Vá, coloque um vigia

Poderia melhorar
Resenha #11
Vá, coloque um vigia – Harper Lee
Nota: 3,5/5

Um pouco decepcionada com o fim que a história teve.

“Vá, coloque um vigia” é a continuação da história de “O sol é para todos”. Aqui, acompanhamos a vida de Jean Louise na sua juventude. Scout sempre passa uma temporada na casa da família em Maycomb e é nesse contexto que a historia se desenvolve.

Com base na sinopse, realmente achei que a história seria apenas uma viagem nostálgica do primeiro livro, o que, de fato, acontece durante parte da narrativa, já que vários capítulos do livro são totalmente dedicados às lembranças de infância da protagonista.

Contudo, alguns capítulos não fazem sentido, parecem recortes do primeiro livro e não se encaixam na história. A sensação que passa é que alguém achou os manuscritos da Harper Lee e juntou-os num livro. A propósito, a @tatianefeldrin, em seu canal no Youtube, fala um pouquinho mais sobre essa teoria, recomendo muito a resenha dela.

Apesar das incongruências, o que mais me decepcionou no livro foi, com certeza, a mudança bruta que a personagem do Atticus teve. Alguns pensamentos dele e as reações que isso gera são compreensíveis, mas não os respeito.

Eu não via necessidade de abordar o tema da segregação racial no sul dos EUA da época da maneira que foi retratada - havia jeitos melhores. Sem dúvidas. Desconfio que a Lee tenha feito isso propositalmente, para nos mostrar que não há heróis nem pessoas perfeitas, ao contrário do que idealizávamos em relação a Atticus, o pai exemplar.

Um ponto positivo da história é o choque de realidade entre Scout, uma mulher que mora em Nova York, onde a segregação era algo em declínio, e os moradores de Maycomb, onde ainda se reproduziam os pensamentos da KKK.

O livro não é todo ruim. Tirando as decepções e por vezes a falta de coesão entre os capítulos, a narrativa é fluída e muito rápida - talvez até mais rápida que de “O sol é para todos”. Scout é impagável e engraçadíssima. É gratificante ver seu amadurecimento e perceber nela uma mulher forte e determinada, como sempre foi desde criança.

No mais, achei que o livro se desenvolveu apenas como uma tentativa de ganhar mais dinheiro.

Para mais resenhas me siga no instagram @mpbookshelf

site: https://www.instagram.com/mpbookshelf/

Gabriel 20/10/2020

Uma sequência com uma proposta diferente do livro anterior
Sinceramente, eu não imaginava que o livro seria dessa forma. "Vá, Coloque um Vigia" é a sequência de "O Sol é Para Todos", mas não mantém a mesma forma de narrativa e foco que o primeiro livro tinha.

Enquanto a obra antecessora utilizava da vida e inocência da Scout para contar um caso horrível de racismo e falsa acusação (dentre outros assuntos), a sequência aprofunda mais a personalidade e vivências da já adulta protagonista.

A narrativa altera bastante entre passado e presente e nos leva para conhecer mais sobre alguns acontecimentos da infância da Scout e ao mesmo tempo mostra o que aconteceu alguns anos após os acontecimentos de O Sol é Para Todos. A personagem passa por muitas descobertas de si mesma e de mundo.

Gostei bastante da proposta do livro mas eu esperava que o livro fosse um pouco mais "pé no chão", pois a autora trata vários assuntos ao mesmo tempo e deixa o leitor um pouco confuso, além de dar uma informação errada sobre o julgamento do homem acusado de estupro na narrativa anterior (o desfecho citado em "Vá, Coloque um Vigia é oposto ao que ocorreu no outro livro). Alguns personagens tiveram uma mudança de personalidade bem grande nesse livro, fazendo com que eu sentisse bastante raiva e eu também percebi que alguns desfechos foram pouco explicados e alguns personagens esquecidos.

Para concluir: gostei do livro, mas O Sol é Para Todos é imbatível.

