O Melhor de Caio Fernando Abreu

O Melhor de Caio Fernando Abreu Caio Fernando Abreu

Resenhas - O Melhor de Caio Fernando Abreu

Edmar Lima (@literalgia) 03/06/2020

O melhor de Caio Fernando Abreu
Caio Fernando, estou adorando chamá-lo assim, é um dos autores brasileiros mais conhecidos e falados nas redes sociais. Eu comprei esta coleção "O melhor de..." há algum tempo, mas ainda não havia lido nenhum, pois outras leituras passaram na frente. Após assistir uma fala do autor, em que, por falta de palavra melhor, afrontava a outra conhecida Rachel de Queiroz, fiquei com vontade de ler alguma obra sua.
A edição reúne diverosos contos e crônicas do autor, então consegui ter um acesso bem amplo de sua escrita, passando por vários livros e jornais. De início, eu já me encantei com a escrita de Caio Fernando. Sincero, latente e muito realista (talvez um pouco pessimista), ele escrevia as histórias de uma maneira convidativa e intimista. Seus personagens são difíceis de esquecer, mesmo quando você não gosta tanto daquela história.
Alguns contos, principalmente os que traziam casais ou a temática LGBTQIA, me marcaram bastante. As histórias coincidiam com o começo da Aids e o preconceito era muito grande, tanto que a chamavam de "câncer gay". Caio Fernando trata dos assuntos de forma muito sensível e "Visita" me deixou arrepiado. "Aqueles dois" também merece destaque.
Em relação às crônicas, tenho a dizer que também gostei. Me lembrou Clarice, o que faz sentido, afinal de contas ele era leitor dela e somos influenciados por nossas leituras. As crônicas após a sua descoberta de que era soropositivo tomam um ar mais sério, melancólico e são muito verdadeiras, pois o autor se permite compartilhar seus medos, inseguranças e a dor do tratamento.
E confesso que me surpreendi com o toque picante que ele colocou em algumas histórias, não imaginava essa escrita erótica em Caio Fernando. Tendo dito isso, recomendo a leitura a todos e mal posso esperar para ler "Morangos mofados", obra prima do autor.
PatriciaCeron 06/04/2021minha estante
Que linda resenha, estou no início da leitura e amando muito!

joaoggur 20/03/2024

O olhar poético do cotidiano.
De álbum musical a reunião de contos, todo compilado de ?o melhor de? é falho por sempre pecar na escolha dos itens a serem considerados ?os melhores?. Isto correlaciona-se a este volume, e mesmo assim dou-lhe cinco estrelas: aceitei, depois de muito o lê-lo, que qualquer reunião das curtas histórias de Caio Fernando Abreu será pecaminosa. Sua genialidade, transcendendo gerações, jamais poderá ser resumida a um punhado de contos (talvez, por isto, recomendo a reunião de todos os seus contos, que saíra pela Companhia das Letras).

E saibam que qualquer análise feita por este que vos escreve a uma obra assinada por Caio Fernando Abreu será imparcial; coloco-o no panteão da literatura brasileira da segunda metade do século XX (junto de Lygia Fagundes Telles, Clarice Lispector e muitos outros memoráveis).

Contos como ?Os Sobreviventes?, ?Pela passagem de uma grande dor?, ?Sargento Garcia?, ?Linda, uma história horrível?, (e tantos outros), são um prato cheio para fãs de boa literatura. Caio mescla da epifania a calmaria, do dadaísmo a um profundo e obscuro significado; seu olhar vislumbrava as minúcias das relações sociais.

Qualquer obra do autor é sempre bem-vinda.
dani 20/03/2024minha estante
Ainda não li nenhuma obra dele (uma falha que preciso reparar). Obrigada pela recomendação!

joaoggur 20/03/2024minha estante
Nunca é tarde para começar, @dani. Recomendo fortemente.

Mano Beto 21/03/2024minha estante
Já coloquei na lista! Ótima resenha.

joaoggur 21/03/2024minha estante
Obrigado, @Mano Beto.

Layla.Ribeiro 17/11/2021

Desafio literário 2021
Criei muitas expectativas pra ler Caio e simplesmente os contos dele não me agradaram, não sei, não consegui me conectar as estórias, talvez por o início do livros ser compostos por os primeiros contos escritor por ele. Apenas os últimos contos dessa coletânea que gostei bastante, destaque para ?Sargento Garcia?, esse e os demais contos finais da coletânea são pertencentes ao livro morangos mofados e os dragões não conhecem paraíso, livros estes que há muito tempo quero ler.
As crônicas : Em comparação aos contos , eu devorei as estórias, pitadas ácidas e algumas muito divertidas, assim como os contos, as crônicas são cronológicas de acordo com a publicação destas, eu acharia que deveria ter mais crônicas, ficou um gosto de quero mais.

Ricarda Caiafa 02/08/2022

Melancólico
Ainda não havia lido nada desse famoso autor. Achei a escrita muito bonita, porém melancólica. Essa obra é uma coletânea de contos e crônicas do autor publicadas em diversos momentos da sua vida. Foi uma leitura fluida e fiquei bem tocada com seus textos, carregados de muito sentimento.
Clakson 02/08/2022minha estante
Me interessei. Também nunca li

Lohan 03/10/2021

Meio confuso
Essa vai ser uma resenha curta. O autor escreve de um jeito muito gostoso de ler, mas tem alguns contos que parecem não fazer muito sentido e tem uns que são maravilhosos, então é uma grande loucura quando você vai ler, eu esperava mais contos e crônicas que fossem bons para mim, mas não aconteceu, mas no geral é uma coleção boa e o fato da maioria dos casais serem homens gays é uma representatividade boa, até porque são contos e crônicas bem antigas escritas a décadas atrás.

