Sétimo

Sétimo André Vianco

Resenhas - Sétimo

@viajantedaleitura1 21/12/2010

O temido
O mais temido entre os vampiros. O monstro na forma frágil de um rapazinho de longos cabelos louros. Esse é Sétimo. Sétimo da corja á acordar ,mas aquele que nunca mais vai te deixar dormir.
André Vianco trouxe Sétimo ao meu conhecimento, um personagem inesquesívelmente cruel, implacável e exuberante!
Adorei conhecê-lo!!

ROBERTO468 22/12/2010minha estante
QUERO ENTRAR O ANO DE 2011 COM SETIMO.

Nando 10/12/2010

Minha Resenha no Sobre Livros:
Originalmente publicada em:

Olá povo do Sobre Livros! Hoje eu apresento a vocês aquela que acredito ser a minha resenha mais aguardada, desde que entrei para a equipe do Sobre Livros (pelo menos é isso o que parece, pelos e-mail , comentários e recados que recebi me cobrando…).

Venho hoje falar de um livro que não pode ser classificado como menos que épico… Uma verdadeira revolução na literatura nacional! E um livro que dá de dez a zero em seu predecessor. É lógico que estou falando de Sétimo!

Sétimo, para quem não conhece é a continuação da ambiciosa saga vampírica nacional do autor André Vianco iniciada com “Os Sete” (que já foi devidamente resenhado por mim).

Porém, se no anterior eu já achava que André tinha construído um novo conceito de livro nacional, tive que dar o braço a torcer e constatar que o primeiro não era nem metade daquilo que ele habilmente havia preparado de antemão.

A trama continua exatamente no ponto em que a anterior parou, com o vampiro português Sétimo, o mais temido de todos, ressurgido no Brasil, e totalmente perdido, depois de ter permanecido mais de 500 anos em uma caixa de prata.

Ele então elege um vampiro recém-criado (que não posso dizer quem é senão vira SPOILER do primeiro livro) para guiá-lo por esse novo mundo e para que seja seu General, no exercito de vampiros que planeja construir.

Porém conforme o exército de Sétimo vai crescendo e tornando-se mais poderoso, ele atrai a atenção de muitos inimigos – desse e do outro mundo – que vão fazer de tudo para tentar derrotá-lo. É difícil dar mais detalhes do enredo sem estragar a surpresa de quem ainda não leu “Os Sete”.

Nesse livro, toda a historia toma um novo rumo, e tudo toma proporções muito maiores. Surgem exércitos de vampiros, exércitos de lobisomens e exércitos de zumbis, sem contar com a presença do “nosso” Exército Brasileiro que se mostra muito hábil em derrotar monstros. Além, também, da presença de alguns heróis medievais e seres que se pensavam estarem mortos, que “ressurgem” para desespero de Sétimo. E se isso tudo não bastasse, temos a participação curta, mas crucial, do demônio, em pessoa.

Sétimo é um dos vilões mais interessantes que já vi, pois além de seus poderes vampíricos aumentados graças a um pacto (incluindo sua transmutação em demônio que o torna quase indestrutível) é um exímio estrategista, possui uma lábia com 500 anos de experiência e – pasmem – possui um código de honra! Sem contar que possui a aparência de um adolescente de 17 anos, o que o mantém acima de qualquer suspeita (não pude deixar de pensar em outro vampiro adolescente, mas esse não tem nada a ver… =]).

As descrições do livro são perfeitas, principalmente das batalhas. E que batalhas! Chegam a tirar o fôlego! Destaque para a invasão do covil de Sétimo por Dimitri e Tobia que foi decididamente uma das mais emocionantes batalhas que já li.

Em relação ao autor, percebe-se um avanço muito grande quando comparado ao primeiro livro. “Os Sete” foi bom, mas possui vários “probleminhas” que Andre Vianco aprendeu e não repetiu em “Sétimo”.

Como exemplo, posso citar os enredos paralelos que André segue, e que muitas vezes nos tiram o foco de personagens que realmente nos interessam. Nesse livro ele faz isso novamente, porém você nota que os enredos têm sentido na historia como um todo, e estão lá para nos dar uma visão de outro personagem, e não apenas para “encher lingüiça“.

