After - Depois da Promessa

After - Depois da Promessa Anna Todd

Resenhas - After

Emi 04/05/2020

O que dizer de After?
Li todos os 5 livros em menos de uma semana. Tive que pular algumas partes porque a autora fica remoendo muita coisa. Eu passei raiva, me deu vontade de bater na cara dos dois e falar "parem de ser idiotas e cresçam" vão fazer terapia. Passei tanta raiva que não consegui parar de ler.

Acho que esses livros valem apena ser lidos. Desdo primeiro livro tinha "aparência" que a autora de alguma forma não ficava tentando romantizar o relacionamento abusivo. Ela ia mostrando como aquilo é péssimo e de alguma forma tentando conscientizar - minimamente, mas vai ao longos dos livros e descarradamente nos dois últimos. (E o final deixa isso muito claro né).

Um ponto de muito alerta é que por Deus espero que as mulheres (principalmente as garotas) que leem esse livro não achem que qualquer carinha de merda vai mudar e se prender a um relacionamento de puro sofrimento - não romantizem esse sofrimento!

O que dizer do final... Ainda não sei o comentar sobre ele.
Ficou legal mas toda aquela passagem de tempo não gostei...

Nathaliafz 03/08/2020

Uma resenha sobre After
Mesmo sendo publicado em 2014 e se tornado um sucesso mundial, nunca tinha lido esse romance, originalmente escrito como uma fanfiction da banda Onde Direction. Mas recentemente estava entrando em uma ressaca literária, e influenciada por uma amiga, decidi dar uma chance aos livros escritos por Anna Todd.

After conta a história de Tessa, que, aos de 18 anos, sai de casa para ir iniciar os estudos na tão sonhada universidade. Tessa sempre foi uma menina dedicada, estudiosa, reservada e que tinha a vida toda planejada e sem muitas emoções até conhecer Hardin, amigo de sua colega de quarto. Hardin é um jovem fechado, não muito gentil, com várias tatuagens e que está sempre implicando com Tessa por conta de seu jeito de garota certinha. Apesar das implicações, Tessa e Hardin estão sempre se encontrando e a atração entre eles, que cresce a cada dia, se transforma em um relacionamento intenso e turbulento.

Muito já se foi discutido sobre After, uma vez que o relacionamento abordado é um relacionamento abusivo e tóxico, que fere não somente o casal em questão, mas as pessoas ao redor deles, mas aqui vai MINHA OPINIÃO (você não é obrigado a concordar com nada do que eu escrever aqui) - Apesar de retratar uma realidade até que comum para muitas pessoas, esse livro é uma ficção. Não defendo nenhuma atitude de nenhum dos dois personagens, mas ao se ler sobre assuntos como esse, é preciso saber separar a ficção da realidade.

Além disso, acredito que toda leitura deve causa uma reflexão em nós, mesmo que mínima, e com esse romance não foi diferente, e dois questionamentos surgiram muito forte em mim
1º - Quanto nossos problemas íntimos como insegurança ou auto-depreciação podem prejudicar nossas relações pessoais?
2º - Até que ponto vale a pena lutar por um relacionamento sem perspectiva de futuro?

Não vou dizer que eu não gostei desse romance, pois na verdade eu gostei sim, alguns pontos me incomodaram muito, a ponto de quase arrancar os cabelos em alguns momentos, mas acho que a essência da história e o objetivo da autora em escrevê-la me tocaram e me ajudaram a finalizar esses livros. Não foi fácil, admito, as brigas intermináveis e sem sentido por vezes tornaram a leitura cansativa e desgastante, mas com um final super romantizado, encerrei After com um sorriso no rosto e muitas reflexões a serem feitas.

BrokenHearts 05/08/2020

Link: http://www.maisquelivros.com/2016/05/resenha-after-depois-da-promessa-anna.html?m=1

Quando iniciei a série escrita por Anna Todd em janeiro de 2015, nem imaginava que estava sendo apresentada a história do casal mais problemático e amado de toda a minha experiência de leitora. E sim, para quem já leu a série e talvez discorde do que tenho a falar, volto a afirmar que mesmo com todas as reviravoltas e enrolações no relacionamento de Hardin e Tessa, After me consumia, me envolvia e me fazia rir, sofrer e chorar por esse casal que não tinha nada em comum, mas que se completaram mesmo em meio a dor.

