Casa de praia com piscina

Casa de praia com piscina Herman Koch

Resenhas - Casa De Praia Com Piscina

Nana 12/05/2016

Difícil ir a um consultório médico após esta leitura!
Acabei a leitura e não sei direito o que senti, acho que um pouco de revolta e decepção. O livro começou morno, com um protagonista totalmente irritante, cínico, falso, cruel mas instigante, como já era de se esperar deste autor, pois quem leu "O jantar" sabe a forma irônica como ele escreve. Após umas 100 páginas começou a esquentar e ficou muito bom até chegar no final. O problema foi extamente o final! Quando li a última página pensei "Tá e aí, acabou? Não vou mesmo saber quem fez aquilo?" (não vou dar spoiler). Será que eu que não entendi alguma coisa ou realmente não ficou claro quem foi?
O enredo em geral é muito bom e me prendeu a atenção o tempo todo, apesar de ter odiado a maioria dos personagens, principalmente o Dr Marc e o Ralph, mas esta é realmente a intenção do autor criando personagens nada agradáveis. Eu daria 4 estrelas (muito bom), mas como achei o final muito vago vai ficar com 3 (bom).
Our Brave New Blog 13/05/2016minha estante
Eu achei o final claro... No sentido de quem foi e tal... Será que entendi errado? hahaha.

Camila Miranda 15/03/2017minha estante
Também senti falta desse final bem esclarecido, não sei se deixei passar algo, mas pra mim não ficou tudo claro..

Rose.Agra 19/04/2019minha estante
Mas é dito sim quem cometeu o ato.

Paulascrap 17/05/2017

Entediante!.........
,Tédio puro e absoluto e que define esse romance do holandês-uma narrativa cansativa e uma história que simplesmente não desenrola, um médico repugnante, sem qualquer escrúpulos e artigos, ou melhor sem qualquer compaixão pelo ser humano, um jogo de transições em relacionamentos que não é valencia nada, e sem qualquer hesitação comete um erro médico propositalmente por um ato de vingança, levando a morte do paciente, e mais impactante por um motivo que inexiste. Sua experiência foi elaborada por algo irreal, um crime que ele absolutamente incomunicado com a sua filha, e na verdade, nunca mais, em vez de encontrar alguém encontrado nessa moral na historia vamos conversar pq eu não cheguei a no completado, para mim nada fez sentido. Ainda não existe dúvida Se comprarei O Jantar, não sei se encaro outra obra do autor, odiei a escrita.
Rose.Agra 18/06/2019minha estante
Compre O Jantar. É ótimo! Melhor do que esse!

Paulascrap 25/06/2019minha estante
Acabei assistindo ao
Filme

Lodir 11/08/2015

Arrastado
'O jantar' foi um dos melhores livros que li nos últimos anos, então cheguei nesse cheio de expectativa. Infelizmente, o livro é chato, nada acontece. Fiquei o tempo todo na esperança de que algo interessante fosse acontecer e dar uma virada na trama, mas esse algo nunca chega. O livro segue arrastado, um tédio. Tem um narrador intrigante, cruel, e bons diálogos, mas infelizmente não é o suficiente para segurar o livro.
Mari 25/09/2015minha estante
Fiquei frustrada assim como você. Após O JANTAR esperei por algo realmente fascinante, de fazer revirar o estômago, mas encontrei esse livro tedioso. Mas acho que para mim foi pior que para você, pois achei o narrador simplesmente boçal :S

Aline T.K.M. | @aline_tkm 24/04/2016

Coloca o leitor contra a parede
Se tem uma coisa que me fascina é quando me deparo com um protagonista que vai além da simples falta de virtudes. Um protagonista detestável, mas, ainda assim, alguém que consegue fazer brotar no leitor sinais de empatia mesmo após sequências de páginas cruéis.

