Sonhos Partidos

Sonhos Partidos M. O. Walsh

Resenhas - Sonhos partidos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Camila Faria 12/08/2016

A vida de um pequeno bairro bucólico em Baton Rouge, capital do estado da Louisiana muda repentinamente no verão de 1989, quando Lindy Simpson, uma adolescente alegre e estrela das pistas de corrida é estuprada em frente de casa. Ao todo, são quatro os suspeitos do crime, entre eles, o narrador da história: um jovem obcecado por Lindy, que mora a apenas duas casas de distância. Uma dessas histórias envolventes, que a gente não consegue largar até saber finalmente o que aconteceu. Mas o aspecto do crime (e o suspense da revelação do culpado) não é o único atrativo do livro. As reflexões do narrador sobre a juventude, a culpa e o amor, entre outros aspectos da vida, fazem do livro uma experiência intensa e comovente. Nada mal para um livro de estreia.

site: http://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-livros-10/

Três Leitoras 22/06/2016

Resenha completa no bog
Sonhos Partidos é uma leitura instigante, porém confusa e cansativa em alguns capítulos, quando li a sinopse imaginei que a trama seria em torno do estupro da linda e corredora Lindy Simpson, mas não, na verdade nem sabemos quem é o narrador, ele pode ser o autor do crime ou um manipulador, pois nos é apresentado um leque de possibilidades e fatos duvidosos e bem nos últimos capítulos descobrimos que o narrador está contando suas lembranças, e de como o estupro de Lindy, sua paixão obsessiva, alterou sua vida e das demais pessoas que estavam ao seu redor.

A vida é feita, cada vez mais, daquilo que você não pode mudar

Confesso que fiquei bem empolgada no começo, mas quando o autor em cada momento defendia ou tentava provar o quanto sua cidade não é tão ruim quanto parece e colocando longos capítulos sem relevância para a história final, fui ficando desanimada e o livro se tornou cansativo e outro ponto grave foi a forma como o autor tratou o estupro de Lindy, ao meu ver foi machista, li muitos comentários iguais ao meu ponto de vista e isso me incomodou bastante, tirando estes pontos eu gostei da história em si e do final por ser conclusivo!

Ainda estou para conhecer uma pessoa que não se torne um completo estranho para si mesmo quando se trata de amor.

site: http://www.tresleitoras.com.br/2016/06/resenha-sonhos-partidos.html Concluído

Ana Lima 26/04/2016

Um cara meio obcecado
O verão de 1985 foi um marco na vida da maioria dos moradores de uma pequena vizinhança na cidadezinha de Baton Rouge. Lindy Simpson, uma garota de 16 anos atraente, filha exemplar e atleta promissora fora estuprada. Os suspeitos são vários: cada garoto adolescente ou pai de família poderia ter cometido o crime. Dentre eles, o narrador de Sonhos Partidos.

Não identificado durante toda a história, o narrador era obcecado por Lindy na época em que o crime aconteceu. Passava seus dias a observando pela janela, já sabia de cor toda sua rotina e virava noites fantasiando com a garota. Porém, a partir do dia em que os boatos sobre atitudes estranhas envolvendo ele e paixão platônica pela garota ganham forma na cidade, ele se torna um dos suspeitos.

Todo o livro é narrado em forma de lembranças desse rapaz, que no momento já é adulto. E é isso que assusta: estamos diretamente dentro da cabeça de um adolescente que não tem pudor algum ao retratar Lindy. Estamos em contato direto com todas suas fantasias, e isso nos coloca diretamente em um conflito. Apesar do narrador se declarar diversas vezes como inocente pelo estupro, suas atitudes nos colocam a pulguinha atrás da orelha.

Mas não só de memórias de Lindy é construído o livro. Na verdade, acabamos imersos em grande parte da adolescência do narrador e também na vida de outros personagens, como é o caso da vizinhança e todos os outros suspeitos do crime, que nunca teve um culpado preso e julgado.

