O Melhor de Caio Fernando Abreu

O Melhor de Caio Fernando Abreu Caio Fernando Abreu

Resenhas - O Melhor de Caio Fernando Abreu

Bluedani 01/03/2022

Genial
"É que nem sempre consigo escrever sem sofrer um pouco. Mesmo quando até me divirto, sempre é necessário remexer um pouco mais fundo, e remexer mais fundo cansa. Ando cansado. Porque não é muito simples escrever, não é assim: você senta, põe papel na máquina e escreve. Às vezes não vem nada."
Ainda bem que você conseguiu escrever muito, Caio, e deixar tanta coisa linda, e divertida e reflexiva para nós.

Sarah 28/02/2022

Sempre quis ler uma obra de Caio F de Abreu, uma vez que suas palavras são tão citadas na Internet. Gostei muito dos contos que abordavam sobre a vida amorosa e a solidão da mulher em tempos modernos, mesmo sendo textos escritos algumas décadas atrás, falam muito sobre o nosso dia a dia. Foi muito bom também conhecer sua relação com a escrita, algo mencionado em alguns contos e crônicas.

Pdrosaleitor 10/01/2021

Caio pra todos!
Já fazia algum tempo desde que tive acesso aos textos do Caio, na faculdade, e agora, relendo alguns e lendo outros que não conhecia parece que os textos ficaram a espera de serem lidos, uma intimidade deliciosa, um encontro profundo entre autor e leitor. Pra quem nunca leu nada dele inclusive, achei esse um ótimo livro para se começar. Textos muito bem escolhidos e numa ordem em que se percebe uma mudança à medida que Caio passa para as linhas aquilo que nem todos entendem ou conhecem até que seja lido.

carolina :) 31/10/2020

não gostei;
Eu queria muito ler esse livro, mas infelizmente ele não foi pra mim. Não gostei dos contos, achei vários pesados e sem sentido, e realmente no final nem estava mais com vontade de ler.
Não sei o que aconteceu, pensei que ia gostar da obra de caio F, uma pena mesmo, mas realmente não gostei.

Luana.Khetley 18/02/2024

Maravilho
A habilidade de Caio na escrita é notável, conquistando o leitor de maneira sedutora e envolvente. Sua narrativa, impregnada de emoção, permite uma identificação imediata com as situações cotidianas e suas histórias cativantes.

ciaobruna 23/06/2021

um dos maiores autores nacionais (na minha opinião)
Caio é um dos meus autores favoritos. Não consigo ler uma obra dele sem me sentir tocada de alguma forma, seus textos têm um quê de intimista, não tem como ler qualquer coisa dele sem pensar "eu me sento exatamente assim as vezes". Para mim, ele é um autor que me entende e eu entendo ele. Essa obra reúne suas grandes produções e toda a coletânea é simplesmente perfeita, desde a seleção até a composição dos textos. Super recomendo para quem gosta Clarice Lispector, na minha percepção eles compartilham o mesmo modo de escrever e despertar sentimentos.

Edi 24/01/2021

Sempre atual e relevante.
Esse livro reúne alguns dos melhores contos e crônicas do Caio Fernando Abreu, um autor sempre atual e relevante independente da época em que é lido.
Gay, crítico da literatura e portador do vírus da aids, Caio foi, e ainda é, um rasgo no tradicionalismo.

Thiaguinho 10/05/2023

Emocionante
Não sei se são os melhores com do Caio, mas achei interessante a organização feita pela ordem de publicação dos contos e das crônicas. Assim, é possível notar não só o amadurecimento do autor, mas também a influência que o contexto social e particular teve na sua escrita.

Stephany 16/11/2020

Bom, mas nem tanto!
Esperava mais pra falar a verdade, esperava textos de suspirar, e tem textos bons, mas boa parte é bem ?. Tem umas falas que eu achei um pouco problemáticas também, enfim... Adoro Caio, talvez tenha criado muita expectativa, mas vale a leitura.

Guynaciria 21/01/2019

Que livro maravilhoso.

A escrita do autor surpreende por sua forma visceral, atenta aos mínimos detalhes, que faz com que criemos uma empatia com o que nos está sendo narrado.

Esse é o segundo livro que leio desse autor, e a cada leitura fico mais apaixonada, acho que nunca vou ler nada ruim escrito por ele.

Caio escreve sobre temas cotidianos, que passam despercebidos aos grandes autores, e por isso mesmo o sentimento de familiaridade se intensifica, criando um encantamento que conquista.

Vários contos foram escritos durante a Segunda Guerra Mundial, é esses mostram a desilusão que o regime causava, assim como a revolta e o sentimento de inconformidade, que fazia com que as pessoas se rebelassem.

Mas o autor também fala de solidão, dessa que todos estamos sujeitos ao mergulhamos em nosso universo particular, geralmente mesclada a descoberta da sexualidade, do desejo de aprovação do objeto amado.

Sentir-se amado, valorizado e respeitado, e o desejo primordial de cada ser humano, e o autor capta essa inquietação, mostrando que nossas necessidades básicas são de fato as mais importantes.

Ler Caio é como bater um papo gostoso com um amigo, tem um certo grau de intimidade, de aceitação, ao mesmo tempo que a profundidade dos temas nos faz refletir a respeito de nossa vida, o que estamos fazemos, se estamos aproveitando as oportunidades.

Amei a leitura.

Tereza 02/01/2024

Contos e Crônicas de CFA
Caio Fernando Abreu se tornou um fenômeno na Internet com a ascensão das redes sociais e, talvez por essa mesma razão, busquei me eximir de lê-lo. Tenho essa mania infantil de querer ir contra a maré.

Mas nisso, creio, deve-se também um pouco de culpa às citações erroneamente atribuídas ao autor. Uma tentativa de expor pensamentos clichês com certo tom de intelectualidade.

É certo de que os organizadores tiveram dificuldades em selecionar os melhores textos - dificuldade comum em todas as seleções - mas esta, em particular, consegue nos dar uma visão panorâmica do Caio (já me sinto íntima, percebam). Os textos organizados de maneira cronológica nos permite perceber o amadurecimento do autor e o momento histórico e social vivido por ele.

Caio é sensível, dramático, as vezes engraçado, as vezes melancólico. Consegue mexer com nossas emoções mais profundas.

O que eu realmente não tinha ideia era que Caio também chegou a escrever contos com uma pegada erótica.

Particularmente, gostei mais das crônicas. Recomendo a leitura!

Me perdi na leitura 12/02/2021

Tudo novo pra mim
Eu confesso ter certa dificuldade pra ler livros nacionais desses autores mais antigos, mas esse foi tão diferente pra mim, eu amei a leitura, amei os contos, as crônicas, foi uma experiência incrível.

Renata Barreto 17/09/2022

Gosto (Gostava?) da escrita do Caio Fernando Abreu, porém acho que os contos escolhidos não me agradaram tanto. Já as crônicas, uma melhor que a outra. A última, com gosto de despedida, deu uma coisinha diferente...