Marc Schlosser é esse protagonista, e também é o narrador em Casa de praia com piscina. Clínico geral em Amsterdã, ele costuma atender celebridades e artistas de todo tipo, dedicando exatos 20 minutos por paciente, receitando-lhes medicamentos que apaziguem seus sintomas e assegurando-lhes que ficarão bem. Até aí, tudo normal; não fosse o fato de que Marc tem uma particularidade: sente repulsa pelo corpo humano. Evita tocar, mesmo olhar com atenção seus pacientes não se importa minimamente com eles e passa a maior parte daqueles 20 minutos pensando em outra coisa que não o indivíduo, doente ou não, que está ali para ser examinado.

Marc também tem uma família. É casado com a adorável Caroline, com quem tem duas filhas, Julia e Lisa, de 14 e 11 anos, respectivamente. As meninas são muito bonitas e Marc tem consciência disso não apenas a consciência amorosa de um pai, mas a consciência racional que constata que as filhas atraem olhares de admiração, ele próprio sendo alvo de inveja de pais cujos filhos não foram tocados pela beleza.

Enquanto compartilha com o leitor pensamentos um tanto condenáveis porém intrínsecos ao ser humano Marc aceita o convite de um de seus pacientes, o ator de teatro Ralph Meier, e leva a esposa e as filhas adolescentes para passar as férias em uma casa de veraneio no Mediterrâneo. Lá estão o próprio Ralph, a esposa Judith e os filhos do casal, da mesma idade das meninas de Marc; além de um aclamado diretor hollywoodiano e sua namorada quarenta anos mais jovem.

A atmosfera é carregada de certa tensão sexual. Adultério, intrigas, amor juvenil e festas na praia se desenrolam naturalmente, até que um acontecimento violento divide o verão e a vida dessas pessoas em um antes e depois, deixando marcas indeléveis. Pouco tempo depois, Ralph Meier falece por conta de equívocos em um procedimento médico, pelos quais Marc deverá responder.

Assim como no ótimo O Jantar, Herman Koch traz seres humanos imperfeitos e revela suas falhas mais obscuras. A partir da figura de Marc Schlosser, o autor ataca um sistema de saúde repleto de furos e, ao mesmo tempo, é sarcástico ao evocar de maneira fria a biologia pela ótica da seleção natural que não é, convenhamos, nada piedosa. Marc é arrogante, mostra ideias um tanto sexistas, mas ainda é inteligente e se define como um homem encantador. Um homem que não faz questão de se preocupar com nada além de si mesmo e de sua vida confortável, da qual fazem parte a esposa e as filhas, e que não enxerga o caminho da ética como o único a ser seguido.

Herman Koch coloca o leitor contra a parede ao descortinar uma história em que sempre há uma bifurcação, uma escolha a ser feita, e que a noção de certo e errado é a todo instante colocada à prova. Não julgar os personagens especialmente o nosso protagonista Marc Schlosser é tarefa quase impossível; apesar de tudo, e mesmo condenando-o, acabamos de certa forma atingidos por sua revolta. Quem é que pode garantir que não faria nada semelhante estando na mesma situação?

Thriller psicológico dos melhores Herman Koch é bom nisso! , Casa de praia com piscina é duro ao expor uma verdade nem sempre colorida: a de que todos somos culpados, em maior ou menor grau, e de que só nos resta arcar com o peso de nossas escolhas.

LEIA PORQUE...
Ameno é uma palavra que não existe nas tramas de Herman Koch. O cara é cruel na narrativa, com os personagens e com o próprio desenrolar da história. Livro tapa na cara, certamente vai agradar àqueles que acreditam na culpa e, sendo mais dura, na podridão do ser humano.

DA EXPERIÊNCIA...
Já sou fã do autor, não deu para evitar. Sabe aquele livro que você quer devorar rapidão, mas, ao mesmo tempo, não quer que termine logo? Então! Casa de praia com piscina tem algo de mistério, traz reflexão, é impiedoso, mas não de todo pessimista depende do ângulo através do qual você decide olhar.

FEZ PENSAR EM...
Como eu queria que esse livro virasse filme! Algo assim no nível da adaptação holandesa de O Jantar.