A narrativa é realmente instigante, do tipo em que cada capítulo deixa um gancho para o próximo, fazendo com que o leitor não consiga parar a leitura até que o livro seja completamente devorado. Porém, no decorrer desses capítulos, muitas vezes o narrador se perde tanto em suas memórias, que acaba divagando e trazendo à tona assuntos totalmente diferentes do que esperamos (e do gancho que foi deixado). Na minha opinião, isso pouco contribuiu para o desenrolar da história.

Cheio de metáforas e pequenas reflexões, Sonhos Partidos me fisgou de uma forma que não me importava mais saber somente quem estuprou Lindy, mas qual foi o futuro de cada personagem apresentado. E quando cheguei finalmente ao final, onde a maioria das perguntas são respondidas, não pude conter o sorriso que vinha lá do fundo da alma.

O último capítulo é a cereja do bolo, é o momento em que todo o livro faz sentido e que, apesar de diversas partes do livro não terem exatamente me agradado, torna o livro uma leitura válida. Sonhos Partidos não é somente sobre o estupro de Lindy Simpson. É sobre memórias, lembranças, família, e principalmente sobre o impacto que a adolescência e seus acontecimentos podem ter na vida de uma pessoa. Leitura mais do que recomendada.

site: www.poesiadestilada.com

Ana 28/03/2016

Quando decidi começar a ler o livro, a primeira frase já me pegou desprevinida:

"Havia quatro suspeitos do estupro de Lindy Simpsom, um crime que aconteceu bem na calçada da Piney Creek Road."

O narrador de Sonhos Partidos nunca é apresentado, mas é parte ativa da história. Já adulto, ele conta sobre sua adolescência em Baton Rouge, sua paixão por Lindy Simpson e o episódio que abalou todo o bairro: o estupro de Lindy.

A falta de identificação do narrador passa completamente despercebida (tanto que só notei isso agora, enquanto tentava lembrar o nome do personagem principal).

A história apresenta os quatro suspeitos do crime, sendo um deles o próprio narrador. Apresenta também as tentativas dele de se aproximar de Lindy após o ocorrido.

Em meio a isso, o narrador também divide também suas impressões sobre o estado da Louisiana e a cidade de Baton Rouge, comparando-a também à cidade mais famosa do estado: New Orleans.

A percepção que tive do livro ainda na primeira página não poderia estar mais correta: Este livro vai ser maravilhoso!

E foi. Apesar da parcialidade do narrador, que conta suas próprias memórias, o ponto de vista apresentado não deixa a desejar e tampouco deixa outros mistérios que não o principal do livro.

Apesar de abordar uma situação tensa e horrível, a narrativa feita a partir de outro personagem tira o foco do estupro, não tornando-o um livro pesado para o leitor.

Acho que a questão principal é que, apesar da história envolver um estupro, o livro não é sobre isso e sim sobre a paixão obsessiva do narrador pela vítima do estupro.

site: www.quasemineira.com.br

a.bookaholic 10/03/2016

Que livro sensacional!
No verão de 1989, Lindy Simpson, 15 anos, foi estuprada.
A primeira coisa que você precisa saber sobre Sonhos Partidos é que ele não é um livro de suspense. Apesar de ter um crime, suspeitos, um mistério a ser resolvido, não se trata de um romance policial. E a segunda coisa é que ele também não é um livro exclusivamente sobre a vítima do estupro. Ele é uma análise psicológica de todos os personagens que compõe a trama. O que aconteceu com o bairro que tem sua principal história de plano de fundo um estupro de uma menina de 15 anos.

Quem narra a história é um dos suspeitos do crime. Um garoto que era obsessivamente apaixonado por Lindy (o que o colocou na lista de suspeitos). Então, a maior parte do que se passa na trama é referente à vida, a família, aos sentimentos desse garoto. Embora o tema abordado seja pesado, e embora o próprio narrador seja um dos suspeitos, a escrita foi de uma leveza impressionante. Apenas por um breve momento acreditei que poderia ser ele (e isso me fez sentir muito mal, achando que o livro estaria "romantizando" o estupro), mas o objetivo é exatamente o contrário.

