After - Depois da Promessa

After - Depois da Promessa Anna Todd

Resenhas - After

Avyla 04/08/2023

Pior coleção de livros lidos na minha vida.
Finalmente cheguei no último livro. As 100 últimas páginas são as melhores de todos os cinco livros.
Realmente o relacionamento entre Hardin e Tessa foi tóxico durante os 5 livros. Somente no final é que foi possível ter um vislumbre de um relacionamento saudável.
Não indico After pra ninguém.

Mari 03/08/2023

Acho que esse foi o menos pior...
A autora escreve bem DEMAIS. Isso pra mim é inegável. Foi principalmente por isso que continuei a saga. Hardin demorou demais pra cair na real e, quando caiu, ficou mais tóxico ainda. Não respeitou os limites da Tessa. Uma merda atrás da outra, como sempre. Algumas reviravoltas que sempre me pegam demais nessa saga. O final... Bem, odeio quando tem muitos time skips, mas acredito que tenha sido necessário.

Fernanda631 31/07/2023

After - Depois da Promessa (After #5)
After - Depois da Promessa (After #5) foi escrito por Anna Todd.
Após todas as dificuldades e obstáculos enfrentados para amadurecerem e permanecerem juntos, Hardin e Tessa parece estar seguindo o caminho certo e o futuro do casal até parece promissor, mas não se engane, muito ainda está por vir e um segredo obscuro lançado sobre Hardin nas últimas páginas de After – Depois da Esperança, promete desestabilizar mais uma vez essa relação.
Hardin descobre que Christian é o seu pai. E isso o joga em um turbilhão de sentimentos confusos. Como aquele homem que sempre foi seu amigo, sempre o ajudou, na verdade passou a sua vida mentindo para ele? Como ele pôde deixá-lo ser criado por um bêbado que o fez passar por tanto sofrimento?
Sem conseguir aceitar a verdade sobre fatos que marcaram tanto o seu passado, Hardin mais uma vez está perdido, e agora parece que nem mesmo Tessa será capaz de salva-lo da escuridão. Com tantos conflitos internos ainda a serem trabalhados e com mais essa revelação feita em Londres - lugar que já guarda tantas lembranças ruins de seu passado, Hardin não consegue lidar com a confusão que se instalou em sua vida novamente e mais uma vez acompanhamos nosso protagonista em um processo de regressão.
Como sempre acontece, Hardin não consegue lidar com a dor e a primeira coisa que faz é afastar Tessa para longe de si. Sem saber o que fazer para ajudar o namorado a passar por mais essa situação, Tessa luta com todas as suas forças, mas quanto mais tenta trazer Hardin para a luz, mas ele demonstra que já não há salvação.
Para completar a confusão Hardin encontra com velhos “amigos” e decide que o melhor seria permanecer em Londres e mandar Tessa de volta para casa sozinha. Retornando ao ciclo vicioso de más companhias, drogas e bebidas, nosso protagonista joga seu relacionamento pelo ralo e dá adeus a uma Tessa destruída e humilhada de todas as formas possíveis.
Tessa entende que quando o Hardin se sente assim, ele tem a tendência a voltar para antigos hábitos e a afastá-la mais ainda. Como a Tessa pode ajudá-lo se ele simplesmente não quer sua ajuda? Não dá para continuar lutando sozinha por um relacionamento que já passou por tudo o que eles passaram.
Para o Hardin é como se ele estivesse afastando a Tessa para o bem dela, ele acredita que ela merece alguém inteiro, alguém que não tenha passado por todo o inferno que ele passou. Ele não a merece, concordo com isso, mas ao invés de mudar e lutar para ser alguém melhor, ele escolhe ser alguém ainda pior e afastar de vez a única pessoa que de fato o tem como prioridade.
Desestruturada e abalada emocionalmente, Tessa volta para casa derrotada e sem direção, mas com a certeza de que precisa se reerguer e dar um basta em todo o sofrimento que Hardin vem lhe proporcionando nos últimos sete meses. No entanto ela nem imaginava que precisaria de toda a sua força para lidar com a tragédia que está por vir, capaz de acabar até mesmo com sua sanidade.
E é somente quando Tessa está à beira do colapso que Hardin acorda e percebe que o mundo não gira apenas ao seu redor. Desesperado e ciente da estupidez que fez, Hardin tenta reatar o namoro e mostrar que pode ser o que Tessa sempre quis, porém é visível a repulsa que Tessa sente por ele agora.
Durante toda a série foi normal vermos Tess e Hardin em um círculo vicioso de idas e vindas, onde ambos sempre se machucavam, mas nunca conseguiam se afastar completamente. Mas em After Depois da Promessa Tess finalmente acordou e deu um basta no relacionamento abusivo que estava vivendo. Sua decisão mostrou que sempre foi ela a base da relação, sua confiança em Hardin sempre a fez acreditar que valia a pena dar mais uma chance e tentar seguir em frente, mas Hardin foi capaz de testar todos os seus limites e dessa vez Tessa deixa claro que não está disposta a aceitar menos do que ela merece.
No desenrolar da trama foi ficando cada vez mais claro que não haveria salvação. Tessa decidiu pôr sua vida nos eixos, reestruturou seu relacionamento com a mãe, voltou para seu lugar de origem e se dedicou apenas a realizar seus sonhos, algo que no caso não incluía Hardin.
Hardin por sua vez decidiu dar a Tess o espaço que ela precisava e se manteve a distância sem ter a real certeza de que um dia a teria nos braços novamente. Enquanto Tess ia reestruturando sua vida sozinha, Hardin também se permitiu amadurecer e aceitar seus problemas e dificuldades como nunca havia feito antes.
Anna Todd criou personagens com problemas reais e com características marcantes.
O “felizes para sempre” do casal me surpreendeu bastante, não esperava esse desfecho para os dois, mas achei plausível, provavelmente o mais real que poderia ter acontecido com eles. Esses dois enfrentaram o inferno para ficarem juntos, não se pode simplesmente sorrir e ignorar tudo pelo que passaram. Mais uma vez a Anna Todd nos mostra que relacionamentos são difíceis, que nem sempre tudo sai como planejamos e que só precisamos respirar fundo e viver da melhor forma com a realidade que temos.
Mesmo assim ainda continuo não gostando da série.

