Bunker

Bunker Kevin Brooks

Resenhas - Bunker

Mel 06/10/2016

Socorro!!!
Sem dúvidas o livro mais perturbador que já li... são 23h e ainda não consigo parar de pensar no final.
C Henrique 07/10/2016minha estante
Perturbador? preciso ler.

Shadai.Vieira 07/10/2016minha estante
li a palavra "perturbador" e também já fui correr anotar ler um dia esse livro. tão bom quando uma leitura mexe demais com a gente, mesmo que seja de forma assustadora.

Mel 07/10/2016minha estante
Sim gente.... mas não criem muitas expectativas no livro, o menos dele é mais, a linguagem é bem simples e a leitura rapidinha... mas me senti incomodada lendo, e principalmente no final -que comecei a tremer de desespero mesmo- fiquei de boca aberta e não consigo esquecer até agora.

Gustavo.Nazario 09/10/2016minha estante
Quero

MAGALHÃES 06/02/2020minha estante
Terminei ontem e até hoje penso naquele livro naquele final.

Marcelo 16/01/2023

O livro é muito bom de verdade
Quero esclarecer algo para todos que forem ler, ESTE LIVRO É UM DIÁRIO, vc irá entender o porquê do aviso akaka.
Mas enfim, o livro é ótimo, um enredo muito muito bem construído, muitos não gostam do livro, mas só porque não entendem a proposta.
Tata.Jesus 16/01/2023minha estante
Só um ser muito inteligente como vc pra realmente entender a proposta do livro né

Agatha57 15/12/2022

Tinha tudo para ser bom, mas não foi
Pessoas sem relação nenhuma são sequestradas e estão presas num bunker onde recebem alimentos e suprimentos através de um elevador. Além disso, eles são gravados o tempo todo.
O livro é bom, mas o problema tá em não ter resposta nenhuma. O livro termina e NENHUMA das perguntas levantadas durante o livro é respondida.
Não indico essa leitura não hein, o livro é bom, mas quando termina de ler fica um sentimento de tempo jogado fora.

Rittes 18/04/2016

Agonia pouca é bobagem
Não sei se entendi bem, mas me parece que este livro é preferencialmente dirigido à jovens leitores. Se assim for, é de uma crueldade impressionante. Brooks não faz qualquer concessão e nem prefere caminhos fáceis... ainda bem! O livro é para poucos, mas absolutamente cativante e envolvente, apesar do horror da situação. O fato de o final ter acompanhado todo o resto só mostra a coerência do autor, embora possa chocar em demasia as mentes mais impressionáveis. Excelente.
Julia Leandro 06/09/2016minha estante
undefined

Bia 17/02/2020minha estante
Coerência, exatamente isso

hidra 01/05/2021

meh
ao passo que a história nos promete conflitos entre pessoas presas em um bunker, a realidade pesa mais que a ficção e nos deparamos com todes es personagens simplesmente em agonia (como o próprio subtítulo nos diz). até mesmo o fim é realista. se aventure aquele sem nenhuma expectativa.

Minha Velha Estante 03/12/2016

ense em um livro que te tira do seu lugar de conforto! Bunker é um deles!

Bunker, como o seu subtítulo diz, é narrado como um diário pelo Linus, que vê sua vida se transformar em um inferno de uma hora para outra.

Linus é o nosso narrador que, depois de tentar ajudar uma pessoa na rua, se descobre preso, sozinho, em uma espécie de bunker, uma espécie de abrigo anti guerra, subterrâneo e com grossas paredes de concreto, cuja única ligação com o mundo exterior é um elevador.

À princípio, Linus acredita que foi sequestrado. Afinal, seu pai, com quem tem um relacionamento difícil, é um homem bastante rico, apesar dele preferir morar nas ruas. Mas esse argumento cai por terra quando Linus descobre que tem companhia: uma garotinha de cerca de 10 anos.
"O que eu sei? Sou apenas um garoto. Tenho 16 anos. Não sei nada sobre cuidar de gente. Ninguém jamais cuidou de mim, a não ser eu mesmo."
Com o passar das horas, que parecem intermináveis, dos dias e meses, os dois se tornam próximos e Linus assume o papel de protetor da pequena. Mas as surpresas continuam a surgir, até que temos 6 pessoas sem nenhum vínculo anterior vivendo no bunker.

