Vá, coloque um vigia

Vá, coloque um vigia Harper Lee

Resenhas - Vá, Coloque Um Vigia

Fernanda Macedo 14/03/2021

Esse livro me fez sentir praticamente todas as emoções: rolei de dar risada mas também quase chorei, e é preciso muita coisa em um livro pra me fazer chorar, bom livro. E é só assim que eu consigo descrever ele

Maria Eduarda 23/03/2021

Me vejo em Scout: independente e de ideias fortes, mas extremamente apegada aos meus.

Victoria 28/03/2021

Uma ótima sequência, foi maravilhoso poder reencontrar alguns personagens de "O sol é para todos" e vê-los de uma forma diferente. Não é um livro perfeito e em alguns momentos me senti meio perdida, mas a autora conseguiu passar uma ótima mensagem e para os fãs do primeiro livro é uma experiência incrível.

Thiago 06/04/2021

Continuação de uma história marcante, sobre preconceito.
A continuação do famoso livro "O Sol é Para Todos".

Esse romance se passa cerca de duas décadas depois dos eventos de O Sol é Para Todos.

Jean Louise Finch está adulta, morando em Nova York, e retorna a Maycomb para passar as férias. Muitas histórias são relembradas. Os temas sobre racismo, discriminação, estigmas, são novamente tratados neste livro, porém, com uma grande diferença: Scout está adulta.

No primeiro livro, a narrativa centrada no ponto de vista de uma criança, ingênua, desbravadora, carismática, servia de filtro para o leitor. Temas tristes e fortes eram atenuados. A emoção ocorria, mas centrada no personagem principal, em suas reações ao que ocorria à sua volta.

Nesse segundo livro, a abordagem é mais direta, impactante. Scout está adulta e as atenuantes da infância são deixadas de lado. A indignação dela pelos preconceitos ainda arraigados em sua terra natal são sentidos com forte carga emocional.

"O preconceito, uma palavra suja, e a fé, uma palavra sagrada, têm algo em comum: os dois começam onde termina a razão."

Daquelas histórias marcantes. Um livro inesquecível que completa uma bela obra imperdível.

Jéssica Mamede 18/04/2021

Mais uma obra para refletir
Nessa continuação, Harper Lee foi bem sensata em mostrar muitos pontos significativos sobre a fase adulta de Scout e o momento histórico que ela vivia, em um pós-guerra cheio de conflitos raciais nos Estados Unidos.

Assim como Scout, eu me decepcionei demais com Atticus. Mas, assim como ela, entendi que havia idealizado demais aquele homem que julguei tão justo e sensato, colocando-o em um pedestal. Como aconteceu com Jean Louise, eu vi que Atticus era um homem, com qualidades e defeitos. Um personagem muito real e bem contextualizado.

Eu entendi os conflitos internos de Scout, amadurecendo junto com ela. Fiquei tão triste de como as coisas ficaram entre ela e Calpúrnia; mais triste ainda em saber do desfecho de Jem.

Foi uma leitura, assim como foi com O Sol é Para Todos, cheia de emoções e reflexões importantes. Eu realmente amei! A escrita de Harper Lee e suas tramas simples, mas cheias de complexidades, me deixaram realmente apaixonada por seus trabalhos.

Karen 18/04/2021

O choque da realidade
Em o Sol é para todos, temos a leveza e inocência de Scout. Já em Va, coloque um vigia, temos uma mulher formada com opiniões fortes, mas que até então não sabia que de onde tinha vindo toda a sua inspiração, Atticus, era falho como todo o ser humano.
No livro há embates raciais mais complexos que o primeiro, e também triste, a situação com Calpurnia não me deixou feliz, me deparei em lágrimas em certo momentos do livro.

Ane 30/04/2021

Me interessei em ler esse livro após adorar a história de "O Sol é para todos". Confesso que não gostei tanto desse livro quanto do primeiro, porém é uma continuação necessária, que traz diferentes facetas da relação entre Jean Louise e Atticus. Em muitos momentos senti que o livro me levava a refletir como nossas visões sobre o mundo e sobre as pessoas ao nosso redor são capazes de mudar completamente na medida em que amadurecemos.

ffernandorl 10/05/2021

As pessoas são interessante em aspectos limitados, de resto, somos todos ordinários
Depois de ler um livro tão maravilhoso como "To kill a mockingbird" (em pt-bt "O sol é para todos" ) a pressão em cima de sua continuação é algo complicado de se abstrair, é normal que o leitor coloque muita expectativa na obra que retorna a Maycomb, Alabama, e a vida dos Finch, o que quem sabe ajude a explicar o porquê deste livro ter dividido a opinião dos leitores, ou pelo menos dos que eu vi na internet, alguns gostam muito, outros odeiam, e acho que o único consenso é que "Go set a watchman" é inferior a "To kill a mockingbird".
A obra tem algumas falhas questionáveis, mas acredito que ainda consegui aproveitar o melhor do livro, que deve ser visto como uma história de sua época e lugar, dentro da história dos EUA.
De formal geral ainda é uma obra que vale muito a leitura e uma proposta muito corajosa para continuar a história da muito amada família Finch.

gracireis 18/05/2021

Um livro desnecessário!
Li esse livro logo em seguida de O sol é para todos e fiquei muito decepcionada. O livro é desnecessário, descaracteriza alguns personagens e não acrescenta em nada o livro anterior. Basicamente não é uma continuação, é outro livro, e um livro ruim se comparado com o clássico. Alguns temas relevantes são tratados nesse livro mas não é suficiente pra deixar a história boa. Fiquei triste com o que aconteceu com alguns personagens e o rumo que eles tiveram. Não recomendo a leitura, pra mim foi bastante desagradável. ?

Giulia.Peruzzo 18/05/2021

O livro que veio na hora certa
O Sol é Para Todos é o meu livro preferido, e saber que existia uma sequência me deixou com muitas expectativas. Embora o primeiro livro ainda seja o meu preferido, ?Vá, Coloque um Vigia? me surpreendeu por se encaixar perfeitamente no momento da minha vida que estava vivendo quando li, mesmo se passando em uma época totalmente diferente!! Como sempre Harper Lee muito atual!

EduardoCDias 26/05/2021

Tensões raciais
Continuação do clássico ?O sol é para todos? não tão impactante, mas tratando do mesmo problema, o racismo, mas de uma forma mais racional. Jean Louise (Scout) volta para sua cidade natal no sul americano, onde as tensões racistas sempre foram explosivas. Percebebe que muita coisa mudou, inclusive as relações em que mais acreditava, e é obrigada a amadurecer à força.

Iasmin Morais 27/05/2021

Breves impressões
Primeiramente, fui conquistada e surpreendida quando li O sol é para todos de Harper Lee. Agora, lendo Vá, coloque um vigia, fiquei admirada com a forma que o preconceito é tratado e como o amadurecimento de Scout é esclarecedor. Esse é um livro que quebra a ingenuidade! Curto, com uma linguagem simples e cheio de questionamentos! Um livro que assim como O sol é para todos instiga o leitor a refletir sobre o preconceito racial e social.