Onde o Amor Se Esconde

Resenhas - Onde o amor se esconde

1 | 2 | 3 | 4

Vânia 16/10/2015

Romance de Época passado no BR
Maria da Glória Cerqueira Galvão, chamada apenas de Glória pelos amigos, encontra-se presa num quarto por dias. Seu captor? O próprio marido, Erasmo Galvão. Seu delito? Ser mulher...

Aos 17 anos, Glória estava na fase perfeita para o casamento. Seu pai, Euclides Cerqueira, um advogado renomado, queria para a filha o que de melhor existisse dentre os homens ricos e poderosos da São Paulo do início do século XX. Glória, como uma boa filha, acataria as ordens de seu pai.
Sua melhor amiga, Marisa, já era bem diferente. Considerada uma jovem moderna demais, Marisa tinha ideias bem fortes sobre que tipo de marido seria o ideal para ela. Nada arranjado por ninguém; ela o escolheria. Apesar de serem tão diferentes em temperamento, sendo amigas desde a tenra infância, as duas se davam bem.

Euclides, então, escolheu o marido para a filha. Erasmo Galvão era rico, cafeicultor. Aos 37 anos, ele era um homem sério, de rígidos padrões. Morava no bairro dos Campos Elísios, enquanto sua noiva morava em Higienópolis. Sem os pais ainda vivos, ele contava com poucos parentes, entre eles Emília, viúva de seu tio paterno, e o filho desta, Marcelo Prates, médico.

O casamento acontece e, como previsto por Marisa, Glória não se encontra feliz. Passada a fase de cortejo, com a esposa já garantida como mercadoria adquirida, Erasmo passa a tratar a esposa com radicalismo. Proíbe sua amizade com Marisa, por considerá-la mulher de reputação duvidosa, e não permite que Glória saia muito de casa. Para amenizar a situação depois de ver o estado em que a filha ficou após uma altercação mais séria com o marido, Hortênsia, mãe de Glória, sugere ao genro que encontre uma dama de companhia à filha. Este concorda com a ideia da sogra, mas ao invés de trazer uma senhora com certa cultura, para que tivesse assuntos em comum para conversar com a esposa, ele traz uma senhora analfabeta, simplória. Muito simpática, com vitalidade para passear, mas com nada em comum com Glória.
Apesar disso, Glória se apega à senhora e se pega rindo de várias coisas ditas por ela. Mas o casamento e seu relacionamento com o marido ia de mal a pior. Além de ele ser tão austero com ela, havia o fator de que Glória não engravidava e ele ansiava por um herdeiro.

Através de Marisa, Glória conhece Fernando, irmão do noivo de Marisa, César Albuquerque, banqueiro. Fernando estudava Direito e pouco ficava na cidade, mas após se encantar por Glória, suas aparições tornaram-se frequentes. Até que chegou ao ponto em que, no casamento de Marisa e César, Fernando encurrala Glória e declara o seu interesse.

Até então Glória mantinha-se com reputação ilibada, sabendo ser pecado o ato do adultério. Mas a falta de carinho do marido e suas grosserias acabaram por empurrá-la nos braços do amante. E para completar o seu calvário, ela descobre que sua dama de companhia, a velha Isidora, é mãe de uma famosa cafetina na cidade; prostíbulo esse que Erasmo é um notótrio cliente.
E então a vida de Glória que já não era fácil, torna-se um inferno na Terra.

Aproveitando uma viagem que os pais dela fariam pela Europa, durando mais de 2 meses, Erasmo prende Glória num dos quartos da casa, proíbe que qualquer empregado a sirva e faz dela seu brinquedo sexual e punitivo.

Dias depois, quando Erasmo viaja para Araras, Glória é resgatada e tem seus ferimentos tratados por Marcelo.
Termina o seu calvário? Ainda não, porque a partir daí os costumes da época caem sobre Glória como avalanche.
E para complementar, ela descobre que sua melhor amiga tem planos nada honrados para ela...

(leia as colocações finais no link abaixo) RECOMENDADÍSSIMO!!!!

site: http://aborboletaquele.blogspot.com.br/2015/09/espolio-bienal-2015-veridiana-maenaka.html#more

Livros e Citações 05/11/2015

Eu estava perdida, e você veio me encontrar
Autora: Veridiana Maenaka
Editora: Verus
Páginas: 350
Classificação: 5/5 estrelas

Em todos esses anos como amante de romances de época, poucas vezes encontrei um que me abalasse tanto, e na grande maioria das vezes, quando isso acontecia, era para encontrar uma história um tanto crua, com poucas páginas, onde o autor não se desafiou o suficiente para apresentar uma trama avassaladora, que realmente fosse me deixar sem chão. Onde o amor se esconde não é um desses livros e a escrita de Veridiana Maenaka a todo momento me provocou e fez vivenciar sua história página a página, cada emoção, da traição ao amor, e estou até agora arrebatada.

