Sherlock Holmes - Volume 3

Sherlock Holmes - Volume 3 Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Sherlock Holmes

Lizia.Yohanna 01/07/2021

O melhor até agora
Fiquei presa do começo ao fim, os contos mostrados nesse livro foram de uma criatividade e execução muito superiores ao dos livros anteriores fiquei sempre surpresa com o modo como Sherlock desvendou todos. O romance vale do medo foi incrível nunca imaginei que o final seria esse, o jeito como a narrativa foi criada as reviravoltas e os personagens foram escritos de forma majestosa. Estou encantada com as aventuras de Sherlock e muito ansiosa pelo livro final.
Gato Preto 03/07/2021minha estante
Sir Artur Conan Doyle era um gênio!

Lizia.Yohanna 03/07/2021minha estante
Demais! Os livros são ótimos.

Lari 03/01/2022minha estante
Oii, eu tenho 12 anos e eu queria saber se tu acha que eu consigo entender o livro sabe? Pq eu tenho mta vontade de ler mas tenho medo de n entender ou algo assim. O que tu acha?

Lizia.Yohanna 03/01/2022minha estante
Olha eu creio que você entenderia sim, mais pelo que vi a classificação indicativa é 14 anos.

Lari 04/01/2022minha estante
Entendiiii, mto obggg ???

Gato Preto 06/01/2022minha estante
Leia, eu li com menos idade que você e me apaixonei!

Adegilson.Alves 10/04/2022minha estante
Os mistérios envoltos no contos são incríveis demais

Hyzzi 01/09/2023minha estante
Livro muito bom mesmo... Vale cada página.

maria rita 07/04/2024minha estante
Sua resenha me fez ter mais coragem de iniciar ele, estava um pouco pé atrás porque os dois volumes anteriores achei a narrativa dos contos "repetitiva", entende? Mas os livros são realmente incríveis!!!!!!! Quero chegar logo em Vale do Medo

Lizia.Yohanna 07/04/2024minha estante
Que bom que consegui incentivar você a querer ler esse livro, você não vai se arrepender só se joga e aproveita a leitura.

Carol Nery 29/01/2018minha estante
Rapaz, essa sua resenha é todinha minhas impressões. Me apeguei a esses furos na história, um pouco questionadora. E realmente achei fantástica a história do Vale do Medo!!!

Jaum 30/01/2018minha estante
Esse furo do Moriarty pode ser devido ao fato de que a intenção do Doyle era mesmo matar o Sherlock em "O Problema Final". Como ele quis usar o professor em outra história posteriormente, tivemos esse erro de continuidade. Porém, não acho que isso diminua o brilhantismo da história

Carol Nery 30/01/2018minha estante
Concordo contigo e também raciocinei da mesma forma! Já leu o volume quatro? Estou esperando uns amigos terminaram o três pra lermos e debatermos juntos.

Jaum 30/01/2018minha estante
Comecei o quarto volume ontem, já estou com "pena" de acabar, rs!

Rayssa.Oliveira 25/07/2023

Bom, vamos lá! Vou começar falando que a volta do Sherlock foi a melhor parte desse livro para mim, fiquei realmente impressionada porque foi em um momento que eu não esperava e fiquei bem feliz, igual ao Watson.

Sobre o Vale do Medo, realmente o plot no final é bem legal, ninguém esperava aquilo e quando eu pensei que tinha acabado o pobre coitado morre.

Digo isto, essas foram as únicas partes boas deste livro, não sei se tem alguma coisa relacionada com a volta do personagem, não sei se o autor estava meio que não afim de escrever mais sobre o Sherlock e acabou que a história decaiu um pouco... Mas o Interessante, é que a leitura é uma coisa extraordinária, o que foi ruim para mim foi muito bom para outros leitores aqui no Skoob.

Estava dando uma olhada nas avaliações antes de fazer a minha resenha e me surpreendi que teve pessoas que acharam o terceiro volume, o melhor dentre os 4.

Uma coisa que me deixou confusa foi o Moriarty, foi como se ele não tivesse morrido, realmente não entendi.

