O Melhor de Caio Fernando Abreu

O Melhor de Caio Fernando Abreu Caio Fernando Abreu

Resenhas - O Melhor de Caio Fernando Abreu

joaoggur 20/03/2024

O olhar poético do cotidiano.
De álbum musical a reunião de contos, todo compilado de ?o melhor de? é falho por sempre pecar na escolha dos itens a serem considerados ?os melhores?. Isto correlaciona-se a este volume, e mesmo assim dou-lhe cinco estrelas: aceitei, depois de muito o lê-lo, que qualquer reunião das curtas histórias de Caio Fernando Abreu será pecaminosa. Sua genialidade, transcendendo gerações, jamais poderá ser resumida a um punhado de contos (talvez, por isto, recomendo a reunião de todos os seus contos, que saíra pela Companhia das Letras).

E saibam que qualquer análise feita por este que vos escreve a uma obra assinada por Caio Fernando Abreu será imparcial; coloco-o no panteão da literatura brasileira da segunda metade do século XX (junto de Lygia Fagundes Telles, Clarice Lispector e muitos outros memoráveis).

Contos como ?Os Sobreviventes?, ?Pela passagem de uma grande dor?, ?Sargento Garcia?, ?Linda, uma história horrível?, (e tantos outros), são um prato cheio para fãs de boa literatura. Caio mescla da epifania a calmaria, do dadaísmo a um profundo e obscuro significado; seu olhar vislumbrava as minúcias das relações sociais.

Qualquer obra do autor é sempre bem-vinda.
dani 20/03/2024minha estante
Ainda não li nenhuma obra dele (uma falha que preciso reparar). Obrigada pela recomendação!

joaoggur 20/03/2024minha estante
Nunca é tarde para começar, @dani. Recomendo fortemente.

Mano Beto 21/03/2024minha estante
Já coloquei na lista! Ótima resenha.

joaoggur 21/03/2024minha estante
Obrigado, @Mano Beto.

iarakessia 10/03/2024

Literalmente o melhor
Contos e crônicas de um dos
melhores escritores brasileiros. Caio era intenso e seus escritos eram como ele. Conseguia descrever exatamente sentimentos difíceis. Aqui temos contos e crônicas de seus livros. Fez com que eu tivesse ainda mais vontade de ler tudo o que escreveu!!!!

Luana.Khetley 18/02/2024

Maravilho
A habilidade de Caio na escrita é notável, conquistando o leitor de maneira sedutora e envolvente. Sua narrativa, impregnada de emoção, permite uma identificação imediata com as situações cotidianas e suas histórias cativantes.

Tereza 02/01/2024

Contos e Crônicas de CFA
Caio Fernando Abreu se tornou um fenômeno na Internet com a ascensão das redes sociais e, talvez por essa mesma razão, busquei me eximir de lê-lo. Tenho essa mania infantil de querer ir contra a maré.

Mas nisso, creio, deve-se também um pouco de culpa às citações erroneamente atribuídas ao autor. Uma tentativa de expor pensamentos clichês com certo tom de intelectualidade.

É certo de que os organizadores tiveram dificuldades em selecionar os melhores textos - dificuldade comum em todas as seleções - mas esta, em particular, consegue nos dar uma visão panorâmica do Caio (já me sinto íntima, percebam). Os textos organizados de maneira cronológica nos permite perceber o amadurecimento do autor e o momento histórico e social vivido por ele.

Caio é sensível, dramático, as vezes engraçado, as vezes melancólico. Consegue mexer com nossas emoções mais profundas.

O que eu realmente não tinha ideia era que Caio também chegou a escrever contos com uma pegada erótica.

Particularmente, gostei mais das crônicas. Recomendo a leitura!

Ramon 04/07/2023

Ótimo conhecê-lo.
Adorei essa reunião dos trabalhos do autor, em especial os contos. Me deu vontade de conhecer mais obras.

Yara 06/06/2023

Um apanhado do ?melhor? de CFA, sendo que eu nunca confio no crivo de quem seleciona. Acho que vale ainda ser curioso sobre o restante da obra dele. No mais, esse livro traz um bom pontapé inicial.