Porém, nem tudo são flores (ahá, pensou que eu não ia criticar nada, né?) e há um recurso utilizado por Vianco que me irritou profundamente. Como é um recurso difícil de explicar, vou citar um trecho para que vocês entendam:

Escuridão. Patrícia despertou. Estava presa. Respiração apressada. Arranhou a madeira. Deus! O que seria aquilo? Um caixão? Só poderia. Empurrou a madeira. Gritou. O que estava fazendo ali? Sensação de aperto. Tontura. Não tinha ar lá dentro. A caixa era vedada.

Perceberam essas frases curtinhas, às vezes de uma só palavra? Muitas pessoas adoram, e dizem que dão suspense ao texto. Eu não sou critico literário, quem me dera, mas pessoalmente acho que isso empobrece a narrativa e deixa a leitura confusa.

Mas é uma opinião pessoal, se você curte o recurso, vai adorar o livro, pois Vianco usa esse artifício muitas vezes.

Enfim, independente disso, novamente afirmo que André Vianco conseguiu um feito inédito ao transformar o Brasil – mais precisamente São Paulo – em um palco de monstros de forma muito criativa e com muita ação. E que venha o Turno da Noite!

NayB 09/12/2010

Foram muitas coisas acontecendo, muitas estórias paralelas que descambaram para o mesmo fim. O livro é muito bom, mas preferí Sétimo. Este não me fez procurar sua continuação...

Vladimir 05/12/2010

Feito a toque de caixa
Extremamente decepcionante. Enquanto "Os Sete" é um livro divertido, "Sétimo" parece ter sido feito sem qualquer inspiração, apenas para aproveitar o relativo sucesso do primeiro livro.
É um fenômeno que vemos frequentemente em filmes: o primeiro faz sucesso, então o estúdio demanda uma continuação, que é feita às pressas e sem inspiração.
Essa "síndrome da continuação" acabou gerando um livro insosso, que tenta ser grandioso mas falha miseravelmente. É uma pena, pois "Os Sete" mostrou potencial.
Juan Weitzel 01/10/2014minha estante
Concordo com tudo que você escreveu... "Decepção" isto resume SÉTIMO pra mim, com a expectativa que eu estava após ler OS SETE!

Lucas Cardoso 30/11/2010

Comparado ao primeiro livro, este é beem pior. Não vou dizer que a leitura não me agradou, pelo contrário, eu gostei muito do livro, mas ele deixou muito a desejar.

Pontos positivos:
*Sétimo se mostrou um vilão excepcional.
*O desenvolvimento de Tiago como vampiro é muito interessante, sem aquelas frescuras de não beber sangue ou ser um vampiro completamente bonzinho, o que é impossível.
*Os personagens foram melhor explorados (com exceção de alguns, o que causou um dos grandes defeitos do livro).
*A história ganhou novos personagens, novos eventos, novas forças para o comabate final.

Pontos negativos:
*O nível da escrita diminuiu visivelmente em relação a Os Sete, há muitos erros no livro.
*O livro é muito repetitivo. O autor está, a todo momento, descrevendo as vampiras de Sétimo, e sempre da mesma forma, deu até para decorar. Outra coisa que está sempre sendo repetida é: "Se seu coração batesse, estaria disparado naquele momento". Isso é sério, torna o livro menos fluente e mais cansativo.
*Novamente, assim como aconteceu em Os Sete, o herói me decepcionou. Tiago é um personagem, na minha opinião, mal-elaborado, nem um pouco carismático, e, para ficar ainda pior, metido a super poderoso neste livro. De uma hora para outra, Tiago passa a dar ordens aos vampiros, inclusive aos sete do rio d'ouro, além de se achar capaz de derrotar até mesmo Sétimo. E o que é pior, Vianco torna Tiago poderoso demais para sua idade, afinal, ele acabou de ser transformado em vampiro, fala sério. E ele ainda passa a ser o chefe, isso é decepcionante. Não tem jeito, eu, particularmente, odeio Tiago.
*Outro personagem que me decepcionou, até mais que Tiago, foi Tobia. Ele também é um personagem que surge do nada, sem treinamento nenhum, sem capacidade nenhuma para derrotar um vampiro sequer, e já passa a ser super poderoso e temido. Ele passa de medroso a super habilidoso em poucos segundos, fala sério, é um personagem ridículo. E o pior de tudo, mesmo com tudo isso, Tobia [SPOILER] ainda consegue matar Sétimo. Tá certo que havia muitas forças em combate naquela hora, mas mesmo assim foi ridículo.
*Outro ponto ridículo do livro é a EXTREMAMENTE FORÇANTE situação que torna Sétimo vulnerável aos mesmos ferimentos infligidos a suas vampiras, e tudo porque ele as ama demaaais. AFF, nada que acontece com Eliana acontece com Tiago, mas com Sétimo é diferente, alguém pode me explicar isso?! Ficou extremamente incoerente esse detalhe do livro.
*Outra coisa, que na minha opinião afetou ambos os livros, foi a enorme oscilação na potência dos vampiros, principalmente em Sétimo. Em certo momento, eles são super poderosos, e depois eles já não têm a mesma força de antes. Sétimo consegue destruir milhares de humanos sozinho, mas não consegue destruir Tobia. Ridículo.

