A Arte de Ser Normal

A Arte de Ser Normal Lisa Williamson
Lisa Williamson

Resenhas - A Arte de Ser Normal

Katy Leão 12/02/2020

Desde que esse livro lançou por aqui tive muita vontade de ler, mas só agora que finalmente a oportunidade surgiu.

Aqui temos uma história narrada por David e Leo. David nasceu no corpo errado e agora sendo um adolescente de 14 anos tem que lidar diariamente com as mudanças assustadoras que estão acontecendo com seu corpo, na escola sofre bullying e em casa tem os pais e uma irmã mais nova que não o compreende. Já Leo de 15 anos, é o garoto novo do colégio que apesar de não querer chamar atenção, seu ar misterioso gera curiosidade nas pessoas, que começam a fazer várias especulações do porquê ele foi transferido para lá.

Eu adoro livros com temáticas que precisam ser abordadas com mais frequência na sociedade, e esse é um bom livro para as pessoas terem uma noção de como é a vida de uma pessoa transgênero. Espero encontrar mais livros que abordem esse tema, pois infelizmente vejo poucos, talvez por serem pouco divulgados.

Félix 30/06/2022

Incômodo
Peguei esse livro pois tinha na biblioteca, pensava que a autora fosse trans mas só de ler a gente já sabe que não. Sei que a intenção da autora foi boa mas caramba... Fiquei tão decepcionado com os erros de pronomes e o uso de nomes mortos, tem outras coisas bem chatinhas também, são raros os momentos legais do livro, como se jã não bastasse a representatividade escrita de forma imprudente. Deveria ter dado um nota ainda mais baixa mas acredito que em 2015 ainda não era realmente debatido sobre, ou talvez era mas as vozes trans eram apagadas (ainda é). Fico feliz de ter lido esse ano obras escritas por pessoas trans, nada melhor do que vivencias sendo contadas de formas responsáveis.

ju:) 29/07/2021

?além do mais, quem quer ser normal, no fim das contas? imagina isso no seu túmulo. ?aqui jaz fulano-de-tal. totalmente normal?.

é um livro com uma escrita fluida, eu esperava um pouca mais porém amei do mesmo jeito

Italo.Matheus 17/01/2023

O Freak show chamado "Transexualidade".
A história se passa alternando entre Leo Delton e David Piper. Isso torna a leitura muito mais interessante por nos colocar na posição dos dois protagonistas. A interação deles é bem limitada, mas pela visão dualizada do livro a gente pode ver as intenções de cada um dos personagens.

Entretanto esse não é o ponto mas relevante da história. Esse livro realmente superou minhas espectativas. Eu esperava bem pouco da história, algo bem clichê e repetitivo, mas o surpreendente desse livro é como ele detalha os sentimentos do protagonista, como uma pessoa trans, até pra pessoas cis-heteronormativas poderem simpatizar com as angústias de ser forçado a viver numa realidade cuja a qual o protagonista não se sente acolhido.

Já havia lido alguns livros com protagonistas trans e feito várias pesquisas sobre livros LGBTQIA+ com tema de Transexualidade, e o que mais me incomodava nesse nicho de leitura é como a maioria esmagadora de livros sobre pessoas trans é sobre a perspectivas de terceiro. Um exposição da vivência de uma pessoa trans como se fosse um painel de Freak Show. Um dos poucos livros que fala sobre a experiência de ser uma pessoa trans a partir dos olhos de um personagem trans, focando mais nas relações dos personagens do que na exposição da sexualidade do personagem.

Isis Costa 01/09/2021

Leitura gosta e surpreendente
Um livro lindo, surpreendente e necessário. Esse foi meu primeiro livro com protagonista transexual e foi um livro esclarecedor, mas não deixa de ser uma aventura adolescente.

O Leo e o David são personagens que são de personalidade totalmente diferente, mas os segredos que ambos tem faz os dois se sentirem que a alguém que entenda, mesmo o Leo sendo uma pessoa fechada ele acaba confiando no David e conta seus maiores segredos que nunca quis conta para ninguém. Gostei da forma como a história entre os dois personagens foi evoluindo sem haver necessariamente um romance no meio. É definitivamente aqueles livros que deixam um quentinho no coração. É uma leitura muito envolvente que sempre deixa aquele gostinho de quero mais, no final de cada capítulo.

Admito que comecei a leitura desse livro de forma despretensiosa, e hoje, ao terminá-lo, me senti muito grata e feliz com a experiência. Ele me ensinou e me fez refletir sobre o que é ser normal, bem como, é preciso entender que cada um tem suas próprias vivências e enfrenta vários desafios, sendo que muitas vezes, envolve se (re)descobrir e se (re)assumir para si, para a família e para toda a sociedade. Foi uma leitura bem tranquila, divertida, emocionante e muito esclarecedora, com lindas amizades, famílias acolhedoras e o bom e velho clichê adolescente, mostrando que todo mundo merece ser representado em todos tipo de história.

Bia 11/08/2020

MAS QUEM DECIDE O QUE É NORMAL?
Eu amei muito a história. Não tinha a menor ideia do que me esperava e isso só fez com que eu me encantasse ainda mais. Acompanhar os dilemas de David e a luta de Leo para esconder o seu segredo tão importante foi muito emocionante. Cada detalhe e reviravolta na história me fez aprender tanto. Não tem como não amar. Confira a resenha completa em: https://bit.ly/pdl-aartedesernormal

isabela 04/03/2022minha estante
principalmente que nem a própria kate usava os pronomes certos no pov dela, só no último pov do leo q tavam narrando e descrevendo ela como ela.

easter.ariegg 16/12/2021

Livro muito bom, com detalhes, início meio e fim muito bem posicionados e bem feitos. Desenvolvimento excelente de personagens e relacionamentos.
Adorei o desenvolvimento e o crescimento de cada pessoa no livro, como o relacionamento de cada um cresceu e ficou natural.
O final não é tão previsível, mas eu particularmente não gostei muito, achei que faltou alguma coisa e queria um desenvolvimento maior entre Kate e Leo.
De resto eu gostei de tudo, da narrativa, da vibe, dos momentos, tudo bem diferente e cativante

Art3mis 18/09/2021

Acima de qualquer expectativa
Confesso que peguei o livro sem muitas expectativas, me deixei cativar pelo David literalmente na primeira página onde ele conta quando ele percebeu que quer ser uma garota, o livro mostra o cotiano e as dificuldades de uma pessoa trans em uma fase tão intensa que é a adolescência, eu chorei, sofri, ri e me diverti demais com o livro.
Eu não conseguia parar, em momento algum eu "odiei ler" simplesmente queria mais e mais, a tragetória nos dois protagonistas e suas evoluções foi algo muito prazeroso de acompanhar. É o tipo de livro em que se a gente pudesse, entraria na história só pra abraçar os personagens e fazer amizade com os mesmos.

Mirella | @readingmirella 30/04/2022

desconfortável...
me senti completamente desconfortável com vários aspectos desse livro, a intenção da autora era bom, mas da para ver que ela é cis de cara. me incomodou demais a insistência do uso do deadname e como eles só conseguiam tratar a kate no feminino quando ela estava "montada". achei bacana como ela contou aos pais, mas de restante...não sei se é uma boa representação de pessoas trans, mas não é meu lugar de fala, então vale conversar com alguma pessoa trans antes de resolver ler ele (o que eu deveria ter feito ?)
Lou 19/12/2022minha estante
sou trans e TB fiquei bem desconfortável lendo...o livro é bom, mas tão raso