Resumindo, achei esse volume bem fraquinho.
Hannah 16/09/2023minha estante
Q pobre coitado q morre?? Isso é um spoiler???

Rayssa.Oliveira 16/09/2023minha estante
Relaxa, é impossível saber quem é!

Hannah 17/09/2023minha estante
Ataa, q bom kkkkkk bgd

Gah Hy 30/09/2023minha estante
Tem que colocar que possui um spoiler

Janaína Faria 16/03/2021

Amei o Volume 3 do box ainda mais que o Volume 1!
A primeira parte tem muitos contos com um teor de maior suspense, onde você não consegue encontrar os culpados num primeiro momento (eu gosto muito da narrativa do Doyle nesses, em particular). Já o Vale do Medo é um conto muito bom mesmo, com um plot inesperado no fim. Ansiosa pela leitura do último volume!
Marcos 16/03/2021minha estante
Tô querendo ler, vale a pena?

Janaína Faria 16/03/2021minha estante
Marcos, eu gosto demaaaais dos contos!
Eu achei que a narrativa do Doyle iria ser difícil por serem romances clássicos, mas é um vocabulário super fácil e fluido. Optei pelo box da Harper Collins por ser a obra completa, mas você consegue achar os contos separadinhos pela internet se preferir! Eu estou amando a leitura.

Marcos 16/03/2021minha estante
Opa! Já vou baixar

Hélio 01/08/2022

Sherlock Holmes
Este volume contém dois livros, os contos "A Volta de Sherlock Holmes", de 1905, e o romance "O Vale do Medo", de 1915. Gostei mais dos contos do que do romance. Mas, o romance também é muito bom. É sempre um prazer ler as obras de Conan Doyle, sua escrita prende a atenção do leitor do começo ao fim. Quem gosta de literatura com certeza deve gostar de ler sobre Sherlock Holmes, o mais famoso detetive da história da ficção.
Yasmin.Wan-Meyl 01/08/2022minha estante
Sherlock Holmes com certeza é um personagem único e que conquistou meu coração, adorei todos os livros que li

Hélio 01/08/2022minha estante

O Vale do Medo: 3,2
Joao.Paulo 03/09/2020minha estante
pq 3,48 e não 3,5?

Linna 03/09/2020minha estante
É que também faço uma média da nota dos contos.

Joao.Paulo 03/09/2020minha estante
aahh, entendii

Naiana 27/06/2021

Onde está Mary?
Neste Volume encontramos as obras A volta de Sherlock Holmes (contos), publicado em 1905, e O Vale do Medo (romance), publicado em 1915. A Volta de Sherlock Holmes começa narrando o retorno da morte de Sherlock após seu encontro fatídico com Moriarty, Watson aparentemente estava no mesmo lugar que estivera antes da "morte" de Holmes, mas a Mary, sua esposa, simplesmente desaparece da narrativa de Sherlock a partir desse momento. Nunca mais foi citada nos contos e romance que ocorrem antes ou após a "morte" de Holmes, como se nunca tivesse existido e Watson jamais tivesse deixado de morar com Sherlock. Sei que a personagem da Mary só teve importância real em O Sinal dos Quatro, mas ainda assim descartá-la como se nunca tivesse existido me incomodou bastante.

No mais, em A Volta de Sherlock Holmes encontramos diversos contos que se passam antes e após a "morte" de Holmes, sem uma linha de tempo definida, assim com os demais livros de contos do personagem que Arthur Conan Doyle escreveu. Meu favorito foi A Aventura do Three-Quarter desaparecido. Apesar de adorar todos os casos em que Sherlock resolve participar.

