O Pulo da Gata

O Pulo da Gata Fernanda França

Resenhas - O Pulo da Gata

Lucas 15/12/2015

Antes de começar essa resenha eu preciso dizer que mais uma vez um livro nacional conseguiu me surpreender. Eu que até pouco tempo atrás tinha experiência zero com livros escritos por autores brasileiros, venho me encantando cada vez mais.

O livro da vez foi ‘O Pulo da Gata’, da autora paulistana Fernanda França. Meu primeiro contato com a Fernanda foi na Bienal do livro de 2015, e numa conversa rápida ela conseguiu me convencer a levar seu livro. Esse foi um daqueles livros que eu peguei sem saber nada sobre a história, mas algo me dizia que eu não iria me arrepender da leitura.

‘O Pulo da Gata’ conta a história de Maggie May, uma médica veterinária de vinte e três anos, que tem um enorme amor pelos animais e seu maior sonho é se casar. Sim, com vinte e três anos e já anseia por um casamento.
"Maggie May, no entanto, talvez tenha escolhido sua profissão só para usar branco todos os dias. Ela sonhava com o seu vestido de noiva, branco obviamente, desde que tinha seis anos. E todas suas bonecas tinham marido. Todas!"
A fim de conseguir um pretendente, Maggie marca um encontro às escuras com Felipe, um rapaz que ela conheceu através de um site de relacionamentos e já tem a certeza de que ele é o homem da sua vida (afinal de contas, eles compartilham da mesma bebida favorita). Acontece que Meggie e Felipe nunca se viram, e quando ela chega ao bar onde o tal encontro aconteceria, ela conhece Eric, que usava exatamente a mesma roupa que Felipe disse que usaria, e é aí que começa toda a confusão.

Resenha completa no blog Nunca Desnorteados :)

site: http://nuncadesnorteados.blogspot.com.br/2015/12/resenha-o-pulo-da-gata.html

Fernanda 12/10/2015

Oi Gente! Tudo bem?

Sabe quando você vê um livro e precisa ler?! Pois é, aconteceu isso quando vi O Pulo da Gata. É o meu primeiro contato com a escrita da Fernanda França - minha xará – e, num segundo contato, essa capa divina. De já parabenizo a Ed. Planeta pela edição maravilhosa. Muitos podem não gostar, mas como amo o céu, as estrelas e a lua, não poderia deixar de admirar tanto.

França nos apresenta uma trama divertida e, muitas vezes, até inacreditável. Sério, teve momentos que fiquei me perguntando se a personagem foi mesmo capaz de fazer aquilo, pensar daquela forma e não perceber os sinais que a vida estava lhe dando. Os sinais que se esfregava na cara de Maggie May, porém, a tola é cega mesmo.

Sinceramente fiquei com raiva da Maggie por ser tão burrinha, mas depois as coisas vão se mostrando e quando a personagem resolve crescer tudo fica melhor, tanto para ela, quanto para nós. Ela tem apenas 23 anos, é veterinária e tem sua própria clinica, entretanto, se não se casar o mundo virá abaixo. Sim, ela é aficcionada por se casar e ter seus filhos, só que, ela ainda esta começando a vida e não compreende que tudo, tudo mesmo tem sua hora.

A garota já teve alguns “noivos”, mas os caras tinham outros planos, só que, ela era tão focada em casar que levava vários prejuízos até o dia em que resolveu aprender. Quando conheceu Gato Gatuno em um site de relacionamentos às escuras. Ela tinha certeza que havia encontrado seu grande amor que logo estaria casada e com seus filhos no colo, todavia, Mag se esqueceu de olhar os sinais. Os sinais ultragrandes que apareciam à frente de seu nariz.

Nem quando conheceu o cara que poderia ser o certo a tonta PERCEBEU os sinais. Gente, eu fiquei nervosa nessa parte, mas tudo bem! Nós leitores, a família e as amigas dela sempre mantivemos a esperança, não a de Jogos Vorazes, de que a nossa querida tolinha percebesse os sinais do destino. O fato é que a personagem mais cega da literatura brasileira – isso não é algo ruim, viu gente! - começa a organizar um novo casamento, dá para acreditar isso? Pois é, e tem aquele fator supergrande que a família da moça nem ao menos teve a oportunidade de conhecer o noivo, já imaginam porque né?! Não? Então leia o livro, pois paro por aqui – hahahahaha

O pai de Maggie May sempre foi um apaixonado por músicas e todas as suas seis filhas ganharam um nome referente a uma canção que Seu João amava ouvir. Isso deixa claro que as mães não tiveram opinião a respeito. Ele nunca foi um bom marido, nunca foi fiel para ser precisa, mas quando se trava das filhas, ele as levou para onde quer que fosse. Poderia ele se casar quantas vezes quisesse, mas as filhas nunca ficavam com as mães, pois sempre estavam debaixo de suas asas.

Seu João teve algumas esposas até se aquietar com Maria, só que, bem no final da trama esse moço ainda tem surpresas para nós. Mag é filha de Jane e já confesso que não gostei muito dela, pois a mulher não é lá o asseio em pessoa. Ela ta mais para a Senhora nojenta, eca! Eu não ficaria na casa dela nem ferrando.