Mesmo com um mistério conduzindo a trama, o livro gira em torno do seguinte questionamento: Quão cedo o futuro é definido?
Ele cita vários exemplos, como de um garoto que foi acusado de assediar uma menina na lanchonete (palavra dela contra a dele, que diz ter sido empurrado), e ser tão recriminado (e apelidado de "Chester Molestador") que quando se tornou adulto, de fato se transformou em um.

A escrita divaga sobre como acontecimentos específicos podem mudar o curso de nossas vidas. O que é definido como o divisor de águas que todos temos em algum momento da vida. Como nem sempre podemos ter controle sobre tudo e que nem sempre as coisas seguem o rumo que queremos. Sobre traumas da infância que se transformam em pilares da vida adulta. Eu adorei o livro, recomendo muito!

Gisele 24/02/2016

sonhos de leitura partidos
Li num dia, por pura falta de opção. Sem nada que cativase minha atenção. Narrativa cansativa e previsível.

Larissa1256 19/01/2016

Sonhos Partidos, de M.O. Walsh, foi uma daquelas histórias que me fez pensar no meu próprio passado e ver como o rumo da vida das pessoas mudam, podendo se tornar coisas inesperadas. Foi uma leitura impressionante, que me fez ficar com sentimentos confusos em vários momentos.
O livro é narrado em primeira pessoa e focado em um acontecimento que mudou a vida de várias pessoas, inclusive a do próprio protagonista. Na pequena cidade de Baton Rouge, Lindy, a garota pela qual nosso narrador é obcecado, é estuprada. Existem vários suspeitos para o crime e nós, leitores, somos levados pelas memórias do personagem principal pelo decorrer do tempo.
O primeiro fator que me fez gostar desse livro é que ele não se trata de um thriller ou mistério policial. Não existe nenhuma trama que faz o leitor tentar descobrir quem estuprou Lindy. Na realidade, o que encontramos é como as pessoas são mudadas depois de tal tragédia. Como elas reagem àquilo. Como toda uma cidade muda.
Devo dizer que, em vários momentos, tive náusea com alguns personagens secundários, que pareciam tão distantes, porém perto de serem reais. E por mais que eu questionasse os verdadeiros motivos da obsessão do nosso personagem pela Lindy, ainda assim compreendi seus atos pela bonita honestidade que o escritor tratou dos eventos. Além disso, a narrativa reflexiva do passado me agradou muito. Gostei como ele explorou o que aconteceria se ele tivesse feito uma pequena ação que poderia mudar completamente tudo. Isso me atingiu de muita forma, porque creio que todos pensamos, em algum momento, em diferentes alternativas para ocasiões passadas.
O único fator que me impede de dar cinco estrelas é que a escrita, às vezes, me incomodava. Eu sentia falta de cadência em alguns momentos, mudanças muito repentinas dos eventos narrativos e alguns parágrafos excessivamente grandes com pouca pontuação.
O final, então, me deixou quebrada. Como se algo dentro de mim fosse partido, depois de uma revelação que me fez ficar triste e muito deprimida. Nunca havia entrado na cabeça de uma personagem como esse e como toda os sentimentos eram transmitidos pela leitura que me fizeram não largar o livro.
Enfim, é uma leitura que eu recomendo muito, para todos. Acho que essa é uma leitura muito boa para entender sobre acontecimentos trágicos e como eles mudam a vida de alguém.

