O Melhor de Caio Fernando Abreu

O Melhor de Caio Fernando Abreu Caio Fernando Abreu

Resenhas - O Melhor de Caio Fernando Abreu

joaoggur 20/03/2024

O olhar poético do cotidiano.
De álbum musical a reunião de contos, todo compilado de ?o melhor de? é falho por sempre pecar na escolha dos itens a serem considerados ?os melhores?. Isto correlaciona-se a este volume, e mesmo assim dou-lhe cinco estrelas: aceitei, depois de muito o lê-lo, que qualquer reunião das curtas histórias de Caio Fernando Abreu será pecaminosa. Sua genialidade, transcendendo gerações, jamais poderá ser resumida a um punhado de contos (talvez, por isto, recomendo a reunião de todos os seus contos, que saíra pela Companhia das Letras).

E saibam que qualquer análise feita por este que vos escreve a uma obra assinada por Caio Fernando Abreu será imparcial; coloco-o no panteão da literatura brasileira da segunda metade do século XX (junto de Lygia Fagundes Telles, Clarice Lispector e muitos outros memoráveis).

Contos como ?Os Sobreviventes?, ?Pela passagem de uma grande dor?, ?Sargento Garcia?, ?Linda, uma história horrível?, (e tantos outros), são um prato cheio para fãs de boa literatura. Caio mescla da epifania a calmaria, do dadaísmo a um profundo e obscuro significado; seu olhar vislumbrava as minúcias das relações sociais.

Qualquer obra do autor é sempre bem-vinda.
dani 20/03/2024minha estante
Ainda não li nenhuma obra dele (uma falha que preciso reparar). Obrigada pela recomendação!

joaoggur 20/03/2024minha estante
Nunca é tarde para começar, @dani. Recomendo fortemente.

Mano Beto 21/03/2024minha estante
Já coloquei na lista! Ótima resenha.

joaoggur 21/03/2024minha estante
Obrigado, @Mano Beto.

Edmar Lima (@literalgia) 03/06/2020

O melhor de Caio Fernando Abreu
Caio Fernando, estou adorando chamá-lo assim, é um dos autores brasileiros mais conhecidos e falados nas redes sociais. Eu comprei esta coleção "O melhor de..." há algum tempo, mas ainda não havia lido nenhum, pois outras leituras passaram na frente. Após assistir uma fala do autor, em que, por falta de palavra melhor, afrontava a outra conhecida Rachel de Queiroz, fiquei com vontade de ler alguma obra sua.
A edição reúne diverosos contos e crônicas do autor, então consegui ter um acesso bem amplo de sua escrita, passando por vários livros e jornais. De início, eu já me encantei com a escrita de Caio Fernando. Sincero, latente e muito realista (talvez um pouco pessimista), ele escrevia as histórias de uma maneira convidativa e intimista. Seus personagens são difíceis de esquecer, mesmo quando você não gosta tanto daquela história.
Alguns contos, principalmente os que traziam casais ou a temática LGBTQIA, me marcaram bastante. As histórias coincidiam com o começo da Aids e o preconceito era muito grande, tanto que a chamavam de "câncer gay". Caio Fernando trata dos assuntos de forma muito sensível e "Visita" me deixou arrepiado. "Aqueles dois" também merece destaque.
Em relação às crônicas, tenho a dizer que também gostei. Me lembrou Clarice, o que faz sentido, afinal de contas ele era leitor dela e somos influenciados por nossas leituras. As crônicas após a sua descoberta de que era soropositivo tomam um ar mais sério, melancólico e são muito verdadeiras, pois o autor se permite compartilhar seus medos, inseguranças e a dor do tratamento.
E confesso que me surpreendi com o toque picante que ele colocou em algumas histórias, não imaginava essa escrita erótica em Caio Fernando. Tendo dito isso, recomendo a leitura a todos e mal posso esperar para ler "Morangos mofados", obra prima do autor.
PatriciaCeron 06/04/2021minha estante
Que linda resenha, estou no início da leitura e amando muito!

Ricarda Caiafa 02/08/2022

Melancólico
Ainda não havia lido nada desse famoso autor. Achei a escrita muito bonita, porém melancólica. Essa obra é uma coletânea de contos e crônicas do autor publicadas em diversos momentos da sua vida. Foi uma leitura fluida e fiquei bem tocada com seus textos, carregados de muito sentimento.
Clakson 02/08/2022minha estante
Me interessei. Também nunca li

Ana 15/01/2017

A escrita de Caio é íntima e profunda. Em alguns contos senti vontade de abandonar a leitura, me identifiquei tanto a ponto de querer fugir e rejeitar. "Vezenquando" tinha a sensação de estar conversando com um velho e querido amigo; ora rindo, ora querendo dar conforto. Me encantei, Caiei-me!"

mpin 20/08/2017

Caio experimenta, conversa com o leitor. Mistura referências por vezes difíceis de triar, personagens com motivações fascinantes, cada uma com seus infinitos particulares. Alguns contos são ainda mais saborosos por terem sido escritos durante a ditadura militar, ou ao menos ambientados nele. Em outros, por sua vez, vemos os personagens diante de suas sexualidades desviantes, buscando o amor com o que são, com o que sabem ser. Muitos contistas nacionais prezam pelo preciosismo, e deve ser por isso que Caio me conquistou: ele faz o contrário, busca inclusive certa proximidade com a fala. É prosa gostosa de ler, que busca uma imersão do leitor que às vezes soa até um tanto alheia à história contada, e, mais uma vez, deve ser por isso que os contos te conquistam. O autor está em cada linha, é quase como ouvi-lo contar uma história. Recomendado.

