O Melhor de Caio Fernando Abreu

O Melhor de Caio Fernando Abreu Caio Fernando Abreu

Resenhas - O Melhor de Caio Fernando Abreu

Thiaguinho 10/05/2023

Emocionante
Não sei se são os melhores com do Caio, mas achei interessante a organização feita pela ordem de publicação dos contos e das crônicas. Assim, é possível notar não só o amadurecimento do autor, mas também a influência que o contexto social e particular teve na sua escrita.

mpin 20/08/2017

Caio experimenta, conversa com o leitor. Mistura referências por vezes difíceis de triar, personagens com motivações fascinantes, cada uma com seus infinitos particulares. Alguns contos são ainda mais saborosos por terem sido escritos durante a ditadura militar, ou ao menos ambientados nele. Em outros, por sua vez, vemos os personagens diante de suas sexualidades desviantes, buscando o amor com o que são, com o que sabem ser. Muitos contistas nacionais prezam pelo preciosismo, e deve ser por isso que Caio me conquistou: ele faz o contrário, busca inclusive certa proximidade com a fala. É prosa gostosa de ler, que busca uma imersão do leitor que às vezes soa até um tanto alheia à história contada, e, mais uma vez, deve ser por isso que os contos te conquistam. O autor está em cada linha, é quase como ouvi-lo contar uma história. Recomendado.

Lud 20/07/2021

Já fazia um tempo que eu estava querendo ler algo do Caio Fernando Abreu e finalmente consegui pegar algum livro dele pra ler. Gostei muito da escrita dele, porém eu tenho dificuldades com livros de contos, não me atraem muito. Porque quando eu começo a entender a história, os personagens e me envolver na trama, o conto acaba. É um tipo de livro que acabo lendo mais devagar. No entanto, adorei as crônicas no final.

Ramon 04/07/2023

Ótimo conhecê-lo.
Adorei essa reunião dos trabalhos do autor, em especial os contos. Me deu vontade de conhecer mais obras.

Ana Júlia 30/11/2020

Ainda mais fã...
Caio Fernando Abreu é, a milhas de distância, o meu escritor favorito em todo tipo de modalidade em que ele escreve. Esse homem foi, simplesmente, um gênio, e eu sou tão feliz por ele ser brasileiro... Por mais que já o tenha consagrado meu escritor favorito há muito tempo (apenas baseado em um livro e alguns textos), ainda não havia lido a coletânea ?O Melhor De? para saber de fato o que sinto pela escrita de Caio. E o sentimento não mudou; aliás, aumentou! Todas as crônicas são tão reflexivas, elas te arrancam de uma certa zona de conforto e te obrigam a refletir sobre o que quer que elas tratam: a vida, em sua maioria. Sou muitíssimo apaixonada pelas crônicas do Caio, cada uma delas merecem ser relidas até serem completamente internalizadas. Os contos, por outro lado, embora muito bons, não me satisfazem por iniciarem uma história sem uma conclusão definida. Muitos deles carregam apenas uma breve mensagem e isso me faz querer ler um livro sobre cada conto. Não é à toa que muitos foram bases de filmes (os quais pretendo assistir). Enfim, um livro excelente do início ao fim. A única ressalva que tenho é que não se deve basear toda a genialidade da obra do Caio F. apenas nesse livro. Morangos Mofados contém contos que mereciam (e muito) terem entrado nesse livro, no entanto não havia espaço. Mas tá tudo ótimo; tudo do Caio vale a pena ler.

Aline 21/02/2023

O melhor de Caio Fernando Abreu
"se a vida é um circo, serei eu o palhaço? Às vezes também o domador que coloca a cabeça dentro da boca escancarada do leão, às vezes o equilibrista do arame suspenso no abismo, a bailarina sobre o pônei, e também o engolidor de espadas, e mais a mulher serrada ao meio ? e ainda, o quê? [...] ou então o mágico que tira coelhos da cartola, ou ainda o motociclista do Globo da Morte, ou quem sabe estava nos bastidores ou na plateia ao invés de no picadeiro, como se fosse apenas um leitor e não uma personagem nem de Tânia Faillace nem de ninguém."

Sempre tive muita vontade de ler uma obra desse autor, entretanto devo confessar que minha experiência não foi das melhores. Não resta dúvida de que Caio é um escritor excepcional, talvez por isso seus escritos não sejam tão fáceis de ler, não me refiro no sentido de entendimento, mas sim tamanha a profundidade, crueza...

Suh Oliveira 24/10/2022

Gostei demais de conhecer o trabalho do Caio Fernando de Abreu. Uma escrita simples, contos que nos prendem e alguns outros que simplesmente não entendi.

Marcos Vinicius 03/01/2019

Coletânea primordial
Os contos e crônicas de Caio são surpreendentes, detalhistas e viscerais. Retratando temas corriqueiros com uma dose de encanto e subjetividade, o autor conquista até mesmo os novatos aos seus escritos.

OssosDePapel - Instagram 21/04/2022

"Desde então, tenho uns agostos por dentro, umas febres. Uma tristeza que nada nem ninguém conserta. É assim que se começa a partir?"

Assim termina o livro, mas esse tom de despedida aparece desde as primeiras páginas. Todos os textos são sobre esses tristes agostos irremediáveis.

É tudo tão belo, apesar da ausência de qualquer perspectiva ou esperança.

Uma leitura que deve ser feita com moderação, que dói, mas vale a pena.

jessicapdss 27/03/2022

Muito legal
O melhor de Caio Fernando Abreu apresenta um panorama da obra de Caio - autor cultuado nas redes sociais. Aqui, o leitor vai conhecer as características mais marcantes da escrita de Caio Fernando Abreu.