Moreninha

Moreninha Casimiro de Abreu

Resenhas - Moreninha

1 | 2 | 3 | 4

Felipe | @fe.ituras 15/12/2023

Fácil de ler, rápido e objetivo, lírico e belo.

Um clássico da poesia romântica brasileira, lindo!

Iasmin 09/12/2023

Moreninha...
Eu amei cada verso desta poesia, cada detalhe que ele conta como se eu já conhecesse está moreninha..

Moreninha você me ganho em cada verso.

beahavilliard 06/11/2023

Moreninha
"?????? ??-?? ??????,
??????-?? - ???? ?? ?????? -
???? ???? ????? ???? ???.
- ?????! ???? ???? ??????
??'?? ???????? ?????? ?? ????,
??'?? ?????? ?? ????????!"

Uma leitura super rápido e envolvente que me deixou com um sorrisão no rosto!!

maju 12/10/2023

Tava a toa e resolvi ler. É realmente muito bom, como esperado. Acabei conhecendo por acidente e me interessei.

marianaeunice 05/08/2023

Um poema bom e simples de se ler e entender, apesar da época em que foi escrita. Gostei da narrativa.

Duda 01/07/2023

Linguagem simples
Para um poema clássico a linguagem é bem compreensível, sem muitas expressões antigas, pode-se compreender facilmente.

defsouts 03/04/2023

Clássico.
Um clássico!! peguei na amazon achando que era um livro grande me surpreendi quando vi que era um poema em 4 páginas kkkkkk

a forma como ele narrou o poema é simples e ao mesmo tempo cativante da pra ver o quanto ele está apaixonado, bem rápido de ler.

"Apenas vi-te, sereia,
Chamei-te - rosa da aldeia -
Como mais linda não há.
- Jesus! Como eras bonita
Co'as tranças presas na fita,
Co'as flores no samburá!"

Luiza.Carmo 05/11/2022

Um poema romântico, rápido de se ler, mas com mostrando a paixão, avassaladora, quente, delicada, como uma flor.

Dudu 01/11/2022

Um texto maravilhoso de se ler...
Casimiro José Marques de Abreu (1820-1882), foi um poeta brasileiro da segunda geração romantismo. Filho do fazendeiro português José Joaquim Marques de Abreu e de Luísa Joaquina das Neves, uma fazendeira de Silva Jardim, viúva do primeiro casamento.

? "Morena, minha Morena, És bela, mas não tens pena De quem morre de paixão! - Tu vendes flores singelas E guardas as flores belas, As rosas do coração?!..."

A Moreninha é um romance de sua autoria publicado em 1844. A obra marca o início da ficção do romantismo brasileiro e tem grande sucesso ainda nos dias de hoje. É considerado o primeiro romance tipicamente nacional, pois retratou hábitos da juventude burguesa carioca, contemporânea à época de sua publicação.

Existem muitos significados dentro desse poema, e por ser tão curto, te convido a ler e se emaranhar na meiguice, beleza e sutileza dessa deusa da praça. Como tudo que a literatura brasileira produz, Moreninha de Casimiro de Abreu, mexe com o imaginário popular. Um conto em forma de prosa escrito de forma magistral.

Em homenagem ao escritor, existe a Estátua - Casimiro de Abreu - RJ - Brasil
A sede do município localiza-se às margens da rodovia BR-101, principal rodovia do norte do Estado do Rio de Janeiro. Antes de ser elevada à categoria de cidade, abrigou a fazenda Indaiaçu, pertencente ao pai do poeta Casimiro de Abreu.

Curtiu o post?
Conhecia o poeta?
Deixa aquele comentário ?

Lais Cruz 23/09/2022

Fofo e cativante, mesmo para aqueles que não são fãs de poesia. A Moreninha é impressionante, pois representa inumeras mulheres brasileiras e até a nos mesmos.

clubdol1vr0 26/08/2022

O poema é lindo, bixo

Da pra ver o quanto ele tava apaixonado por essa mulher, seja ela quem for

Elogiou ela como o Rei Salomão da Bíblia elogiava as mulheres

Ester 07/08/2022

Não foi uma das melhores obras que já li do artista, mas por não ser o meu tipo de leitura preferida eu meio que nem ouso julgar tanto. Foi um poema curto e de fato intrigante. Gostei, mas tenho que consumir mais esse tipo de livro para poder opinar com mais veemência.

Yasmin 06/08/2022

????
Sei que é um clássico e muita gente elogia e ama, mas eu achei super chato, pelo menos é MUITO pequeno, então não foi perda de tempo.

Sam 04/07/2022

Sei que é um clássico, mas não me prendeu, não me agradou, achei chato, cansativo, daquele tipo de livro que fico me perguntando pq é clássico kkk

1 | 2 | 3 | 4