Após todas as dificuldades e obstáculos enfrentados para amadurecerem e permanecerem juntos, Hardin e Tessa parece estar seguindo o caminho certo e o futuro do casal até parece promissor, mas não se engane, muito ainda está por vir e um segredo obscuro lançado sobre Hardin nas últimas páginas de After ? Depois da Esperança, promete desestabilizar mais uma vez essa relação.

Sem conseguir aceitar a verdade sobre fatos que marcaram tanto o seu passado, Hardin mais uma vez está perdido, e agora parece que nem mesmo Tessa será capaz de salva-lo da escuridão. Com tantos conflitos internos ainda a serem trabalhados e com mais essa revelação feita em Londres - lugar que já guarda tantas lembranças ruins de seu passado, Hardin não consegue lidar com a confusão que se instalou em sua vida novamente e mais uma vez acompanhamos nosso protagonista em um processo de regressão.

Muitas vezes na vida eu me senti indesejado, deslocado da pior maneira. Tive uma mãe que se esforçou de verdade, tentou mesmo, mas não foi o suficiente. Ela trabalhava demais; dormia durante o dia porque passava as noites acordada. Trish tentou, mas um menino, principalmente um menino perdido, precisa de um pai. (Pág. 07)

Como sempre acontece, Hardin não consegue lidar com a dor e a primeira coisa que faz é afastar Tessa para longe de si. Sem saber o que fazer para ajudar o namorado a passar por mais essa situação, Tessa luta com todas as suas forças, mas quanto mais tenta trazer Hardin para a luz, mais ele demonstra que já não há salvação.

?Por que está fazendo isso?? ele pergunta, o corpo balançando de um lado para o outro. ?Por que sempre tenta encontrar meu lado bom? Acorda, Tessa! Não tenho lado bom nenhum!?, ele grita, e bate as duas mãos no peito. ?Sou um nada! Sou um merda com pais fodidos e uma cabeça fodida! Tentei alertar você, tentei afastar você antes de acabar com a sua vida...? (Pág. 45)

Para completar a confusão Hardin encontra com velhos ?amigos? e decide que o melhor seria permanecer em Londres e mandar Tessa de volta para casa sozinha. Retornando ao ciclo vicioso de más companhias, drogas e bebidas, nosso herói jogo seu relacionamento pelo ralo e dá adeus a uma Tessa destruída e humilhada de todas as formas possíveis.

Olhando para ela agora, consigo ver o tom rosado de suas faces, o olhar sem esperança, a felicidade desaparecida de seus lábios carnudos. Peguei uma menina linda que vive pelos outros, uma menina que sempre viu o lado bom em tudo, até em mim, e a transformei em um caco cujos olhos vazios me encaram agora. (Pág. 53)

Desestruturada e abalada emocionalmente, Tessa volta para casa derrotada e sem direção, mas com a certeza de que precisa se reerguer e dar um basta em todo o sofrimento que Hardin vem lhe proporcionando nos últimos sete meses. No entanto ela nem imaginava que precisaria de toda a sua força para lidar com a tragédia que está por vir, capaz de acabar até mesmo com sua sanidade.

E é somente quando Tessa está à beira do colapso que Hardin acorda e percebe que o mundo não gira apenas ao seu redor. Desesperado e ciente da burrada que fez, Hardin tenta reatar o namoro e mostrar que pode ser o que Tessa sempre quis, porém é visível a repulsa que Tessa sente por ele agora.

Durante toda a série foi normal vermos Tess e Hardin em um círculo vicioso de idas e vindas, onde ambos sempre se machucavam, mas nunca conseguiam se afastar completamente. Mas em After Depois da Promessa Tess finalmente acordou e deu um basta no relacionamento abusivo que estava vivendo. Sua decisão mostrou que sempre foi ela a base da relação, sua confiança em Hardin sempre a fez acreditar que valia a pena dar mais uma chance e tentar seguir em frente, mas Hardin foi capaz de testar todos os seus limites e dessa vez Tessa deixa claro que não está disposta a aceitar menos do que ela merece.

No desenrolar da trama foi ficando cada vez mais claro que não haveria salvação para o casal e confesso que isso deixou meu coração em frangalhos. Tessa decidiu pôr sua vida nos eixos, reestruturou seu relacionamento com a mãe, voltou para seu lugar de origem e se dedicou apenas a realizar seus sonhos, algo que no caso não incluía Hardin.