"Não serei nada além de mim mesma."

O livro é dividido em três partes essenciais e nele conhecemos Glória, uma garota inocente que sonha com amor e filhos, algo singelo para uma mulher do século XX e bem contrário ao que espera sua amiga Marisa, que deseja quebrar paradigmas e viver uma vida tão livre quanto os homens.

E aparentemente cada uma se encaminha para o destino que deseja, Glória está prestes a casar-se com um homem rico e ambicioso, ainda que um tanto distante, mas ela acredita que pode mudar seu jeito de ser e ainda conquistar seu amor. Porém, conforme o tempo passa e longe de dar um herdeiro ao seu marido, ela se encontra em uma vida infeliz, espancada e humilhada pelo homem que devia protegê-la, e para seguir em frente Glória deve deixar sua inocência de lado e começar a lutar por migalhas que podem tornar sua existência um pouco menos dolorosa.

“Não fez nada que possa ter provocado seu marido a ponto de levá-lo a cometer esses atos tão bárbaros?”
“Por que é tão difícil acreditar que o problema estava nele e não em mim?”

Ainda que essa trama seja toda baseada em uma ficção, de certa forma Veridiana Maenaka deu voz as milhares de mulheres agredidas em todo o mundo, porque, infelizmente, apesar de todo o desenrolar ocorrer no passado, essa ainda é a realidade de muitas.

Glória é uma protagonista completamente plausível, uma mulher que ora acerta, ora erra, birrenta, repleta de sonhos e com medo de ousar até que ela é obrigada a perder a inocência quando o mundo encantado bate de frente com uma realidade perversa, onde a agressão é normal e levada com leviandade. Mas os holofotes são muitos e é permitido refletir sobre cada personagem, do que eles poderiam chegar a ser e se realmente algumas coisas estão escritas, se a personalidade pode ser moldada a ferro ou se alguns eventos podem abalar até mesmo o aço, evidenciando fraquezas e abusando de cada uma delas. Percebe? A cada página a autora evocou debates com sua escrita inteligente, e mesmo com temas tão densos ela não deixou de lado toques de humor e sensualidade, então ainda que esse livro seja um tanto crítico e denso, as pinceladas de erotismo e inocência tornam essa uma leitura fácil e rápida.

"Eu estava perdida, e você veio me encontrar. Sozinha, e você veio me acompanhar."

E não se engane, apesar de se aprofundar e discutir o machismo e preconceitos, essa é uma história de amor, os elementos que emocionam são muitos e não foram poucas as vezes que me tornei massinha nas mãos da autora enquanto presenciava o madurecer da protagonista. Antes de mais nada, Onde o amor se esconde é acerca de valorizar e amar a si. Glória começou essa história repleta de expectativas em relação a terceiros, mas terminou dona de si, disposta a atravessar fronteiras pelo que acredita e ama, e isso, meus amores, é o verdadeiro conceito de contos de fadas.

"Não serei aquela que fecha a porta; portanto, deixo-a aberta, mas parto sem olhar para trás."

Resenha por: Gabrielle

site: http://www.livrosecitacoes.com/

Fernanda 01/01/2016

Mais uma autora nacional
O livro é dividido em três partes para melhor desenvolvimento da história. Na primeira temos "A dor" onde a autora mostra os momentos de sofrimento de Glória com o marido. É a parte de maior expectativa pois temos o um ponto de vista de antes do casamento e depois sendo que nesse segundo ela se encontra em um cativeiro e no anterior ela se vê cercada de pessoas contra a sua união porém de nada pode ser feito já que seu pai aprova a relação.
"O prazer" mostra outro foco no livro e foi a que menos me envolveu. Na verdade,não via a hora determinar essa parte, simplesmente não me mostrou muita coisa embora seja importante para a história (essa parte justifica a 4 estrelas ).
Por último temos "O Amor" que possui as cenas mais perfeitas que já li... ela é sincera, pura, é exatamente o que o nome diz: o amor, acredito que é o complemento do livro e o perfeito enceramento.
Algo importante é não se deixar se envolver pelo titulo ou a capa do livro, a autora mostra partes realmente sérias de machismo e como a mulher não tem voz na sociedade e por mais que a história seja retratada antigamente ainda pode ser comparada a nossa atualidade.