Renatinha 20/10/2020

Uma continuação de O sol é para todos, mas que deixa dúvidas e lacunas, além de acontecimentos passados que não se encaixam ao presente.
Já no começo recebemos uma notícia inimaginável, que até voltei para ler e ver se eu tinha entendido direito, sim eu tinha entendido. A segunda informação que vai se apresentando durante o livro é que Atticus é outro homem, não é o mesmo Atticus de antes, enfim, se não dissessem que era continuação de O sol é para todos poderia se dizer que é um livro à parte.
Não é um livro ruim, mas ao ler eu ia esperando outros desfechos, outras falas, outras atitudes tendo em vista o que já conhecia das personalidades dos personagens do primeiro livro, algumas reações não condiziam e a qualquer momento parecia que tudo que estava acontecendo seria revelado como um engano.

Bruna 23/11/2020

Vá, coloque um Vigia
Continuação do livro O Sol é para Todos.
Falando sobre a adolescência de Scout.

Bárbara Lis 30/12/2020

Vale a experiência
Em primeiro lugar, devo salientar que ainda não fiz a leitura de O Sol é para todos, uma obra que desejo ler o mais breve possível.

Quanto à Vá, coloque um vigia é uma leitura boa, razoável por assim dizer, deixa a desejar em alguns quesitos. Porém, vale investir visto que a história se passa nos anos de 1950, quando se inicia os debates acerca da segregação racial nos Estados Unidos.

Para justificar minha avaliação, elencarei os pontos que me desapontaram e que poderiam ser melhor trabalhados:
1. A narrativa me pareceu sem propósito até cerca de 60% da obra, sendo as penúltimas páginas as mais interessantes, momento em que trata (finalmente) da segregação racial.
2. Não consegui desenvolver afeição por nenhum personagem, exceto Calpúrnia.
3. Tive a impressão que a autora se utilizou de um assunto da mais alta importância, a segregação racial, para tocar num assunto de menor relevância: a idealização dos pais pelos filhos.

Fora isso, destaco que essa história teria alcançado o ápice da qualidade literária se tivesse sido escrito por um(a) autor(a) negro(a). Ainda bem que a autora reconheceu que não tinha lugar de fala, decidindo escrever a partir do ponto de vista do branco.

Gabi 10/01/2021

O primeiro é melhor
Trata muito sobre política e bem pouco sobre a vida deles! Decepcionou

Jana 14/01/2021

Uma ótima continuação
Esse livro mostra o amadurecimento dos personagens de ?O Sol é para todos? e é tão incrível como a autora faz você se conectar mais ainda a eles, e a história. Como a vida na infância constrói muito dos adultos que nos tornamos ao mesmo tempo que duela com as o que nos torna adultos diferentes. Eu adorei essa leitura, essa autora conseguiu ganhar meu coração.

18/01/2021

Decepcionante
Até a metade do livro a escrita da autora, que me encantou em ?O sol é para todas?, estava bastando para me deixar apaixonada pelo livro. Gostei muito de ver Scout adulta, do desenrolar de sua vida... estava até mesmo aceitando o fato de Haper Lee ter tirado dois personagens importantíssimos do livro anterior, achando que em algum momento isso faria sentido. Mas não fez, e depois da metade do livro fica nítido que não tem uma boa história pra contar... fica uma baita enrolação, que só se conclui no final, com diálogos muito confusos e metafóricos. Achei a conclusão interessante, mas a própria autora me decepcionou na forma como abordou a segregação racial. O final não me convenceu, achei muito esquisito...

Depois de concluir essa leitura, fui pesquisar sobre o livro porque achei muito desconexo com ?O sol é para todos?. Descobri que foi publicado depois que a autora Harper Lee já estava muito velha, praticamente cega e surda, e depois da irmã que cuidava dela falecer. Realmente, parece que alguém que queria lucrar em cima da fama da autora fez com que ela assinasse um livro que sequer consegue revisar. Provavelmente reuniram alguns rascunhos dela, escreveram muito mal pra preencher as lacunas, e resultou nisso que foi publicado. Muito triste.

MiPaterno 24/01/2021

?Va coloque um vigia? não é continuação de ?o sol é para todos? na verdade é o rascunho da versão original e recusada dele.
É uma boa leitura para vermos a vida adulta de Scott, e uma ideia da pessoa que ela se tornaria, porém não pode ser considerado uma continuação.
Eu achei o livro ok, ele traz boas reflexões, mas por ser um rascunho é bem inferior ao ?o sol é para todos?.

