O Pulo da Gata Fernanda França

Resenhas - O Pulo da Gata

helenacruz 31/12/2020

Comum e previsível
Essa história não irá te agradar se você espera personagens fortes, um enredo muito bem desenvolvido e frases inspiradores.
O enredo se passa de maneira rápida, como se o livro tivesse que ser terminado as pressas, mesmo tendo uma considerável quantidade de páginas. Os desdobramentos e momentos da história são todos facilmente adivinhados por qualquer leitor que assistiu muitas novelas ou leu um pouco mais.
A personagem principal é entediante e foi construída muito ingenuamente, quando de fato é uma mulher inteligente, estudada e com muitas experiências. O antagonista do livro, poderia ter sido mais sutil, pois em poucas páginas percebe-se suas reais intenções e ninguém mais do antro dos personagens levantou as hipóteses que estavam na cara.
E por fim, as frases inspiradoras encontradas nesse livro, podem facilmente ser encontradas naquele seu amigo ao lado, ou um pai e mãe que irão te inspirar bem mais.

DomDom 29/12/2020

Há quem ainda tenha um pé atrás com autores nacionais, principalmente com aqueles que escrevem “literatura de entretenimento”, mas eu, particularmente, tenho tentado conhecer um pouco mais deles, e, quando surgiu a oportunidade de ler “O Pulo da Gata”, da Fernanda França, não pensei duas vezes. E posso dizer que gostei bastante do que li.

O livro conta a história de Maggie May, uma jovem de 23 anos, veterinária, com uma personalidade doce, sonhadora, romântica, e que tem uma “obsessão” por casamento. Apesar de ainda ser muito jovem, ela tem pressa em conseguir achar um marido para conseguir construir sua família. Então já dar para imaginar o que esperar dessa trama, não é?!?!

Não há nada de inovador nesse livro, mas o que mais me chamou a atenção foi a escrita da autora: É leve, fluída e descritiva na medida certa. Esses fatores são os que mais me prendem em uma leitura aparentemente clichê e previsível. Levando-se em consideração meu ritmo de leitura (que não é tão intenso assim), consegui ler 288 páginas em apenas dois dias. Nesse quesito, ponto para a Fernanda.

Continua no blog: Ler Para Divertir

site: http://www.lerparadivertir.com/2015/10/o-pulo-da-gata-fernanda-franca.html

Gi Gotardo 04/08/2020

Eu comprei esse livro pela capa e quando eu li a sinopse eu achei q seria mto machista e, por isso demorei anos para lê-lo. Quando eu finalmente li eu percebi q n é tão machista quanto eu achava. Os pontos q mostram um machismo são pq a personagem tá cega pelo desejo de se casar e acaba aceitando qualquer homem. Há alguns momentos q eu acho q poderiam ser mais bem escritos (n q sejam ruins, acho só q n é o jeito q eu prefiro).
Enfim, acabei gostando do livro. Tem algumas frases e reflexões mto boas e n deixa de ser um clichêzinho

lavinia.pontes 29/03/2020

A burrice de Maggie me incomodou demais em muitos aspectos. Mas não da para negar que o livro tem plot twist e que os personagens tem uma contrução durante a trama. Mas ainda assim, senti falta de algo... Não fui cativada por nenhum dos personagens. Talvez por Eric no início, mas ao ver o grande clichê mudei um pouco a percepção. Não é um livro ruim, mas também não é um daqueles que vou me lembrar

Beta Oliveira 16/02/2020

“Eu vou ser a mulher mais feliz do mundo no dia em que eu me casar” (SILVA, Maggie May. 2015)
Maggie May quer se casar. Mais do que qualquer outra coisa na vida. A situação chegou ao ponto de ela se apaixonar após duas semanas de conversa virtual com Felipe. E mesmo não o encontrando pessoalmente no dia marcado, e conhecendo Eric no lugar, ela não desistiu da certeza de que agora, com Felipe, era para valer, era amor para a vida inteira.
Casamento é algo sério, parte de um projeto muito maior para a própria vida, e não a tábua de salvação para a recusa em trabalhar os sentimentos por trás disso. Não existe milagre exterior para confusões internas. A gente fica se perguntando o que terá que acontecer pra ela reavaliar os próprios conceitos. E, sim, o livro trará a resposta.