Um Rascunho a Mais 21/01/2016

Eu estava com vontade de ler esse livro há algum tempo, mas eu ficava em dúvida devido a sinopse, mas quando o tema é romance histórico eu preciso ler. O mais interessante é que é escrito por uma autora brasileira, o que me deu mais entusiasmo para a leitura, porque amo livros nacionais.
Onde o Amor Se Esconde conta a história de Maria da Glória, que vive no início do século XX e assim como a maioria das mulheres da época sonhava em ter um grande amor, casar-se e ter filhos. Sua melhor amiga Marisa mostra-se bem avançada para a época e seu objetivo era ter a total liberdade que há tanto tempo vinha desejando.
Para cumprir as ordens do pai, Glória casa-se com Erasmo Galvão, um grande cafeicultor que não demonstra nenhum tipo de amor pela jovem. Pelo contrário, cada vez que o tempo passa, ele se mostra mais grosseiro, agressivo e não perde oportunidades para humilhá-la, desfazendo o sonho da jovem dele ser um homem que a amaria e que a faria feliz enquanto estivessem juntos.
Para completar a infelicidade da jovem, sua melhor amiga Marisa parece ter se casado com o homem dos sonhos, mesmo sendo tão “moderna” como era e deixando Glória com dúvidas cruciais quanto ao seu casamento quando Marisa sugere a traição com um jovem chamado Fernando. E agora, Glória precisava escolher se conviveria ou não com o pecado, pois sabe que trair vai contra todos os princípios que aprendeu durante toda a sua vida.
A história traz uma trama bem interessante que ajuda a denunciar a violência doméstica que tantas mulheres sofrem hoje nos dias atuais, porém a diferença é que naquela época elas não estavam protegidas de nenhuma forma, ficando a mercê das maldades dos maridos.
O livro é narrado em primeira pessoa e dividido em três partes: A Dor, O Prazer e O Amor. Através de cada uma delas vemos a evolução da personagem e como a adolescente mimada no início do livro vai dando lugar a uma personagem madura, mais forte que passa por experiências muito complexas que ajudam em seu amadurecimento.
Apesar da linda capa, não se engane quanto ao conteúdo. O livro tem uma trama cheia de reviravoltas e emoções que faz o leitor mergulhar em uma história profunda de amor, ódio e desejos que fica impossível parar de ler. E mesmo imaginando que sabemos o que pode acontecer nos próximos capítulos, a autora sempre nos surpreende e apresenta algo totalmente diferente do esperado.
O livro é cheio de personagens secundários que fazem com que a narração de Glória se torne ainda mais interessante. Tem pessoas boas e más que fazem com que a história ganhe uma entonação de realidade muito maior.
Enfim, gostei muito do livro, apesar de ser uma leitura bastante difícil e que não dá pra ser feita com muita tranquilidade. É o primeiro romance que leio dessa forma e gostei bastante. Espero poder ler outros livros da autora futuramente.

Publicada por: Thalita

site: http://umrascunhoamais.blogspot.com.br/

Nicole De 28/01/2016

Amorrr
Glória é uma jovem de família tradicional, criada dentro dos padrões sociais da época, prepara-se para fazer um bom casamento e dar muitos filhos, de preferência, homens, a seu futuro marido. Sua melhor amiga, Marisa, anseia por um futuro muito diferente, onde ela possa fazer a mesma coisa que os homens, como frequentar certos lugares, e encontrar um companheiro que compartilhe dos mesmos pensamentos e defenda a liberdade feminina tanto quanto ela.

Quando a jovem Glória casa-se com o marido escolhido por seu pai, acredita que apesar da falta de amor, sua dedicação será suficiente para construir um bom relacionamento com o marido - um homem de trejeitos rudes, que conquistou muitas posses devido ao tino para os negócios -, e que a vinda de herdeiros culminará em uma família feliz e próspera.

Com a dificuldade em engravidar, a vida da moça torna-se cada vez mais difícil, e a rotina de violência, abusos e humilhação torna-se cada vez mais frequente. Ao mesmo tempo Marisa, que se casou com um jovem rico com os ideais que ela desejava, apresenta a Glória seu cunhado Fernando, e o desejo entre eles cresce a cada dia, fazendo com que a jovem se entregue aos prazeres proporcionados por essa paixão proibida. É claro que nada disso passa impune aos olhos de Erasmo, marido de Glória, e muitas coisas acontecem na trama devido a isso.

Será essa a oportunidade de Glória de viver um grande amor? Até que ponto as pessoas ao redor estão mesmo dispostas a verem a jovem feliz? Será que todos são realmente do jeito que ela imagina? Qual será o destino de uma jovem casada por obrigação e adúltera por opção em uma São Paulo de 1910?