Marcos Vinicius 03/01/2019

Coletânea primordial
Os contos e crônicas de Caio são surpreendentes, detalhistas e viscerais. Retratando temas corriqueiros com uma dose de encanto e subjetividade, o autor conquista até mesmo os novatos aos seus escritos.

Guynaciria 21/01/2019

Que livro maravilhoso.

A escrita do autor surpreende por sua forma visceral, atenta aos mínimos detalhes, que faz com que criemos uma empatia com o que nos está sendo narrado.

Esse é o segundo livro que leio desse autor, e a cada leitura fico mais apaixonada, acho que nunca vou ler nada ruim escrito por ele.

Caio escreve sobre temas cotidianos, que passam despercebidos aos grandes autores, e por isso mesmo o sentimento de familiaridade se intensifica, criando um encantamento que conquista.

Vários contos foram escritos durante a Segunda Guerra Mundial, é esses mostram a desilusão que o regime causava, assim como a revolta e o sentimento de inconformidade, que fazia com que as pessoas se rebelassem.

Mas o autor também fala de solidão, dessa que todos estamos sujeitos ao mergulhamos em nosso universo particular, geralmente mesclada a descoberta da sexualidade, do desejo de aprovação do objeto amado.

Sentir-se amado, valorizado e respeitado, e o desejo primordial de cada ser humano, e o autor capta essa inquietação, mostrando que nossas necessidades básicas são de fato as mais importantes.

Ler Caio é como bater um papo gostoso com um amigo, tem um certo grau de intimidade, de aceitação, ao mesmo tempo que a profundidade dos temas nos faz refletir a respeito de nossa vida, o que estamos fazemos, se estamos aproveitando as oportunidades.

Amei a leitura.

Fernanda Santos 29/05/2020

Surpreendida
Essa coletânea de Caio F de Abreu me trouxe várias sensações ao longo da leitura. Ele vai fundo; alguns contos são tão realistas que dão náusea. Surpreendi-me positivamente e espero ler “Morangos Mofados”. Algumas partes não me prenderam e em outras me veio à cabeça... será que isso foi censurado pela ditadura? Sensacional este homem!!

Paulo 11/08/2020

Morangos mofados e banana nanica madura
Primeira leitura ansiosa há um bom tempo de Caio Fernando Abreu. Amei como eu queria ter amado. É uma leitura deliciosa, te pega na mão como várias das personagens hesitam mas desejam fazer e você não quer soltar. O passeio é fascinante mesmo quando você encontra a beleza apodrecida, murcha, como morangos mofados, tão vermelhos e belos mas que foram sendo consumidos pelo fungo da vida e do tempo, mas tem também uma doçura de banana nanica madura, quase exala o cheiro na forma como o autor descreve alguns detalhes das situações, mesmo das personagens tristes.
É interessante que na parte final do livro, a de crônicas, acompanhamos superficialmente a mente não ficcional do autor na evolução do HIV que lhe tirou a vida em 1996.
Esses são provavelmente os comentários que eu poderia fazer de qualquer um de seus livros, que ainda não li.

carolina :) 31/10/2020

não gostei;
Eu queria muito ler esse livro, mas infelizmente ele não foi pra mim. Não gostei dos contos, achei vários pesados e sem sentido, e realmente no final nem estava mais com vontade de ler.
Não sei o que aconteceu, pensei que ia gostar da obra de caio F, uma pena mesmo, mas realmente não gostei.

Stephany 16/11/2020

Bom, mas nem tanto!
Esperava mais pra falar a verdade, esperava textos de suspirar, e tem textos bons, mas boa parte é bem ?. Tem umas falas que eu achei um pouco problemáticas também, enfim... Adoro Caio, talvez tenha criado muita expectativa, mas vale a leitura.

Pdrosaleitor 10/01/2021

Caio pra todos!
Já fazia algum tempo desde que tive acesso aos textos do Caio, na faculdade, e agora, relendo alguns e lendo outros que não conhecia parece que os textos ficaram a espera de serem lidos, uma intimidade deliciosa, um encontro profundo entre autor e leitor. Pra quem nunca leu nada dele inclusive, achei esse um ótimo livro para se começar. Textos muito bem escolhidos e numa ordem em que se percebe uma mudança à medida que Caio passa para as linhas aquilo que nem todos entendem ou conhecem até que seja lido.

Kleber 22/01/2021

Neste livro estão os melhores contos que já li na vida
Amei essa seleção de contos e crônicas do Caio Fernando Abreu! Sério, me apaixonei pela escrita envolvente desse autor. É muito triste triste que ele tenha partido tão cedo. O Brasil perdeu um de seus maiores escritores, e sem dúvida, a partir de agora, um dos meus favoritos da vida.

Devo admitir que gostei mais dos contos do que das crônicas. Na verdade achei essas crônicas muito tristes, cinzas, o que reflete o momento em que foram escritas pelo autor, e tudo o que ele estava vivendo naquela época tão nebulosa da sua vida.

Meu conto favorito foi "Aqueles dois", apesar de ter gostado muito de"O príncipe Sapo", "Corujas", "Fuga", "Uma história de borboletas", "Sargento Garcia" e de todos os outros sem distinção. Sério, leiam Caio Fernando de Abreu, pra ontem.

Edi 24/01/2021

Sempre atual e relevante.
Esse livro reúne alguns dos melhores contos e crônicas do Caio Fernando Abreu, um autor sempre atual e relevante independente da época em que é lido.
Gay, crítico da literatura e portador do vírus da aids, Caio foi, e ainda é, um rasgo no tradicionalismo.