Bunker

Bunker Kevin Brooks

Resenhas - Bunker

Mari 12/11/2021

Angustiante com final ruim
O livro é muito angustiante,é quase como se vc estivesse lá com eles passando pelo mesmos perrengues e tudo mais:tinha tudo para dar certo caso o final fosse melhor do que aquele lixo que foi : (

Minha Velha Estante 03/12/2016

ense em um livro que te tira do seu lugar de conforto! Bunker é um deles!

Bunker, como o seu subtítulo diz, é narrado como um diário pelo Linus, que vê sua vida se transformar em um inferno de uma hora para outra.

Linus é o nosso narrador que, depois de tentar ajudar uma pessoa na rua, se descobre preso, sozinho, em uma espécie de bunker, uma espécie de abrigo anti guerra, subterrâneo e com grossas paredes de concreto, cuja única ligação com o mundo exterior é um elevador.

À princípio, Linus acredita que foi sequestrado. Afinal, seu pai, com quem tem um relacionamento difícil, é um homem bastante rico, apesar dele preferir morar nas ruas. Mas esse argumento cai por terra quando Linus descobre que tem companhia: uma garotinha de cerca de 10 anos.
"O que eu sei? Sou apenas um garoto. Tenho 16 anos. Não sei nada sobre cuidar de gente. Ninguém jamais cuidou de mim, a não ser eu mesmo."
Com o passar das horas, que parecem intermináveis, dos dias e meses, os dois se tornam próximos e Linus assume o papel de protetor da pequena. Mas as surpresas continuam a surgir, até que temos 6 pessoas sem nenhum vínculo anterior vivendo no bunker.

A única certeza é que eles estão sendo observados por alguém com uma mente doentia. Aos poucos, eles descobrem como pedir por comida e outros itens, apesar de serem negados quaisquer meios de contato com o mundo externo e remédios. Criam meios de manter o mínimo de privacidade, mas são severamente punidos em caso de tentativa de escapar do bunker.
"O engraçado é que, quanto mais eu sinto pena de mim mesmo, menos perigoso isso tudo parece. Sim, é uma droga. É injusto. É inacreditável. É insuportável... Bem, não, não é insuportável. Nada é insuportável. Insuportável significa algo que você não é capaz de aguentar. Algo que mata você. Se não mata, então você aguenta. Não é assim? Não pode ser insuportável. Enquanto eu estiver vivo, estou suportando isso. E, mesmo que isso me mate, pouco vai me importar. Vou estar morto mesmo. Não vai haver mais nada para aguentar. A menos, é claro, que exista mesmo um lugar chamado inferno."
O universo criado por Kevin Brooks é intrigante e desafiador! Não conseguia largar o livro para tentar entender a mente sádica desse observador e seus objetivos. Me peguei criando mil teorias e possibilidades para explicar os seus sequestros e o confinamento, achei que teria mil possibilidades...

Mas não se empolgue... Se você espera respostas, como eu, terminará essa leitura com a sensação de que o final aconteceu naquele momento em que você resolveu ir na cozinha beber água!

A história é boa? É ótima! Vale à pena a leitura? Vale sim, você vai refletir, se questionar, sair da sua zona de conforto. E o final? Me decepcionou.

Bunker traz uma história forte, com detalhes bem cruéis, sem aliviar ou colocar panos quentes. Você verá seres humanos levados ao seu limite, seja ela físico ou psicológico. Em alguns momentos, ele chega a te desestabilizar e te faz questionar a natureza do ser humano e suas nuances, quem você realmente é quando exposto a situações extremas.

Apesar do final, recomendo a leitura pra que você me ajude a entender a mente de um louco, ou será que ele não é louco?

Moonziinha 29/01/2024

Bunker - O diário da agonia
"Nunca fiquei tão angustiada, triste na minha vida por causa de um livro. Esse me destruiu de tal forma que estou TRAUMATIZADA!"

O que devemos dizer sobre esse livro-diário escrito pelo autor Kevin Brooks com 272 páginas do Diário da agonia Pura agonia instalada em páginas! Uma ótima leitura, do tipo que faz você mergulhar e fluir querendo sempre mais e mais informações para que as anotações de Linus ( Lainus ) venham encaixar em sua própria mente, fazendo que de certa forma você torça para que Linus e as outras cinco pessoas possam achar um jeito de fugir do Bunker.

