Pétalas

Pétalas Gustavo Borges
Cris Peter

Resenhas - Pétalas

day 19/04/2023

Aiiii eu sabia que ia ser soft mas não achei que ja ser dessa forma, trazendo lição de moral e etc, eu adorei, achei a ilustração muitoo linda! a história é linda

Pandora 24/11/2023

Pétalas é uma HQ muito linda. As cores são de uma delicadeza e o traço do Gustavo Borges é uma graça. Sem palavras, a arte de Gustavo Borges e as cores da Cris Peter contam uma história sobre bondade gratuita em dias sombrios. É lindo!

Todavia, não consigo deixar de comentar o quanto o trabalho reflete o sucesso do processo colonizador europeu no Brasil. Em um país de dimensões continentais como o nosso com uma fauna e flora tão ricos nossos artistas visuais escolhem a fauna e flora de outros espaços geográficos para contar suas histórias. "Pétalas" podia ter sido tranquilamente roteirizada e desenhada e colorida por artistas de origem europeia ou americana.

Renan Barcelos 30/01/2016

Um Financiamento de Sucesso, Uma Obra Ainda Melhor
Das muitas histórias em quadrinhos colocadas em financiamento coletivo em 2015, Pétalas foi certamente uma das que conseguiu chamar mais atenção – e financiadores – para o seu projeto. Sendo a terceira obra de Gustavo Borges, que cuidou da arte e do roteiro, e levando as cores de Cris Peter, já veterana na indústria dos quadrinhos, a HQ arrecadou mais de 1000% da quantia modesta que precisava para ser financiada.

Não é difícil entender o motivo do sucesso do financiamento. A arte sensível de Gustavo Borges chama tanta atenção na página do projeto que o interesse pelo projeto pode surgir simplesmente vislumbrando as amostras da HQ que despontam do texto que explica a ideia. No entanto, estivessem rascunhadas ou em preto-e-branco, certamente não teriam todo o efeito quando combinadas com o trabalho de Cris Peter, que consegue imprimir uma personalidade única ao ambiente e ao personagem antropomorfo da Raposinha.

A premissa da história é simples. Em um inverso rigoroso, uma família de raposas – um neto e um avô – tem dificuldades para garantir a sua sobrevivência. Nesse ambiente hostil e repleto de uma brancura que a colorista transforma tanto em bela quanto opressiva, um estranho pássaro, que busca fugir do rigor do frio, encontra-se com a Raposinha e, em sua breve passagem, marca a sua vida.

Á primeira vista, o roteiro poderia ser algo passável, com a HQ valendo apenas pela sua arte primorosa. No entanto, nas poucas páginas que compreendem esse conto, é possível encontrar uma história sincera e tocante sobre altruísmo, bondade e amizade. E é justamente a figura do Pássaro, um desengonçado misto de mágico, viajante e curandeiro que chama mais atenção. Mesmo sem palavras, o personagem conquista facilmente o leitor em seus esforços e cabriolas para animar e ajudar a Raposinha. Esbanjando fofura e simpatia, é difícil não gostar da dupla que protagoniza Pétalas.

Além do risco de se escrever sobre temas de tamanha sensibilidade sem parecer piegas ou um arremedo de autoajuda fajuto, Pétalas ainda precisou vencer outro desafio. Gustavo Borges decidiu que a melhor forma de sua história ser contada, era com a ausência de palavras. Uma resolução perigosa, que poderia acabar por não conseguir cumprir com satisfação e então acabar com um material insatisfatório.

No entanto, tal escolha narrativa foi realizada com maestria. A composição, a arte e a sequência dos quadros conseguem passar muito bem tanto a história quanto os sentimentos e até mesmo ponderações do personagem. Sem ter o apoio de diálogos, cada um dos quadros precisou provavelmente de um processo meticuloso para que passassem exatamente a ideia necessária para a história avançar e se criar uma coesão narrativa.
No fim das contas, a ausência de palavras entre os personagens se mostrou uma benção de outra forma. Lidando com temas tão sensíveis, a mesma história, usando os mesmos quadros, mas apresentando diálogos, poderia tornar-se piegas a ponto de não ser levada a sério. Felizmente, Gustavo Borges mostrou-se mais do que capaz de apresentar uma obra de qualidade e desafiadora. Certamente um grande acréscimo à sua carreira.

A edição de Pétalas não conta apenas com a história, mas traz extras interessantes sobre o processo de produção, tanto da parte de Gustavo Borges quanto da de Cris Peter. É curioso ver comentários sobre as dificuldades de se escrever uma HQ sem diálogos, além de ser muito instrutivo vislumbrar as etapas do trabalho da colorista. Esses comentários sobre o processo de coloração da HQ acabam aguçando a percepção da sua importância para a obra, ao mesmo tempo mostra aos leitores como o colorista, geralmente um tanto quanto ignorado em favor de roteirista e artista, é uma peça essencial para que uma obra se torne o que ela é.

Para mais resenhas, veja o site O Vicio =)

site: http://ovicio.com.br/review-petalas/

jackfowl 24/09/2020

Bonita história sem falas
A transição entre os quadros e a pintura linda me encantaram nessa história curta porém impactante.

Michelle Trevisani 10/12/2016

Que HQ mais doce
Olá gente! Hoje trago para vocês as minhas impressões sobre a HQ Pétalas, essa obra mais linda com roteiro de Gustavo Borges e cores de Cris Peter.

