Memórias quase póstumas de Machado de Assis

Resenhas - Memórias quase póstumas de Machado de Assis

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Alice 10/11/2022

Memórias quase póstumas
Realmente n sei o q falar do livro, assim, é ok, até q foi tranquilo p ler, mas n diria q é muito bom. De qualquer forma só li por causa da escola.

Arthur topzera 11/05/2023

Tá aí né
Só li pra atividade escolar legalzinho até, acho que só não gostei muito porque não sou chegado em clássicos, mas se você gosta é uma ótima recordação de leitura ???
gabriela 05/07/2023minha estante
ler livro por causa da escola sempre é chato, eu to lendo pq achei ele na estante e por enquanto tô ok KKKKKKKKKKKK lendo pra poder me gabar no almoço de família

Luana.rali 13/09/2023

Outro que eu li porque não tinha opção?
Bem? Nesse livro vai estar registrado os momentos mais importantes da vida do tão famoso escritor machado de Assis. Não tem muito oque falar. Não diria que gostei, mas também não desgostei, apesar de eu realmente ter lido apenas porque eu não tinha opção. Uma das poucas coisas que eu gostei no livro foi o significado do título, porque pra quem não sabe, Machado de Assis escreveu esse livro quando estava quase morrendo, assim registrando as suas mais preciosas memórias. Não recomendo.
lohsila 13/09/2023minha estante
Obrigada pela escola?

Maria13974 27/07/2023

Eu li esse livro para a escola se não fosse eu não teria o interesse de ler ,eu gostei só que não leria novamente

Kakau 15/01/2022

Basicamente é uma biografia dos livros de Machado de Assis, porque a da vida dele de verdade aparece no final em poucas páginas. Eu achei simplesmente incrível a biografia ser os livros dele, apesar de ter lido só dois livros não fiquei perdida com as referências nem nada é tudo bem explicado e nítido. É um livro pra quem gosta de literatura e quer ter um pouco mais de conhecimento de um autor tão importante para o Brasil. Só não dei 5? porque foi uma leitura rápida, porém não agradável.

nathy 13/10/2022

os primeiros capítulos são muito legais (principalmente o do hermenegildo), mas dps fica meio chatinho

Julia Barrow 08/11/2022

Me surpreendeu
Eu realmente não imaginava que esse livro seria tão bom. Imaginava algo chato, lento... Mas não!
Machado de Assis foi um cara incrível! Não por grandes obras ou pela fama, mas pelas amenidades que o tornavam alguém... comum.
As informações eram extremamente relevantes e provocativas, me deixaram com vontade [quem diria!] de ler clássicos do Machado hahahaha
Sério, vale a pena. E a edição é linda por dentro. Combo duplo!
Calata 08/11/2022minha estante
Sim pfv tente ler Jorge Amado, Érico Verissimo, e José Mauro de Vasconcelos , são escritores brasileiros e é muito bom acredito q se vc gostou de Assis vai gostar deles...

Calata 08/11/2022minha estante
Ouso a dizer q alguns até serão seus preferidos...

Julia Barrow 09/11/2022minha estante
pode deixar! vou procurar sim

Luiz Gustavo 18/03/2023

Memória quase póstumas de Machado de Assis, tendo como autor Álvaro Cardoso Gomes, mas tendo sido realmente escrito em forma de diário por Machado de Assis,mostrando sua vida e suas recomendações. O livro faz um contraste ao título do romance memórias póstumas de brás cubas,mas trazendo para a vida de Machado de Assis.
No livro podemos ver as duas faces do autor, o talentoso escritor e o sofrido e inteligência homem, que sofreu e batalhou para conseguir o seu papel de renome na sociedade brasileira, por ser negro e por ter crescido em decadência econômica. No livro por se trar de antes da morte de Machado de Assis, ele traz uma visão melancólica dos seus últimos dias, mas também nos traz as inspirações dele vieram, para que ele escrevesse obras como: dom casmurro, o alienista, o espelho e entre outros, e assim levando para o livro algumas de suas obras.
A premicia do livro é muito boa, os personagens são genialmente desenvolvidos, como Hermenegildo, cuja a história de vida é parecida com a de Machado de Assis. De início a história parece ser muito forçada, mas no desenvolvimento ela vai melhorando, pois a narrativa fica empolgante. De certo ponto história é boa, mas a difícil escrita das citações faz com que o livro se torne labutante. O livro entregou oque eu esperava, por ser grandioso como a vida de Joaquim Maria Machado de Assis.
( desculpa pelo tamanho, é a redação da escola)

Clara :) 07/09/2021

Memórias quase póstumas de Machado de Assis.
Esse livro aqui eu passei muito tempo lendo. Na minha escola, há o costume de os professores lerem junto com os alunos, principalmente nas aulas de português, um livro e dessa vez foi esse. Como o título fala, são memórias do Machado de Assis antes de morrer. A primeira coisa que chamou a minha atenção nesse livro foi o título, que eu amei que faz uma metáfora com um livro do autor que eu tenho muita vontade de ler, que é Memórias Póstumas de Brás Cubas. Fora, que foi um livro muito bem escrito. Nunca li nada do Machado, mas foi um experiência muito boa ler sobre ele e principalmente o fato de citarem obras dele também como paralelo. Recomendo para quem gosta do autor, não é igual a escrita dele (acho), mas é muito interessante.

folkjude 08/11/2021

"ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver"
li esse livro por conta da escola, no começo achei que seria bem chato e cansativo mas me enganei bastante. a história não é uma biografia cansativa, na verdade ela te prende bastante e a linguagem não é tão difícil quanto eu imaginei que seria.

Natalia :) 31/07/2022

Machado morreu deixando história, literalmente.
Gostei mais desse livro do que achei que iria gostar, o jeito como o autor retrata o afeto que Machado sentia por sua falecida esposa é excepcional.
Me identifiquei com a personalidade de Machado kkkkkkk
O personagem Hermenegildo se encaixou perfeitamente na história e no contexto do livro.
(Só li por causa da escola ?)

MFenner 22/08/2023

Memórias quase póstumas de Machado de Assis - Álvaro Gomes
Sendo sincera, não leria esse livro por livre e espontânea vontade, apenas li por conta de trabalhos escolares.

Gostei da maneira em que foi escrito, personagens e ambientes bem detalhados. Não tinha muito o que esperar no sentido de plot twist ou coisa do tipo já que é sobre a vida de Machado de Assis.

É interessante entender como Machado de Assis escrevia seus livros e o que pensava sobre certos assuntos e a forma como isso reflete em suas obras.

Laura.Soares 28/10/2021

Ainda bem que a escola obrigou! (rsrs)
Apesar de só ter lido pq a escola me obrigou , achei esse livro incrível demaais!!

Por ser uma história q gira em torno de um dos maiores autores clássicos do Brasil , achei q a linguagem seria um pouco confusa. Mas muito pelo contrário!! Livro super fluido .. li ele todinho em 5h!
( feliz pq foi o meu record!!)?

Ansiosa para me sentir pronta para encarar os clássicos do querido Machado!

??

Bebela 08/04/2023

Achei um dos melhores livros da escola q eu já li, a história é boa, por q a vida do próprio Machado é fascinante, porém tem algumas partes onde a escrita é mt complexa, e o contexto é um pouco difícil, msm assim Adorei

eu.malubiss 26/04/2023

Não gostei muito não viu
Só li por causa da escola
Acho que se tivesse lido por livre espontânea vontade eu poderia até gostar
É isso?

1 | 2 | 3 | 4 | 5