O Melhor de Caio Fernando Abreu

O Melhor de Caio Fernando Abreu Caio Fernando Abreu

Resenhas - O Melhor de Caio Fernando Abreu

ciaobruna 23/06/2021

um dos maiores autores nacionais (na minha opinião)
Caio é um dos meus autores favoritos. Não consigo ler uma obra dele sem me sentir tocada de alguma forma, seus textos têm um quê de intimista, não tem como ler qualquer coisa dele sem pensar "eu me sento exatamente assim as vezes". Para mim, ele é um autor que me entende e eu entendo ele. Essa obra reúne suas grandes produções e toda a coletânea é simplesmente perfeita, desde a seleção até a composição dos textos. Super recomendo para quem gosta Clarice Lispector, na minha percepção eles compartilham o mesmo modo de escrever e despertar sentimentos.

Ana 15/01/2017

A escrita de Caio é íntima e profunda. Em alguns contos senti vontade de abandonar a leitura, me identifiquei tanto a ponto de querer fugir e rejeitar. "Vezenquando" tinha a sensação de estar conversando com um velho e querido amigo; ora rindo, ora querendo dar conforto. Me encantei, Caiei-me!"

carlos 21/02/2021

Essa coletânea organizada pela Nova Fronteira foi meu primeiro contato com a obra de Caio, e não me decepcionou. Os contos me pegaram já pela primeira frase, e eu me via com vontade de relê-los assim que os acabava. Os favoritos: Fuga; Garopaba Mon Amour; Pela Passagem de uma Grande Dor; Sargento Garcia e Linda, uma história horrível. Quanto às crônicas, nunca gostei muito dos textos do gênero, mas me surpreendi bastante com alguns dos selecionados.

Rafa Silvelane 12/02/2021

Tudo novo pra mim
Eu confesso ter certa dificuldade pra ler livros nacionais desses autores mais antigos, mas esse foi tão diferente pra mim, eu amei a leitura, amei os contos, as crônicas, foi uma experiência incrível.

Edi 24/01/2021

Sempre atual e relevante.
Esse livro reúne alguns dos melhores contos e crônicas do Caio Fernando Abreu, um autor sempre atual e relevante independente da época em que é lido.
Gay, crítico da literatura e portador do vírus da aids, Caio foi, e ainda é, um rasgo no tradicionalismo.

Kleber 22/01/2021

Neste livro estão os melhores contos que já li na vida
Amei essa seleção de contos e crônicas do Caio Fernando Abreu! Sério, me apaixonei pela escrita envolvente desse autor. É muito triste triste que ele tenha partido tão cedo. O Brasil perdeu um de seus maiores escritores, e sem dúvida, a partir de agora, um dos meus favoritos da vida.

Devo admitir que gostei mais dos contos do que das crônicas. Na verdade achei essas crônicas muito tristes, cinzas, o que reflete o momento em que foram escritas pelo autor, e tudo o que ele estava vivendo naquela época tão nebulosa da sua vida.

Meu conto favorito foi "Aqueles dois", apesar de ter gostado muito de"O príncipe Sapo", "Corujas", "Fuga", "Uma história de borboletas", "Sargento Garcia" e de todos os outros sem distinção. Sério, leiam Caio Fernando de Abreu, pra ontem.

Pdrosaleitor 10/01/2021

Caio pra todos!
Já fazia algum tempo desde que tive acesso aos textos do Caio, na faculdade, e agora, relendo alguns e lendo outros que não conhecia parece que os textos ficaram a espera de serem lidos, uma intimidade deliciosa, um encontro profundo entre autor e leitor. Pra quem nunca leu nada dele inclusive, achei esse um ótimo livro para se começar. Textos muito bem escolhidos e numa ordem em que se percebe uma mudança à medida que Caio passa para as linhas aquilo que nem todos entendem ou conhecem até que seja lido.

