Perdão Mortal Robin LaFevers

Resenhas - Perdão mortal

annacê 22/12/2020

Uma história fascinante e muito bonita, abordou de maneira incrível a morte e as almas. Me apaixonei rápido pelos personagens e me envolvi rapidamente no desenrolar. Com certeza lerei o segundo.

Sardothienxx 27/12/2020

cativante!!!
Um livro bem focado no contexto hitórico e bem desenvolvido, não espere muito romance pois o livro é bem direcionado aos conflitos políticos. Quem gosta de fantasia com uma pegada medieval vai adorar.

Maria 29/12/2020

Foi um livro gostoso de ler especialmente no inicio, mais pro final eu estava um pouco cansada da parte mais política da história, mas ainda valeu a pena pois a personagem principal Ismae é muito esperta e não fiquei com raiva dela pois entendia realmente o que estava acontecendo na cabeça dela. O mundo é muito interessante, com os santos diferentes e tem como relacionar algumas partes com críticas interessantes a relação com Deuses, o que achei bem corajoso. A única sensação que tive era que o livro foi grande sem tanta necessidade pelo desenrolar político grande demais, mesmo que os capítulos curtos.

Thabe 20/01/2021

Para os fantasiados
O amor e a devoção por Santos que tem suas características, tinha dado um início um pouco estranho. Porém você descobre as tramas que fazem levar as pessoas a tomarem caminhos diferentes. Tem romance? Pode ser que tenha, mas a questão feminista das freiras assassinadas foi o que me trouxe para a leitura, mulheres sendo guardiões de pessoas importantes para a obra. Estou aguardando a leitura dos outros dois livros, para compreender os caminhos místicos dados as freiras e como será a guarda da Duquesa, para traçar um reinado ou não, em uma época em que mulheres não tinham voz.

Joana 20/01/2021

Um sólido 4 estrelas
Eu gostei, a história prende desde o início e tal, maaaas eu esperava um pouco mais. Achei que seria mais adulto, mais sangrento kkkk mas não foi. É um romance com uma aura um pouco diferente (por conta da mitologia do deus da morte e tudo mais). Mas vale a pena :)

@blogleiturasdiarias 01/02/2021

Totalmente inesperado e único!
Perdão Mortal é a perfeita escolha para os amantes de uma boa fantasia com altas doses de romance. O Clã das Freiras Assassinas nos aguça a curiosidade por ser ímpar e ter singularidades sensacionais.

Ismae Rienne é uma menina que as 17 anos era pobre, sofria na mão do pai e estava prestes a se casar com alguém que não desejava. Bruscamente, sua vida é mudada, e ela é levada para o Clã das Freiras Assassinas, um clã que serve ao Saint Mortain. O Deus da Morte — como o próprio nome já diz — coordena quem deve morrer ou não com ajuda de suas filhas na Terra. Ismae é uma delas, e acaba sendo designada a tentar ajudar a Bretanha a impedir a invasão francesa, achando o traidor que está atrasando as estratégias dos bretões para reverter essa invasão. Porém, como as vontades da abadessa do clã, as de Mortain e até as suas são confusas, temos uma aventura épica pela França medieval onde veremos o que a nossa assassina é capaz de fazer.

É impossível resumir em uma singela resenha o quanto essa história é riquíssima de detalhes — desde as vestimentas dos personagens até a descrições de castelos. Robin Lafevers nos fez adentrar em uma fantasia épica. São poucas histórias que a fluidez anda ao lado das descrições de cenas, e aqui, a autora conseguiu executar de um jeito primoroso que a escrita e o desenvolvimento não se perderam. A medida que a leitura avança, você se vê em busca de mais acontecimentos, de mais aventuras, de romance e, principalmente, de querer achar as respostas de questionamentos deixados ao longo do enredo.