Thiaguinho 10/05/2023

Emocionante
Não sei se são os melhores com do Caio, mas achei interessante a organização feita pela ordem de publicação dos contos e das crônicas. Assim, é possível notar não só o amadurecimento do autor, mas também a influência que o contexto social e particular teve na sua escrita.

Charleees 27/03/2023

Caio é cortante, agressivo, dramático, romântico, intenso... Alguns contos lidos ao som de Maysa me deixaram em um profundo estado de êxtase. Como não se emocionar com a crônica: "Carlos chega ao céu" escrita logo após a morte de Carlos Drummond, onde o mesmo é recepcionado no céu por outros já falecidos como Clarice, Cecília, Vinícius... Como não chorar com as crônicas "Primeira carta para além do muro" e "Última carta para além dos muros" onde ele fala sobre o vírus HIV.
"Sei também que, para os outros, esse vírus só dá em gente maldita. Para esses, lembra Cazuza: 'Vamos pedir piedade, Senhor piedade pra essa gente careta e covarde'". E encerra a crônica: "A vida grita. E a luta continua".
Eu demorei bastante para finalizar essa leitura por que eu queria mais que simplesmente ler página por página eu queria sentir cada conto e crônica, cada frase e não me arrependo. Uma das melhores coletâneas lida no ano

* Resenha Novembro de 2016

Aline 21/02/2023

O melhor de Caio Fernando Abreu
"se a vida é um circo, serei eu o palhaço? Às vezes também o domador que coloca a cabeça dentro da boca escancarada do leão, às vezes o equilibrista do arame suspenso no abismo, a bailarina sobre o pônei, e também o engolidor de espadas, e mais a mulher serrada ao meio ? e ainda, o quê? [...] ou então o mágico que tira coelhos da cartola, ou ainda o motociclista do Globo da Morte, ou quem sabe estava nos bastidores ou na plateia ao invés de no picadeiro, como se fosse apenas um leitor e não uma personagem nem de Tânia Faillace nem de ninguém."

Sempre tive muita vontade de ler uma obra desse autor, entretanto devo confessar que minha experiência não foi das melhores. Não resta dúvida de que Caio é um escritor excepcional, talvez por isso seus escritos não sejam tão fáceis de ler, não me refiro no sentido de entendimento, mas sim tamanha a profundidade, crueza...

Juddy.Garcez 13/12/2022

Demorei quase um ano para finalizar essa leitura, não porque o livro seja ruim, mas porque Caio demanda tempo e atenção. Apesar de os contos e as crônicas serem incríveis, não são fáceis de ler. Os temas nos levam a uma crise existencial (e necessária), então precisam de cuidado e dedicação. É bom finalmente ler o escritor de frases soltas da internet e comprovar que, mais uma vez, as pessoas se preocupam mais com frases de efeito do que com a obra mais ampla. Embora seja um livro de compilados, vale demais a leitura. Caio nos leva em uma jornada por sua vida e pensamentos de forma despretensiosa, aquela boa e velha literatura do cotidiano. Recomendo.

Suh Oliveira 24/10/2022

Gostei demais de conhecer o trabalho do Caio Fernando de Abreu. Uma escrita simples, contos que nos prendem e alguns outros que simplesmente não entendi.

Renata Barreto 17/09/2022

Gosto (Gostava?) da escrita do Caio Fernando Abreu, porém acho que os contos escolhidos não me agradaram tanto. Já as crônicas, uma melhor que a outra. A última, com gosto de despedida, deu uma coisinha diferente...

Ricarda Caiafa 02/08/2022

Melancólico
Ainda não havia lido nada desse famoso autor. Achei a escrita muito bonita, porém melancólica. Essa obra é uma coletânea de contos e crônicas do autor publicadas em diversos momentos da sua vida. Foi uma leitura fluida e fiquei bem tocada com seus textos, carregados de muito sentimento.
Clakson 02/08/2022minha estante
Me interessei. Também nunca li