Lais.Lagreca 06/02/2021

Um livro sobre amadurecimento
Esse livro foi escrito por ninguém menos do que Harper Lee, autora de “O sol é para todos”. No que diz respeito ao livro “Vá, coloque um vigia”, há algumas polêmicas envolvendo sua produção/publicação, no entanto, realizei a leitura como sendo uma continuação de “O sol é para todos”, livro aclamadíssimo.

Em “Vá, coloque um vigia”, temos uma narrativa em terceira pessoa, cuja personagem principal é Jean Louise, a Scolt, que, no primeiro livro tinha oito anos e já era uma grande admiradora do seu pai, Atticus Finch. Neste segundo livro, Jean Louise está com 26 anos, mora em Nova York, e, em uma visita a sua cidade para ver seu pai, se depara com uma visão do lugar, das pessoas em geral, mas, principalmente, daqueles que mais lhe são caros, como seu pai, que lhe causa uma sensação de abandono, de decepção... é como se tudo aquilo que lhe foi ensinado, com se tudo aquilo em que ela acreditasse tivesse desaparecido... ou será que nunca existiu?

Gostei muito desse livro. Eu estava com saudades da Scolt e vê-la nesse processo de amadurecimento e de construção do próprio eu foi muito interessante, pois me fez pensar a respeito de mim mesma.

Caroline 12/02/2021

Eu achei esse livro desnecessário, no meu ver "O sol é para todos" não precisava de continuação. E ele só serviu para me fazer de palhaça! Mas dei 3 estrelas pq tem várias memórias da Scoutt de quando ela era mais nova e mostrou um pouco do Jem.

Stella 24/02/2021

Uma boa continuação
Esse livro é uma continuação de ?o sol é para todos? ainda sobre o olhar da Scouth, que agora já não é mais uma garota, sim uma mulher.
A história nos traz acontecimentos do passado e revela o que isso gerou no presente para a protagonista.
Embora tenha achado um pouco arrastado em alguns pontos, é uma leitura muito reflexiva sobre o racismo, assim como o primeiro livro, mas também sobre privilégios e preconceitos entre classes sociais. Essa história retira todo o olhar inocente e véu da protagonista nas relações sociais, e na relação dela com sua própria família.
Uma boa leitura!

@literaturaemfoco84 04/03/2021

Vá, coloque um vigia
? SINOPSE: Maycomb, Alabama. Jean Louise Finch - Scout -, agora com 26 anos e morando em Nova York, volta para casa para visitar seu velho pai, Atticus. O que era para ser uma viagem agradável, no entanto, se torna uma perturbadora jornada ao passado, quando Jean Louise descobre verdades sobre sua família, a cidade e as pessoas mais importantes para ela.
? CONSIDERAÇÕES: Um romance que trata recordações, política, racismo, a vida em família, de forma muito intensa.
Pois ao voltar para sua casa, Jean Louise, encontra não somente, uma cidade transformada, e pessoas envelhecidas, mas, uma sociedade com comportamento totalmente avesso a tudo o que ela acreditava, inclusive seu pai Atticus, seu grande exemplo. Isso gera em Scout, de início, revolta. Porém, percebe que para sobreviver a todos esses acontecimentos tão chocantes, precisa se reinventar como pessoa. O romance de Harper Lee, continuação de ? O sol é para todos? nos leva, a reflexões, sobre o que acreditamos, e como acreditamos, a concepção de vida, e principalmente, a concepção de como vemos o ser humano.

Ju 08/03/2021

Bem vinda à humanidade
Voltar a sua cidade Natal pode ser um choque de realidade quando as pessoas que você admira começam a se mostrar imperfeitas. Pontos de vista antes não vistos pela pequena Scout, passam a ser vistos pela adulta Jean Louise. É dificil tirar do pedestal algumas pessoas que admiramos, mas é ainda mais difícil continuar as admirando mesmo sabendo dos seus defeitos e mesmo discordando de algumas opiniões.