Comprei o livro pela capa. Me chamou tanto a atenção essas cores suaves e rosadas, a delicadeza dos traços... com poucas páginas, nos traz de forma única uma história de solidariedade, amizade e generosidade.

Essa HQ curtinha, de apenas 56 páginas não conta com diálogos, é apenas ilustrada. Mas os desenhos parecem conter falas, de tanto que gritam sentimentos belos. Os olhos interpretam o silêncio de maneira mágica.

Com os quadrinhos, Gustavo Borges nos conta a história de uma família de raposas e um pássaro. O pássaro precisa de abrigo no rigoroso inverno, uma raposinha o encontra em uma floresta. Pede ao pai que lhe de abrigo e em troca o misterioso pássaro ajuda seu pai e a comunidade. De forma tocante e simples, essa HQ arrebatou meu coração, pois de uma forma singela e com uma arte linda, nos mostra o que vale á pena nessa vida e que o bem que fazemos a alguém nos volta como bem também.

Leia o restante da resenha no meu blog >> LIVRO DOCE LIVRO.

site: http://meulivrodocelivro.blogspot.com.br/2016/12/resenha-petalas-de-gustavo-borges-e.html

Gabrielle 09/07/2023

Uma HQ sem palavras que pode dizer muito.
É uma historia muito delicada onde as ações dos personagens tem muito mais a dizer do que palavras - ausentes no decorrer de todo o livro - que talvez tirassem essa magia. O traço atende aquilo que o autor quis passar e é maravilhoso.

Geisa 20/02/2017

5 minutinhos
Diante de tantos elogios publicados aqui, esperava bem mais da história. É bem pequena. Uma leitura de 5 minutos.
A ilustração é excelente!
Yuri Braga 22/12/2017minha estante
Concordo, eu fui achando que ia ser uma história bem mais elaborada.

Coruja Leitora 25/07/2020

Perfeito
Que bom que tive a oportunidade de entrevistar o Gustavo Borges, pois assim, cada trabalho dele que tenho acesso, tenho a certeza de ver a alma dele, a essência dele aqui. Que HQ linda!!

Cilmara Lopes 06/11/2015

As imagens dizem muito!
Uma hq muito bela, cores coerentes com o ritmo da história. Essa comunicação com o publico através só de imagens, me fez lembrar muito Charles Chaplin, em como isso é encantador, é mais profundo que mil palavras.

Leiam, ou melhor, vejam! Pois o essencial do vê com o coração!
Gustavo.Borges 02/09/2016minha estante
Cilmara, muito obrigado por suas palavras. Feliz que gostou! Abraço!

Henrique Amaral 09/12/2020

Mínimo
As vezes trazemos complexidade à coisas que são tão simples. E eu senti taaaaaaanta simplicidade nessa história, mas ao mesmo tempo tantas coisas boas, sem nem precisar fazer uso de uma só palavra. História linda e tocante!

Samu 18/05/2016

lindo e emocionante!
Brasileiro sabe caprichar e ser melhor q muito estrangeiro... Pétalas é uma das obras primas que demonstram isso... Sem sequer uma palavra vc se emociona com a história de um família de raposinhas vivendo em um inverno muito rigoroso e com uma chegada de um estranho tudo muda para toda a comunidade. Comovente, com um traço e um cor deslumbrante! Vale muito a pena conferir!

Tatiane Francisco 30/03/2017

Fofo demaiiiiisss!!!! Sabe aquele livro que sem palavras te arranca sentimentos ? Pois éé! Tocou bem la no fundo, une personagens fofos , cores e desenhos fantásticos e uma linda e verdadeira lição de amizade, generosidade e sobre a lei do retorno. Tocante, apaixonei

Marieliton M. B. 19/04/2017

Quando as palavras não importam
Essa é uma daquelas leituras em que qualquer sinopse dela poderá estragar a experiência de leitura da pessoa. Mas pra não passar batido, fica aqui a recomendação pra ler esse quadrinho muito fofo e cativante.

Acho que pra cada um que ler Pétalas vai encontrar um significado diferente para a leitura. E isso é refletido na experiência de vida de cada um. Qualquer obra, seja literária, cinematográfica, etc, que cause isso, é digno sim de reverência e admiração.

Os elogios que esse gibi recebeu realmente não foram à toa. Gustavo Borges conseguiu junto com a talentosíssima Cris Peter, em poucas páginas, e sem nenhum balão de diálogo, passar tanto sentimento através de gestos simples, que ao concluir a leitura a gente fica com a sensação de acabamos de ouvir uma linda estória contada por um amigo. Sabe aqueles conselhos certeiros que a gente precisava ouvir? Pois é, foi essa a sensação que tive ao ler Pétalas.

Enfim, quadrinho super recomendado pra todo mundo. Seja fã ou não de quadrinhos, com certeza algo de bom será extraído dessa leitura.
Helder.Lira 19/04/2017minha estante
esse eu mandei cris peter dar uma assinadinha kkk

Marieliton M. B. 19/04/2017minha estante
Também! hahah
Peguei o autógrafo do Gustavo e dela.

Rafael.Tadeu 09/05/2021

E quem disse que hq sem diálogo não pode ser perfeita é por que não leu Pétalas.

O único defeito é que acaba