O Melhor de Caio Fernando Abreu

O Melhor de Caio Fernando Abreu Caio Fernando Abreu

Resenhas - O Melhor de Caio Fernando Abreu

OssosDePapel - Instagram 21/04/2022

"Desde então, tenho uns agostos por dentro, umas febres. Uma tristeza que nada nem ninguém conserta. É assim que se começa a partir?"

Assim termina o livro, mas esse tom de despedida aparece desde as primeiras páginas. Todos os textos são sobre esses tristes agostos irremediáveis.

É tudo tão belo, apesar da ausência de qualquer perspectiva ou esperança.

Uma leitura que deve ser feita com moderação, que dói, mas vale a pena.

jessicapdss 27/03/2022

Muito legal
O melhor de Caio Fernando Abreu apresenta um panorama da obra de Caio - autor cultuado nas redes sociais. Aqui, o leitor vai conhecer as características mais marcantes da escrita de Caio Fernando Abreu.

Bluedani 01/03/2022

Genial
"É que nem sempre consigo escrever sem sofrer um pouco. Mesmo quando até me divirto, sempre é necessário remexer um pouco mais fundo, e remexer mais fundo cansa. Ando cansado. Porque não é muito simples escrever, não é assim: você senta, põe papel na máquina e escreve. Às vezes não vem nada."
Ainda bem que você conseguiu escrever muito, Caio, e deixar tanta coisa linda, e divertida e reflexiva para nós.

Sarah 28/02/2022

Sempre quis ler uma obra de Caio F de Abreu, uma vez que suas palavras são tão citadas na Internet. Gostei muito dos contos que abordavam sobre a vida amorosa e a solidão da mulher em tempos modernos, mesmo sendo textos escritos algumas décadas atrás, falam muito sobre o nosso dia a dia. Foi muito bom também conhecer sua relação com a escrita, algo mencionado em alguns contos e crônicas.

Layla.Ribeiro 17/11/2021

Desafio literário 2021
Criei muitas expectativas pra ler Caio e simplesmente os contos dele não me agradaram, não sei, não consegui me conectar as estórias, talvez por o início do livros ser compostos por os primeiros contos escritor por ele. Apenas os últimos contos dessa coletânea que gostei bastante, destaque para ?Sargento Garcia?, esse e os demais contos finais da coletânea são pertencentes ao livro morangos mofados e os dragões não conhecem paraíso, livros estes que há muito tempo quero ler.
As crônicas : Em comparação aos contos , eu devorei as estórias, pitadas ácidas e algumas muito divertidas, assim como os contos, as crônicas são cronológicas de acordo com a publicação destas, eu acharia que deveria ter mais crônicas, ficou um gosto de quero mais.

Lohan 03/10/2021

Meio confuso
Essa vai ser uma resenha curta. O autor escreve de um jeito muito gostoso de ler, mas tem alguns contos que parecem não fazer muito sentido e tem uns que são maravilhosos, então é uma grande loucura quando você vai ler, eu esperava mais contos e crônicas que fossem bons para mim, mas não aconteceu, mas no geral é uma coleção boa e o fato da maioria dos casais serem homens gays é uma representatividade boa, até porque são contos e crônicas bem antigas escritas a décadas atrás.

Raquel 01/09/2021

O Caio do tumblr
Lia muitos os textos do Caio do antigo tumblr e sempre tive muita curiosidade de conhecer mais sobre as obras dele. Confesso que eu esperava mais dos contos, mas a escrita de caio é tão crua e real que a gente acaba gostando de toda forma. Já as crônicas, de cara, gostei muito. Em geral, é um escritor que me agrada pela sua escrita viceral e sua enfurecida sede de amar.

Lud 20/07/2021

Já fazia um tempo que eu estava querendo ler algo do Caio Fernando Abreu e finalmente consegui pegar algum livro dele pra ler. Gostei muito da escrita dele, porém eu tenho dificuldades com livros de contos, não me atraem muito. Porque quando eu começo a entender a história, os personagens e me envolver na trama, o conto acaba. É um tipo de livro que acabo lendo mais devagar. No entanto, adorei as crônicas no final.

ciaobruna 23/06/2021

um dos maiores autores nacionais (na minha opinião)
Caio é um dos meus autores favoritos. Não consigo ler uma obra dele sem me sentir tocada de alguma forma, seus textos têm um quê de intimista, não tem como ler qualquer coisa dele sem pensar "eu me sento exatamente assim as vezes". Para mim, ele é um autor que me entende e eu entendo ele. Essa obra reúne suas grandes produções e toda a coletânea é simplesmente perfeita, desde a seleção até a composição dos textos. Super recomendo para quem gosta Clarice Lispector, na minha percepção eles compartilham o mesmo modo de escrever e despertar sentimentos.

Honorato.o 28/03/2021

Caio sendo Caio.
Nunca tenho palavras o suficiente para descrever as leituras que tenho desse autor. O Caio me acolhe de uma maneira que acredito eu, que seja incapaz de me sentir acolhida assim por outro alguém. É uma leitura densa como todos os outros livros dele, e que sempre tenho dificuldades de indicar, mas garanto que a pessoa que conseguir se encontrar nos escritos dele, com certeza irá se identificar com muitos dos sentimentos que nem sabíamos antes que fossem capazes de serem descritos.

carlos 21/02/2021

Essa coletânea organizada pela Nova Fronteira foi meu primeiro contato com a obra de Caio, e não me decepcionou. Os contos me pegaram já pela primeira frase, e eu me via com vontade de relê-los assim que os acabava. Os favoritos: Fuga; Garopaba Mon Amour; Pela Passagem de uma Grande Dor; Sargento Garcia e Linda, uma história horrível. Quanto às crônicas, nunca gostei muito dos textos do gênero, mas me surpreendi bastante com alguns dos selecionados.

Rafa Silvelane 12/02/2021

Tudo novo pra mim
Eu confesso ter certa dificuldade pra ler livros nacionais desses autores mais antigos, mas esse foi tão diferente pra mim, eu amei a leitura, amei os contos, as crônicas, foi uma experiência incrível.

Edi 24/01/2021

Sempre atual e relevante.
Esse livro reúne alguns dos melhores contos e crônicas do Caio Fernando Abreu, um autor sempre atual e relevante independente da época em que é lido.
Gay, crítico da literatura e portador do vírus da aids, Caio foi, e ainda é, um rasgo no tradicionalismo.

Kleber 22/01/2021

Neste livro estão os melhores contos que já li na vida
Amei essa seleção de contos e crônicas do Caio Fernando Abreu! Sério, me apaixonei pela escrita envolvente desse autor. É muito triste triste que ele tenha partido tão cedo. O Brasil perdeu um de seus maiores escritores, e sem dúvida, a partir de agora, um dos meus favoritos da vida.

Devo admitir que gostei mais dos contos do que das crônicas. Na verdade achei essas crônicas muito tristes, cinzas, o que reflete o momento em que foram escritas pelo autor, e tudo o que ele estava vivendo naquela época tão nebulosa da sua vida.

Meu conto favorito foi "Aqueles dois", apesar de ter gostado muito de"O príncipe Sapo", "Corujas", "Fuga", "Uma história de borboletas", "Sargento Garcia" e de todos os outros sem distinção. Sério, leiam Caio Fernando de Abreu, pra ontem.