Em O Vale do Medo acompanhamos um caso associado a Moriarty, acho que é o caso em que ele mais fala de Moriarty e seus métodos fora os contos "O Problema Final" e "A Aventura da Casa Vazia". Holmes é contatado pelo inspetor Alec MacDonald para acompanhar o caso de assassinato de Mr. Douglas em Birlstone, caso esse intrigante por ter sido comunicado a Sherlock um pouco antes através de um informante associado a Moriarty. Após a resolução do caso conhecemos um pouco mais da vida de Douglas antes de todo esse incidente ao qual o Sherlock e Watson são convocados a participar (muito semelhante ao formato em que O Estudo em Vermelho foi escrito). O final da narrativa de quem era Mr. Douglas realmente me surpreendeu.
Thay262 08/08/2022minha estante
Então... Já que você leu creio eu que não será spoiler.
Então, tudo dá a entender que a Mary morreu (inclusive esse teria sido o motivo pra Watson tornar a viver com Holmes).
Você sabia que Watson teve outra esposa ANTES de Mary? Sim, ele se casou com Mary em 1889 conforme dito num conto que se passa em 1889 de "As Aventuras de Sherlock Holmes". Mas nos contos "Escândalo na Boêmia" se passa em março de 1888, e "As cinco sementes de laranja" que se passa em 1887 ele mencionou uma esposa que não pode ser Mary (pois só conheceu ela em setembro de 1888).

Só pra criar uma linha do tempo:
Estudo em vermelho (se passa em Janeiro de 1881)
Signo dos Quatro (se passa em Setembro de 1888).
Vale do Medo (se passa em Janeiro de 1889) - em quanto estava noivo de Mary
As aventuras de Sherlock Holmes (contos que compreendem de 1881 até 1889) - fica claro que ele foi casado com outra pessoa em 1887, antes de Mary. Como ele não mencionou a morte dessa pessoa e divórcio não tinha, provavelmente o casamento foi "anulado" e ele voltou a ser solteiro.

Daí em a volta de Sherlock Holmes (que se passa em 1894) tudo dá a entender que Mary faleceu e Watson volta a morar com Holmes. Detalhe: a primeira esposa de Doyle também morreu próximo ao ano de lançamento desse livro, morreu de tuberculose acho!!
Watson volta a morar com Holmes, e futuramente se casa outra vez (pelo menos é oque Holmes diz) mas não vou dar mais spoiler porquê isso é mais a frente.

Enfim, pra ler tem que entender "em que ano se passa cada caso". Infelizmente o box está em ordem de lançamento/publicação e não em ordem cronológica (que acompanha os personagens em sua linha do tempo fictícia).

Eu gosto dessa ordem:
- um estudo em vermelho (se passa em 1881)
- signo dos quatro (se passa em setembro de 1888)
- Vale do Medo (se passa em janeiro de 1889).
- As aventuras de Sherlock Holmes ( contos entre 1881 á 1889).
- As memórias de Sherlock Holmes (contos de 1890 a 1891).
- A volta de Sherlock Holmes (1894).
- O cão dos Baskerville ( não lembro o ano, mas uns dizem 1888 e outros 1895, e eu creio mais no último)
- Os Últimos Casos de Sherlock Holmes (ler todos, menos o "epílogo", vá para o próximo livro sem ler isso).
- Histórias de Sherlock Holmes (leia tudo, e volte para ler o epílogo no livro anterior) - depois disso recomendo ler oque é "eurus/vento leste" da mitologia grega e pesquisas a época em que se passa o conto 1914 (primeira guerra mundial), pra entender porque Holmes faz essa analogia com Eurus.

Espero ter ajudado!! Ficou longo, eu sei, desculpa!!

Thay262 08/08/2022minha estante
Obs: se você não percebeu onde Mary Morstan faleceu, leia novamente o conto "A aventura da Casa Vazia" (tem um trecho onde Watson diz algo como "Sherlock sabia da minha triste perda" e Sherlock recomenda algo como "manter a mente ocupada é uma boa forma de afastar o sofrimento" algo assim, é nesse trecho que se refere a morte de Mary.

livrosepixels 15/06/2021

Um Holmes mais cansado, porém, extremamente ábil
No terceiro volume da série do brilhante detetive, temos o seu retorno em diversos novos casos, cada um estranho ao seu modo, e também uma longa aventura em um romance.

Depois de um final surpreendente e impensável pelos fãs, no segundo volume, nestes contos já é perceptível um certo cansaço do detetive pelas aventuras investigativas. Talvez o autor tenha chegado em um ponto de exaustão, ou mesmo de uma "fraqueza" por ideias mais impactantes.

