Passageiro para Frankfurt

Passageiro para Frankfurt Agatha Christie

Resenhas - Passageiro para Frankfurt

Kelly Cristine 21/12/2021

Difícil leitura
Livro de leitura difícil, enredo muito complicado que vai e volta e nem tudo se resolve. Diferente do tipo que a rainha costuma escrever, não tem assassinato, apenas alguns mistérios políticos. Ler sempre vale a pena.

aninhadelemos 08/12/2021

Demorei bem mais pra ler esse livro pq não tinha entendido o contexto. É uma obra bem diferente do que estou acostumada de Agatha. Mas vale mto a pena a leitura, algumas partes me senti como se a autora estivesse nos dias de hj.

Fernanda.Calixto 02/12/2021

O diferentao
Primeiro livro da Agatha Christie que leio q não é de detetive e sim de espionagem/política. E eu até tava achando o livro aceitável, por mais que ela tenha feito várias críticas deturpadas a movimientos de minorías, além de usar essas causas como uma possível motivação para o novo neofacismo, mas depois perdeu um pouco o foco a história e é como se n tivesse tido o final, ficou em aberto, e de forma completamente insatisfatoria.

Sempre tento ler os livros de autores clásicos me colocando na época em q eles viveram e pensando com a mentalidade que eles tinham, pra compreender melhor os acontecimentos com esse não foi diferente, mas foi difícil. As críticas feitas as armas nucleares e biológicas foram perfeitas e necessárias, mas as críticas aos movimentos Negro e de igualdade foi totalmente deturpada, e isso me deixou bem decepcionada.

William 29/11/2021

Uma crítica aos anos 60 e 70 no olhar da Agatha Christie.
Passageiro para Frankfurt é um livro bem diferente dos outros livros da Agatha que já li. Nele não tem o enredo em torno da solução de um assassinato ou mais. Contudo, apesar de muitos leitoras e leitores não ter gostado dele, a história me prendeu a atenção o tempo todo e gostei muito das questões ideológicas que a escritora levantou, concordando com alguns e discordando de outros, mas são temas bem interessantes para um debate e reflexão. Mesmo sendo nas décadas de 60 e 70, muitos temas comentados na história ainda são pertinentes aos dias atuais. Concordo com muitos que faltou aprofundar mais nos personagens. Acredito que a ideia dela não era mesmo dar atenção aos personagens e sim aos problemas da sociedade daquela época. É um livro que recomendo para quem já está acostumado com a escrita da Agatha Christie.

Igor218 21/10/2021

Eu gostei mas em certas partes do livro confesso que fiquei um pouco perdido mas o desenvolvimento do livro foi algo muito bom, o melhor mesmo foi o livro abordar um tema que estou estudando isso me ajudou muito a compreender melhor a matéria...

Nathi Severo 17/10/2021

O diferencial deste livro em comparação a outros da autora, é a grande referencial a Segunda Guerra Mundial. Achei bem interessante.

Aline 25/09/2021

Um livro bléé
Não gostei deste livro, não me envolvi na história, não entendi bem a espionagem, nem os figurões, mas entendi bem a polêmica nele.... Não gostei mas sou fã e tiro o chapéu para essa mulher!

Gledes 10/09/2021

O livro não é ruim, mas não faz meu estilo. Fiquei perdida na história em vários momentos. Apesar disso, a história é intrigante e interessante.

Nélio 28/08/2021

Um livro incomum. Não parece com os outros de Agatha Christie.
Não há um crime, como um assassinato, por exemplo. A autora aborda temas longe dos que ela já apresentou. Aqui, ela envolve luta de minorias por direitos civis, novos gêneros musicais, movimentos populares anarquistas e socialistas, tudo construído dentro de um plano cujo desejo é a volta ao poder do nazifascismo. Dá para acreditar?

Esse é um dos seus últimos livros. Não sei se a idade – já contava mais de 70 anos - lhe trouxe certo ceticismo, o fato é que ela coroa esta obra com uma visão tão negativa sobre os anos de 1960/70 que incomoda. Considero que ele deve resultar da visão da escritora sobre sua época e das transformações que ela acompanhava à sua volta. Ela não era uma pessoa desinformada. Na própria introdução que faz da obra, ela afirma:

“Essa história é, em essência, uma fantasia. Ela finge não passar disso.
Entretanto, a maioria das coisas que acontece nela também acontece, ou está prestes a acontecer, no mundo atual. Não é uma história impossível – é só uma história fantástica.”

