O amante japonês

O amante japonês Isabel Allende

Resenhas - O Amante Japonês

1 | 2 | 3 | 4

gabrielrjf 21/04/2024

Muito bom o meu primeiro contato com a Isabel
Difícil escolher a nota que daria a essa história.

Foi meu primeiro livro e contato com a autora, e posso dizer que gostei. Quero e anseio por ler mais coisas dela.

Termino dando 3,5 porém com a sensação de que seria um livro 5 estrelas. Mas então, porque não pontuar com cinco.

Bem, alguns motivos. Primeiramente, acredito que esse livro funcionaria melhor se houvessem mais páginas. Umas 200 a mais ?

Senti que a Isabel correu em algumas partes e em outras se demorou em uma proporção desequilibrada. Se a mesma tivesse mais espaço para desenvolver melhor os arcos e personagens, descrever mais um pouco o cotidiano, de forma que passássemos mais tempo com cada um do livro, nos apegássemos mais profundamente, a história impactaria mais.

Segundo. Sinto que alguns diálogos foram jogados. Poderiam ter sido melhor escritos ou elaborados. Me parecia em alguns momentos, um roteiro de novela, aonde o ator põe a emoção na frase (ele lê o roteiro seco e dali tem sua liberdade artística)

Terceiro, acho que ela toca em assuntos muito pesados e que são muito válidos, porém não desenvolve a fundo. Exemplo: o passado da Irinia. Poderíamos ter mais umas 30 páginas sobre tudo que envolve sua história? as questões do Nathaniel, poderia ler mais 50 páginas e amar mais o personagem. A autora trata cada personagem com importância e desenvolve um pouco de cada um, porém não profundamente.

Se tivéssemos capítulos com os pontos de vista deles, seria bem mais interessante.

Por fim, o que mais atrapalhou na nota, foi a bagunça da narrativa. Não existe fluxo narrativo. Você está no presente, depois no passado (30 anos atrás).. depois no passado de 5 anos atrás. Depois presente. Entende? Ela volta no passado sem uma regra (não conta a história de forma linear) e nesse ponto, neste livro em específico, fiquei perdido algumas vezes. Ficou confuso.

É um livro, uma história, com potencial 5 estrelas. Mas a sensação ao ler, é que a autora tinha a ideia, mas não executou como poderia, deixando que a nota caísse e finalizasse em 3,5. Parece o primeiro livro de uma autora best seller.

Sandra 02/04/2024

Vida
Uma história de resiliência, amor, amizade... A Vida é assim, uma gangorra, minúscula, instalada em uma enorme praça. Só podemos brincar quando encontramos um par. É isso...parece sem sentido...poderia ter falado mais...mas o que dizer de uma história de Vida tão intensa!

Marina Rosa 24/03/2024

Baita livro para ser degustado ??????????
~ este livro e? ta?o bonito que qualquer resenha que eu escreva na?o fara? justic?a.

Em sua esse?ncia, e? uma histo?ria de amor que se estende por de?cadas, desde a Segunda Guerr@ Mundi@l ate? os dias atuais. O romance e? ambientado na Bai?a de Sa?o Francisco, Califo?rnia, a partir da de?cada de 1930, onde acompanhamos a protagonista, Alma, cuja vida foi marcada por eventos tra?gic0s, gradualmente revelados, mas que encontra felicidade ao lado de Ichimei, um homem gentil e carinhoso.

Allende da? vida a um elenco memora?vel de personagens, como Irina, Nathaniel, Seth e Cathy, que enriquecem o enredo e adicionam camadas de significado e profundidade a histo?ria. Mas e? o tema do envelhecimento com dignidade que se destaca como o ponto forte do romance.

O envelhecimento e? naturalmente abordado com ternura, humor e grac?a. Retrata os idosos ao fim da vida, celebrando amizades, cultivando relacionamentos e vivendo com plenitude o tempo que lhes resta. Ilustra claramente seus sentimentos de auto-estima e as dificuldades que enfrentam a? medida que perdem a independe?ncia. Mas, acima de tudo, nos ensina que:

?A velhice e? o melhor momento para ser e fazer o que voce? gosta?.