Ana Júlia 30/11/2020

Ainda mais fã...
Caio Fernando Abreu é, a milhas de distância, o meu escritor favorito em todo tipo de modalidade em que ele escreve. Esse homem foi, simplesmente, um gênio, e eu sou tão feliz por ele ser brasileiro... Por mais que já o tenha consagrado meu escritor favorito há muito tempo (apenas baseado em um livro e alguns textos), ainda não havia lido a coletânea ?O Melhor De? para saber de fato o que sinto pela escrita de Caio. E o sentimento não mudou; aliás, aumentou! Todas as crônicas são tão reflexivas, elas te arrancam de uma certa zona de conforto e te obrigam a refletir sobre o que quer que elas tratam: a vida, em sua maioria. Sou muitíssimo apaixonada pelas crônicas do Caio, cada uma delas merecem ser relidas até serem completamente internalizadas. Os contos, por outro lado, embora muito bons, não me satisfazem por iniciarem uma história sem uma conclusão definida. Muitos deles carregam apenas uma breve mensagem e isso me faz querer ler um livro sobre cada conto. Não é à toa que muitos foram bases de filmes (os quais pretendo assistir). Enfim, um livro excelente do início ao fim. A única ressalva que tenho é que não se deve basear toda a genialidade da obra do Caio F. apenas nesse livro. Morangos Mofados contém contos que mereciam (e muito) terem entrado nesse livro, no entanto não havia espaço. Mas tá tudo ótimo; tudo do Caio vale a pena ler.

Stephany 16/11/2020

Bom, mas nem tanto!
Esperava mais pra falar a verdade, esperava textos de suspirar, e tem textos bons, mas boa parte é bem ?. Tem umas falas que eu achei um pouco problemáticas também, enfim... Adoro Caio, talvez tenha criado muita expectativa, mas vale a leitura.

carolina :) 31/10/2020

não gostei;
Eu queria muito ler esse livro, mas infelizmente ele não foi pra mim. Não gostei dos contos, achei vários pesados e sem sentido, e realmente no final nem estava mais com vontade de ler.
Não sei o que aconteceu, pensei que ia gostar da obra de caio F, uma pena mesmo, mas realmente não gostei.

Paulo 11/08/2020

Morangos mofados e banana nanica madura
Primeira leitura ansiosa há um bom tempo de Caio Fernando Abreu. Amei como eu queria ter amado. É uma leitura deliciosa, te pega na mão como várias das personagens hesitam mas desejam fazer e você não quer soltar. O passeio é fascinante mesmo quando você encontra a beleza apodrecida, murcha, como morangos mofados, tão vermelhos e belos mas que foram sendo consumidos pelo fungo da vida e do tempo, mas tem também uma doçura de banana nanica madura, quase exala o cheiro na forma como o autor descreve alguns detalhes das situações, mesmo das personagens tristes.
É interessante que na parte final do livro, a de crônicas, acompanhamos superficialmente a mente não ficcional do autor na evolução do HIV que lhe tirou a vida em 1996.
Esses são provavelmente os comentários que eu poderia fazer de qualquer um de seus livros, que ainda não li.

Fernanda Santos 29/05/2020

Surpreendida
Essa coletânea de Caio F de Abreu me trouxe várias sensações ao longo da leitura. Ele vai fundo; alguns contos são tão realistas que dão náusea. Surpreendi-me positivamente e espero ler “Morangos Mofados”. Algumas partes não me prenderam e em outras me veio à cabeça... será que isso foi censurado pela ditadura? Sensacional este homem!!

Guynaciria 21/01/2019

Que livro maravilhoso.

A escrita do autor surpreende por sua forma visceral, atenta aos mínimos detalhes, que faz com que criemos uma empatia com o que nos está sendo narrado.

Esse é o segundo livro que leio desse autor, e a cada leitura fico mais apaixonada, acho que nunca vou ler nada ruim escrito por ele.

Caio escreve sobre temas cotidianos, que passam despercebidos aos grandes autores, e por isso mesmo o sentimento de familiaridade se intensifica, criando um encantamento que conquista.

Vários contos foram escritos durante a Segunda Guerra Mundial, é esses mostram a desilusão que o regime causava, assim como a revolta e o sentimento de inconformidade, que fazia com que as pessoas se rebelassem.

Mas o autor também fala de solidão, dessa que todos estamos sujeitos ao mergulhamos em nosso universo particular, geralmente mesclada a descoberta da sexualidade, do desejo de aprovação do objeto amado.

Sentir-se amado, valorizado e respeitado, e o desejo primordial de cada ser humano, e o autor capta essa inquietação, mostrando que nossas necessidades básicas são de fato as mais importantes.

Ler Caio é como bater um papo gostoso com um amigo, tem um certo grau de intimidade, de aceitação, ao mesmo tempo que a profundidade dos temas nos faz refletir a respeito de nossa vida, o que estamos fazemos, se estamos aproveitando as oportunidades.

Amei a leitura.

Marcos Vinicius 03/01/2019

Coletânea primordial
Os contos e crônicas de Caio são surpreendentes, detalhistas e viscerais. Retratando temas corriqueiros com uma dose de encanto e subjetividade, o autor conquista até mesmo os novatos aos seus escritos.