Confira o texto completo no Literatura de Mulherzinha.

site: https://www.literaturademulherzinha.com.br/2020/02/cap-1660-o-pulo-da-gata-fernanda-franca.html

Barbie grew 04/04/2019

Doce
A historia centra na paulistana Maggie May, que ama os animais e exerce sua profissão de veterinária com paixão. Porém, seu sonho é casar (detalhe: com tudo que se tem direito: vestido branco, cerimônia religiosa, festa com todos os seus amigos e parentes, lua de mel... O noivo nem importa muito, desde que seja alto. O que mais interessa a ela é o evento!
O livro possui escrita leve, com desenhos de gatinhos dividindo os capítulos , ilustrando. Os pensamento a é açoes dos personagens casam muito bem com a descrição realizada pelo narrador oculto, sem deixar tantos "furos" no decorrer da história e até ajudando o leitor a se situar.

Pri 14/04/2018

Uma comédia romântica super fofa!
Comprei esse livro na Bienal do Rio porque achei a sinopse super interessante e a capa linda. Descobri que foi uma ótima aquisição!

"— Sem a lua, conseguimos ver melhor os outros planetas e as estrelas. A lua deixa o céu com muita luz. Acho que a vida é assim, Maggie. Quando alguma coisa não vai bem, conseguimos ver as outras um pouco melhor. Nem sempre a ausência é um fator negativo. Podemos aprender quando estamos na escuridão."

Maggie May tem 23 anos e é médica veterinária. Ela é jovem, independente, mora sozinha na casa antiga de seu avô, tem sua própria clínica veterinária, tem uma família grande (com um pai, duas mães e cinco irmãs) e amorosa, e melhores amigas que estão ao seu lado desde a época da escola. Apesar disso, ela não está totalmente satisfeita com sua vida, apenas porque ainda não conseguiu realizar seu maior sonho: se casar com tudo o que tem direito. Ela ainda é muito jovem, mas acha que já deveria estar casada e que sua vida só vai começar de verdade quando isso acontecer. Então está disposta a tudo para achar o cara adequado para o papel de noivo perfeito.

"— Você não deveria ter medo de ficar sozinha, Maggie. Estaremos sempre rodeados de pessoas, se quisermos. Mas ter gente por perto não é, necessariamente, sinal de que estamos rodeados de amor. Pode ser que sim, pode ser que não. O meu medo, e eu vou te contar, é de não ter uma única pessoa que goste de mim ao meu lado. De ficar sozinho, mas não sem gente por perto, sem amor."

É assim que ela conhece o Gato Gatuno, ou melhor, Felipe. Eles conversaram por um desses sites de relacionamentos, descobriram ter muitas coisas em comum e decidiram marcar um encontro. Enquanto espera por Felipe, Meg acaba conhecendo Eric, que é comediante no barzinho onde ela está. A conversa entre eles flui naturalmente e eles encontram coisas em comum rapidamente, mas tudo em que ela consegue pensar é na demora de Felipe em aparecer.

"O amor não é um eclipse solar, quando a lua oculta o sol. Você descobre que ama alguém de verdade quando deseja que estejam no mesmo céu, ainda que por poucos minutos, só para ver a luz do outro brilhar."

Depois de diversos imprevistos, ela e Felipe finalmente se encontram e começam um relacionamento um tanto afobado, principalmente para duas pessoas que se conheceram na internet. Mesmo assim, Mag está certa de que ele é o homem da sua vida e que é com ele que irá casar-se e ser feliz para sempre. Apesar de suas amigas não aprovarem essa relação e de seu pai não estar confiante de que ela encontrou o homem certo dessa vez, ela se joga de cabeça e se entrega completamente ao "amor". Enquanto isso, Eric está cada vez mais próximo e atencioso, mas cega com seus sonhos e planos malucos, Maggie May não consegue enxergar nada além de um casamento perfeito acontecendo muito em breve.