Em uma trama com muitas reviravoltas, o livro é dividido em três partes (A dor, O prazer e O amor), onde em cada parte o leitor vai descobrindo mais a respeito da protagonista e de seus personagens. A autora conseguiu capturar de forma encantadora a essência dos sentimentos vividos na história e também fez com que o leitor se envolvesse na trama, ansiando mais a cada página. Veridiana Maenaka é mais uma autora nacional que veio com tudo, já em seu primeiro romance.

Como leitora, devorei cada página, ri, chorei, desejei o castigo de alguns e a felicidade de outros, mas principalmente, senti a dor pungente, que assola a vida da Glória, e de tantas outras mulheres que passaram ou passam pela mesma situação. Pois mesmo sendo um romance de época, a autora conseguiu retratar de forma sublime as escolhas (ou falta delas) existentes em muitos lares de 2015.

Amei cada página, porém fiquei na vontade de saber um pouco mais sobre o destino de alguns personagens, o que talvez tenha sido proposital por parte da autora, que deixou em aberto para uma possível continuação, se for esse o caso, estarei aguardando ansiosamente.

site: http://www.amoreselivros.com.br/2015/10/onde-o-amor-se-esconde-veridiana-maenaka.html

Danika 08/04/2016

Surpreendente
"Não serei nada além de mim mesma."

A capa não vai te dizer muita coisa senão que é um romance de época. O título não revela muito mais do que uma história de amor. Mas o conteúdo... Ahhh, esse é incrível!
Peguei o livro para ler há alguns dias e simplesmente devorei. Há certo tempo que estou querendo ler algo de época, e porque não encontrar isso num livro nacional? De forma delicada, mas ao mesmo tempo intensa, Veridiana nos leva a uma história de sonhos, desejos, luxúria e amor. E onde nós desejamos e podemos encontrá-lo.

"Eu não chorava de perplexidade, porém, e sim de receio.
Porque algo me dizia que não fora um evento isolado. Aconteceria de novo."

Já nas primeiras páginas somos apresentados a cenas pesadas, tensas e perturbadoras. Glória narra sua história de forma clara, particular. Intercalando entre fatos atuais com fatos passados, vamos aos poucos vendo como toda uma história de uma jovem levou ao estado que ela vive hoje: um casamento hostil, onde o amor não conseguiu passar nem pela porta da frente. Depois de se casar com o marido que o pai escolheu, Glória percebe que nada é como nos inúmeros romances que lê. Erasmo é um homem fechado e viu no casamento com uma dama como Glória, de nome, uma ascensão social, já que é rude o suficiente para conquistar isso sozinho. Para quem passou a juventude esperando casar com o homem que a levaria aos céus, Glória encontrou dor e humilhação em seu casamento. Sempre fiel à moral e aos bons costumes, ela percebe que nada de sua nova vida de esposa infeliz irá mudar. Ao contrário da amiga Marisa, libertina, desvairada e cheia de ideias escandalosas e pervertidas para a época em que viviam. Amiga essa que a incetiva a buscar prazer e felicidade fora de seu casamento. Mas até onde o desejo poderia levá-la? Até que ponto ela se arriscaria para resgatar a felicidade?

"[...] Antes que os olhos se fechem, a coisa mais linda que se pode dizer é 'eu me permiti'. Não 'eu me reprimi'."

A narração em primeira pessoa nos dá uma visão sob toda a perspectiva de Glória e acho muito bacana tudo que ela consegue nos passar. O livro é dividido em três partes e a cada nova parte vemos o crescimento da personagem e a presença mas marcante alguns outros. São muitos personagens importantes na trama e eu realmente gostaria de falar de muitos deles, mas vou destacar só alguns: Marisa, sua amiga de infância e toda sua vontade pura de viver a vida fora dos costumes da época. Seu marido César e seu irmão Fernando são personagens de extrema importância. Assim como Marcelo, médico e primo de Erasmo, marido de Glória. Me simpatizei de cara com ele, apenas adorei sua conduta e seu carisma. Assim como Fernando e toda sua ousadia de jovem sedutor. Dona Isidora foi um amor de personagem, adorei todos os momentos com ela na trama. Todos os personagens, os citados acima e tantos outros que não falei, tem um desenvolvimento muito bom durante o enredo. Nada me deixou a desejar, nenhuma ponta solta entre eles, todos com participações ativas na vida dos personagens centrais.

" Posso sair muito ferida dessa história defendo-me.
Pode, realmente. Quem cavalga pode cair do cavalo, quem anda pode tropeçar, quem nada pode se afogar, quem canta pode desafinar, quem como pode se engasgar... A vida é um risco, minha flor, e nisso reside uma beleza, você não acha?"

