua precisa muito realizar, pois tem o intuito de cumprir uma missão. Desde o começo, Joshua York demonstra ser um rapaz misterioso e reforça ao Marsh que caso ele aceite tal proposta, ele nunca deverá fazer nenhum tipo de questionamento, nem sobre o objetivo de Joshua e muito menos sobre suas peculiares atitudes. Sobre tais atitudes estranhas, Joshua informa que dorme de dia e só sai a noite. Sua pele é extremante branca e seu olhar é hipnotizante. Apesar de ficar muito desconfiado, Marsh aceita tal proposta desde que Joshua aceite bancar a construção de um super barco a vapor que Marsh sonha em construir e que ele promete que será o barco mais veloz de todos! (Nada do que eu disse neste parágrafo é spoiler, pois tudo isso acontece no primeiro capítulo do livro). Como vocês poderão notar na sinopse, este livro é um livro sobre vampiros, então nem preciso dizer o que o York é, correto?? E isso também não é spoiler, pois é uma coisa óbvia.

Paralelo aos dois personagens principais, acompanhamos também a vida de uma "família" de vampiros que vivem isolados em uma fazenda, e é nesta família que conhecemos os dois personagens mais odiosos do livro inteiro. O primeiro é o Damon Julian, o mestre de sangue dos outros vampiros desta fazenda, uma "criatura" totalmente inescrupulosa e sanguinária. Em "Sonho Febril", não pensem que vão encontrar vampiros que se apaixonam pela mocinha, que brilham no sol ou que tenham pena de matar. Aliás, este livro foi escrito por George Martin, então esperem o contrário de tudo que citei, leiam esperando muita morte e consequentemente muito sangue!
O segundo personagem mais odioso do livro é o sour Billy Timpton, capataz da fazenda, que por incrível que pareça, é humano e extremamente fiel ao Julian.

Sobre os dois personagens principais (Abner Marsh e Joshua York), devo dizer que ambos são memoráveis e dificilmente vocês não torcerão para eles. A amizade dos dois que vai sendo construída durante o desenvolvimento da estória é incrível. Eles acabam se tornando muito mais do que dois amigos, eles se tornam praticamente irmãos, e uma confiança mútua surge entre eles, e a mesma faz com que ambos arrisquem a própria vida para salvarem um ao outro, em momentos que é difícil não ter quase um infarto quando lemos estas partes.

No começo, este livro despertou uma sensação estranha em mim, pois até eu me acostumar com a ambientação que o Martin escolheu para a estória, eu estava achando o livro um pouco cansativo e ao mesmo tempo viciante.Mas depois o livro fica só viciante, de maneira que é difícil você parar de ler!

A estória se passa em 1857 e devo explicar que o nome do livro se dá devido ao nome do barco que o Marsh constrói. O barco se chama Fevre Dream (Sonho Febril em inglês). E durante a leitura, acabamos percebendo que tal barco a vapor, é o grande protagonista desta estória, vocês entenderão depois de lê-la!

A estrutura narrativa é fascinante e perfeita. E o desenvolvimento dos personagens é maravilhoso. Existem várias cenas de ação, suspense, "mistério" e várias cenas em que você torce para que os personagens não tomem algumas atitudes, pois como leitores, percebemos que alguma merda irá acontecer nessas partes. E ler algum livro do Martin, sempre dá aquele frio na barriga, pois nunca sabemos se os nossos personagens favoritos vão morrer ou se vão viver; e essa imprevisibilidade só faz com que o livro fique cada vez melhor. E lógico que não direi aqui se Joshua e Abner morrem, pois o legal é o suspense! ;)

E devo reforçar que os vampiros de "Sonho Febril" , são como os vampiros devem ser. Desgraçados ao ponto de fazerem com que os odiemos cada vez mais, com uma intensidade que vai aumentando a cada página que lemos. Destaque para o maldito do Damon Julian. (Que personagenzinho gente! Torci o livro inteiro para que ele fosse torturado e tivesse a pior morte de todas!! rsrs)

Termino esta resenha dizendo que o epílogo não poderia ser melhor, foi exatamente o que eu esperava. Martin escreve com maestria e este livro só veio para reforçar que ele é um tremendo escritor e um dos melhores, senão o melhor escritor da atualidade!