Honorato.o 28/03/2021

Caio sendo Caio.
Nunca tenho palavras o suficiente para descrever as leituras que tenho desse autor. O Caio me acolhe de uma maneira que acredito eu, que seja incapaz de me sentir acolhida assim por outro alguém. É uma leitura densa como todos os outros livros dele, e que sempre tenho dificuldades de indicar, mas garanto que a pessoa que conseguir se encontrar nos escritos dele, com certeza irá se identificar com muitos dos sentimentos que nem sabíamos antes que fossem capazes de serem descritos.

Ana 15/01/2017

A escrita de Caio é íntima e profunda. Em alguns contos senti vontade de abandonar a leitura, me identifiquei tanto a ponto de querer fugir e rejeitar. "Vezenquando" tinha a sensação de estar conversando com um velho e querido amigo; ora rindo, ora querendo dar conforto. Me encantei, Caiei-me!"

Raquel 01/09/2021

O Caio do tumblr
Lia muitos os textos do Caio do antigo tumblr e sempre tive muita curiosidade de conhecer mais sobre as obras dele. Confesso que eu esperava mais dos contos, mas a escrita de caio é tão crua e real que a gente acaba gostando de toda forma. Já as crônicas, de cara, gostei muito. Em geral, é um escritor que me agrada pela sua escrita viceral e sua enfurecida sede de amar.

Kleber 22/01/2021

Neste livro estão os melhores contos que já li na vida
Amei essa seleção de contos e crônicas do Caio Fernando Abreu! Sério, me apaixonei pela escrita envolvente desse autor. É muito triste triste que ele tenha partido tão cedo. O Brasil perdeu um de seus maiores escritores, e sem dúvida, a partir de agora, um dos meus favoritos da vida.

Devo admitir que gostei mais dos contos do que das crônicas. Na verdade achei essas crônicas muito tristes, cinzas, o que reflete o momento em que foram escritas pelo autor, e tudo o que ele estava vivendo naquela época tão nebulosa da sua vida.

Meu conto favorito foi "Aqueles dois", apesar de ter gostado muito de"O príncipe Sapo", "Corujas", "Fuga", "Uma história de borboletas", "Sargento Garcia" e de todos os outros sem distinção. Sério, leiam Caio Fernando de Abreu, pra ontem.

carlos 21/02/2021

Essa coletânea organizada pela Nova Fronteira foi meu primeiro contato com a obra de Caio, e não me decepcionou. Os contos me pegaram já pela primeira frase, e eu me via com vontade de relê-los assim que os acabava. Os favoritos: Fuga; Garopaba Mon Amour; Pela Passagem de uma Grande Dor; Sargento Garcia e Linda, uma história horrível. Quanto às crônicas, nunca gostei muito dos textos do gênero, mas me surpreendi bastante com alguns dos selecionados.

Paulo 11/08/2020

Morangos mofados e banana nanica madura
Primeira leitura ansiosa há um bom tempo de Caio Fernando Abreu. Amei como eu queria ter amado. É uma leitura deliciosa, te pega na mão como várias das personagens hesitam mas desejam fazer e você não quer soltar. O passeio é fascinante mesmo quando você encontra a beleza apodrecida, murcha, como morangos mofados, tão vermelhos e belos mas que foram sendo consumidos pelo fungo da vida e do tempo, mas tem também uma doçura de banana nanica madura, quase exala o cheiro na forma como o autor descreve alguns detalhes das situações, mesmo das personagens tristes.
É interessante que na parte final do livro, a de crônicas, acompanhamos superficialmente a mente não ficcional do autor na evolução do HIV que lhe tirou a vida em 1996.
Esses são provavelmente os comentários que eu poderia fazer de qualquer um de seus livros, que ainda não li.

iarakessia 10/03/2024

Literalmente o melhor
Contos e crônicas de um dos
melhores escritores brasileiros. Caio era intenso e seus escritos eram como ele. Conseguia descrever exatamente sentimentos difíceis. Aqui temos contos e crônicas de seus livros. Fez com que eu tivesse ainda mais vontade de ler tudo o que escreveu!!!!

Yara 06/06/2023

Um apanhado do ?melhor? de CFA, sendo que eu nunca confio no crivo de quem seleciona. Acho que vale ainda ser curioso sobre o restante da obra dele. No mais, esse livro traz um bom pontapé inicial.

Sarah 28/02/2022

Sempre quis ler uma obra de Caio F de Abreu, uma vez que suas palavras são tão citadas na Internet. Gostei muito dos contos que abordavam sobre a vida amorosa e a solidão da mulher em tempos modernos, mesmo sendo textos escritos algumas décadas atrás, falam muito sobre o nosso dia a dia. Foi muito bom também conhecer sua relação com a escrita, algo mencionado em alguns contos e crônicas.

Pdrosaleitor 10/01/2021

Caio pra todos!
Já fazia algum tempo desde que tive acesso aos textos do Caio, na faculdade, e agora, relendo alguns e lendo outros que não conhecia parece que os textos ficaram a espera de serem lidos, uma intimidade deliciosa, um encontro profundo entre autor e leitor. Pra quem nunca leu nada dele inclusive, achei esse um ótimo livro para se começar. Textos muito bem escolhidos e numa ordem em que se percebe uma mudança à medida que Caio passa para as linhas aquilo que nem todos entendem ou conhecem até que seja lido.