Hardin por sua vez decidiu dar a Tess o espaço que ela precisava e se manteve a distância sem ter a real certeza de que um dia a teria nos braços novamente. Enquanto Tess ia reestruturando sua vida sozinha, Hardin também se permitiu amadurecer e aceitar seus problemas e dificuldades como nunca havia feito antes.

Chegar ao quinto livro dessa série sem me emocionar foi algo impossível e mais difícil ainda foi acompanhar Hardin e Tessa cada vez mais distantes. Anna Todd criou personagens com problemas reais e com características marcantes e acredito que isso seja o grande diferencial dessa série, uma história cheia de reviravoltas, com personagens que nos marcam e que nos provocam um misto de sentimentos conflitantes.

Embora tenha achado o final da história corrida e ter sentido falta do detalhamento de alguns assuntos que esperei o livro inteiro para ver acontecer (quem leu sabe do que estou falando), After me marcou e deixou sua história de amor e ódio para sempre gravada no meu coração. Para aqueles que adoram um romance ou simplesmente não resistem a uma história viciante, a série After é mais do que recomendada.

Gabriele 10/08/2020

Um doce final para redenção de almas amargadas
Devo iniciar essa resenha confessando, que não li a série toda, li o 1, 2 e o 5 e último livro da série After. Parte disso talvez tenha a ver com as longas escritas e muitas situações cansativas que se repetem diversas vezes nos livros, e bom eu não quis ler, acabei vendo por cima o contexto do livro 3 e 4.

Resolvi então dar uma chance para o desfecho da história, pois apesar da leitura delongada, eu gostei muito do 1 livro e do filme de After, tendo o filme uma pegada uma pouco mais atual, razão pela qual li o livro 5.

Devo começar dizendo que o início deste livro foi cheio de informações e mais uma vez que fragmentos de um Hardin amedrontado, que mesmo após amadurecer nos outros livros, se perde mais uma vez em seus demônios pessoais, acreditando não ser bom o suficiente para Tessa. Tal fato faz com que já no começo o casal se separe mais uma vez, e como de costume ele se arrepende e vai atrás da Tessa.

Assim, quando finalmente Hardin toma uma decisão (e dessa vez é pra valer), a vida de Tessa leva uma reviravolta que a deixa em choque, e mais uma vez entramos em uma sequência de sofrimento e velhas inseguranças pesadas dos personagens principais. Porém nesse livro vemos uma Tessa muito mais desacreditada em tudo e sem chão, enquanto vemos um Hardin se posicionando e finalmente se abrindo para enfim ser feliz.

Uma das coisas que mais gostei nesse livro foi uma das conversas que o Landon teve com a Tessa, foi franca e difícil, para cair a ficha de todos, fazendo não só a Tessa como nós leitores sairmos um pouco do mundinho dos dois, e começar a nos preocupar com os respingos negativos dessa relacionamento não só entre eles, mas em todos a sua volta.

Esse livro traz muitas informações importantes e decisivas para o casal, levantando dúvidas sobre eles e o futuro que cada um vislumbrou para si, até a decisão de uma separação necessária, que ambos precisavam para crescer e evoluir.

Ao longo do livro vemos o tempo passar, e temos reencontros entre Tessa e Hardin, o futuro do casal fica muito mais incerto do que poderíamos imaginar, porém gostei desses períodos de cada um vivendo sua vida para si, apesar de pensarem um no outro, foi muito interessante de ver.

Muitas surpresas são guardadas par ao final, até a chegada dos últimos capítulos do livro que em um primeiro momento parecem meio apressados, mas ao final forma um desfecho bom para Tessa e Hardin.

De todo o final deste livro minha parte preferida, foi a leitura de uma história que o Hardin escreveu durante o ano, e pareciam ser as palavras certas, de um escritor muito errado, na busca da sua redenção final ao lado daquela única que reconheceria sua alma e traria luz a ele.

Apesar de não ter lido alguns dos livros, me contentei com o final, e vi a autora comentar em uma entrevista que apesar desse relacionamento conturbado, o Hardin estava a beira de desistir e tirar sua vida, por isso a Tessa foi decisiva para ele, pois mostrou um caminho novo, e o ajudou a dar as costas ao passado, vislumbrando um futuro em que ele poderia ser e fazer tudo aquilo que um dia o pequeno Hardin gostaria.