Um aspecto que adorei na história, foi a construção dos personagens. Nossa protagonista, Gavriel, Anne, Sybella, Annith, Fera, Crunnard entre outros nomes relevantes fizeram o enredo ser o que é. Cada qual com suas características particulares, mas que no fim convergindo num mesmo princípio se tornaram especiais. Por isso, a morte de alguns pelo caminho é sentida com muita emoção, e é inevitável não esperar que haja lutas e desdobramentos sangrentos.

"Ferida e possivelmente quebrada, deitei no chão com o rosto machucado encostado contra a terra fria. Foi impossível conter um sorriso. Consegui evitar o destino que meu pai planejara para mim. Sem dúvida era eu quem tinha vencido, não ele." pág 4

Tenho que destacar nosso rosto principal, afinal, Ismae possui um poder feminino enorme diretamente ligado a sua personalidade forte, que nos atrai. Apesar de observarmos de modo breve a sua passagem de tempo inicial, encontramos um amadurecimento nato transcorrendo. Fui feliz em me conectar com ela, com sua trajetória e convicções, deixando bons sentimentos sobre a mesma.

Acompanhar a evolução e os desdobramentos que ocorrem de modo que não cansamos da narrativa, é um ponto positivo. No entanto, se a ambientação do romance e da fantasia são excelentes, o mistério fica a desejar. A desconfiança de quem seria o traidor da narrativa gera expectativas, e o momento da revelação não foi compatível com o nível de ansiedade. Aliás, me arrisco a dizer que cai no clichê. Quem for sagaz e souber interpretar específicas falas e cenas, descobrirá facilmente. Acredito que essa conjuntura poderia ter sido melhor trabalhada, contudo a maneira que foi estruturada não desmerece nem anula o que analisamos de bom. O final é satisfatório.

De uma forma geral, Perdão Mortal é uma leitura fascinante! O universo de freiras assassinas, a época medieval, o suspense e os elementos mágicos se entrelaçaram formidavelmente. Os fãs do gênero não podem perder a oportunidade de conhecer o exemplar. Recomendo demais!

Na parte física, a capa é uma ótima escolha pois conversa com o conteúdo interno, e é a mesma que a original. A diagramação é confortável e espaçada, com pequenos detalhes nos inícios de capítulos. Além disso, temos um mapa inicial que nos ajuda a aprofundar no contexto geral, e também um glossário com os personagens centrais e funções. Não observei erros de revisão, e a narrativa é feita em primeira pessoa pela Ismae.

" — Sei que nossos santos querem nem sempre é claro para nós. Ás vezes o desejo deles é de que lutemos, nos esforcemos e tomemos nossas próprias decisões, não que aceitemos as que foram tomada por nós." pág 219

Espero que tenham gostado!

site: https://diariasleituras.blogspot.com/2023/02/resenha-perdao-mortal-robin-lafevers.html

Leandra 02/02/2021

Perdão Mortal
No começo fiquei bem desanimada com a leitura, mas conforme fui dando continuidade, acabei me interessando cada vez mais e simplesmente devorei o livro.

A mistura de mistério e romance me cativou bastante, oque contribuiu ainda mais para que eu não parasse de le-lo.

Não era bem o final que eu esperava/queria, o que me deixou um pouco intrigada e curiosa. Entretanto estou com expectativas altas sobre oque mais pode vir por ai, com esses outros dois livros da trilogia.

alice 03/02/2021

Por que ser a ovelha, se você pode ser a loba?
Sabe aquela sensação de terminar um livro e querer imediatamente relê-lo? Foi essa sensação que tive ao finalizar Perdão Mortal.

Fui surpreendida por uma história da qual eu não sabia nada e me apaixonei por esse livro desde a primeira página. Ismae é filha do Deus da Morte, na aldeia em que vive é temida e desprezada por todos, até o momento em que é salva por um convento onde inicia seu treinamento para se tornar uma freira assassina agindo em nome de Saint Mortain.

