Vá, coloque um vigia

Vá, coloque um vigia Harper Lee

Resenhas - Vá, Coloque Um Vigia

Renato375 12/06/2021

Tudo conto de fadas tem a versão real...
Nesse segundo livro Jean Louise, já adulta, descobre como é a vida para além dos limites do que ela imaginava.

Encadernação: 5/5
Fonte: 5/5
Espaçamento: 5/5
Cor do papel: amarelado
Preço: R$ 29,99
ODISSEIA GRINGA 12/06/2021minha estante
Eu li o sol é para todos e amei.... esse aí já está na minha lista de desejos da Amazon rsrs... Ansiosa por ele

Renato375 12/06/2021minha estante
Olá, Daiane

Esse livro é muito bom! Você vai se surpreender com a percepção da realidade de Jean Louise, agora que chegou a vida adulta e sofrer junto com ela.

ODISSEIA GRINGA 12/06/2021minha estante
Aiiiiiii mds, já tô ansiosa agoraaaaa

Lili 20/06/2021minha estante
Eu tenho esse livro mas nunca li, tentei uma vez e fiquei com medo de estragar o sol e para todos....

Renato375 20/06/2021minha estante
Alicia, esse livro só vai deixar o outro mais especial ainda...

Rafael 05/08/2017

Praticamente um anexo para os fãns de O Sol é para Todos
Este é um livro para quem ama O Sol é Para Todos. Ele foi escrito e montado em cima do manuscrito do Sol É para Todos. É uma hostória nova e que não se liga ao primeiro. Aqui a menina é mulher, o irmão dela está morto e o pai está velho e teimoso. Ela voltou da cidade para ficar com o pai frágil, mas são opostos em tudo. Ela é teimosa e o pai não deixa para trás. Há um possível romance com um rapaz. A menina aqui é a personagem que luta por um mundo melhor e o pai representa o tradicionalismo (o que torna bem diferente que o personagem do primeiro livro). O livro foi publicado à beira da morte da autora. Talvez isso explique porque não antes. Afinal ela mesma havia dito que um livro era o suficiente. É para quem amou a obra original. Caso você não tenha lido O Sol é para todos, não leia este aqui. Leia O Sol é para Todos! Este sim é um trabalho formidável e genial.
Matheus Paes 05/08/2017minha estante
Eu gosto muitíssimo de O Sol é Para Todos, então quando esse foi lançado, eu criei uma grande expectativa. Porém, li muitos comentários como o seu, alguns bem negativos, e resolvi ficar só com a primeira obra na lembrança. Assim consigo guardar a maestria que foi O Sol é Para Todos e a Harper Lee.

Rafael 06/08/2017minha estante
Já leu A Resposta de Katherine Stock? Ou A Cor Púrpura de Alice Walker? São obras maravilhosas como o Sol é para Todos. Fica à dica! Abraço Matheus

Matheus Paes 06/08/2017minha estante
A Cor Púrpura eu li há pouco tempo e amei. Livro lindíssimo. Agora, A Resposta ainda não. Vou adicioná-lo na minha lista.

Matheus Paes 06/08/2017minha estante
A Cor Púrpura eu li há pouco tempo. Amei. Livro lindíssimo. E já adicionei A Resposta na lista. Grato pela dica. Abraços!

Pamella 24/02/2017

“Vá, coloque um vigia de prontidão para que anuncie tudo o que se aproximar.”
O livro traz uma importante questão: como pode uma pessoa boa, de bom coração ter atitudes incoerentes com a ética e os direitos humanos? Essa pergunta me assombra muito hoje e, ao ler este livro, ela ficou ainda mais à flor da pele. Pessoas carinhosas, que amam suas famílias, mas que conseguem traçar uma linha (muito clara, para elas) do que é o ser humano que precisa ter sua dignidade defendida. No caso, Jean Louise tem um “choque de realidade” ao perceber que as pessoas que ela mais amava estavam contra tudo que ela acreditava. Em tempos de ódio, quem nunca?

Jean Louise é uma jovem garota que, após morar algum tempo em Nova York, retorna à sua cidade natal no Alabama. Em Maycomb, ela reencontra o pai, a tia, e Hank, sua paixão da infância e quem, aparentemente, é seu potencial marido. Porém, mais do que isso, ela encontra a segregação racial alastrada até mesmo entre as pessoas que ela considerava justas.