De qualquer modo, os contos tem sim seus pontos bons, ressaltando principalmente o conto dos homenzinhos dançantes, que achei super criativo, mas há também aqueles que são bem mornos, dando vontade de apenas ignorar.

Talvez tenha sido por este motivo que eu tenha demorado uma certa "eternidade" em ler os contos. Mas tudo mudou com o romance que finaliza o livro: são mais de 150 páginas de uma história intrigante, gostosa e bem amarrada, digna de roteiro de filme de época do velho oeste.

Ainda não superou O Cão dos Baskerville, mas O Vale do Medo é sim uma daquelas histórias que fazem o restante do livro todo ter valido a pena. Temos nele intriga amorosa, política, gangues, segredos, mocinhos, vilões, tudo na medida certa.

Depois de, não sei, uns dois anos (vai saber haha) finalmente voltei a ler um dos personagens que mais gosto na literatura e, ao mesmo tempo, comecei a me despedir dele, pois, no último volume, assim como todos nós iremos um dia, Sherlock fará suas últimas aventuras, para depois descansar na eternidade.

Acompanhe esta e outras resenhas também em www.instagram.com/estantexbooks

site: www.instagram.com/estantexbooks
let 15/06/2021minha estante
eu sou apaixonada na escrita do Arthur, mas confesso que alguns dos contos dele bem deixavam bem cansada da leitura. confesso gostar mais dos romances, eu adoro o vale do medo e o cão dos baskerville são os meus favoritos

livrosepixels 15/06/2021minha estante
Idem, Let, os dois romances são maravilhosos (prefiro ainda mais o Cão hehe) *- *

Thay262 18/12/2022

Sherlock volta mais controlador com Watson que nunca, KKK. E Vale do Medo baseado numa história real!! Chocada!!! Mas amei esse volume!!
Gostei muito dos casos apresentados, todos de forma geral me agradaram, me prenderam e instigaram até o final. (Obs: atenção pra possíveis spoilers).

Sherlock Holmes definitivamente retorna triunfalmente para seu querido camarada Dr. Watson. Gente Sherly aqui tava meio possessivo e controlador com seu amigo, kkkk, ele não só pede que Watson torne a viver com ele na Baker, como pede que deixe o consultório médico, e Holmes ainda tranca os talões de cheques do Watson na gaveta/cofre tendo John Watson que pedir as chaves se quiser usa-lo. Também achei estranho, kkkk, mas Watson nem liga pra isso, continua admirando Holmes mais que tudo. Nesse livro cabe ao doutor apenas seguir Holmes em aventuras e escreve-las ao público, isto é, quando Sherlock Holmes o autoriza. Que isso, Sherly??? Nunca te vi tão controlador! Kkkk
No último conto desse livro, Doyle já começa a delinear o "fim da carreira" de Holmes, já engatando no volume 4.

Já "Vale do Medo" (que se passa antes de "O problema Final", no volume anterior) me surpreendeu de forma positiva, quase ninguém fala desse Romance dando preferência a Um Estudo em Vermelho e Cão dos Baskerville (que são ótimos), mas esse Vale do Medo pra mim foi inclusive bem melhor que O Sinal dos Quatro.

Eu amei a trama, tanto a primeira parte com Holmes e Watson (super entrosados e dei gargalhada nuns momentos de diálogo, a investigação do caso também é excelente).
Achei a "Parte II" desse livro ainda melhor que a "parte II" de "Um Estudo em Vermelho", principalmente porque aqui foi baseado num caso real do agente de Pinkerton, James McParland, e o grupo criminoso Molly Maguire (que inspirou Doyle a escrever esse Romance). Se já achei eletrizante no livro, descobrir que tem base real fez tudo ficar ainda mais chocante.

Esse "Volume 3" DEFINITIVAMENTE me prendeu. Meu favorito dessa Box em termos de "casos" intrigantes (isso não significa que os demais volumes sejam inferiores, pelo contrário).
Mas aqui é como se o autor estivesse mais confortável com os personagens, como se eles fossem velhos amigos do público, então ele tornou os casos mais dinâmicos que nos volumes anteriores (não há tanto desenvolvimento de personagens aqui, como teve nos outros, porque a dupla Holmes-Watson já está tão ENTROSADA que não precisa falar muito deles, dá pra "atacar" e focar nos casos direto!!).