O meio do livro é um pouco arrastado e soa repetitivo em algumas partes mas o final é frenético e cheio de revelações. Algo que me fez gostar mais ainda do livro é o mistério envolvendo os santos e a história de Mortain.

? ? Você serve a um Deus sombrio, filha, mas lembre-se: Ele não é desprovido de misericórdia.?

Uma trama política bem desenvolvida, personagens bem construídos e um romance que torna a história mais incrível ainda.

Jenn 08/02/2021

Acho que li no momento errado
O livro não é ruim, a trama é interessante, os conflitos políticos te prendem, tem traição, mistério, ação, protagonistas fortes ... MAS o livro não me prendeu. Achei a leitura maçante, a escrita cansativa e eu queria terminar o livro de tudo que era jeito mas não acabava nunca. Quando acabei senti alivio, e não acho que essa é uma sensação gostosa pra quem acabou uma obra . Além disso, a personagem principal e seu par românticos eram extremamente CHATOS e não consegui me apegar a nenhum deles. Os personagens secundários, para mim, foram mais interessantes.
Espero que tenha uma experiência melhor com o segundo livro da série pois ainda não desisti dela.

Carolina 20/02/2021

Perdão Mortal
A protagonista desse livro tem uma linha de pensamento interessante, principalmente no começo do livro.

O casal tem química, embora o foco mesmo não esteja neles.

A leitura pode ser um pouco lenta (mas não muito, ela só não é tão fluída).

O conflito político é interessante, e eu criei bastante empatia pela Anne e pela irmãzinha dela. Queria guardar as duas em um pontinho e proteger do mundo.

Anciosa para ler o segundo livro, acho que vou gostar da protagonista dele (embora ela não tenha aparecido quase nada nesse livro).

lila 20/02/2021

No começo eu quase desisti. Quase abandonei porque o ritmo estava muito devagar e eu me sentia indo do nada para lugar nenhum. Acho que dava pro livro ter umas 100 paginas a menos, senti que é bem enrolado. O final salvou completamente o livro. Depois dos 70%, que tudo começa a dar errado, eu senti mais conexão com os personagens, principalmente pela Ismae, e mais vontade de terminar o livro. É bem o tipo de livro q eu gosto, com trama política e migalhas de romance. A trama política é muito interessante e bem feita, mas demora demais para desenrolar, por isso, 4 estrelas.
"Embora eu fosse filha da Morte e caminhasse em Suas sombras, às vezes as trevas podiam ceder espaço para a luz." (é a última frase do livro, achei uma graça)

Marielle.Miziara 21/02/2021

Uma mistura de realidade com ficção que prende. Só achei o final apressado (mas tudo bem, é uma trilogia) e que podia ter aprofundado mais nos personagens

Bel :) 24/02/2021

A freira assassina!
Comecei o livro totalmente influenciada por outra pessoa e gostei demais!
O livro é muito bom! E tem muita reviravolta, não sei pq não é um livro muito conhecido pois ele é muito bom.
Depois que você pega o ritmo da leitura vc não consegue mais parar, achei a protagonista muito bem feita e achei a história bem equilibrada. O romance foi perfeito! O plot foi perfeito! A ambientação também é perfeita! Não vou dar 5 estrela pq não é o estilo de livro que eu costumo ler.
Indico pra todo mundo!

Karina.Dourado 26/02/2021

Amei
Sempre gostei de personagens independentes, e essa personagem me surpreende com a esperteza dela e a coragem de lutar pelo o que acredita e não se deixar o influenciar por ninguém. Sem contar que a trama me deixou muito envolvida.
Eu gostei muito do começo e do meio do livro, o final me agradou mas senti que faltou mais
Alguma coisa.

debs.lendo. 03/03/2021

Leve e gostosinho
Tem uma história além de um romance e é ela que te prende.

Um homem honrado e uma assassina bastante intuitiva.

Santos e crenças pagãs, com direito a venenos e armas mortais.

Você consegue mergulhar no tempo e no local da história... é maravilhoso ?