Enfim, acho que consegui expressar minha decepção com o livro. Não estou dizendo que o livro não é bom, aliás, recomendo a leitura, mas esses detalhes tornaram o livro decepcionante, na minha opinião, e com certeza eu esperava mais.

Pedro 23/11/2010

Objetividade e precisão.
André Vianco gozou de muita objetividade e muita precisão para descrever tudo o que ocorria. Mas NADA, NADA ofuscou a brilhante e viciante estória escrita pelo brasileiro.
Cada encontro - dos poucos, porém precisos - entre inimigos era tão bem "relatado", que as imagens surgiam em minha cabeça, como se estivesse lembrando dos fatos.
Eu simplismente fiquei possuído pelos personagens, me senti muito próximo a eles, e, parece idiota, eu sei, eu torcia para todos os grupos rivais.
Amei, indico, ótimo desfecho para a pequena saga.
Alan Ventura 23/11/2010minha estante
Eu te disse que Sétimo era muito bom. =)

Jow 23/11/2010minha estante
Foi sensato nas palavras! Ese livro é muito foda.

Pedro 15/01/2011minha estante
Valeu aí, gente!

Monique 01/07/2012minha estante
Gostei da sua resenha, mas com muito fervor lhe comunico q nao é um desfecho este livro, ainda tem os livros O Turno da Noite I, II, III, q sao ótimos!

soninha 27/09/2010

Impressionante
Quando você pensa que Sétimo não pode ser melhor que Os Sete a cada página lida nos mostra totalmente o contrário.Um livro emocionante,cheio de aventura com umas pitadas de romance e muito sangue.

Vale a pena ler!!

Vitor 27/09/2010

A saga dos vampiros nacionais continua!
Após a leitura de “Os Sete”, corri para ler logo a seqüência, “Sétimo”, ambos do escritor nacional André Vianco, o mais famoso no ramo da ficção fantástica no país. Geralmente não gosto muito de ler toda a série de um livro de uma vez só, mas abri uma exceção e li logo a seqüência do primeiro livro de Vianco.
“Sétimo” é a continuação imediata do primeiro, pois a narrativa se inicia até no mesmo dia de onde havíamos parado. O poderoso e vil vampiro Sétimo está novamente liberto, determinado a fazer do Brasil sua nova casa e subjugar a raça humana com seu exército vindouro. Para isso, nomeia Tiago (protagonista da série) o seu general e guia. Para azar do vilão, diversos inimigos surgirão para confrontá-lo, começando pelo vampiro Lobo (um dos irmãos da caixa de prata).
O estilo narrativo empregado por Vianco na obra difere-se em pontos importantes em comparação com “Os Sete”. Os capítulos são mais abundantes e mais curtos, há mais personagens, mais pontos de vista e, infelizmente, a novidade dos vampiros no Brasil já terminou. Vianco não pode mais contar com esse elemento para entreter o leitor. Precisa inovar, o que, de certo modo, ele faz. Enquanto que no primeiro livro o número de vampiros era bem escasso, aqui temos mais de uma centena das criaturas, com vários poderes diferentes, com diversas características.
Foi bacana ver a evolução dos personagens principais, como Tiago e Eliana, que ao decorrer da história largam de vez a inocência e tornam-se dispostos a tudo para sobreviverem. E ainda sobre os personagens, gostaria de destacar Dimitri, o Matador mercenário, e Tobia, o descendente caçador de vampiros. Esses foram as melhores adições para mim. Nem todos eles têm papéis realmente decisivos, mas se relevarmos o grande número destes, até que o escritor fez um bom trabalho.
A narrativa torna-se morna mais ou menos pela metade, o que prejudica um tanto a leitura. Mais adiante, o fôlego retorna, mantendo-se constante até o fim. O resultado do confronto final do livro pode ser considerado até como previsível, mas a maneira como a luta foi descrita por Vianco é competente. Infelizmente, alguns problemas do primeiro livro persistiram, como a repetição exagerada das características dos personagens. As vampiras, por exemplo, são dezenas de vezes rotuladas como sensuais e provocantes. Quem ler e se atentar vai concordar com o que digo.
Num balanço geral, Vianco conseguiu se intento: divertir os leitores de diversas idades, com aventura, ação, lutas, explosões, sangue e poderes sobre-humanos. Como anteriormente dito, há erros claros, mas pode-se também afirmar que houve uma melhora notável deste para o primeiro livro da série, tanto no estilo, na profundidade dos personagens quanto nas cenas de ação. Recomendado para qualquer um que aprecie o estilo.
Para quem acha que histórias fantásticas só podem ser bem feitas por estrangeiros, já passou da hora de dar uma chance para nossos próprios autores.