Uau! Uma Agatha visionária, sensitiva, “avant-garde”... O livro está cheio de passagens que parecem ter sido escritas para o hoje!
O enredo em si tem início com um encontro “casual” entre duas pessoas em um aeroporto. Uma garota reclama que está correndo perigo de morte e pede ajuda a Sir Stafford: ela queria o passaporte dele para embarcar disfarçada e poder escapar. O cavalheiro aceita ajudá-la e, depois de tudo pronto, a trama vai se desenvolver até que ele a encontra em uma situação inusitada. Pronto, uma terrível conspiração mundial lhe é apresentada e o que resta é tentar entender o que ocorre para impedi-la.

Há alguns pontos da obra que ficaram truncados, ou sem explicações claras sobre alguns porquês. Em alguns momentos fiquei até pensando que faltava algo, ou uma revisão. Nem isso desmerece a obra, ou justifica uma não indicação de leitura.
Não considero o melhor dela, é claro; mas foi muito bom encontrar-me com um que fugisse do estereótipo de que ela sempre escrevia seguindo uma receita.

Ela é uma escritora que sempre me surpreende!

Julia 24/08/2021

Eu lia as avaliações que haviam a respeito desse livro e já estava aguardando uma decepção; é o primeiro livro da Agatha Christie que leio, e com certeza vou ler outros dela. O livro não é incrível, mas n diria que é ruim, fiquei perdida em algumas partes mas amei as reflexões políticas e sociais da autora refletidas em sua história.

Aline Brutti 29/06/2021

Não é o melhor da rainha
Infelizmente eu esperava bem mais. Isso não quer dizer que o livro seja ruim num todo, mas ele é bem diferente do que ela sempre ofereceu. Como o livro marca os oitenta anos de Christie, acredito que ela tentou fazer algo mais ?sério? e, para mim, construiu uma trama arrastada e tediosa. Não me conectei com nenhum personagem e não curti a história num geral. Infelizmente tive essa decepção com o livro, mas ainda sim foi interessante demais ver como ela abordou seus medos na sua escrita, como regimes totalitários e seus resquícios, sentimentos reacionários, e o movimento anarquista.

Giselaine 27/06/2021

Diferente
Aghata Christie a nossa rainha do crime, em Passageiro para Frankfurt trabalha mais o lado político e sociológico, permeado por teorias da conspiração, diplomatas, intrigas, espiões, cientistas, política internacional.
Compreendo que o momento em que o livro foi escrito faz com que ele se torne como um "desabafo", com teorias e medos que a autora sentia, como por exemplo a volta do nazismo, o movimento anárquico.
O livro é muito arrastado e acaba ficando um pouco tedioso, a história não me conectou e ainda deixou muitas pontas soltas, personagens mal trabalhados. Para quem conhece a obra de Agatha, esse é um livro peculiar, divergente da maioria de sua obra. Deve ser lido sim, visto que até apara elaborar criticas se deve conhecer sobre o que se fala.

Amandinha 25/06/2021

Não é mais um dos mistérios de Agatha
Se você for ler este livro imaginando que é mais um dos mistérios da Agatha, está muito enganado!
Eu não sabia nada sobre a história deste livro e realmente achava que se tratava de mais um de seus mistérios (não, eu não li a sinopse).
Por diversas vezes achei a história muito confusa afinal fala muito sobre política e não é muito a minha praia.
O início é mais dinâmico, prende mais a atenção mas no decorrer da história vai ficando bem devagar.

Carol 24/06/2021

Para quem nunca leu um livro de Agatha Christie, não recomendo começar por este. Foge totalmente dos padrões de autora. Não há um crime ou mistério a ser desvendado. O livro ser sobre espionagem não é um problema, pois os livros com Tommy & Tuppence que abordam esse tema são bons. O problema é ter um enredo confuso, estranho.

Thais.Garrido 18/06/2021

Polêmico
Esse livro deixa muito claro a visão da Agatha sobre o final dos anos 60 e o começo dos 70, e sua opinião sobre os movimentos rebeldes e revoluções estudantis que estavam acontecendo não só na Inglaterra, como no mundo todo.
Como a narrativa retrata um ponto de vista muito generalizado desses acontecimentos, a história se torna um tanto polêmica e pode desagradar muitos leitores que não levem em conta que a história é apenas um retrato sobre a opinião da autora sobre a época em que vivia, fazendo deste livro seu último desabafo.