Glória, é a típica jovem rica do início do século XX, sonhadora, católica, obediente, mas de personalidade forte. Apesar de ter aceitado um casamento arranjado, em muitas coisas ela se impõe, bate o pé e mostra como é ser teimosa. Essa sua postura só tende a crescer durante o livro e vemos fortemente o tema feminismo ser abordado. Marisa, que foge àquelas da sua época, sempre se posiciona à frente das imposições impostas pela sociedade machista. Um trama completa passada em uma São Paulo do século XX que me deixou extasiada! Esse livro é mais um xodó da literatura nacional, mais um livro que já penso em reler. Deliciosamente provocante, ele atiça nossos sentidos, mexe com nossos sentimentos, nos aflige, nos causa deleite e nos arranca suspiros. A autora faz com que a trama corra de modo muito fluído e só conseguimos soltar o livro na última página, depois de devorar cada página deste romance.

Para quem curte romances históricos, esse é um que você não pode deixar de conferir. Com um toque de sensualidade encantador, com volúpia, paixão, luxúria, ousadia, com desafios diários com a moral e os bons costumes, com a imposição feminina em uma época onde mulher não era nada que não uma dona do lar, com uma paixão sublime e de uma delicadeza perfeita, Veridiana traz para nós, uma história perfeitamente escrita com uma trama brilhante, que merece todas as estrelinhas possíveis.

site: http://www.garotaselivros.com/2016/01/18-onde-o-amor-se-esconde-veridiana.html

Lu 16/09/2019

Daria uma boa novela
Uma história com várias histórias para apenas uma personagem.

Trata-se de uma história rápida, objetiva e bem intrigante.

A nossa protagonista é quebrada, humilhada e desejada de formas bem doloridas e confusas.

São tantos altos e baixos, ela passa por tanta coisa. Tanta coisa triste, que vc termina a leitura cansada, assim como é possível imaginar que ela esteja.

Mas é uma boa história.
Gostaria que tivesse um epílogo pra aguçar a minha imaginação sobre o que houve após o fim.

Mas ainda assim, valeu apena ver a construção de uma menina mimada, se tornando uma mulher e superando todas as diversidades de uma época onde as mulheres não tinham querer, apenas deveres.

Tem tanto drama quanto uma novela Mexicana, mas como gosto de novelas, achei um livro bem interessante.

E a autora até da mais atenção a certas coisas, mais do que a outras, que seriam melhores, na minha opinião. Mas não deixa pontas soltas.

Larissa 16/04/2016

Blog Por Livros Incríveis
Maria da Glória é uma jovem do início do século XX que, ao contrário de sua amiga Marisa que deseja ser tão livre quanto os homens, sonha somente com o amor. De família tradicional, casa-se com um homem escolhido por seu pai. Rico e ambicioso, seu marido a vê somente como um meio de demonstrar sua ascensão social. Mas o que Glória não imaginava é que seu casamento seria composto por uma rotina cada vez mais violenta, enquanto sua amiga Marisa se casaria com um libertino.
Sua infelicidade a torna uma presa fácil de ser seduzida por outro homem, com quem tem um encontro cheio de descobertas, principalmente a sua própria descoberta sexual.
No meio de uma trama recheada de luxúria, Glória conhece um prazer que jamais pensou ser possível, mas andaria ele ao lado de um grande amor?

"O amor é uma ilusão pueril. Não lhe parece que a amizade é um sentimento mais equilibrado e razoável?"

Glória é uma jovem dos anos 1910 que sonha com o amor, mas tudo o que consegue é um casamento arranjado pelo pai com um homem que a vê como um objeto de exibição. Nada de amor ou carícias, tudo o que o marido lhe proporciona são agressões e humilhações. Até que Glória conhece Fernando, o cunhado de sua amiga recém casada,Marisa, e se vê diante de um dilema: deveria ela ser uma adúltera?

Veridiana nos traz uma história dividida em três partes (A Dor, O Prazer e O Amor) e cheia de reviravoltas. Narrado em primeira pessoa, de forma fluída e instigante, sua escrita desperta um leque variado de emoções que vão nos preenchendo a cada capítulo. A autora retrata de forma...

Leia mais em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2016/03/resenha-onde-o-amor-se-esconde.html

Lisse 16/04/2016

Devo confessar que não estava preparada para o arrebatamento que a autora Veridiana Maenaka me causou. Como uma amante desse gênero literário, fui conquistada em todos os sentidos e também chacoalhada com tanta realidade.

Foi minha primeira experiência com um romance histórico que é ambientado no Brasil, com locais conhecidos e muito próximo à nossa vivência - mesmo que seja numa época histórica diferente.

"Onde o amor se esconde" é um livro dividido em três partes - que faz todo sentido à obra - pois a organização e planejamento que a autora nos leva é muito sutil. Nossa protagonista é logo apresentada dese o início, e já deixo todos avisados que se começar o primeiro capítulo será impossível largar.