Eric 26/12/2015

Sinopse Oficial: "Baton Rouge, capital do estado da Louisiana, nos Estados Unidos, é uma cidade conhecida por seus churrascos no jardim, tardes quentes de verão, barris de cerveja gelada e muitos fãs de futebol americano. Mas no verão de 1989, quando Lindy Simpson, uma das garotas mais bonitas do bairro e estrela das pistas de corrida, é estuprada perto de casa, fica claro que os subúrbios bucólicos de Baton Rouge também têm um lado obscuro.
Para uma vizinhança tão pequena, os suspeitos do crime são muitos. Entre eles o narrador da história, um adolescente obcecado por Lindy que mora na casa em frente à da garota. E é por meio de suas lembranças que somos levados a entender como términos de relacionamentos, culpa e amor podem transformar a vida de maneiras irreversíveis.
Combinando o encantamento da infância com a história de um crime violento, em uma prosa perturbadoramente bela, M. O. Walsh analisa os momentos do passado que afetam de forma mais profunda a vida adulta. Uma estreia excepcional que combina suspense com reflexões filosóficas sobre memória, humanidade e verdade."
Se você espera um Thriller, acho melhor segurar um pouco as pontas. Sonhos Partidos é um drama bastante complexo, cheio de reflexões, com problemas familiares, perdas e sobre corrupção da inocência infantil diante de uma puberdade um tanto quanto brutal.
As memórias de um narrador sem nome, levará o leitor a se adentrar em um cenário aparentemente comum em qualquer vizinhança, porém o lado malévolo de cada personagem é lançado pela historia a todo capitulo. Dessa forma, o que se tem de podre debaixo do tapete da casa de cada um é o que gera desconfiança da parte do leitor para cada morador daquela vizinhança.
Mas o estupro é só um pano de fundo drástico para o autor questionar a essência de cada morador de forma bem reflexiva acompanhado de metáforas bem inteligentes que embelezam intensamente o lado lirico do livro.
Achei um pouco cansativo o livro, o autor poderia deixar de lado algumas analises que são meio obvias ou ate meio cansativas, tirando isso o livro em si é realmente interessante.
Gostei muito daquele desfecho assustador, confesso que fiquei chocado com a brutalidade do clímax da historia, as partes eletrizantes são realmente conquistadoras, e o autor soube direitinho entrelaçar o tenso clima de suspense com o reflexivo drama.
Recomendo a leitura, é um escrita simples, porem com profundidade e complexidade. M.O. Walsh estreou no ramo literário com forca para se tornar mais um grande autor da contemporaneidade.
Nota: 4/5

Gabriele 15/12/2015

Mais ou menos
A estória até que é boa, mas é muito confusa, o autor, trazia muitas lembranças do personagem e tipo não fazia sentido, é uma leitura um pouco confusa. Quem quer ler, precisa de tempo e paciência, pois precisa de muita atenção, porquê tem hora que o capitulo fica super confuso. Sinceramente esperava mais. Esse negócio de não revelar o nome do personagem principal, achei um coco.

Natasmi Cortez 26/10/2015

Uma Breve Opinião: Sonhos Partidos
Expectativa é um cocô gente...
Preciso fazer alguma coisa pra parar já com isso, antes que eu estrague mais algumas leituras.
Sonhos Partidos tem uma premissa incrível, pensei que veria mais drama, mais suspense, mais ação, mais mistério, na verdade muito mais coisas do que a trama de fato apresentou.
A narrativa é em primeira pessoa e relata uma série de memórias do protagonista, no atual presente um adulto, sobre sua vida na pequena cidade de Baton Rouge,onde viveu, se apaixonou e respirou Lindy Simpson, a vítima de um estupro do qual ele está entre um dos suspeitos.
Até a metade do livro eu estava no ritmo da história, encantada com a escrita do autor a cada virada de página e esse vai-e-vem, sou culpado x não sou culpado, foi me deixando cada vez mais angustiada.
Mas então a coisa começou a ficar cansativa e repetitiva.
O autor começou a girar em círculos no enredo e do meu ponto de vista se perdeu totalmente.
O protagonista aborda um determinado assunto e logo puxa outra memória que puxa outra memória e assim vai até que em um ponto você não sabe mas como chegou até ali e o que estava sendo discutido no início do capitulo.
Com muita reflexão e pouco dialogo a leitura se torna cansativa e eu quase abandonei, só não o fiz porque precisava chegar no final e descobrir narrador era ou não o culpado do tal crime brutal.
Preciso ressaltar que há sim, ótimos pensamentos e alguns se tornaram meus favoritos, mas acho que o autor não aproveitou bem o tema estupro, já que o tempo todo o foco era inocentar o protagonista ou justificar seus atos caso ele e seja o culpado.