"O que faltava em Maggie, mas ela não desconfiava, era descobrir que a felicidade era um estado que dependia muito mais dela do que de outra pessoa. Ser feliz é um pacote amplo, que pode incluir as escolhas da vida, a liberdade, a saúde e a disposição para realizar tarefas que dão prazer, mesmo rotineiras, o discernimento para tomar decisões, a autonomia para ir e vir e a capacidade de enxergar beleza mesmo quando muitas dessas alegrias não são possíveis. Se o corpo não permite que realizemos muitas coisas, sabemos que a cabeça, às vezes, faz isso. Felicidade não depende de dinheiro, de status, de onde se mora. Podemos ser influenciados por isso tudo, mas não é o que define a felicidade."

Maggie May é uma personagem com quem me identifiquei logo de cara. Eu ainda estava com 23 anos quando comprei o livro; era recém-formada em medicina veterinária, o que sempre foi meu sonho; e, além disso, outro grande sonho que eu tenho é me casar. No entanto, nem de longe eu sou louca e desesperada como ela, e depois de um tempo de leitura, eu comecei a discordar de praticamente tudo que ela fazia, o que chegou a ficar um pouco irritante. Mas o que seria de uma comédia romântica sem uma protagonista que faz besteira? Apesar de ser impulsiva e insegura, ela é divertida e foi bom acompanhar sua história. Eric é aquele cara perfeito que parece cair do céu, mas que ela não enxerga como mais do que um amigo. Ele é engraçado, é prestativo, atencioso e gato. Já Felipe é um homem que guarda muitos segredos, e é difícil saber o que ele realmente sente e deseja. As amigas de Meg, Luiza e Vida, são maravilhosas. Elas conhecem muito bem a amiga que têm, e tentam abrir os olhos dela para suas atitudes loucas, mas sem magoa-la. A família dela pode ter muitos defeitos, principalmente seu pai, mas eles estão sempre por perto a amparando em tudo.

"— Porque, muitas vezes, não paramos para pensar em quem somos e do que gostamos realmente. Geralmente acabamos aceitando gostos que nos impõem, só para sermos aceitos, queridos, amados."

O enredo tem tudo que faz uma boa comédia romântica, incluindo alguns grandes choques para a protagonista, que provocam certos momentos bem dramáticos durante a leitura. Tem um leve triângulo amoroso, que existe mais na cabeça do leitor do que na história de fato. E tem muitas partes engraçadas, obviamente.
Eu nunca tinha lido nada da Fernanda França, mas gostei bastante desse livro, o que me deixou curiosa para conhecer alguma das suas outras obras. Eu achei sua narrativa um pouco esquisita, porque é em terceira pessoa e não tem um ponto de vista específico. Apesar de estarmos acompanhando as aventuras de Maggie May na maior parte do tempo, a gente fica tendo vislumbres do que se passa na cabeça dos outros personagens também, já que o narrador é daquele tipo que conversa com o leitor, mesmo sem participar de fato da história, e isso me confundia um pouco. Mas logo me acostumei e a leitura fluiu super bem. É um livro muito leve, rápido, gostoso de ler, que me rendeu ótimas horas de distração.

"Alguém pode ser feliz sem amar? A vida é feita de amores, Maggie. Se não amamos o que fazemos, nosso trabalho, amigos, a vida, como podemos ser felizes?"

A diagramação está muito bem-feita, o livro é cheio de detalhes fofinhos, como gatinhos no fim dos capítulos, as páginas são amareladas e grossinhas, a fonte ajuda ainda mais no conforto da leitura. A editora caprichou também na revisão, porque eu não encontrei praticamente nenhum erro de digitação no livro inteiro. Então a Essência está de parabéns com o trabalho realizado.
Recomendo muito esse livro para quem curte romances e está em busca de uma leitura leve. A história é bem fofa, surpreendente, emocionante, divertida e tenho certeza que você vai adorar acompanhar as maluquices de Maggie May e conhecer mais uma autora nacional com muito talento.

site: http://www.sigolendo.com.br/2018/04/resenha-o-pulo-da-gata.html

Ilores 25/12/2017

O Pulo da Gata
Nesse livro Fernanda França nós mostra que quando menos esperamos nosso amor aparece não precisamos correr atrás dele como loucos porque se não for aquela pessoa que faz o seu coração bater mais rápido sempre faltará alguma coisa

Iris Figueiredo 26/09/2016

Quem disse que clichê é ruim?
"O pulo da gata" é o segundo livro da autora Fernanda França publicado pela Editora Planeta, pelo selo Essência. É um chick-lit, gênero que a autora se consagrou, que nos traz muitas risadas e romance.