Glória com a sua inocência sonhadora de ser uma mulher que quer os objetivos de toda mulher da época: casamento, amor e filhos. E ela acha que realmente encontrará tudo isso no casamento arranjado por seu pai. Em paralelo, também conhecemos a melhor amiga da Glória, Marisa, que tem pensamentos e atitudes mais liberais e livres diferentes da protagonista e sua época vigente. E tal amiga quer a todo custo puxar Marisa para esse estilo de vida.

"Seu sofrimento é legítimo, mas não é o maior do mundo nem o único. Vejo uma moça linda de dezoito anos mergulhando na melancolia, no desgosto de viver, e não posso deixar que isso aconteça. Resista."

No entanto, nem tudo são flores, e Marisa casa com o homem escolhido por seu pai e o que vem ao seu encontro não é bem a felicidade e os desejos que ela tanto queria. Sendo que a infelicidade, arrependimento e humilhação passa a ser sua companheira constante. E nesse ponto eu amei a temática que a autora abordou, dando vida e voz à muitas mulheres que sofrem com um relacionamento abusivo e violência. E sinceramente, eu fiquei chocada com os sentimentos brutais e a crueldade narrada, e não foi algo ruim de ler; foi verdadeiro pois o talento da Veridiana transborda e encharca essas páginas.

"Eu não precisava dos elogios de Erasmo. Ansiava tão somente por respeito e consideração, já que amor era impossível"

Enquanto a amiga Marisa tem o casamento dos sonhos, essa narrativa me fez pensar se a grama do vizinho é realmente verde ao desejarmos viver a vida ao lado, ou sentir ciúmes dos outros. Porque esse livre é repleto de personagens complexos e que dá margem para muito análise. Porém, não se engane: é um tema de amor real. Porque Marisa está em busca do lindo sentimento que ainda não experimentou plenamente, e o leitor irá acompanhar essa trajetória. A personagem vai te fazer chorar, rir, suspirar e principalmente entender o que é crescimento pessoal. A madureza alcançada por todos os personagens no livro é incrível, especialmente a própria Marisa, pois de uma menina insegura, chega ao nível de uma mulher decidida.

"Na carruagem, de volta para casa, uma sensação de irrealidade me acometeu. Aquele veículo, as ruas, as pessoas - tudo parecia ilusão."

Não tem como parar de falar/escrever mais sem dar spoiler. Só sei que o leitor irá sofrer e torcer, e gostar muito de tudo.

Pri 13/11/2016

{Resenha} Onde o amor se esconde - Blog As Meninas que leem livros
O livro é narrado em primeira pessoa, na visão de Maria da Glória: uma jovem de quinze anos que nunca teve dificuldades na vida, uma vez que é proveniente de uma família rica e tradicional, com um pai extremamente conservador, chamado Euclides. Apesar de o homem ser da alta sociedade, possui conceitos um tanto ultrapassados (claro, é início/meio do século XX, poucos possuíam uma visão liberal na época) e machistas. Então é natural uma mulher ainda seguir as regras da sociedade. Só que para além das regras da sociedade, tem a questão religiosa, que é muito pesada e faz a mulher se sentir culpada por tudo.

[...]

Continue lendo no blog!

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2016/02/onde-o-amor-se-esconde.html

crislane.cavalcante 06/01/2017

Visceral
Onde o Amor se Esconde...
Como iniciar dando minha opinião para um livro tão cru, quase real e humano? Veridiana sabe escrever muito bem e faz com que o leitor sinta exatamente tudo o que se passa com a Gloria a personagem principal desse romance. Essa capa é muito linda e ao bater os olhos nela e com esse título, certamente pode nos enganar ao achar que será mais um romance de época clichê, mas uma coisa eu digo: NÃO se engane. Esse livro é muito mais até mesmo no que está escrito na sinopse, você acha que os sentimentos dela serão apenas pincelados para que o leitor crie empatia por ela, mas não é isso que acontece. O livro é dividido em três partes, e a primeira é muito sofrida e cruel. Sim CRUEL, já a segunda você sente um novo sopro e respira um pouco mais aliviado, mas peraí tem um momento que se torna, em minha opinião, SÓRDIDO, na última parte você respira mais um pouco e sente: agora vai! e sente o AMOR. Sim, o amor, é a parte mais linda e sublime desse romance, depois de tudo que aconteceu com a Glória, de certa forma você crê que é impossível acontecer, mas eu te digo: SIM é possível! Se você é um leitor que não aguenta ler violência doméstica, torturas e de certa forma dose de realismo, então eu digo: NÃO LEIA! Se você for puritano demais e não aguenta ler a sordidez que é apresentada, então eu digo: NÃO LEIA! Pois, esse romance não é pra qualquer um! É apenas para aqueles que tem coragem e não tem medo de acreditar que existe sim, esperança para tanta tristeza, horror, traição... Veridiana parabéns por seu romance, é o primeiro livro que leio seu e fiquei muito chocada, triste, animada e acima de tudo APAIXONADA, amei a forma que escreveu o romance da Glória, foi tão singelo e verdadeiro que é impossível NÃO SE APAIXONAR. Se eu recomendo? SUPER RECOMENDADO!