Sobre o final vi uma grande falha, já que o culpado...
Bom, não posso dizer isso, seria uma grande spoiler, então você terá que ler e tirar suas próprias conclusões sobre tudo.

Espero de coração que ao contrário de mim, você ame a história.

Abraço e Boas Leituras ❤

site: http://bibliotecadocoracao.blogspot.com.br/

Marcela @ler_sim_ler_sempre 21/10/2015

Nem todo livro é pra você
Nem todo livro é pra você

Desde que vi a premissa dessa história no lançamento da Intrinseca, já quis ler.
Já que é de grande importância tocar nos temas como estupro e pedofilia.

Porem já nas primeiras pagina percebi que não seria uma leitura fácil.

Sonhos partidos, é um livro estreia do autor M. O. Walsh.
é narrado em primeira pessoa, onde o protagonista não tem seu nome citado no decorrer da historia ( achei isso um fiasco) e que conta suas historias de infância a partir do estupro de Lindy Simpson, aos 15 anos, uma menina por qual ele sempre alimentou uma paixão platônica.
Hoje, já adulto, ele repassa toda a historia, narrando como cada suspeito se comportava na época e como ele enxergava cada um, naquele ambiente que até então era de uma cidade pacata e tranquila. Devido ao fato de ser apaixonado por ela, sabia todos os seus passos e inclusive passou a imitar seus atos de rebeldia após o incidente, pra vê se ela o enxergava.

Até então eu acredita que a historia iria se manter nesse foco, mas por diversas vezes o autor se perdia em outras historias paralelas e isso acabou me confundindo um pouco. Pois ele jogava uma ideia no inicio do capitulo e depois já começava a narrar outras coisas nada haver e quando voltava a ideia inicial eu já tinha esquecido aquele fato.

Colocou personagens demais no livro, alguns totalmente desnecessário que não acrescentaram em nada no enredo principal e em alguns trechos me fez pensar em estar lendo um livro de “Historia”.

Não é um livro chato propriamente dito, mas infelizmente não foi algo que conseguiu me balançar, pois toda vez que tinha algum dialogo que ia nos levar a revelação ao crime ou a aproximação do casal – já que ele era apaixonado por ela – o autor colocava outra lembrança dentro do parágrafo e isso me irritava muito.

Mas de toda a decepção que tive ao ler, o final pelo menos foi satisfatório. Onde o “culpado” era alguém que jamais suspeitei e gostei da maneira como o protagonista terminou.

Infelizmente, pra esse livro a minha nota é 3.
Leia, quem sabe sua opinião seja diferente e o livro melhor aproveitado.

site: https://instagram.com/p/9HxSZ4m796/?taken-by=marcellakast_
Ma 24/10/2015minha estante
vc gostou??

Marcela @ler_sim_ler_sempre 24/10/2015minha estante
Infezmente nao foi uma leitura que me conquistou. :(

Ma 25/10/2015minha estante
Também não gostei não. rs

Marcela @ler_sim_ler_sempre 25/10/2015minha estante
Achei que o autor colocou muita coisa desnecessária e nas horas boas ele cortava o raciocínio com outras lembranças nada a ver

Natasmi Cortez 25/10/2015minha estante
Terminei de ler ontem e tive a mesma sensação...
O brabo é fazer resenhas desses livros confusos hahahaha, mas bora lá.
Criei muita expectativa e acabei me decepcionando.

Jessica.Shintate 26/10/2015minha estante
Não gostei também não. Nem consegui terminar o livro.. :x

Marcela @ler_sim_ler_sempre 26/10/2015minha estante
Jéssica terminei o livro porque nao consigo deixar pela metade, mas se você tiver quase no fim, dá uma chance porque o final até que é legal. Mas a historia em si, realmente nao me tocou.