A citação de Isaías 21:6 demonstra que é preciso estar atento, e o fato de Jean Louise ter a consciência de que a segregação racial não é justa é explicada porque ela “nunca parou para observar”. Como se a diferença da cor da pele fosse uma questão de “olhar para ver” (assim diria a minha avó), ela, no entanto, nunca viu diferença. Demonstrando que a lei e a justiça dependem dos olhos de quem vê. Vigiar faz toda a diferença aqui, pois “o vigia de cada um é a própria consciência”.

Não gostei da sensação de “respeite a opinião do outro, pois ela vale muito”, como se não houvesse diferença entre opinião e ódio. A segregação racial nos Estados Unidos se estendeu por muitos anos e, embora hoje, possamos olhar para trás e julgar melhor aquelas atitudes, naquele momento parecia o certo a se fazer ou pelo menos é o que a autora nos dá a entender ao fim do livro (gosto de pensar que foi uma exigência editorial). Mas há, nós sabemos que há.
Vanessa 24/02/2017minha estante
Ótima resenha! Fiquei interessada, esse tema infelizmente é realmente muito atual.

Pamella 27/02/2017minha estante
Foi minha primeira aqui, acredita? Hahaha. Faz parte dos meus planos para este ano escreve mais sobre as coisas que eu leio. Obrigada

Vanessa 27/02/2017minha estante
Faça mais isso então! Muito boa!

Luciana 24/08/2017minha estante
Parabéns pela resenha! Também fiquei com essa sensação ao final do livro....

João 05/06/2016

Decepção total com esse livro.Meu maior arrependimento por ter lido é que nunca mais vou reler O Sol é Para Todos depois do destino que a autora deu aos personagens nessa continuação.Não vi sentido nenhum nesse livro.Não acrescentou nada,não trouxe nenhuma mensagem pelo menos pra mim.O que encontrei aqui foi uma leitura cansativa e personagens maravilhosos sendo colocados em situações desnecessárias.Pra acabar com a ilusão do primeiro livro.Infelizmente há livros que devem ser deixados como foram criados,sem essa de continuação.Na minha opinião a autora estragou a obra dela.Aliás o livro nem parece ter sido escrito pela mesma autora de O Sol é Para Todos.Não gostei.Não me agradou.Porém vi que muita gente gostou,então só lendo mesmo pra ter uma opinião.
Euflauzino 05/06/2016minha estante
poxa amigão, você não é o primeiro a colocar pra fora um desabafo sobre este livro, que me parece totalmente sem sentido. ainda não li "o sol é para todos", mas está na minha lista de desejados. mas "vá, coloque um vigia" não lerei de forma alguma.
amigão, jogue suas resenhas no facebook ou faça parte de um blog, elas não podem se perder. e não se esqueça de me marcar, gosto de seu ponto de vista sempre imparcial. abração!

Sueli 05/06/2016minha estante
Talvez, João, os autores tenham dificuldade para se despedirem de seus personagens, e criam situações para se livrarem deles... É comum lermos livros sobre personagens cuja ocupações é escrever romances e são constantemente ameaçados por fãs indignados por estes terem eleiminado seus principais personagens. Até mesmo Conan Doyle foi criticado por ter "matado" Sherlock Hollmes. Portanto, eu imagino que seja uma forma pífia de se livrar de personagens icônicos... Até mesmo para os próprios autores.
Parabéns pelo cometário!

Jonatas Aron 19/06/2016minha estante
Na verdade existe toda uma polêmica em volta desse segundo livro. Dizem que a própria autora mesmo, a Harper Lee nunca quis uma sequência publicada, tanto que ela só veio a ser autorizada recentemente, quando a autora já estava um tanto debilitada e a irmã e advogados que parecem ter tomado frente dos direitos autorais. A polêmica mesmo é que dizem que o que ela tinha escrito na verdade eram várias passagens soltas, tanto algumas que parecem ter ficado de fora do primeiro livro, como algumas tentativas de sequência, mas nada organizado como um livro pronto. Pelo resultado acredito que esse livro na verdade teve dedo de mais gente, que pegou o material que tinha da autora, e fez essa tentativa fracassada de organizar e linkar tudo. É só uma jogada comercial, nem dá pra considerar como oficial.

Beatriz Gaudio 17/07/2018minha estante
Acabei de ler O Sol é para Todos, e desde que foi anunciado este livro, ele veio envolto a polêmicas.
Tinha dúvidas se leria. Decidi não ler. Acho bom resenhas como a sua, que colocam que o significado de uma obra pode se perder por completo com "a praga da 'continuação'".
E fica a pergunta: será que os autores não conseguiram, nunca mais, escrever um único livro com começo, meio e fim?