Tammy 07/02/2017

Onde o amor se esconde (Livreando)
É um romance de época nacional que traz a história de Glória, uma moça encantada com a ideia do casamento e bailes, e que não vê a hora de ter a sua casa e construir sua família. Ao seu lado, na posição de melhor amiga, conhecemos Marisa, uma jovem mais livre, que acredita na força da mulher e na sua liberdade de viver, para estar ao seu lado, um homem deve seguir esse pensamento, pois ela não está disposta a viver infeliz na prisão do casamento.

"Sei que minhas ideias são chocantes, por isso as reservo para mim mesma. A Hipocrisia é o preço do amanhã." p.350

Glória sempre foi mais recatada, criada com fortes princípios religiosos, não compartilhava dos mesmos pensamentos de sua amiga, mas sempre viu em Marisa uma boa amiga, e por mais que a sociedade condenasse o comportamento, Glória só via Marisa como uma pessoa excêntrica.

"A vida é cíclica e não tolera a estagnação." p.288

Glória se casa aos dezessete anos com um homem que seu pai escolhera. Não seria seu tipo ideal, mas ela se esforçaria para que seu casamento fosse feliz. No início o casamento foi tranquilo, mas com o tempo, Erasmo se mostrou ser um homem completamente rude e com uma mente doentia. Ele não aceitava a amizade de Glória com Marisa, e por ela insistir nessa amizade, sofreu consequências devastadoras.

"Gostaria de sair à noite, viajar sozinha, fumar. Mas o mundo não é assim, e não serei eu a mudá-lo. Portanto, se devo jogar o jogo que me oferecem, preciso ser especialista em suas regras." p.17

Do outro lado, Marisa se casa com um homem que lhe compreende e não reprime sua liberdade, pelo contrário, compartilha dela. É um visionário, com certeza. Com os problemas conjugais de Glória, as duas ficam mais próximas e com isso, Glória se encanta por Fernando, cunhado de sua amiga, e mesmo ainda casada, não resiste aos seus encantos, só que isso, meus caros, será só o início dos seus problemas.

Tenho muitas opiniões a respeito dessa leitura, e já lamento, pois sei que não poderei colocar todos os meus pensamentos aqui, mas vamos por partes. Glória é uma personagem que nos apresenta certa infantilidade no início da história, mas é perceptível seu crescimento e sua força no decorrer da trama. Aceitou a violência que recebia gradativamente, e nessa parte, o leitor quer realmente que ela se manque e faça algo. Mas o que enxergamos são cenas e mais cenas de abusos sexuais e emocionais que vão quebrando aos poucos a inocência que Glória tinha, mas ainda assim, ela luta. E luta com o que a vida lhe oferece, não chega a ser revolucionária, mas com certeza uma sobrevivente, e forte!

Se não bastasse isso, onde ela achava que encontraria amor verdadeiro, encontrou grandes decepções. Uma atrás da outra e por um momento achamos que Glória só veio ao mundo para sofrer. Sua inocência a levou a muitos enganos e dores. Se ela tivesse uma percepção mais clara sobre o mundo, saberia melhor por onde estaria andando, pelo menos, foi o que percebi.

"Onde o amor se esconde" é uma história de muitos parâmetros, observamos a "escravidão" feminina no início do século XX, onde os maridos tinham o direito de fazer o que bem entendesse com suas esposas e permaneciam com a razão, onde a voz feminina não tinha tanta força na sociedade, e só tinham como opção acatar, mas também somos apresentados ao início dos pensamentos de igualdade. onde algumas mulheres já começam a ocupar lugar no mercado de trabalho e passam a não se importar tanto com os falatórios de uma cidade. Claro que isso aparece de maneira branda, mas já indica o início da mudança que estaria por vir.

"Antes que os olhos se fechem, a coisa mais linda que se pode dizer é "eu me permiti". Não é "eu me reprimi." p.185

A história também apresenta a luxuria, e não só do homem, mas também da mulher, e a descoberta dos seus próprios desejos. Mostra as consequências de uma infância traumática que traz como resultado a violência, descontrole emocional e a falta de parâmetro para o limite. É uma obra com diversos pontos de vistas, é como observar a realidade do dia a dia de dentro para fora.