O livro começa quando Linus Weems um sobrevivente das ruas é abordado por um velho que lhe pede ajuda para colocar sua mala "supostamente pesada" dentro de seu automóvel, Linus querendo ajudá-lo acaba por ser sequestrado, e depois disso é só ladeira abaixo. O livro é um diário onde Linus escreve tudo que acontece, neste lugar onde ele mais tarde descobre ser um bunker nuclear onde haviam seis quartos, seis copos, seis pratos, seis bíblias, seis outros diários, enfim seis de tudo, para todos os seis prisioneiros que vão chegando de pouco em pouco da mesma forma e pelo mesmo individuo o qual havia raptado o jovem garoto.

Com o passar dos dias presos no Bunker: Linus, Jenny, Fred, Bird, Russel e Anja, passam por diversos eventos e situações super agonizantes, e torturante lá em baixo, sendo frio, fome, dopados com gases quimicos, esse tipo de coisa doentia, e tudo sendo supervisionados feito animais por câmeras e microfones posto pelo velho do qual não se sabe sequer o nome. A Narrativa do Linus é ultra interessante e bem desenvolvida, pois ele retrata o que está acontecendo lá embaixo, porém HÁ MUITOS FUROS NESSA HISTÓRIA! Eu sinceramente chorei e fiquei super agoniada com o decorrer desse desenvolvimento até o fim, e só de pensar que algo daquele porte é sim possível de acontecer na vida real, me embrulha o estômago, é um livro triste, pertubador, e pesado, faz jus ao subtítulo, diário da agonia é o nome e EU ESTOU TRAUMATIZADA!

Não leria novamente ( só se fosse a continuação com informações do que aconteceu depois do velho simplesmente ter abandona-los para morrer) tirando isso nunca mais quero saber desse livro, é bom eu confesso, mas para mim foi um grande baque, muito traumático... por ter me apegado MUITO aos personagens e ter tido esperanças de que tudo ficaria bem ( não tudo, mas que um fiapo de esperança ainda poderia se realizar ) Ainda tenho muitas perguntas e penso em muitas teorias, mas sei que não passara disso, hipóteses...

Exemplo:
? Por que cada um ali foi sequestrado e torturados de tal forma?
? Quem é esse velho?
? Qual é o real motivo disso tudo?
? Estão procurando pelo Russell, Linus, Bird ou Fred?
? Qual é o significado do relógio?
? Se em certo momento o Velho mandou um bilhete , pelo elevador, falando que " aquele que matasse outro seria livre" em seguida Anja morre misteriosamente, após essa tensão, o velho manda outro bilhete falando que Linus era o Assasino responsável pela morte de Anja, ele ( o velho ) queria que o Linus entrasse no elevador e fosse embora? Essa seria a chance de Linus se libertar e libertar todos ou era só um jogo psicológico do velho?
?? Por que o velho abandonou eles para morrer?
?? Se estamos lendo o suposto diário de uma pessoa que estava no Bunker e morreu... provavelmente encontraram os corpos?

NADA FAZ SENTIDO!
E a morte do trio fantástico no final me quebrou o coração...
Decfalter 01/02/2024minha estante
O veio deve ter tacado o fds pra eles e vazado manKKKKKKK
Maa que real n faz sentido... realmente n faz.
Precisamos de mais informacoes sobre..

Moonziinha 02/02/2024minha estante
@Decfalter // Concordo plenamente! Mas a pergunta que fica é: " Por que?" deve ter acontecido alguma coisa ou a polícia pegou ele, sinceramente mil teorias ainda passam pela minha cabeça.

Decfalter 02/02/2024minha estante
@Moonziinha // A que eu gosto é que simplesmente o veio cansou e vazou e abandonou eles lá. KKKKKK foi como eu interpretei a situação

Moonziinha 02/02/2024minha estante
@Decfalter // Sim, sim é a que mais faz sentido kkkk mas ainda queria saber o porquê de tamanha crueldade esse homem ter feito isso, digo, por que cada pessoa estava ali, foram selecionadas aleatoriamente? Quem é esse velho afinal? E porque ele simplesmente abandonou ele naquele lugar? Foi de partir o coração...