Rogéria 21/07/2017minha estante
Mas não ha nenhum estupro nesse livro. O que acontece é que o neto da Cal atropela e mata um homem branco, mas esse não é o foco do livro, e sim o rompimento da idolatria que a Scout tem pelo Atticus é uma profunda discussão sobre racismo e como boas pessoas podem ser racistas.

Paty 24/03/2019minha estante
Decepcionada com o que ela fez com.o personagem de Aticus....

Aninha 12/04/2019minha estante
Patrícia, também fiquei decepcionada...

Vinny Britto 16/11/2019

Decepcionado!
O típico livro que julgo como desnecessário. Custo muito a acreditar que Harper Lee realmente escreveu este, acredito que foi jogada de familiares e/ou agentes para simplesmente ganhar dinheiro. O livro não é tão ruim como minha indignação acaba demonstrando, mas é que o primeiro é tão redondinho, tão perfeitinho em seu universo que não tinha necessidade de uma ''continuação'' em que a maioria dos personagens foram de certa forma destituídos de sua característica mais marcante; o caráter!

Se é fã de O Sol é Para Todos, ama seus personagens, principalmente Scout e Atticus, recomendo que não leia este ou que pelo menos tente não se importar com as mudanças. Comigo não funcionou!!
Ed 04/12/2019minha estante
Concordo com você, fiquei tão decepcionada. Poxa, eles tinham tanto pra oferecer no primeiro.

Marta 20/01/2020minha estante
Concordo

Tatiana Patrícia 30/01/2020minha estante
Nossa, penso igualzinho!
Não parece ter sido escrito pela mesma pessoa.

Flávia Menezes 05/08/2021

?Direitos iguais para todos; privilégios para ninguém!?
Durante 55 anos, o primeiro manuscrito de ?O Sol é Para Todos? (livro que recebeu o Prêmio Pulitzer de Ficção em 1961, e deu origem a um filme homônimo vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado em 1962) foi mantido guardado em um cofre pela irmã da autora.

Após a morte dessa irmã detentora dos direitos das obras da autora, a advogada que a substituiu, encontrou o original, publicando-o para conhecimento do público. Foi assim que ?Go Set a Watchman?, que no Brasil foi traduzido para ?Vá, coloque um vigia?, foi publicado apenas em 2015.

Nesse livro, a história avança alguns anos, e a garotinha Jean Louise Finch é agora uma mulher na casa dos vinte e seis, vinda de Nova Iorque para visitar o pai, já bastante debilitado pela saúde frágil de um homem que já se encontra na casa dos setenta e dois anos.

A escrita de Harper Lee é simplesmente encantadora, e sua voz traz com muita propriedade as características do romance sulista norte-americano, com seus costumes, valores e a sua constante luta racial.

Enquanto ?O Sol é Para Todos? é um livro em que Jean Louise Finch, mais comumente chamada pelo apelido Scout, nos conduz pelo caminho da inocência e da pureza do olhar da criança, nos fazendo perceber que entre brancos, negros e pessoas acometidas por problemas psicológicos, no final, somos todos humanos, e merecemos viver a vida na mesma intensidade e com os mesmos direitos; em ?Vá, coloque um Vigia?, ela nos abre os olhos para a essência dos problemas raciais que marcaram (e acredito que ainda marquem!) a cultura norte-americana, especialmente em sua região sul.

Harper Lee nasceu e cresceu no Alabama, e por isso, tem muita propriedade para falar dos problemas raciais vividos por essa região. Além disso, sua formação em Direito trouxe uma discussão política riquíssima para a obra (essa parte é bastante educativa!). A forma como pai e filha se olham, cada um com a sua costumeira diferença geracional, e percebem haver uma ruptura, uma diferença na visão que possuem sobre os direitos humanos, é tão absurdamente tocante, que foi impossível não terminar esse livro em lágrimas (e ainda precisei de um tempo para me recompor, até conseguir escrever essa resenha).

Sobre essa parte, sobre a discussão da questão da visão dos brancos em relação aos direitos dos negros, é importante ler tentando ao máximo manter o seu juízo de valor de lado, para compreender como cada um pensa. Eu não consegui conter as lágrimas, porque enquanto a mais jovem defende a igualdade, o mais velho nos aponta a visão norte-americana dos brancos em sua essência mais bruta. E se suspendermos nossos julgamentos, é muito rico perceber os valores de cada um em sua essência mais pura.