Para quem ja? conhece a escrita da Isabelzinha (i?ntima da minha escritora preferida hahah) este romance na?o e? surpresa: a autora confirma seu talento iniguala?vel para tecer narrativas que transcendem o tempo, explorando o amor, as relac?o?es humanas e as diferentes culturas atrave?s das gerac?o?es.

?O Amante Japone?s? na?o so? me fez chorar (sim, me emocionou profundamente), como tambe?m me proporcionou conhecimento sobre um peri?odo histo?rico crucial, a qual desconhecia, ou seja, os campos de concentrac?a?0 para os jap0neses nos EUA apo?s o ataqu3 a Pear1 H@rbor.

Enfim, e? um baita livro pra ser degustado. Super recomendo!
??????????

Karen.Araki 02/03/2024

Vale a leitura
Uma bela história de amor com um pouquinho de realismo fantástico, acompanhamos a história de Alma, uma artista famosa que vai para uma clínica por conta própria. A história aborda páginas importantes da história, como a perseguição nazista e os campos de concentração nos EUA (sim, isso ocorreu) para os japoneses e seus descendentes. O que mais gostei foi que mesmo os personagens secundários tem um desenvolvimento maravilhoso. Profundo e necessário!

MilenaSales00 01/10/2023

Um final que emociona (e que vale a pena)
O início é lento, e bem arrastado. Nada acontece e também nada se explica. Abandonei a leitura pela metade? retomei uns 4 meses depois pq é impossível desistir da Allende. E graças a Deus retomei !!!!!! O final mais emocionante que já li, e que faz tudo ter sentido. Dos livro que li dela, esse tem referências mais diretas as crenças religiosas da autora. Fiquei sem ar com as cartas do Ichi, com os ensinamentos (tanto da alma como do ichi) e principalmente: EMOCIONADA COM O DESFECHO !!!!!

Neide22 28/08/2023

É minha segunda leitura da autora e estou definitivamente apaixonada por ela.
A história começa com a saga de Alma Mendel e a partir dessa personagem, vamos sendo apresentados a várias outras personagens maravilhosas.
Só sei que quero ler tudo que Isabel Allende publicar.

bela 29/06/2023

Bem construído, mas me cansou
Com todo respeito à autora, mas não gostei do livro. Dei três estrelas porque é muito bem escrito e encorpado, não posso negar. Há um interessante fundo histórico, que chega a ser palpável, também há diversos temas sensíveis, como guerra, diferentes etnias, Estados Unidos e Japão. É um livro denso, recheado e forte.

Gostei muito de ver a bondade de alguns personagens, isso me emocionou. Também gostei das flores, da ambientação e de acompanhar a vida boa da Alma.

O erro foi meu, que não pesquisei antes sobre o enredo, não fazia ideia do que se tratava e não estava interessada nas temáticas abordadas. Tirando isso, indico a obra para os românticos, o que não é meu caso...

renanlp 29/04/2023

Este não foi um livro que me prendeu. A história é boa, mas não me conectei aos personagens e senti que algumas partes ficaram soltas. Mesmo assim insisti, terminei e não me arrependi. O final é lindo.
MilenaSales00 27/09/2023minha estante
Abandonei ele uns meses Atras e retomei hoje. Sei que Ela não decepciona, mas senti falta da ?mão dela? na obra

Mari405 17/01/2023

História envolvente!
Comecei o ano com um achado que comprei lá na feirinha de livros do shopping de Maracanaú. É minha primeira leitura de Isabel Allende e eu adorei! Me senti muito envolvida na história.

O Amante Japonês nos apresenta a jovem Irina Bazili, uma imigrante da Moldávia, que apresenta-se para trabalhar em Lark House, uma residência que abriga pessoas idosas de baixa renda. Lá, ela conhece Alma Belasco, uma mulher idosa com "porte aristocrático" e um "campo magnético que a isolava do resto dos mortais".

Alma contrata Irina para ser sua secretária. A partir daí, a moça entra em contato com os segredos e a história daquela mulher tão diferente dos outros idosos de Lark House. Ela passa a saber sobre o amante misterioso com quem Alma vem se encontrando de vez em quando: Ichimei Fukuda.

O livro é bastante narrativo, com alguns diálogos aqui e ali, mas longe de ser entediante, somos envolvidos com a narração dos fatos, com os flashbacks da vida de Alma e até mesmo de Irina.