Aliás, vale mencionar que O Jantar tem duas adaptações uma holandesa (Het Diner, de Menno Meyjes, 2013) e uma italiana (I Nostri Ragazzi, de Ivano De Matteo, 2014). E haverá também uma adaptação americana, com direção de Cate Blanchett, prevista para 2017. Muitos jantares!

site: http://livrolab.blogspot.com
Shadai.Vieira 09/12/2018minha estante
Concordo com tudo!

Spoiler:
e o lance dele ter se safado indo para outro país?
parece final feliz para um cara escroto que agiu precipitadamente muito errado.
e a filha dele foi, realmente, estuprada ou se arrependeu e teve vergonha de ter feito sexo e por isso fingiu aquele estado?

Camila Miranda 15/03/2017

Gostei muito da leitura desse livro. Já conheci ao autor pelo livro O Jantar e me encantei pela sua escrita ágil e pensamentos afiados.. Desde a primeira página de Casa de Praia Com Piscina já senti que adoraria a leitura e que era realmente aquilo que eu estava procurando rsrs

A história é sobre um médico que foi passar as férias na casa de praia (com piscina) de um de seus pacientes, só que um tempo depois esse paciente faleceu e agora o tal médico é suspeito de negligência ou até mesmo assassinato. E tudo nos leva a entender que o que aconteceu na casa de praia com piscina é de crucial importância para desvendar essa história toda, e é isso o que o autor faz, ele nos explica tudo desde o princípio até o momento atual.

E eu gostei muito do desenrolar do livro. Utilizo post-its e marquei várias páginas porque adorava alguns dos pensamentos do Marc (o personagem principal do livro). Acho que vale 5 estrelas.
Ed 05/09/2017minha estante
É perfeito. ameiii

Matheus 22/06/2017

"Casa de Praia com Piscina" traz um retrato nu e cru do ser humano
"Casa de Praia com Piscina" é o que chamaria de uma leitura desafiadora. Pra começar, temos o Marc, o nosso grande protagonista. Um médico respeitado e amado, principalmente pelos seus 20 minutos dedicados a cada paciente. Sempre aceitando os convites dos mesmos, Marc está sempre em festas de lançamentos, estreias de filmes e galerias. No entanto, no livro conhecemos Marc por inteiro. Enquanto seus pacientes o conhecem apenas como o médico bom e dedicado, nós, leitores, iremos conhecer o verdadeiro Marc e todas suas faces. Porém, sinceramente, não sei se fiquei tão feliz em conhece-lo. Marc é um dos seres humanos mais desprezíveis que já "conheci". Ele é machista, homofóbico e tem pensamentos que realmente te fazer ter nojo dele. É difícil você ler esse livro e entrar ainda mais na cabeça de uma pessoa tão... babaca. Não estou criticando o livro pelo personagem. É legal ver que autora coloca em Marc características comuns de muitas pessoas, mas é como eu disse, é um DESAFIO ler isso e achar que tudo que ele pensa é normal.

Enfim, fora isso, o livro contém uma narrativa não linear, o que me deixou confuso no começo (quase pensei em desistir), mas depois tudo flui muito bem. O mistério demora para acontecer e quando ele é jogado ao leitor, achei que foi algo mal desenvolvido e o desfecho foi muito vago para mim.

Por fim, acho que o foco de "Casa de praia com piscina" não é mistério que o enredo é envolvido, mas sim a maneira que o autor conduz seus personagens e trabalha com eles. São personagens complexos, desafiadores e muito humanizados. É um retrato nu e cru do ser humano.
Cady 23/01/2018minha estante
Concordo com tudo que você falou. Tenho a mesma opinião!