Lovett (@bloglariteratura) 23/07/2018minha estante
Concordo muito com você. Na metade do livro, eu já tinha até esquecido qual era a temática principal... Achei que o autor divagou demais, criou não só personagens dispensáveis, como alguns capítulos também. É o tipo de livro que caiu no limbo dos esquecíveis, pelo menos pra mim.

Grumpy Readers 18/10/2015

Narrado em primeira pessoa de um futuro distante, mas nada detalhado — a cadeia? Uma ala psiquiátrica? O casamento dele com Lindy? Um funeral?, essas perguntas me voltavam sempre que se mencionava o presente do narrador —, a viagem leva um tom confessional desde as brincadeiras de criança até os muitos anos pela adolescência que levaram Lindy, o personagem principal e toda aquela vizinhança para assimilar o crime.

Confesso haver lido esperando um predomínio do mistério e até algo policial. [...]

Para a resenha completa, acessem o Grumpy Readers!

site: http://grumpyreaders.blogspot.com/2015/10/resenha-sonhos-partidos-m-o-walsh.html
Marcela @ler_sim_ler_sempre 19/10/2015minha estante
Estou lendo e confesso que achando a historia um pouco confusa

AlémContracapa 13/10/2015

Resenha
Assim que li a sinopse de Sonhos Partidos fiquei interessado em conhecer mais daquela estória, o que me motivou a ler a prova do livro no site da editora. E apenas três páginas foram suficientes para me convencer de que precisava ler a obra de estreia de M. O. Walsh.

No verão de 1989 Lindy Simpson, com quinze anos de idade, foi atacada e estuprada perto de casa, em um bairro tranquilo da cidade de Baton Rouge. Considerando os parcos recursos daquela época, a polícia limitou-se a interrogar a vizinhança, e embora tenha identificado alguns suspeitos, o verdadeiro autor do crime nunca foi descoberto.

Conhecemos esta estória através do olhar de um homem que, quando adolescente, era obcecado por Lindy, e por isso mesmo um dos suspeitos do crime. Não sabemos por que, dezessete anos depois do estupro, ele resolveu contar esta estória, tampouco se suas informações são confiáveis, e são estes aspectos que mais me interessaram durante a leitura.

O fato do narrador ser, possivelmente, o autor do crime, deixa claro desde o início que ele poderia estar manipulando o leitor ao invés de estar relatando os fatos como realmente aconteceram, abrindo um leque de possibilidades. Assim, Walsh fazia com que o leitor acompanhasse a estória sempre com um pé atrás, aceitando o que era dito, mas também desconfiando.

Fiquei impressionado com a capacidade do autor em expor todas as falhas e defeitos do protagonista, como seu amor obsessivo por Lindy, sua apatia em relação à família, e ainda assim conquistar o leitor.

Curiosamente, o narrador sequer tem nome, fato este que apenas reparei no momento em que me pus a escrever esta resenha, o que denota o quanto o personagem foi bem construído, a ponto de sequer necessitar de um nome.

Apesar da premissa parecer policial, classificaria Sonhos Partidos como uma mistura entre drama e suspense. A meu ver, o cerne da obra não é o mistério que cerca o estupro de Lindy, mas sim como este evento, entre outros, marcou a vida dos personagens e de certa forma moldou o futuro deles.

Acima de tudo, Sonhos Partidos é um livro que faz refletir sobre os mais diversos assuntos, como a perda da inocência, as consequências da violência, o peso da culpa, o significado da família, a importância do perdão, entre tantos outros. Apesar da capa singela e até mesmo bucólica, uma metáfora para a tranquila cidade de Baton Rouge, não espere encontrar um livro leve.

Encerrada a leitura, tudo o que tenho a dizer é que M. O. Walsh fez uma bela estreia com Sonhos Partidos e que mal posso esperar para conferir outros livros de sua autoria.

site: http://alemdacontracapa.blogspot.com.br/2015/10/resenha-sonhos-partidos.html

Hellen @Sobreumlivro 10/10/2015

Acompanhe outras resenhas pelo ig @sobreumlivro
"Sonhos Partidos" conta uma história envolvente sobre como um acontecimento pode transformar a vida das pessoas. E como, acontecimentos passados, nunca ficam para trás.