Maggie May é uma veterinária de bom coração, louca por animais e sonha em se casar. Ela nem tem tantos critérios assim para seu futuro marido, só pede que seja alto. O que ela espera mesmo é um casamento, com toda pompa e circunstância! Após uma série de fiascos amorosos, ela conhece Felipe em uma rede de relacionamentos e decide que ele será seu príncipe encantado. Mas, ainda que ela tenha conhecido um homem muito bonito chamado Eric, nada tira o foco de Maggie do seu objetivo final: o casamento. Será esse seu final feliz?

"O pulo da gata" é clichê, mas maravilhoso. Gosto muito de como a Fernanda escreve, de forma despretensiosa e engraçada, nos levando pela trama de suas personagens. Ela sempre enche a história de reviravoltas - algumas surreais, outras mais possíveis de acontecer com a gente - e cria mocinhos de tirar o fôlego.

Como todo clichê que se preze, tem triângulo amoroso, lágrimas, declaração de amor pública e vilões dignos de novela mexicana! Mas é assim que funciona um chick-lit e Fernanda sabe, como poucas autoras nacionais, conduzir uma história do gênero. Ela faz com que a gente ignore tudo isso e se envolva, torça e vibre com as personagens que cria.

O núcleo familiar ao redor da personagem é, como sempre, muito forte. Gosto muito desse detalhe nos livros da Fernanda - a família realmente faz diferença no desenrolar da história, coisa que geralmente é ignorada no gênero. É uma boa história para rir, suspirar e curar a ressaca literária.

site: http://irisfigueiredo.com.br

Dirce.Guilherme 26/08/2016

O Pulo da Gata
Doce, engraçado, renovador... Esse nacional veio parar na minha estante para me surpreender. Eis uma ótima dica para os fãs de histórias divertidas, românticas e com um toque de emoção e sensibilidade. Dê uma chance e deixe essa leitura mudar e tocar você.

Lara.Correa 23/05/2016

Lindo e fofo!
Primeiro gostaria de falar da capa. Achei simples, linda e objetiva. os corações com brilhinhos ficaram lindos!
Agora falando da história. Nunca li outro livro da Fernanda, mas achei a sinopse d'O Pulo da Gata interessante resolvi comprá-lo (além de ter adorado a capa). O livro trata de Maggie May que tem uma certa obsessão por se casar jovem o que faz com que ela tome atitudes muito infantis e inconsequentes que infelizmente acontecem com muitas mulheres na vida real.
Em uma das suas tentativas de encontrar o amor da sua vida, Maggie acaba deixando muitos sinais de lado e tomando as escolhas erradas até que vem a grande decepção, mas é aí que a história entra na fase de superação e amadurecimento da personagem que conta com grandes amigos para ajudá-la.
O romance é suave e lindo, Maggie vai se envolvendo a medida que consegue superar seus dilemas e medos.
A escrita de Fernanda me cativou bastante, como se estivesse conversando com o leitor. Só posso dizer que amei o livro que não tem nada de arrebatador, mas que na sua simplicidade nos envolve e preenche.

Vanessa Vieira 28/03/2016

O Pulo da Gata - Fernanda França
O livro O Pulo da Gata, da paulista Fernanda França, nos traz um romance descontraído, engraçado e repleto de reviravoltas. No melhor estilo chick-lit, é impossível não se divertir com a trama, principalmente com as presepadas de Maggie May. Escrito com leveza e humor e permeado por uma trilha sonora sensacional, o enredo encanta, emociona e consegue prender o leitor do início ao fim.

A veterinária Maggie May exerce sua profissão com paixão e é uma amante nata dos animais. Ela acalenta um sonho não muito diferente do de muitas mulheres: se casar com tudo o que uma noiva romântica tem direito, desde vestido branco, cerimônia religiosa, festa exuberante e lua de mel espetacular. Ela não tem muitas pretensões quanto ao noivo, desde que ele seja alto. O importante para a veterinária é o evento.