Letícia 08/04/2023

Esse é um thriller psicológico, uma história muito boa
Essa é uma história sobre duas famílias que se entrelaçam em um thriller psicológico. Casa de Praia com Piscina conta a história do médico Marc Schlosser, que atende várias celebridades, incluindo o ator Ralph Meier. Ambos são casados e possuem dois filhos cada. Ralph convida Marc para visitar sua casa de verão.
Os acontecimentos das férias de verão são retratados de forma dramática e intensa, à medida que as relações entre os personagens se tornam cada vez mais tensas e complicadas. A história também contém elementos de suspense, pois aos poucos o leitor vai tomando conhecimento do evento traumático ocorrido durante as férias, e as motivações e segredos dos personagens são revelados.
O livro levanta questões sobre a natureza da verdade e da moralidade, as formas pelas quais as pessoas se apresentam e interagem umas com as outras e as consequências da conformidade social, inclusive abordando a ideia da inverossimilhança das perspectivas pessoais, pois a narrativa é contada a partir do ponto de vista de Schlosser, cuja versão dos acontecimentos não é necessariamente fidedigna.
A história também lida com a ideia de relativismo moral, na qual o que é considerado certo ou errado pode variar de pessoa para pessoa, e levanta questões sobre como as pessoas justificam seu próprio comportamento, mesmo quando não é ético, e as consequências dessas ações tanto para os indivíduos envolvidos quanto para as pessoas ao seu redor.
Eu gostei muito da história, foi bem divertida e realmente os questionamentos éticos e morais incomodam, então o livro cumpre o seu papel. O final em parte é uma fuga e o enfrentamento da realidade nua e crua. No entanto, a história ainda é leve e foi uma leitura rápida.

Acesse o link para ler a resenha completa!

site: https://desafiolivrospelomundo.wordpress.com/2023/02/18/paises-baixos-casa-de-praia-com-piscina/

Rizia Castro 14/10/2015

Resenha: Casa de praia com piscina, de Herman Kock
Casa de Praia com Piscina, de Herman Koch nos apresenta Marc Schlosser, um médico diferente com uma característica estanha para sua profissão: Ela tem certa repulsa por corpos humanos. Ele é bem enfático quanto a isso, mas deixa tudo guardado em sua mente, enquanto atende um paciente. Por fora, Marc é um médico familiar conceituadíssimo e requisitado por muitos, pois costumar escutar (ou fingir escutar) aqueles que lhe procuram.

Um de seus pacientes é o famoso ator de teatro Ralph Meier. Um senhor de meia idade, casado e com dois filhos. Apesar de não ser próximo de seus pacientes, Marc acaba se relacionando um pouco mais com Ralph e durante as férias recebe o convite para passar uns dias com sua esposa Caroline e suas filhas, Julia e Lisa na casa de praia com piscina que ele havia alugado para com sua família.

Meio a contragosto de sua esposa, Marc aceita e todos vão passar as férias com a família de Ralph que é composta por sua esposa Judith, seus dois filhos Alex e Thomas, sua sogra e um casal amigo. Festas, churrascos, bebedeiras e passeios na praia marcam a estadia deles durante o período na casa de praia.

Eles passam a interagir de formas muito diferentes. Julia fica encantada por Alex. Caroline não gosta da forma com Ralph olha para ela. Marc e Judith sentem uma atmosfera diferente quando se falam, e todos acabam envolvidos em pequenas teias. Até que um ato bárbaro de violência modifica completamente a vida de Marc e sua família e isso irá refletir em todos que estavam presentes naquela casa.
Casa de praia com piscina foi perfeitamente escrito para leitores perspicazes que gostam de detalhes que pouco a pouco vão conduzindo ao desfecho da história. Sabemos que algo de ruim irá acontecer com o grupo que estava na casa, pois a atmosfera é tensa. A narrativa intercala o presente e passado. Não posso revelar muitos detalhes, mas logo nos primeiros capítulos conhecemos um fato que irá sustentar todo o resto da narrativa.

Os personagens são um espetáculo a parte nesta obra de Koch. Ácidos, humanos e imperfeitos, o autor nos mostra faces diferentes de cada personagem nos levando a questionar sua moral e quem é o mocinho da história. Os papéis se invertem constantemente.

Casa de Praia com Piscina é o segundo livro de Herman Koch publicado pela Editora Intrínseca no Brasil. O autor possui uma escrita genial e preciso alertar que esse não é um livro com muita ação. Muito pelo contrário, temos aqui o lado anímico a todo tempo sendo testado. Por essa razão o ápice ocorre já nos capítulos finais, mas não deixa a desejar.