As amigas de Mag, Vida e Luiza são duas figuras. Uma herdou a pasta amarela da família e precisava arrumar um lugarzinho para alguém, sempre que eles resolviam passar para a cidade dos pés juntos. A outra uma dentista aficionada em dentes bem tratados e sempre via tártaros na boca dos carinhas que estavam interessados nela e corria igual o capeta da cruz. Essa me rendeu boas risadas.

Ah, meu querido Eric! Um homem bondoso, caridoso e amável na medida certa. Um homem que sabe esperar mesmo que pareça que irá perder tudo, porque a mulher que ama não consegue perceber que a pessoa que sempre buscou está ali, debaixo do mesmo teto. Que gosta das mesmas bebidas, doces e de vê a lua e as estrelas, que gosta de flores e de admirar suas maluquices. Que a espera chegar à casa de madrugada com um lanche divino. Um homem que deita em um lençol à luz das estrelas, não apenas para admira-las, mas para dividir um momento romântico e precioso com sua ceginha e tonta amada!

O Pulo da Gata é uma comedia romântica que nos rende algumas gargalhadas, causa euforia e também raiva. Raiva pelas tragédias que nos deparamos ao longo da narrativa. Revês por causa dos sonhos da personagem construídos em bases com estruturas falsas e sem alicerces.

“O amor não é um eclipse solar, quando a lua oculta o sol. Você descobre que ama alguém de verdade quando deseja que os dois estejam no mesmo céu, ainda que por poucos minutos, só para ver a luz do outro brilhar.”

site: http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br
Dana Silva 05/11/2015minha estante
Mas a Vida é a dentista e é a herdeira da pasta amarela, não? A Luiza é a farmacêutica pessimista. rsrsrs

Fernanda 05/11/2015minha estante
Oi Dana! Nossa, nem me lembro mais quem era quem, rsrsrs. Mas a autora viu a resenha e nem comentou nada, mas sério, eu deva ter feito confusão, rsrsr

Beijos!

Rafaela Regis 01/10/2015

O Pulo da Gata - Fernanda França
O Pulo da Gata de Fernanda França, lançado pela editora Planeta no selo Essência, é um romance super fofo e muito divertido, e é claro que como eu já acompanho o trabalho da Fê não poderia perder esse lançamento, né!

Sem falar é claro na temática abordada pelo livro, que por sinal é o sonho de muitas mulheres desde pequenas... o tão falado: casamento. Mas não qualquer um, tem que ser aquele dos contos de fada e com tudo que se tem direito.

O que é o caso de Maggie May, sim, seu nome foi dado por causa de uma música de Rod Stewart que possui o mesmo nome (a qual eu confesso que fui procurar porque não conhecia), tanto que ela já teve quatros noivos, com cerimonia marcada, salão reservado e tudo, porém nenhum chegou ao "sim, eu aceito", pois é sempre acontecia algo e babava tudo.

Porém parece que o príncipe finalmente aparece na forma de Felipe, um homem alto, bonito e misterioso que ela o conheceu na internet como "Gato Gatuno", que parece ser a resposta a suas preces. No entanto entra em cena o Eric, um fofo humorista que se torna um grande amigo da Maggie, ou seria algo mais?

O Pulo da Gata é um romance leve e divertido que nos faz perder a hora durante a leitura e nos encantar ao virar das páginas. Eu sinceramente me encantei pelo livro não apenas pelo tem e sim por ele ser também bem moderninho e cheio de chats e mensagens que deixam a história bem interativa.

Maggie May é uma mulher romântica e sonhadora, no entanto confesso que achei certas atitudes dela uma loucura sem pé nem cabeça, enfim ela é um amorzinho de pessoa que se deixa levar pelos seus sonhos e acaba se metendo em várias furadas. Amei a família dela e a interação que eles tinham um com os outros, e é claro que não posso deixar de falar de suas amigas "loucas" que estavam sempre por perto para segurar a onda da Maggie.

Não gostei do Felipe, logo de cara, não sei por que, mas antipatizei com ele por causa das atitudes dele, claro que a Maggie tem uma parcela da culpa por aceitar muitas coisas em nome do "amor" porém não me convenceu em momento nenhum esse romance dos dois. Já o Eric, ai o Eric, ele é um cara super fofo e divertido que encanta a todos com o seu sorriso aberto e seu jeito extrovertido.

Fernanda França mais uma vez nos encanta com um romance lindo e uma história envolvente que nos faz rir e chorar sem que percebemos o que está acontecendo. O Pulo da Gata nos faz ver o quão valorosa é a família e os amigos irmãos que temos na vida, e é claro a não desistir de nossos sonhos, mesmo que sejam bem absurdos ou até mesmo muito simples. Recomendo!

site: http://dlivros.blogspot.com.br/2015/10/o-pulo-da-gata-fernanda-franca.html

Fernanda 29/09/2015

Resenha: O pulo da gata
CONFIRA A RESENHA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/09/resenha-o-pulo-da-gata-fernandafranca.html