actorres 16/09/2010

como só descobri isso agora??
Só descobri o Andre Vianco agora, pelo twitter (shame on me!!). Li Os Sete, e comecei correndo o Sétimo, querendo saber o que ia acontecer!! Prá quem mora/conhece/morou em São Paulo, esse é O LIVRO!!! Com os conflitos acontecendo em pontos mega conhecidos da cidade, eu me senti lá no meio da confusão, vivendo cada detalhe! O Andre é mestre, e agora vai virar série de TV ! Excelente!!!! E já comecei a ler Bento!

Gilberto 13/09/2010

Sétimo é a continução do eletrizante "Os Sete". Como qualquer continuação, obrigatoriamente você tem que ler o livro anterior para conseguir entender o desfecho.

Nesse livro, Tiago tem mais problemas que antes. Além de ter que enfrentar o vampiro mais poderoso entre os sete, terá que conviver com sua vida vampiresca, e tentará manter um relacionamento com sua amada e mortal namorada.

Com tantos problemas, Tiago tem muito o que fazer. Mas, mal ele sabe, que um novo inimigo - inimigo só para os vampiros - apareceu: o lendário Tobia. Ele está de volta e está pronto para acabar com a festinha dos vampiros.

Agora imagine: Vampiros contra vampiros contra exército contra zumbis contra especialistas em matar vampiros... É uma guerra como nunca vista.

Para enfrentar tanto problema, Tiago terá ajuda do próprio Diabo. Ele receberá um presente um tanto quanto inesperado e de muito mal humor...

Sétimo é uma dose extra para aqueles que gostaram dos setes vampiros do Rio D'Ouro.

Virgínia 16/08/2010

Perdeu a receita???
André Vianco me surpreendeu em "Os Sete", infelizmente o mesmo não aconteceu em Sétimo, a estória se arrasta o tempo todo, a leitura é cansativa e pouco atrativa, parece que ele perdeu a "receita" quando terminou "Os Sete"...mas não podemos deixar de lado que André Vianco tem criativida e sabe escrever bem, as sequencias de ação são boas e te deixam sempre pensando em como seria um filme sobre a estória.Três estrelas pra ele!!!

Amanda3913 11/08/2010

Norberto Silva 06/08/2010

Vampiros existem... E vivem no Brasil!
Um excelente livro que traz um ritmo hollywoodiano a cenários brasileiros, com uma versão das criaturas do momento, os vampiros, de uma maneira especial e instigante.
Altamente recomendado

MENINALY 03/08/2010

Fiquei decepcionada com esta continuação de Os Sete, naqual eu adorei demais.
Repetitivo e muita enrolação principalmente nas ultimas 70 folhas e por isso "provavelmente" vou demorar um tempão para ler outro livro do Andre Vianco (já li 5 livros dele e até que deu pro gasto)