Apesar de ainda ser muito jovem - no auge de seus 23 anos - Maggie age como se fosse uma solteirona encalhada há muito tempo e já está na sua quinta tentativa de casamento. Ela está confiante de que Felipe, a quem conheceu em um site de encontros, será o homem de sua vida. Só que nem tudo é certo na nossa vida e, além das suas amigas não acreditarem piamente neste caso, Eric, um charmoso comediante que ela conheceu por acaso em um barzinho, também não tem absoluta certeza deste enlace...

O Pulo da Gata se mostrou um chick-lit divertido, cômico e claro, muito romântico. Esse é o quarto livro que eu leio da Fernanda França e posso afirmar com coesão que a autora possui pleno domínio sobre sua escrita, além de ter o dom de encantar o leitor com suas lindas e engraçadas histórias de amor. Maggie May é atrapalhada, inverte os pés pelas mãos e é incrivelmente sonhadora, características que tecem uma verdadeira protagonista de comédia romântica. Os mocinhos da trama também não deixam nada a desejar, principalmente Eric, que exerceu uma atração quase que instantânea sobre mim. Narrado em terceira pessoa, de forma bastante leve e descontraída, o livro conquista o leitor por ser divertido, cheio de reviravoltas e extremamente romântico.

"A felicidade sempre nos encontra, não importa quantas vezes tenhamos errado, ela acerta. Não tem problema quantas foram as tentativas frustradas, ela sempre é bem-sucedida. Na hora certa, no momento certo. Mesmo quando tudo parece errado."

Maggie é uma personagem maluquinha e super do bem. Além de amar os animais e ter uma profissão que eu, particularmente, admiro bastante, ela é boa filha, boa amiga e uma pessoa extremamente generosa. Sua família é bem unida e excêntrica e os nomes de todas as filhas pertencem a alguma canção conhecida, como o caso de Maggie May, música famosa de Rod Stewart. O sonho de Maggie, apesar de inicialmente parecer deslumbrante demais, não é muito diferente da nossa realidade. O problema é que ela está tão empenhada em realizar o seu desejo que não olha para os lados e acaba se iludindo cada vez mais. Ri demais com as presepadas da moça, principalmente quando ela vomita no motel em cima do Felipe e torci demais pela sua felicidade.

"O amor não é um eclipse solar, quando a lua oculta o sol. Você descobre que ama alguém de verdade quando deseja que os dois estejam no mesmo céu, ainda que por poucos minutos, só para ver a luz do outro brilhar."

Felipe não conseguiu me encantar. Ele é irritante, sem graça e logo de início, dá indícios de que não é lá uma boa pessoa. Em compensação, amei o Eric. Seu jeito despojado e sincero de ser, bem como o fato dele ser um bom ouvinte e um cozinheiro de mão cheia me encantaram. Além de tudo, ele é romântico e sabe como conquistar uma mulher.

Em síntese, O Pulo da Gata é um excelente chick-lit e possui todos os elementos que agradam quem aprecia o gênero, ou seja, humor, romance, confusões e muitas presepadas. Os personagens são cômicos, românticos e donos de corações bondosos e gentis. A capa do livro é muito bonita e possui vários detalhes confeccionados com glitter e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e ilustrações fofas de gatinhos. Recomendo, com certeza!

site: http://www.newsnessa.com/2016/03/resenha-o-pulo-da-gata-fernanda-franca.html

Clã 03/01/2016

Clã dos Livros - O Pulo da Gata
O Pulo da Gata é um livro fofo, leve, engraçado e romântico que fala sobre a importância da família, das amizades e principalmente sobre aprender a enxergar o que a vida nos dá de melhor. Vale a pena ler e conhecer cada um dos personagens.

Me apaixonei pelos gatinhos fofos no início e no fim de cada capitulo.

Maggie May é uma jovem de 23 anos, linda, ruiva e sonhadora. Ela sonha em se casar e um dia sai da sua clínica veterinária na intenção de conhecer o Gato_Gatuno, homem que conheceu em um site de relacionamentos. Porém acaba esbarrando com Eric, que estava vestido quase da mesma maneira descrita pelo Gato_Gatuno, com apenas um detalhe diferente, que Maggie resolveu ignorar, já que o cara era lindo e alto, como deveria ser (coisas do destino). Depois de um papo superdescontraído e divertido, ela descobre que na verdade ele não é o Gato_Gatuno.