Decfalter 02/02/2024minha estante
@Moonziinha // Realmente de partir o coração. Mas acredito que por mais cruel que seja é justamente esta crueldade que traz o charme do livro. Pelo perfil das pessoas, aparentemente foram aleatorias mesmo... o veio? Pode ser qual quer um psicopata aleatorio
Pq abandonou no lugar? Vai ver esse veio pode ter tido alguma ligação com o local ( ter ajudado a construir, ou ter passado por momentos marcantes ou memoraveis la não sei)

Marcos 14/03/2024minha estante
Não dá pra afirmar que o Linus morreu. O máximo que podemos concluir é que ele parou de escrever no caderno...

Theo 19/10/2023

Não sei se odiei, não gostei, gostei ou amei
Nunca tive uma experiência como essa antes.

Antes de começar esse livro, tinha escutado muitas pessoas falando coisas do tipo ?nossa, você vai se traumatizar no final do livro? ou ?livro mais perturbador que eu já li?, e eu não tava esperando que realmente fosse tão pesado assim.

De fato, até certo ponto - mais da metade do livro -, não há cenas muito pesadas, mas chega em um ponto, que meu deus.

Quando as coisas começaram a ficar mais pesadas, eu pensei ?ah, ok, vai ser tipo um livro do raphael montes, de boa?, mas não.

Não sei se esse livro me pegou de alguma forma diferente do que com as outras pessoas, mas eu REALMENTE tive que parar a leitura diversas vezes só para respirar, e isso nunca tinha acontecido comigo antes. Já li muitos livros extremamente pesados que ?traumatizaram? muitas pessoas, e nunca tive que parar para processar o que aconteceu, exceto com dois livros, esse e flores partidas.

Sério, as últimas páginas são pura agonia, tortura e sofrimento - e não as últimas 10 páginas, mas sim as últimas 100, por aí.

Não sei se gostei por conta disso. O livro é bem escrito, mas talvez tenha passado do meu limite com o quanto foi pesado. Acho que, talvez, esse conseguiu ser mais pesado do que Flores Partidas.

Mas enfim, é um ?bom? livro, mas leia com responsabilidade, eu fui avisado e mesmo assim, não estava pronto para aquelas páginas.

É realmente um diário da agonia.

Grande.Leitora 29/10/2023

SUPER RECOMENDO!!!
Ótima escrita, personagens bem construídos, todas as partes são importantes, há partes sem sentido quando os personagens estão meio "?"

Recomendo para todos.

Jaque 09/03/2023

Absurdamente bom
DEPOIS QUE TERMINEI A LEITURA, FIQUEI ENCARANDO O LIVRO DURANTE MEIA HORA, DE TÃO CHOCADA QUE FIQUEI. QUE FINAL SURPREENDENTE!!!

Comprei o livro, porque gostei do título e estava barato. Quando peguei ele pra ler, vi que era uma ficção infantojuvenil e fiquei receosa, porque achei que poderia ser muito bobinho para o meu gosto, mas fui positivamente surpreendida. Não achei ele nada bobinho, o personagem principal, apesar de ser um adolescente, não foi infantilizado como achei que poderia ter sido, e isso deixou o livro com um ar mais de ficção do que infantojuvenil, sem contar que achei a história um pouco pesada para ser classificada como infantojuvenil rsrs...

Esse livro me pegou de um jeito que eu não conseguia parar de ler. Inclusive, faz uma semana que terminei a leitura e, várias vezes no dia, ainda me pego pensando no livro, tentando achar explicações pra tudo o que aconteceu (ou não aconteceu).

A leitura é simples e fluída, Linus é um personagem cativante, a história é muuuuito boa, e o final é simplesmente surpreendente.

Acho que nunca tinha lido um livro com essa proposta de diário, no qual você só sabe aquilo que o dono do diário sabe; achei demais essa pegada. O autor foi genial na construção da narrativa e na descrição das sensações, eu podia (e ainda posso) sentir a tensão no ar, a mesmice, o cheiro, o tempo se arrastando... MARAVILHOSO!