"Seja qual for a matéria de que as nossas almas são feitas, a minha e a dele são iguais"
- Emily Brontë

Luciana 13/08/2020

...
A única certeza que tenho é de que minha vida e meu coração nunca mais serão os mesmos depois de Hardin.

sarah.bianchin. 13/08/2020

O pior dos cinco livros
Anna Todd teve a chance de fechar com chave de ouro... E desperdiçou. Hardin e Tessa passaram quatro livros e meio brigando e chorando e fazendo as pazes e se desentendendo novamente, mereciam um final épico, digno dos maiores romances do mundo! Mas não foi o que aconteceu.
Depois de muitas (muitas!) lágrimas, muitas mãos machucadas e objetos quebrados e muito sofrimento, Hardin Scott cresceu, amadureceu e finalmente mostrou a que veio, provou que se tornou uma pessoa melhor... Mas Tessa passou tanto tempo obcecada com os defeitos e erros dele, que esqueceu dos seus próprios. Quando tudo parecia finalmente estar se encaminhando para o final feliz, ela fugiu. Não uma, mas duas vezes. Corta para uma narrativa que pula meses e depois anos no tempo, uma reconciliação às pressas que não teve nada de diferente de todas as outras que não deram certo... E fim. Achei um pouco decepcionante.

Manu 14/08/2020

Que reviravolta
A saga é incrível, esse último livro só me mostrou que, por mais que o relacionamento abusivo seja um assunto tão pesado, que pessoas são capazes de mudar quando realmente acredita naquilo, que seja saudável. Hardin fez merda de novo nesse livro, mas já dava para reparar tanto a sua mudança, como a de Tess. Bom ver que eles amadureceram, e como o amor deles era quente, era verdadeiro. O que eles construíram, o que eles viraram. Gostei muito mesmo, principalmente do final.

Amanda 17/08/2020

Que livro!!!
Confesso que fiquei um pouco desanimada com o desenrolar do livro e cogitei muito a abandonar a leitura, mas o final compensa muito.
Nesse livro a Tessa e Hardin finalmente amadureceram de verdade e isso é lindo de ver (apesar de ficar brava várias vezes com eles hahaha)

Vício Literário 17/08/2020

Hardin mora no meu coração!!!?
Eu simplesmente amo o Hardin, o personagem é foda! Sei que fez tanta merda que nem da para acreditar, mas a superação e transformação do personagem é incrível, e a Tessa ela é a força, sempre foi. Amei demais esse livro, o final é bom demais.

Nirley 20/08/2020

Nem acredito que aguentei até o fim :)
Eu gostei, o final foi bom!
Muita briga, mas quem gosta de After já se habituou aaaaa muitas brigas e muito vai e vem. Alguém sabe qual é o nome da noiva de Landon ?? Estou curiosa até agora hahahhahahahah

Clara1098 21/08/2020

O Ultimo livro
Enfim chegamos ao final dessa história de amor turbulenta que é Hessa,de todos os livros o meu favorito,varias revelações e mostra que se for p ser seu mesmo sempre volta pra você independente de tudo e todos.

Wytoria 22/08/2020

Bem satisfatório.
No quarto livro, eu, já sem esperanças realmente queria com todas as minhas forças que eles terminassem. Neste último livro as coisas realmente progrediram em se tratando dos dois, mas principalmente do Hardin, que finalmente procurou ajuda e se tornou uma pessoa melhor, menos destrutiva e que conseguiu lidar com os problemas de uma forma diferente, que não atingisse todos a sua volta. Fui tomada de alívio quando eu vi que as coisas iam terminar de uma forma justa, considerando tudo o que eles passaram nos livros anteriores. Um final quase perfeito, tudo no seu devido lugar, com pessoas evoluídas e felizes. Fiquei muito satisfeita!

Ana Paula 22/08/2020

Não sei o que eu esperava desse livro... Mas não era isso!!! A autora mostrou algo maravilhoso... O amadurecimento desses dois jovens sofridos, tão diferentes e ao mesmo tempo tão parecidos!!! A forma que ela mostro como eles precisaram se resolver separadamente para depois terem uma chance de felicidade foi incrível!!!!