Gostaria de parabenizar a Editora Intrínseca pela capa. Uma verdadeira obra de arte, digna de um grande escritor.

Um belo exemplar de thriller psicológico. Recomendo a leitura para leitores exigentes e que curtem uma escrita densa e impecável.

Gostaram do livro?
Conheciam o autor?
Gostam do gênero?
Comentem ;)

site: http://www.livroterapias.com/2015/10/resenha-casa-de-praia-com-piscina-de.html

Felipe Seibert 25/11/2015

Eu gostei. Personagens fortes.
Tenso. O livro vai crescendo nos detalhes, descritivos de ambiente e relacionamentos que, em breve, o leitor sente que algo pode acontecer. O forte do livro s?o os personagens, sem d?vida. Outro ponto legal ? o volume do livro. Ele tem a quantidade de p?ginas ideal. Se fosse maior do que ?, viraria novela mexicana. Mas ele tem o tom certo, gerando um certo suspense no ar. O livro at? n?o possui um grande final, algo que seja revelador ou que gere uma reviravolta. Mas ele ? muito bem escrito, instigante e de f?cil leitura.

Pandora 26/12/2015

É um livro interessante, muito mais bacana pela questão psicológica e pelos personagens, do que pelas ações. Adorei o Marc, ele é um clínico detestável e adorável ao mesmo tempo; um dos melhores personagens de minhas leituras! Dou três estrelas porque achei o andamento um tanto sacal às vezes, mas o final, embora sem grandes tensões, achei bom.

Monibams 21/01/2016

Muito bom.
Simplesmente ótimo! Há dois anos li "O Jantar" do mesmo autor e gostei, agora com "Casa de praia com piscina", simplesmente virei fã. É intenso, é intrigante, é suspense, é atual. Só lendo mesmo pra sentir. O modo como Herman Koch nos introduz nos pensamentos mais íntimos do médico Marc Schlosser é magnífico. Recomendo.

Camila Faria 22/02/2016

Um renomado médico de Amsterdã aceita passar as férias com a família na casa de praia de um dos seus pacientes, um famoso ator conhecido por sua postura arrogante e sedutora. O médico, sua mulher e filhas adolescentes dividem a mesma casa com piscina com o ator, sua mulher, um diretor de Hollywood e a jovem namorada ~ até que um grave incidente interrompe as férias de maneira trágica e muda a vida de todos para sempre. Um livro impossível de largar, super irônico e com forte teor psicológico, tudo isso num cenário idílico de férias a beira mar. Fazia um tempo que eu não lia um livro que tivesse me deixado tão tensa e tão ansiosa para descobrir o desfecho. Recomendo, especialmente se a sua onda são os thrillers psicológicos.

site: http://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-livros-5/

Beatriz.Barth 14/05/2016

Fantástico
Simplesmente fantástico. Não apenas por um final que surpreende, pelo qual você passa o livro todo esperando, mas sim um livro que você curte cada página do começo ao fim. Pela escrita fantástica, pela ironia do autor, pela reflexão que ele nos proporciona. O autor entrou para os meus favoritos junto com Matthew Quick e Gillian Flynn.

Our Brave New Blog 25/05/2016

RESENHA CASA DE PRAIA COM PISCINA - OUR BRAVE NEW BLOG
Mais um livro difícil de resenhar. Hoje, por motivos diferentes: não sei bem dizer o que achei da leitura, não consigo formular uma opinião concisa. Não sei dizer o quanto eu gostei... Isso existe? Eu tô meio perturbada, mas vamos tentar porque não quero atrasar as coisas do blog. Conforme escrevo vou digerindo as coisas e vendo no que dá.

Marc Schlosser é o médico dos ricos e famosos de Amsterdã, que vive recebendo convites para estreias de filmes, peças e trabalhos, eventos que para ele são completamente entediantes. Ralph Meier é ator, um de seus pacientes e agora se encontra morto. Tudo teve início no verão anterior, quando Marc e sua família foram convidados pelo ator a passarem uma semana em sua casa de veraneio, com sua esposa, sogra, amigos e filhos. Caroline, esposa do médico, não é muito fã da ideia porque não vai muito com a cara de Ralph, que paga de sedutor o tempo todo, mas acaba cedendo. Idas à praia, garrafas de vinho, churrascos... Tudo vai bem, até que um incidente grave ocorre e o clima de desconfiança aparece.