Eu curto muito finais abertos, então amei esse livro, mas já deixo aqui um alerta pra quem não gosta: talvez você não deva ler Bunker: diário da agonia.

hidra 01/05/2021

meh
ao passo que a história nos promete conflitos entre pessoas presas em um bunker, a realidade pesa mais que a ficção e nos deparamos com todes es personagens simplesmente em agonia (como o próprio subtítulo nos diz). até mesmo o fim é realista. se aventure aquele sem nenhuma expectativa.

Amy 24/01/2018

Fiquei mal
Um dos melhores livros que eu já li.
Ter o livro escrito como um diário passa as sensações e experiencias que personagem estava vivendo com tanta naturalidade a ponto de você sentir o que ele sentia e a experiência passada principalmente nas últimas páginas é de total desespero e pessimismo.
Acho que foi uma das piores sensações da minha vida.

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 26/03/2018

Com certeza um dos melhores livros que já li na vida, muito fácil de ler e com um final super impactante !

Agatha57 15/12/2022

Tinha tudo para ser bom, mas não foi
Pessoas sem relação nenhuma são sequestradas e estão presas num bunker onde recebem alimentos e suprimentos através de um elevador. Além disso, eles são gravados o tempo todo.
O livro é bom, mas o problema tá em não ter resposta nenhuma. O livro termina e NENHUMA das perguntas levantadas durante o livro é respondida.
Não indico essa leitura não hein, o livro é bom, mas quando termina de ler fica um sentimento de tempo jogado fora.

Ysabella7 12/01/2021

Realmente é agonizante
Um livro que conseguiu me prender do início ao fim. Não consegui parar de ler até terminar, e quando terminei continueie questionando sobre os acontecimentos dos livro por um bom tempo, e se torna tudo mais agonizante quando você percebe que não vai encontrar respostas para os seus questionamentos.

Mas de qualquer forma, o livro tem um bom desfecho e não deixa a desejar.

Thata 09/01/2021

Agonizante de fato
Durante toda a leitura eu acompanhei a história com olhos vidrados e incrédulos com os acontecimentos que ocorriam ao decorrer do livro. Mesmo nas últimas páginas eu ainda não conseguia aceitar que iria acabar daquela maneira, fiquei ainda mais agonizada.

Joyce 28/12/2020

Cara esse livro faz jus ao seu título, vc vai ficar agoniado o tempo todo lendo ele. E no final vc vai ficar tipo ?

@agathaltpiza 15/12/2020

Ainda estou digerindo esse livro.

O livro é um diário escrito por Linus, um garoto de 16 anos que narra o dia a dia dele com mais 5 pessoas, cada uma com suas peculiaridades e idades, que foram sequestradas por um homem misterioso e jogadas dentro de um pequeno bunker e que agora precisam conviver entre elas e entender o porquê de estarem presos ali, como sair e como sobreviver.

Por ser um diário não nos aprofundamos nos personagens, mas pelas descrições e anotações do Linus, é bem possível conhecer cada um que está ali com ele. Nos apegamos, pegamos ranço também, e acabamos tomando as dores do Linus por estar vendo tudo do ponto de vista dele.

É realmente um 'diário de agonia', porque você procura respostas em perguntas que é provavelmente nunca serão respondidas, todos ali estão tão perdido quanto nós.

Eu não consegui largar o livro porque precisava saber o que aconteceria com eles, o meu coração se quebrantou quando a Jenny chegou ao bunker, uma criança que me ensinou tanto quanto ensinou o Linus sobre a vida.

Enfim, leia. Mas se prepare pro final e lembre-se, é um diário.

Marcelo 16/01/2023

O livro é muito bom de verdade
Quero esclarecer algo para todos que forem ler, ESTE LIVRO É UM DIÁRIO, vc irá entender o porquê do aviso akaka.
Mas enfim, o livro é ótimo, um enredo muito muito bem construído, muitos não gostam do livro, mas só porque não entendem a proposta.
Tata.Jesus 16/01/2023minha estante
Só um ser muito inteligente como vc pra realmente entender a proposta do livro né