No verão de 1989, uma garota foi estuprada perto de casa, na pacata capital da Louisiana. Lindy Simpson tinha 15 anos quando tudo aconteceu e, mesmo ninguém sendo culpado pelo crime, muitos moradores da rua Woodland Hills tornaram- se suspeitos desse crime. Entre eles, está o narrador dessa história.

"Nenhum sangue em mim. Apenas um coração obcecado. Eu não defendia nada. Não lutava por nada. Não consegue ver? Estou me apresentando aqui como inocente. Não estamos todos?"

O contador dessa história, agora já adulto, volta a época de infância e adolescência para contrapor toda a beleza da juventude com um assunto tão brutal: o que as pessoas guardam dentro de casa.

Numa viagem ao passado, compreendemos as migalhas que o autor vai deixando. O que é um ponto super positivo desse livro, pois a cada capítulo é uma nova indagação sobre o caráter dos personagens. Apesar disso, tem momentos que a história se arrasta, o que me faz pensar sobre o que achei desse livro, ainda estou em guerra.
Culpa, amor, obcecção, arrependimentos, raiva e família. Tudo misturado numa só história. 4/5

site: https://instagram.com/sobreumlivro/

Gêmeas Sperandi 05/10/2015

Um livro fantástico, envolvente e tocante
Estava louca para ler Sonhos Partidos desde que vi a sinopse no site da Intrínseca. M.O. Walsh é autor estreante, e com Sonhos Partidos conseguiu seu lugar na lista dos mais vendidos do New York Times.

Sonhos Partidos conta a história de um pequeno pedaço da cidade de Baton Rouge. No ano de 1989 ninguém espera que tragédias aconteçam, até que Lindy, uma garota linda e simpática do bairro, é estuprada na calçada.

E quem conta essa história é um narrador sem nome, vizinho de Lindy e apaixonado por ela. Acho muito engraçado o fato de o nome dele não ser citado, ultimamente vários autores têm usado essa técnica, acredito que para "esconder" a verdadeira identidade do personagem. E isso faz sentido para Sonhos Partidos, onde o narrador também é suspeito de estuprar Lindy.

No total há quatro suspeitos no estupro de Lindy, e conforme a história vai se passando, o narrador vai apresentando cada um. Pensei que fosse ler um thriller, mas Sonhos Partidos é muito mais que isso. É também um alerta, um tapa na cara sobre essa terrível coisa chamada estupro. M. O. Walsh criou um livro incrível, que prende a atenção e vai muito mais além do que o esperado.

Conhecemos a dor de cada personagem e a batalha travada internamente. Todos têm seus problemas e suas lutas, e fica bem claro no livro a premissa de que "se você planta dor, violência e ódio, são essas coisas que colherá". Posso dizer que em nenhum momento suspeitei do estuprador, foi um mistério muito bem desenvolvido. Além disso, o livro não é 100% focado em descobrir quem fez isso com Lindy, mas a história se resolve por si mesma. O autor intercala lembranças do narrador (que já está adulto e conta fatos passados) com possíveis suspeitos do crime. Achei isso muito legal porque não pesa a narrativa e não cansa o leitor.

Agora falando sobre o estupro: esse tema é triste e chocante. No mundo não há coisa mais cruel do que tirar a inocência de alguém à força, e só posso ver quem comete esse crime como um ser doente. Vemos, no livro, ao passar dos anos, como isso impactou a vida de Lindy, de seus pais e vizinhos próximos. Parece que uma parte dela se foi para sempre, e é desolador perceber isso.

Sonhos Partidos é um livro fantástico, envolvente e tocante, seja você fã de thriller ou apenas de boa literatura. M.O. Walsh não decepciona em sua estreia literária, e agora eu digo: quando vamos ter mais um livro dele?

site: http://www.gemeasescritoras.com/2015/10/resenha-sonhos-partidos-mo-walsh.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5