Eu já conhecia o autor porque li "O Jantar" há uns dois anos e acabei gostando bastante. Quando me deparei com "Casa de Praia com Piscina" na livraria, li a sinopse e pensei: QUERO! Procurei algumas resenhas gringas na internet e PA SPOILER NA MINHA CARA. Após xingar a garota e toda sua decendência mentalmente, decidi que compraria mesmo assim e aqui estou.

De cara somos apresentados a um protagonista/narrador peculiar, digamos assim... A sinopse está ali em cima, então vocês já sabem que o cara é um médico e, eu não sei vocês, mas na minha cabeça médicos são pessoas verdadeiramente boas, atenciosas, risonhas e amáveis enquanto exercem sua profissão. Marc Schlosser está longe de ser essa pessoa. Vocês precisam ver as "confissões" que ele nos faz sobre seus pacientes. Ele não tem a menor ética e detona todos em pensamento enquanto sorri e finge se importar com o que dizem, o que te leva a pensar: será que todos são falsianes como ele? Olha aí, manchando a imagem da classe...

Apesar de Marc ser detestável, Herman consegue fazer com que criemos empatia em certos momentos, principalmente quando o tal incidente citado ali em cima ocorre. Além do mais, o discurso do cara carrega uma ironia que eu gosto muito. Lembrou o Chuck Palahniuk... Ok, não é TÃO bom quanto, mas o que eu quero dizer é que o autor curte um humor meio ácido, uns devaneios, é irônico e não tem medo de jogar verdades nojentas na sua cara. E quando eu digo isso, acreditem em mim...

Há personagens repulsivos nesse livro. Talvez você passe algum tipo de raiva lendo, o pior é saber que algumas pessoas realmente são da forma que o autor colocou. O que, de certa forma, é positivo porque ele preferiu não maquiar as coisas ou deixar tudo mais bonitinho. Eu curti.

Um ponto interessante e que me deixa confusa é que algumas atitudes (ou a falta delas) me incomodaram muito. Certas situações ali foram vistas com muita naturalidade para o meu gosto e isso me deixou intrigada. Sabe quando você olha uma coisa e sabe que tá errada? Então, mas para certos personagens estava tudo numa boa. Por um momento achei que fosse falha da obra, que fosse o autor não sabendo criar uma reação verossímil, mas pensei melhor e seria pouco provável, já que ele criou personagens tão humanos e sem photoshop. O que me levou a crer, depois de várias horas refletindo, que foi proposital e que todo mundo nesse livro é realmente meio nojento e não tem muita noção das coisas.

Porém, nem tudo são flores. Quando eu conheci o narrador, logo nas primeiras páginas, eu me empolguei porque achei incomum. Depois tudo ficou meio parado, uma questão mais de ambientação ao local, para você sentir o clima e de fato você sente. Aquele típico mood das férias e de aparências. O clímax, por assim dizer, também não é aquilo NOSSA QUE MARAVILHOSA QUE EMPOLGANTE. Talvez por conta do que eu disse no parágrafo anterior: achei algumas reações meio fora da realidade. Se tivesse sido ao meu modo de reagir, a história teria tomado outro rumo.

RESENHA COMPLETA NO BLOG: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/casa-de-praia-com-piscina-por-herman-koch

site: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/casa-de-praia-com-piscina-por-herman-koch

Mara146 08/09/2016

Continua acima da média
Li "O Jantar" do mesmo autor esse ano e me apaixonei pelo livro, então corri para comprar sua outra obra. Arrastado, com algumas informações que não eram de fato necessárias, mas muitíssimo bem escrito. Só que não se compara ao Jantar, então me decepcionei um pouco, não tanto para não dar 4 estrelinhas e um salve para o holandês Herman Koch.
Que venham outros livros...