Se em ?O Sol é Para Todos? as crianças e adolescentes, em especial, podem aprender sobre a essência dos direitos iguais, em ?Vá, coloque um vigia? podemos aprender sobre a beleza de quando os pais entendem que seus filhos não são uma extensão deles, e permitem que eles possam se desprender, e se tornar uma pessoa inteira, com suas próprias opiniões sobre a vida. Quanta riqueza em duas obras que foram escritas trazendo, praticamente, os mesmos personagens? Difícil pensar no poder da mensagem desses livros sem que meus olhos voltem a ficar repletos de lágrimas.

Para mim, ambas as obras da autora ganham um lugar de destaque em meu coração como alguns dos melhores livros que eu já li em toda a minha vida. E, se você quiser dar uma chance a beleza por trás da crueldade das diferenças raciais sulistas norte-americana, eu te convido a ler esses dois livros. E se eu puder lhe dar uma dica, comece primeiro por ?O Sol é Para Todos?, para posteriormente ler ?Vá, coloque um Vigia?. Além de perceber que lhe fará mais sentido, os ganhos na leitura são um pouco diferentes, e esse último traz o amadurecimento do que nos é apresentado no primeiro.

Obrigada, Harper Lee, por tão belas obras! Sem dúvida, uma das minhas autoras prediletas, estando no topo onde abaixo vem os nomes de Sue Monk Kidd (autora também de romances sulistas norte-americano), e Celeste Ng.
Joao 05/08/2021minha estante
Que resenha maravilhosa!!!

Flávia Menezes 06/08/2021minha estante
Aaaaah João! Obrigada! Mas olha?.é que é mesmo um livro incrível. ? Fico esperando as suas impressões dessa leitura ??

Joao 06/08/2021minha estante
Imagino que seja incrível mesmo Flávia. Começarei hoje sem falta

Ryllder 20/10/2017minha estante
Iniciei essa leitura, mas acabei abandonando...

Aline Teodosio @leituras.da.aline 20/10/2017minha estante
Eu já tinha desistido uma vez no início do ano e resolvi tentar mais uma vez. Não valeu tanro a pena como eu imaginava...

Aline Teodosio @leituras.da.aline 20/10/2017minha estante
Tanto*

Tatiana Patrícia 30/05/2020

Uma decepção. Achei que seria tão bom quanto O sol é para todos, mas ao meu ver, nem deveria ter sido lançado.
Acabou com os personagens.
Dá pra desler um livro?
Carolina.Cobo 01/06/2020minha estante
Olá Tatiana , acabei de ler agora e corri aqui p ver os comentários de quem leu. Vc entendeu como morreu o Jem ?

Carolina.Cobo 07/06/2020minha estante
Super obrigada !

robertals 04/08/2020

Esperava mais...
20 anos após "O sol é para todos". Com a volta à sua cidade natal (Maycomb), Louise (ou Scout) visita o pai Atticus e familiares. Já no início fiquei triste ao saber que seu irmão é falecido. E a história se passa toda sem grandes detalhes a respeito desse acontecimento, deixando claro que a personagem principal deste livro também, obviamente, se trata de Scout, somente. Nesse retorno de Nova York, Scout encontra uma comunidade diferente da que deixou anos atrás e passa a observar, tanto a comunidade quanto a família sob novo aspecto referente ao âmbito político e social. O enredo todo é voltado para as questões raciais, pondo em pauta a questão da segregação. É bem claro que "O sol é para todos" possui algo extraordinário, que não foi alcançado pelo "Vá, coloque um vigia", no entanto, ambos apresentam assuntos de extrema relevância e necessidade para a sociedade atual, mesmo apresentando uma história de meados dos anos 1950.
Patresio.Camilo 04/08/2020minha estante
Gostei da sua resenha. Já deu para ver que não vou colocar este na lista por enquanto...

robertals 05/08/2020minha estante
Obrigada. :) Pois é, o li pra seguir a sequência, fiquei triste por não ser a sequência que eu esperava.

Patresio.Camilo 05/08/2020minha estante
Sim Roberta, eu fiz isso com a Tetralogia Napolitana da Elena Ferrante, felizmente não me decepcionei...

Valério 09/05/2016

A força na filosofia
"Vá, coloque um vigia" é a continuação da história de "O sol é para todos", sucesso da mesma autora.
Aqui, a personagem Scout (Jean Louise)Finch encontra-se com 26 anos. Sendo que em "O sol.." tinha por volta de 7,8 anos.
Harper Lee na verdade escreveu primeiro "Vá, coloque um vigia". Mas, devido à receptividade pesada ao livro, não o publicou e aí escreveu "O sol é para todos", que acabou virando um sucesso.
Somente agora, mais de 50 anos depois, publicou "Vá, coloque um vigia".
E podemos ver o porquê.
A questão racial e o preconceito que a rodeia permeia o livro. Scout, francamente oposta a qualquer tipo de segregação racial, sofre ao voltar a sua pequena cidade no Alabama (Maycomb) e ver a segregação arraigada, entranhada na polução sulista norte americana.