Um fato interessante é que o livro é cheio de personagens imigrantes, a começar por Irina, que veio da Moldávia para São Francisco; Alma é polonesa e, devido à guerra, viu-se forçada a deixar seu país e sua família para morar com os tios, que são judeus, nos EUA; na casa dos tios, trabalham os Fukuda, que são japoneses; em certo momento, fala-se de imigrantes haitianos em Lark House, além de outros personagens. O livro traz, então, uma mistura cultural muito bacana. São pessoas que precisaram deixar seu país em algum momento. São histórias que ultrapassam fronteiras e se cruzam em algum momento da vida.

Ao final do livro, são tantas revelações e reviravoltas, além de algumas cenas emocionantes. Para quem gosta de romances proibidos, histórias familiares e apaixonantes, eu recomendo a leitura! ??
MilenaSales00 27/09/2023minha estante
Vc já leu violeta ? Ele é tão superior !!!

Mari405 27/09/2023minha estante
Ainda não, mas pretendo!

Alexandra 14/09/2022

Não reconheci a autora até a metade do livro
Fui com uma expectativa muito grande baseada na minha experiência com A casa dos Espíritos e Eva Luna e quase o abandonei. De início encontrei um romance clichê ambientado nos Estados Unidos, tão diferente dos contos latinos fantásticos. Mas eu insisti e fui agraciada com um apanhado histórico que também é marca de Isabel Allende que sempre nos presenteia com uma excelente descrição do cenário histórico, político e geográfico que ambienta suas histórias. Recomendo.
MilenaSales00 27/09/2023minha estante
Também abandonei uns meses atrás mas resolvi retomar

Grey.reads 05/09/2022

Estou sem ar, sem chão.
"Há paixões que são incêndios até que o destino, de súbito, as afogue, e mesmo assim restam brasas quentes, prontas para arder assim que se lhes der oxigênio."
Esse livro me destruiu.
O desenrolar dos fatos é um rio de tristezas e pesares que te faz refletir sobre preconceitos, velhice, traumas, solidão, mas principalmente amor (apesar de um turbilhão de impedimentos).
De longe um dos melhores livros que li nesse ano, estou sem fôlego e, óbvio, chorando horrores.

Livia790 07/04/2022

Confesso que deu uma cansada acompanhar essa história.
Sempre quis ler Isabel Allende e torço que esse não seja um dos seus melhores.
Não me conectei aos personagens.
O melhor é Violeta

Susan.Kelle 01/04/2022

Foi um livro cheio de histórias e problemáticas diferentes, que apesar de inúmeros temas, não ficou sobrecarregado por eles. Cada personagem carregou sua própria dose de dramas e dificuldades e apesar deles se cruzarem nenhum deles fugiu da sua essência, nem a garota rica, nem o pacato japonês, nem o misterioso Nathaniel. Gostei sobretudo do realismo de o amor não superar tudo e das pessoas não serem perfeitas.

nan4 20/12/2021

me identifiquei mais que o necessário tô chorandO
bicha todo bom romance que se respeite tem sala de espera ,alguns tem seus oito meses, outros setenta anos mas tudo lindo não reclamo

Carla 16/12/2021

Linda história de amor
Alma é uma senhora idosa que resolve deixar a sua família e viver em uma casa de repouso.
Ela tem um neto que a visita com regularidade , muitas coisas para lembrar e contrata uma jovem imigrante para ser sua assistente.
Alma veio muito jovem para a América, durante a 2ª Guerra Mundial. Seus pais foram vítimas dos nazistas, eram judeus ricos e se achavam intocáveis.
Ela relembra o romance que teve com um jovem japonês, que cuidava dos jardins dos seus tios, um romance proibido naquela época, então ela se casou com o primo e teve filhos com ele, mas continuou se encontrando com Ichimei até o final da vida.
Muitos segredos de família e uma história muito linda que mostrou uma parte bem feia da história dos Estados Unidos da América.
Durante a guerra os imjgrantes japoneses que viviam lá foram espoliados dos seus bens e mantidos em campos de concentração por vários anos. Pessoas que viviam a tempo lá e muitos que eram descendentes.
Mas deram a volta por cima e continuaram suas vidas.
Adorei, faz tempo que não lia Isabel Allende, adorei.

1 | 2 | 3 | 4