A única certeza é que eles estão sendo observados por alguém com uma mente doentia. Aos poucos, eles descobrem como pedir por comida e outros itens, apesar de serem negados quaisquer meios de contato com o mundo externo e remédios. Criam meios de manter o mínimo de privacidade, mas são severamente punidos em caso de tentativa de escapar do bunker.
"O engraçado é que, quanto mais eu sinto pena de mim mesmo, menos perigoso isso tudo parece. Sim, é uma droga. É injusto. É inacreditável. É insuportável... Bem, não, não é insuportável. Nada é insuportável. Insuportável significa algo que você não é capaz de aguentar. Algo que mata você. Se não mata, então você aguenta. Não é assim? Não pode ser insuportável. Enquanto eu estiver vivo, estou suportando isso. E, mesmo que isso me mate, pouco vai me importar. Vou estar morto mesmo. Não vai haver mais nada para aguentar. A menos, é claro, que exista mesmo um lugar chamado inferno."
O universo criado por Kevin Brooks é intrigante e desafiador! Não conseguia largar o livro para tentar entender a mente sádica desse observador e seus objetivos. Me peguei criando mil teorias e possibilidades para explicar os seus sequestros e o confinamento, achei que teria mil possibilidades...

Mas não se empolgue... Se você espera respostas, como eu, terminará essa leitura com a sensação de que o final aconteceu naquele momento em que você resolveu ir na cozinha beber água!

A história é boa? É ótima! Vale à pena a leitura? Vale sim, você vai refletir, se questionar, sair da sua zona de conforto. E o final? Me decepcionou.

Bunker traz uma história forte, com detalhes bem cruéis, sem aliviar ou colocar panos quentes. Você verá seres humanos levados ao seu limite, seja ela físico ou psicológico. Em alguns momentos, ele chega a te desestabilizar e te faz questionar a natureza do ser humano e suas nuances, quem você realmente é quando exposto a situações extremas.

Apesar do final, recomendo a leitura pra que você me ajude a entender a mente de um louco, ou será que ele não é louco?

Mari 12/11/2021

Angustiante com final ruim
O livro é muito angustiante,é quase como se vc estivesse lá com eles passando pelo mesmos perrengues e tudo mais:tinha tudo para dar certo caso o final fosse melhor do que aquele lixo que foi : (

Thata 09/01/2021

Agonizante de fato
Durante toda a leitura eu acompanhei a história com olhos vidrados e incrédulos com os acontecimentos que ocorriam ao decorrer do livro. Mesmo nas últimas páginas eu ainda não conseguia aceitar que iria acabar daquela maneira, fiquei ainda mais agonizada.

Amy 24/01/2018

Fiquei mal
Um dos melhores livros que eu já li.
Ter o livro escrito como um diário passa as sensações e experiencias que personagem estava vivendo com tanta naturalidade a ponto de você sentir o que ele sentia e a experiência passada principalmente nas últimas páginas é de total desespero e pessimismo.
Acho que foi uma das piores sensações da minha vida.

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 26/03/2018

Com certeza um dos melhores livros que já li na vida, muito fácil de ler e com um final super impactante !

Clara3370 02/04/2022

Achei muito interessante! A construção da história, a forma da escrita, a linha de pensamento dos personagens? muito fda!!

Bia 16/02/2020

Bunker: diário da agonia
O livro conta, em primeira pessoa, a história de seis pessoas que são sequestradas e trancadas em um bunker.
O protagonista narra em forma de diário sua estadia no local.
O livro tem uma ótima narrativa, que te faz sentir parte da situação.
Bastante desesperador, contém informações implícitas que trazem asco ao leitor.
Com um final realista, surpreendente e inesperado que, fatalmente, pode desagradar alguns.
Me deixou incrédula, em choque e reflexiva.
Permite que a imaginação dê voltas, mesmo após o fim.

Lavínia 15/06/2020

Sempre mais
Um livro que te faz querer sempre ler a página seguinte; uma boa construção dos personagens, apesar de o livro ser constituído em primeira pessoa e em forma de diário. O narrador personagem consegue desenvolver muito bem. Entretanto, o final é uma decepção... pelo menos para mim, não aprecio livros com finais em abertos.