Rafaela Rezende 28/07/2023

Estava feliz por acabar
São poucos os livros que me dão gastura pra terminar e esse (como a série toda) foi um desses casos, mas como era questão de honra, finalizei esse livro e como já não havia expectativa nenhuma, a expectativa zero foi alcançada. É isso.

gikitica 01/07/2023

Não é bom, mas é o melhor da série
Finalmente o Hardin tomou vergonha na cara e foi atrás de resolver os problemas, mas não antes de dar uma humilhada na Tessa, obvio.

O livro não é bom mas me senti na obrigação de terminar a série toda pra falar com propriedade. Pelo menos é o melhor da série.
kika.ferrer 01/07/2023minha estante
se tem resenha falando mal de after, eu estou lá para curtir!

Roberta Maruki 27/06/2023

Me forcei a terminar essa serie pela simples curiosidade de saber onde a autora levaria esses personagens tão perturbados. Sim, todos os personagens têm algum grau de toxidade, principalmente Tessa e Hardin. O núcleo de todo o pandemônio está concentrado nesses dois.
O relacionamento toxico dos dois sofre o mesmo looping em todos os livros, e basicamente é a mesma história, apenas descritas de formas diferentes.
A autora tenta justificar as ações de Hardin (tanto pelos pensamentos dele, como pelas palavras de Tessa) mais nenhuma dessas justificativas faz sentido, ele é muito problemático (isso todo mundo sabe) ele teve uma infância perturbada pelas ações dos pais, só que em nenhum momento as pessoas que dizem se importar com ele procuram ajuda profissional, é isso do que Hardin precisa, ele pode amar muito a Tessa, mais ela não tem esse poder. Mesmo a autora batendo na tecla que ela é a única que pode ajudar ele. Claro que o amor pode curar, mais para uma pessoa tão descontrolada e perturbada acredito que não é só isso que ele precisa (e a autora só trazer isso no último livro foi sacanagem).
Tessa se tornou uma pessoa tão psicologicamente dependente de Hardin que se perdeu totalmente, nem ela sabe mais quem é, essa menina não tem nem amor próprio mais. E ele sempre se aproveita disso.
Geralmente em series de livros podemos acompanhar a evolução dos personagens, só que na série After isso não acontece, em nenhum dos livros os personagens evoluem. Nos 5 livros que li não vejo melhora em nada e em ninguém, são as mesmas situações, a mesma mesquinharia, a mesma pressão psicológica que um tenta forçar no outro, o mesmo relacionamento abusivo. NADA melhora!
Esse livro (como nos outros) foi um caos completo, e apesar de ser tão caótico a leitura é fluida. Acontece tanta coisa que você quer saber qual situação deplorável a autora vai enfiar os personagens.
Claro que por ser o último livro da série a autora progride muito rapidamente a situação entre Tessa e Hardin, mais como já vimos tantas coisas não sei se esse final consegue melhorar o que já está estragado.

Jordana 26/06/2023

Boa parte da história me deu muito nervoso!!! Mas o final compensou muito. Foi escrito de uma forma muito bonita!

Eduarda 18/06/2023

Que casal complicado ???
Assim, a história dos dois é complicada. Ao mesmo tempo que é problemática, tbm é viciante ?. Eu terminei os 5 livros por pura curiosidade, não ia aguentar nao saber do final logo ????.

Uma história bem doida, eles precisam de terapia pelamor de Deus. Meio traumatizante tbm.
Não sei explicar se é bom e pq é bom.
A escrita é otima, bem fluída e viciante, tanto que li 5 e ainda quero ler o 6º ??.

Bom, chegamos ao final feliz depois de tudo, vivaa! ??

Raíra 18/06/2023

É um romance nada convencional, um amor cheio de erros, mentiras, mas apesar de tudo é verdadeiro. De todos esse foi o único que me decepcionou, eles tiveram um final feliz, mas muito cheio de complicações.

Tatiane.Nogueira 31/05/2023

Maravilhoso
O último livro é fantástico, amei todos do primeiro ao o último é impossível largar os livros da anna tood

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

ashy. 29/05/2023minha estante
Mds agora q tu citou isso do casamento do Landon percebi q eu não sei com quem ele casa kkkkkkkkkkk mais ele tem dois livros então provavelmente a resposta pra isso vai estar neles...

ashy. 29/05/2023minha estante
Sobre o epílogo eu gosto, apesar de achar esse final muito rápido tbm...