Devo e preciso parafrasear o George R. R. Martin, copiando a dedicatória que ele escreveu em "Sonho Febril", mas dessa vez, dedico à ele, com uma pequena alteração. "Dedico esta resenha ao George R. R. Martin, um tremendo escritor e um sonhador febril como poucos!"

Muito Obrigado!

Thaís Damasceno 18/07/2017minha estante
Acabei de pegar esse livro pra troca por causa dessa sua resenha.... Valeu ahah

Fernando Lafaiete 15/09/2017minha estante
Que bom Thaís! O começo é meio arrastado, mas o desenvolvimento é maravilhoso. Como já te disse: LEIA!!! Espero que goste tanto ou mais do que eu (se é que isso é possível) Rrsrs!

Cah_Censi 08/12/2021

Fabuloso!
Para quem é fã de Game of Thrones, está aqui um livro do nosso querido G.R.R. Martin que, mesmo tendo escrito em 1982, antes de ficar famoso com GOT e após a onda literária vampiresca com a Entrevista com o vampiro em 1976, trouxe uma perspectiva um pouco diferente sobre a espécie.

Apesar de ser classificado como fantasia e até terror, o Sonho Febril está mais para um drama misterioso que se passa no ano de 1857 nos Estados Unidos.
Boa parte de sua trama é desenvolvida nas águas do Mississippi (o segundo mais longo curso de água dos EUA), a bordo do Fevre Dream - um grande barco a vapor .

Mas calma, não só de vampiros e corridas de barcos a vapor foi feito este livro.
O autor também dá muita ênfase às discrepâncias sociais em meio a guerra entre os abolicionistas, e também nos propõem uma visão menos romantizada sobre a interação vampiros x homens, afinal, é outra raça, não é mesmo? Não se espera que sejam bem recebidos e aceitos quando as pessoas ainda se matavam por uma carta de alforria.

O livro é um tanto quanto extenso pela riqueza de detalhes com a qual G.R.R descreve todos os cenários e seus personagens, o que também lhe permitirá uma imersão incrível a New Orleans da época, a bordo do majestoso, maior e mais rápido barco a vapor - Fevre Dream - com o belíssimo vampiro Joshua A. York.

Espere por uma viagem emocionante banhada a sangue, disputas, e uma longa batalha junto aos capitães J.A. York e Abner Marsh.

P.S:. Vale lembrar que na época que se passa a história, tudo acontecia de forma mais demorada, como por exemplo: uma corrida de barcos a vapor levava de 2 a 3 dias e cartas poderiam levar semanas ou meses, então, fica um alerta aos leitores imediatistas.

“Quando o falido capitão Abner Marsh recebe uma oferta de sociedade de um rico e sinistro aristocrata chamado Joshua York, ele até chega a desconfiar que algo está errado. Mas nada que a possibilidade de receber milhares de dólares em ouro e construir o barco dos seus sonhos não possa fazê-lo mudar de ideia. Assim surge o Sonho do Fevre, o melhor e mais potente barco de todo o Mississipi. Uma embarcação magnífica que, ao navegar pelo rio, vai deixando pelo caminho uma coleção de histórias sombrias.”

José Pires 06/03/2022

Barcos e vampiros.
O livro apresenta os EUA antes e durante a guerra do fim da escravidão, barcos, comércio e uma raça violenta que matam aqueles que se intrometem nas suas vidas, esses são os vampiros do livros, mas poderiam ser os humanos do mundo atual....
Livro bem equilibrado e desenvolvido.