"Entre o prazer e o risco, escolho a paz." p.207

Com uma narrativa bem envolvente, Veridiana Maenaka abordou em uma obra única as várias personalidades de uma sociedade que estava se encaminhando para grandes mudanças, mas também aborda de maneira íntima e visceral, algumas realidades que existem até os dias atuais. Apesar de tudo isso, ela ainda no brinda com sentimentos verdadeiros de amizade, cumplicidade e perdão. Realmente uma obra encantadora.

Taynara Lima / @taaynaralima 11/04/2018

Onde o Amor se Esconde
Foram muitas sensações lendo esse livro. Kkk

Parei ele por 3 vezes porque achei a primeira parte dele bem pesada. O livro é um romance de época, dividido em 3 partes (a dor, o prazer e o amor). A dor é a pior parte e foi por ela que procrastinei para terminar, porém, depois que passa dela, a leitura flui bastante.

O livro todo é narrado em primeira pessoa, no ponto de vista da protagonista, Maria da Glória. Ela é uma menina sonhadora, recatada e inocente, que vê no seu casamento a chance de construir uma família e ser feliz para sempre. (só que não).

Como era de costume, o casamento foi arranjado pelo pai dela e ela mal conhecia o noivo, sendo assim, não tinha como saber o que esperar. No início, tudo são flores, mas depois, Erasmo se mostrou o oposto do que ela conhecera. Era preconceituoso, machista e completamente rude com ela. Começou a querer proibi-la de sair e implicava com as amizades dela (e com uma amiga em especial).

Marisa era a melhor amiga de Glória desde criança, com uma personalidade e gostos excêntricos, elas se dão bem mesmo assim. Mas com o casamento de Glória, elas acabam se afastando por conta do marido de Glória. Erasmo sabe de boatos que correm a respeito de Marisa e quer Glória o mais longe dela possível. Marisa acaba se casando com um banqueiro que tem um estilo de vida bem parecido com o dela e dá a liberdade que ela tanto gosta.

As coisas começam a se complicar quando Glória se encanta por Fernando, cunhado de Marisa e toda as promessas de prazer que ele faz a ela, tudo sem compromisso.
Em casa, Erasmo vai se tornando mais possessivo e começa a agredi-la constantemente e o fogo pelo proibido começa a consumi-la até que ela cede e a partir daí um novo capítulo se abre na vida de Maria da Glória.

É uma história intensa, com reviravoltas e algumas surpresas. O livro se passa no início do século XX onde a liberdade sexual da mulher ainda era um tabu (na verdade, ainda é né?), em que a mulher não tinha voz em assunto nenhum e era simplesmente a senhora do seu marido. O marido tinha todos os direitos sobre a mulher e perante a sociedade sempre tinha razão e nada mais era do que seu dono.

Você vê ao passar das páginas a inocência de Glória se esvaindo, porém, em alguns momentos essa inocência me irritou profundamente, pensei demais naquele meme (caralho blue ivy, tu é muito burra), não é possível que você não tá vendo o mesmo que eu e vai escolher errado de novo. kkk

Os pontos que me incomodaram foram: a parte do amor foi bem corrida em relação as outras duas, não deu tempo de ter aquele amor todo (no máximo uma paixão), na minha opinião. Por se tratar de um romance de época eu esperava mais nesse quesito. Mas não foi nada que deixasse eu me arrepender da leitura, muito pelo contrário, indico bastante.

site: https://www.instagram.com/resenhasdatay_/

Fabii.Fernan 24/04/2018

Onde o amor se esconde
Aaaaah esse Livro eu posso dizer:Que tiro foi esse?!
Me marcou profundamente...a escrita maravilhosa e muitas palavras novas...
Eu sofri,chorei,sorri e ameiii com tanta intensidade!!!
Só queria mais um pouquinho do amor?
Pois o sofrimento foi tanto....
Me apaixonando mais pelos romances de época.
EU INDICO E JÁ COMECEI A INDICAR ANTES DE ACABAR.

nanda 07/09/2015

Livro fantástico!
Amei, amei, amei!!!
Que livro maravilhoso, incrível! Adorei os personagens, a história. A escrita da autora é muito boa e me peguei presa à história sem conseguir largar o livro. Um romance de época em que uma jovem em meio a uma sociedade repressora em relação às mulheres descobre o prazer, o amor e a sua própria força.
Toda hora achava que sabia o que iria acontecer, mas não era nada do que eu imaginava. Me surpreendeu bastante.
Uma leitura deliciosa! E que me fez refletir muito sobre o papel das mulheres e suas dificuldades na sociedade.
ALTAMENTE RECOMENDADO.

1 | 2 | 3 | 4