Pontos negativos: novamente há algumas passagens racistas e/ou xenofóbicas, como já ocorreu nos livros anteriores. Uma lastima deplorável ver isso numa coleção de livros tão incrível.
Não fosse isso eu dava 5 estrelas.

site: entulhandoideiasdiversas.blogspot.com
18/12/2022minha estante
Eu amo Sherlock ?

Thay262 18/12/2022minha estante
Sim, Sherlock é apaixonante ??
E Watson é meu xodó ?

Tom 26/08/2021

Elementar, meu caro leitor. Uma obra intrigante e cheia de surpresas. O que não falta é reviravoltas nas aventuras de nossos dois amigos Ingleses.
Ihanna (@paginaspelomundo) 27/08/2021minha estante
Por que 3,5?

Tom 07/09/2021minha estante
Porquê eu sou exigente. ^^ Foi uma ótima nota. Rs

Kelly222 06/07/2021

O melhor até agora
O vale do medo me envolveu de uma maneira ABSURDA, Conan Doyle com a sua narrativa extremamente bem construída e com um raciocínio impecável, construiu esse romance cheio de surpresas pra fazer com que a gente realmente se surpreenda e deseje cada vez mais, ler sobre os casos esplêndidos da carreira de Sherlock Holmes
Taty 11/08/2021minha estante
Estou vendo muita gente comentando. Eu fiquei louca qdo li O cão dos Baskerville. Espero gostar desse tbm.

Kelly222 11/08/2021minha estante
é incrível sério!!

Barbosa Campos 13/10/2021

Sherlock Holmes v.3
Esse livro é simplesmente incrível, os contos são maravilhosos e o romance n deixa nada a desejar. Estou simplesmente fascinada e o Sherlock ganha meu coração a cada dia que leio e adorei a amizade dele e do Watson neste livro
Eduarda_moon 14/10/2021minha estante
Sherlock não decepciona kkkk ???

meu livro companheiro 31/10/2021

li uma parte em março e outra agora. amei esse retorno triunfal e todos os contos.
não vou falar muito, pois com a quantidade de contos lidos até agora confundo um pouco os que estavam nos outros volumes e os que estão nesse.
Ryanne3 31/10/2021minha estante
Queria comprar o box, é bom mesmo o livro?

Stephanie 01/03/2017

Superou minhas expectativas
Como já ouvi muitas opiniões a respeito desse volume ser "pior" que os dois primeiros comecei a ler com baixas expectativas.
Mas me surpreendeu! Tiveram vários contos muito bons, embora alguns fatos e artimanhas um pouco repetidos. O que mais me surpreendeu foi o final fantástico de O Vale do Medo, Doyle foi sensacional nesse!
Só fiquei confusa por Sherlock citar Moriarty o Watson já ter ouvido falar nele nesse romance, sendo que em O Problema Final o Watson desconhecia esse nome.
Claro que foi escrito com um grande diferença de anos, por isso relevei.
Destaque para os contos A Aventura na Casa Vazia, Os Homenzinhos Dançantes, Priory School e Picenê Dourado.
Leonardo.H.Lopes 21/04/2017minha estante
Acabei de ler A Volta de Sherlock Holmes nesta edição.
O caso em Sherlock cita o prof. Moriaty acontece depois do problema final.
Os contos que você citou também foram meus favoritos, ao passo que Charles Augustus Milverton foi o mais sem sal que li até o momento.

Letis 08/07/2022

SHERLOCK HOLMES
eu nem li o livro, li o primeiro e peguei odio n leio mais nenhuma página de Sherlock Holmes pelo resto da minha vida, criei expectativa e veio a decepção
Danh.Ramoss 16/07/2022minha estante
Ainda não li esse terceiro volume, mas digo com toda certeza que o segundo vale a pena a leitura, o começo do segundo livroserá um pouco cansativo, já que são apenas mais casos de Holmes, porém chegará uma parte na qual se surpreenderá e não acha ruim.