Partes íntimas

Partes íntimas Claudia Tajes

Resenhas - Partes íntimas

Adriana791 09/03/2024

Aqui eu recomendo não só o livro, mas a escritora.

Minha conterrânea Claudia Tajes não é só uma escritora talentosa, mas uma pessoa maravilhosa e uma mulher incrível!

Ela responde sempre que comento alguma postagem no Instagram. Acho isso de uma gentileza!

Esse livro é uma coletânea de crônicas, muitas publicadas na Zero Hora, jornal aqui de Porto Alegre. Claro que me reconheço em várias delas, o que facilita amar o livro. Mas, Claudia é sempre tão humana e inteligente que, tenho certeza, agradará muita gente!

Os livros dela são, na maioria, comédias como A vida sexual da mulher feia, Dez (quase) amores, Só as mulheres e as baratas sobreviverão. Todos muito engraçados e, de vez em quando, com alfinetadas políticas, como em Macha.

Amo muito!

Bi Bueno 26/11/2022

Partes Íntimas
Garimpei esse livro numa feira do livro. Baratinho. E como já tinha lido outros livros dela (e adorado) e nunca lia as crônicas porque não compro nem a pau o jornal pro qual ela escreve, investi.
Não me arrependi. Divertido, irônico e descontraído.

Henrique Fendrich 11/09/2019

As partes íntimas de Cláudia Tajes
Se há um estado que se destaca pelas cronistas mulheres é o Rio Grande do Sul. De lá vem não apenas a Martha Medeiros, mas também nomes como Cláudia Laitano e Mariana Kalil, ambas cronistas genuínas e das mais agradáveis de se ler. A estes nomes se soma agora o de Claudia Tajes, que em “Partes íntimas – Crônicas e outros cortes” (Arquipélago) reúne pela primeira vez a sua produção no gênero. Uma produção bem versátil, diga-se de passagem. Claudia vai da recordação de seu passado aos esquetes cotidianos a la Verissimo. E se sai bem em tudo.

Nas suas lembranças estão episódios de sua família, de seus amigos, de seu colégio… as coisas que a gente vive e que, por mais que passem os anos, continuam lá, ainda que causem alguma dor, já que, como diz a cronista, “até o que não era bom faz hoje uma falta danada”. Costumes como o de dizer não, relaxar ou procrastinar também passaram por seu olhar de cronista – um olhar tão atento que chega a enxergar até mesmo alguns anjos na rotina de sua vida.

Também os embaraços e situações constrangedoras tiveram espaço e renderam alguns dos textos mais divertidos do livro. Encontramos Claudia Tajes incomodada com barulhos, com crianças fazendo birra, com uma aranha gigante na parede, com um smartphone que parou de funcionar. Há em cada uma dessas histórias tiradas excelentes. Como boa cronista, Claudia está atenta às conversas alheias e pronta a tirar dali um relato engraçado ou apenas sincero.

Já na parte final do livro, ela se destaca pela sua capacidade criativa, já que promove diálogos bastante envolventes, em geral originados nas eternas confusões do relacionamento homem e mulher. São crônicas ágeis e muito bem sacadas. Para terminar, e comprovar a versatilidade, há ainda um poema. É sem dúvida um dos bons lançamentos da crônica neste ano de 2015.

site: http://rubem.wordpress.com

Tauana Mariana 22/09/2015

Não é segredo pra ninguém. Quem me conhece sabe que eu amo a Claudia Tajes. E esperava ansiosa a publicação de um novo livro, que enfim chegou neste mês.

Foi depois da primeira leitura de um livro dela, o Somente as mulheres e as baratas sobreviverão, que eu decidi iniciar este blog. Foi amor à primeira vista. Logo comprei e li todos os livros que ela publicou.

Não sei explicar o que o texto da Claudia tem. Eu consigo rir, refletir, pensar sobre a minha vida e o mundo através das palavras dela.

E com Partes Íntimas não foi diferente. A cada crônica, eu percebia como a Claudia consegue ver graça e sentido em coisas que nos passam despercebidas. Ela é uma cronista do cotidiano, "retirando o véu que encobre a familiaridade do senso comum", diriam os pós-modernos.

O único defeito do livro é que acaba logo. É aquele tipo de leitura para se fazer durante um descanso, num dia de chuva, de preferência aquecida por um cobertor e saciada por um chá quentinho.

Esse livro ainda tem um detalhe especial: foi o meu primeiro livro autografado, e sua sessão de autógrafos foi a oportunidade para me apresentar para a autora e ganhar abraços e um autógrafo cheio de carinho. Saí da livraria realizada. E com 50 páginas lidas.