Ai que tudo começa. Maggie não se dá conta, mesmo depois de conhecer o Felipe, (o verdadeiro Gato_Gatuno) que o que ela quer mesmo é o comediante lindo que conheceu no bar (Eric). O destino já tinha dado indícios de que Felipe não era para ela, mas Maggie é incorrigível e tem um objetivo, que é se casar com um homem alto e ter filhos, e assim não ficar sozinha. Ela se deixou levar por uma paixão cega por um homem que deu sinais claros de que estava mentido. Sinais que Maggie não queria enxergar.

Ela realmente tinha essa péssima mania de não perceber o que estava bem a sua frente, e mesmo depois de uma promessa feita a Eric na noite na qual o conheceu, ela continuava ignorando o que está acontecendo.

“- Eu Maggie May da Silva, prometo ser fiel aos meus gostos e ser autentica. Prometo, também, não encontrar culpados pelas minhas cagadas. ”

Já dizia seu pai João Crisóstomo (que pai lindo, vocês vão amar ele e seus conselhos) um homem que levou 5 mulheres nas costas, todas filhas, após todas as separações, ele só não abria mão das filhas (muito lindo isso), cuidou e zelou pelo futuro de todas. Ele sempre deixava recados muito engraçados pela casa.

“Se eu souber que ligaram dois televisores no mesmo tempo, farei vocês pagarem uma parte da conta de luz no próximo mês.... Se não concordam em assistirem ao mesmo programa tirem no palitinho. Com amor Papai”

Seu João e seus conselhos, gostei muito dele como pai, é claro kkkkk porque como marido... (só quem leu pode entender)

Olha já dizia o ditado: “Quem tem amigo, tem tudo”. Luiza e Vida, Lico e Leca... que amigos são esses ??? Presentes nos melhores e piores dias da vida de Maggie. Noites divertidas e engraçadas com a Luiza e a Vida (Vidinha), amigas diferentes, cada uma com seu jeito.

Lico e Leca um casal belo e divertido de “idosos”, “velhos” nunca.

“- Velho é seu chinelo! - Interrompeu Lico ás gargalhadas. – Eu sou idoso.”

Se delicie com a história de Maggie May e também com o gosto musical do seu João, que todas as filhas carregam em seus nomes...

“-Qual o nome desse sujeito que diz ser nosso irmão? - Perguntou Layla
- ( ... )
- Não acredito. Ele nem tem nome de música. Babaca. - Completou Camila...”

Maggie é sonhadora e uma mulher do bem, Eric soube descrevê-la muito bem.

”- Maggie é uma das melhores pessoas que já conheci. Ela é sonhadora e seus sonhos já levaram essa moça para muitos lugares, nem todos bons.... Se eu pudesse escolher só uma pessoa para estar comigo, sei lá, em outro planeta, para sempre, escolheria a Maggie. Ela é a melhor companhia que alguém poderia ter....”

Posso ficar horas aqui descrevendo, dizendo o quanto o livro é gostoso, o quanto você chora e ri com algumas situações, e em outras se desespera. Se você gosta de um romance leve, com situações que podem acontecer com qualquer um, (eu até suspeito que algumas sejam fatos reais, kkk) então esse é o livro certo.
Eu sempre “pensava” que sabia o que ia acontecer, mas a autora me surpreendia. E as minhas apostas? Eu só acertei uma. ;)

Por fim uma descrição da própria autora que define o livro em um todo...

“Maggie tinha tudo tão esquematizado em sua mente que se esqueceu do imponderável, de que nem sempre os planos incluem somente quem os cria.”

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2015/12/resenha-o-pulo-da-gata-de-fernanda.html

Tais Cortez 26/12/2015

Fofo e divertido!
Admito que eu sofri com a Maggie Mae e com seu jeito inseguro e dependente de ser, pois me considero o oposto dela! rs

Mas adorei a leitura. A Fernanda escreve muitooo bem e achei incrível todas as mensagens e valores que ela abordou ao longo da história.

Acredito que uma boa história é aquela que não apenas entretém, mas também faz o leitor refletir e levar algo de bom consigo, e a Fer fez isso com maestria.

Recomendo :)