Batismo de Fogo

Batismo de Fogo Andrzej Sapkowski

Resenhas - Batismo de Fogo

leocosta1991 12/05/2020

Recomendo
Bom livro, ótima leitura, recomendo.

Camila 26/02/2020

Um pouco lento no começo, mas a história vai se desenvolvendo de uma forma excelente com diálogos e acontecimentos incríveis. O meu favorito até agora!

Marj 28/02/2020

Novos personagens, muita ação e perigos. Geralt de Rívia tem um caminho difícil pela frente, que nos é mostrado através da ótima escrita do autor. Grande livro

Lucas Viapiana 01/03/2020

"O Fogo queima, mas purifica também. É preciso passar por ele."
Se Tempo do Desprezo é o início do fim, Batismo de Fogo é o apocalipse. De fato guerra, fome, doença e morte são os principais agentes motores desse livro.

Ciri aparece pouco e Yennefer menos ainda. Batismo de Fogo foca principalmente em Geralt e sua improvável companhia, um bando de personagens muito diferentes e por vezes até hostis uns aos outros, que se junta por duas causas comuns: sobreviver e achar Ciri. O livro tem um tom de superação e desenvolvimento pessoal. Geralt, mesmo gravemente ferido e mal recuperado, é orgulhoso e teimoso; quer viajar sozinho e tem enorme dificuldade em lidar com o fato de que sim, há pessoas que se importam com ele, que o consideram um amigo e que viajariam com ele, mesmo arriscando suas próprias vidas. Outro ponto que traz essa ideia de superação é o fogo, elemento recorrente ao longo do livro. O batismo de fogo, termo que comumente significa “a primeira batalha de alguém”, vai além desse significado direto; também representa o passar pela dor e pelo trauma, o deixar queimar-se, para sair das chamas mais forte do que antes.

Também há outros temas secundários interessantes. Um deles é a desmistificação do vampiro; e como muitas das histórias e lendas sobre esse arquétipo são ridículas (ao menos no mundo de Sapkowski). Outro é o contraste entre as diferentes classes sociais e posições de poder quando confrontadas com uma calamidade como a guerra. Enquanto os camponeses são massacrados, convivendo diariamente com as piores misérias físicas e mentais possíveis, pequenos grupos de poderosos se encontram em torres de marfim bem estocadas com comidas finas e vinhos, e discutem se talvez a guerra não seja algo bom a longo prazo, afinal, menos gente significa menos bocas a ser alimentadas.

site: https://bibliotecadavolnania.blogspot.com/

Vinicius Nathan 08/03/2020

Cada vez mais envolvido na trama, novos personagens, além de dar uma nova enfase a outros antigos. Vamos ao próximo .

Filipe378 13/03/2020

A perdição de Ciri
Nesse livro não acompanhamos tanto a Ciri e nem a yennefer. O livro da um distaque maior para o bruxo Geralt e seu bando. É uma leitura que mantem o interesse na história, pois sempre introduz novos e bons personagens e isso faz com que a história fique mais prazerosa. Não vejo a hora de ler o próximo volume para continuar acompanhando a busca de Geralt e Yennefer por Ciri, que está perdida, tanto geograficamente quanto psicologicamente falando.

Kaemi7 15/03/2020

Fantástico!!!

Sérgio 15/03/2020

Fantástico!
Deixei para resenhar o livro apenas alguns dias após a leitura por um motivo bastante simples: após a lida, uma explosão de sensações me mostrou que esse teria sido o melhor de todos os cinco livros da saga, desde último desejo, até então. E mesmo assim, a euforia experimentada ao encerrar a leitura não passou. De fato, o "Batismo de Fogo" é monumental! Confesso que algumas cenas do livro ficaram guardadas na memória com bastante nitidez, tamanha a imersão que o autor proporciona aos seus leitores ao longo da história. Esse volume tem como foco as aventuras de Geralt e seus "peculiares" acompanhantes, deixando em um segundo plano o encontro das feiticeiras e Ciri, de modo que ao leitor é possível acompanhar mais linearmente a história (ao menos em comparação com os livros anteriores). Volto a repetir o que já registrei em resenhas passadas, de que seria muito importante que o livro (paperback) viesse acompanhado de um mapa, mas creio que somente nas versões de capa dura ele esteja disponível. No mais, o livro é sensacional, maravilhoso e permite ao leitor abrir espontâneos e involuntários sorrisos ao longo da história, ou a experimentar o amargor de passagens mais tristes.

marianarisos 16/06/2024

Finalmente
Demorei muito muito pra ler, não sei se pela minha vida corrida ou pelo livro mesmo. confesso que me perdi completamente em nomes de pessoas e lugares, mas gostei dessa forma de narrativa por 3 pontos de vista diferentes. me deixou curiosa pra saber mais

Luiz Nobre 23/03/2020

Série de livros que te prende
A série te prende desde o primeiro livro, pois as putas são muito bem exploradas e os personagens são complexos. No 5 livro temos a saga de Geralt e seus companheiros de armas em busca de Ciri. Esse livro me lembrou bastante o senhor dos anéis, pois há aquele clima de enfrentar uma longa e perigosa jornada com os companheiros. Recomendo!

Wonderland of Books 28/03/2020

Não sou fã dessa serie. E por isso acho que não vou continuar , mesmo tendo os últimos 2 livros na minha estante.

Jessica692 02/04/2020

O livro não é de forma alguma ruim. Bem longe disso, mas ficou por último, se tivesse que elencar os livros da série até o momento. Progressivamente, a história vem se tornando mais e mais sobre as tramas políticas de todos os países e seres interessados no poder e em Ciri, que parece ser o caminho certeiro para obtê-lo. Enquanto o livro é muito interessante por trazer várias explicações, senti falta de mais acontecimento. O livro todo parece uma grande preparação do que virá a seguir. Apesar de terminá-lo sentindo que alguns personagens sabem bem mais agora do que no início, parece que a jornada em si de cada um não evoluiu tanto.

Bekky.Marty 30/04/2020

Muito emocionante! Simplismente não consigo parar de ler! Como órfã de Guerra dos Tronos eu estou me sentindo em casa lendo essa saga

Sarmentox 01/05/2020

Muito bom como sempre
Esse livro introduz vários personagens novos e expande muito o mundo do the witcher, ler a série depois de jogar é muito interessante por eu já conhecer bastante sobre o mundo. Eu não sei se quem começou pelos livros as vezes fica perdido com algumas descrições de monstros ou algumas citações que não são explicadas, se esse for seu caso é mais um motivo para ir atrás das outras mídias do melhor mundo de fantasia já escrito.