No fim, o livro traz importante lição de tolerância que a mim será muito útil. Há fatos e pessoas que nos causam indignação tamanha que prontamente nos colocamos em posição de ataque.
E devemos entender que nem todos pensam igual e, mesmo aqueles que pensam de forma que para nós pareça abominável, devemos aceitar e conviver com cada um deles, agindo somente para impedir limites intoleráveis que coloquem em risco a saúde, a liberdade e a vida de outrem.
Não é um livro para se tornar um best seller, mas um livro para refletir muito, especialmente no atual momento político brasileiro.
Natalie Lagedo 09/05/2016minha estante
Legal! Já queria ler O Sol é para todos e agora vou adicionar este.

Valério 09/05/2016minha estante
Bom proveito, Natalie. "Vá, coloque um vigia", é um livro de leitura bem rápida.
Diria que "O sol é para todos" é mais comovente. E "Vá, coloque um vigia" é mais profundo e filosófico.

Natalie Lagedo 09/05/2016minha estante
Obrigada pelas observações. Acredito que irei gostar muito.

Gi 15/09/2021

Mais uma vez Harper Lee me deixa reflexiva com as lições maravilhosas que trouxe nesse livro. Não acho que supera o primeiro livro ?O sol é pra todos? (muitos nem sabem que existe uma continuação dele), mas é tão bom quanto.
Gabriel.Queiroz 07/12/2021minha estante
Li o sol é para todos, simplesmente amei, você me recomendaria esse?

Gi 09/12/2021minha estante
Então eu recomendo sim, mas não vai com a expectativa de q vai superar o primeiro livro, pq n supera de jeito nenhum, mas talvez você ache tão bom quanto, ele acaba desiludindo sobre algumas coisas, e a autora sempre escreve de uma forma q acaba trazendo várias reflexões, ent eu recomendo sim! KKKKK

Gabriel.Queiroz 09/12/2021minha estante
Imagino que seria muito difícil superar o primeiro, mas deve ser legal revisitar os personagens. Valeu!

Katherine 07/12/2015

Primo de terceiro grau de O sol é para todos
Um livro nitidamente publicado para vender. Não tem nem um quarto do carisma de O sol é para todos, mas em resumo não é um livro ruim. Tem diálogos enfadonhos, e a história é meio sem sentido, além de desconstruir coisas do anterior, a lição que fica é mal embasada. Enfim... Agora creio que a Harper Lee, se estivesse em melhor condição, não teria publicado esse livro, e que foi induzida a isso por pessoas que queriam apenas dinheiro.
O pior de tudo foi o fato do Dill não ter aparecido. Isso encerra meu comentário.
regi @bookiane 06/01/2016minha estante
Penso seriamente em não ler o livro exatamente por isso que vc falou, é um livro pra vender. Tenho certeza que vou ficar decepcionada.
Parece que esse foi escrito antes de O sol é para todos, mas a editora pediu pra Harper escrever sobre a Scout pequena. Então se isso for verdade, explica as desconstruções, especialmente sobre o Atticus :(

Cláudia Isabele 23/07/2016minha estante
Esse livro super vale a pena!
Atticus é desconstruído sem desrespeito. Ele é um ser humano e pode ser parcial, apesar de ser o melhor que ele pode ser diante de suas contradições.
Atticus se torna um homem real.

estevesandre 25/07/2020minha estante
Também fiquei incomodado com a contradição do personagem, mas acho que a página 243 dá uma ?explicação?, embora não muito convincente, quando o dr. Finch afirma: ?Ele vive para cumprir a lei. Faz de tudo para impedir que uma pessoa espanque outra...?. Ou seja, apesar do Atticus não concordar com a concessão de todos os direitos civis aos negros, ele agiu como um advogado deveria agir no caso do primeiro livro. Meio frustrante, eu sei...

Fernanda Pacheco 25/07/2020minha estante
Entendo... mas a gente as vezes cria uma expectativa além ... é verdade hj sobre criminalista, mas acho que deveriam ser criminalistas antirascistas... pela nossa história estrutural

Giovanna Alba Suppini 25/02/2016

que livro é esse gente? sério.... não rolou comigo
Cássia | @procureiemsonhos 25/02/2016minha estante
você e sua sinceridade s2s2s2

Giovanna Alba Suppini 25/02/2016minha estante
kkkkkkkkkk tem que ser miga! que livro tossssco