A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - A Moreninha

Bianca 04/09/2023

Eu me assustei no inicio com a linguagem, mas me acostumei e acabei me apaixonando por essa historia

Bunny.xs 04/09/2023

Meu clássico preferido
Esse livro é lindo, gosto muito do desenvolvimento do livro, a história é simplesmente fantástica e algo que dá gosto de ler, principalmente para quem ama a escola literária do romantismo que no caso é minha predileta!??

Liv 02/09/2023

Achei que seria uma leitura entediante e difícil, mas na real a história é interessante até e a linguagem não é tão difícil.

Danielle665 30/08/2023

Por incrível que pareça eu gostei!
Acho que temos muito preconceito com a literatura clássica, mas se você ler pensando nos ideais da época e entende o geral dela você acaba gostando!
O livro aborda os temas românticos e ideais da época sendo bem leve e até cômico.

Carol 27/08/2023

A moreninha
Uma leitura leve e muito doce! Senti várias emoções com augusto, em um momento eu já sentia a confusão de Augusto como se fosse minha e o amor de Carolina comi se fosse meu também!. Me identifiquei muito com a história, é um enredo perfeito aos que querem amar. Esse livro é essência!

Tati.Lima 25/08/2023

Esse foi bonito...
Eu sou uma leitora extremamente curiosa, eclética, aberta a todos os gêneros de leitura, e principalmente de fases. No momento, estou curiosa sobre livros antigos, com escrita antiga, o que permite fazer comparações sobre os valores da época. A linguagem desse livro é antiga, mas leve, e nem tão complicada ou cansativa, como foi em Iracema. Desculpem minha ignorância, já que em Iracema, a linguagem usada é a indígena do tupi guarani. Aqui no caso, achei uma história de amor, com uma conotação muitas vezes contraditória e presa as dificuldades e ranços de uma sociedade extremamente autoritária, que quer determinar tudo, até mesmo decidir com quem as pessoas podem se casar. Tem muito literatura européia envolvida e transborda um extremo preconceito, o que era totalmente absurdamente normal nessa época. Mas apesar disso, é uma história de amor que envolve o leitor, mesmo com taaaanta coisa contra, a história de amor do casal é bonita. E o reencontro deles é muito bonito, valeu a pena demais esse final, a meu ver, foi muito satisfatório.

Obaminhalagel 23/08/2023

Não gostei
Achei a história muito vaga e sem pé nem cabeça, mas muito disso vem por ter sido uma leitura escolar forçada, que faz o livro perder todo o encanto

reginasamyla 21/08/2023

Incomum
Preciso dizer que a experiência foi realmente algo diferente do que eu estava acostumada. Esse livro é de 1844, então pra mim foi outro universo. Fala-se muito corriqueiramente sobre os escravos, a idade das personagens também me chamou atenção, enfim. Porém, a leitura foi quase impossível pra mim. Expressões como ?Descoser o breve?, o que isso quer dizer? Me senti lendo um livro em outro idioma. Também não achei a história grande coisa. Infelizmente não é uma obra que vou ?levar para a vida?.

anynwxs 20/08/2023

Interessante.
Comecei esse livro por "obrigação", então não era algo que eu gostaria de ler. Mas a história até que me surpreendeu, mesmo sendo um pouco problemática. A escrita com certeza não é pra mim, e em alguns momentos ler estava uma tortura, mas os personagens são divertidos (tanto quanto possível) e a história é interessante. Pra mim, se estivesse escrito em uma versão mais atual, eu adoraria ler.

Ayla 19/08/2023

é um romance com uma escrita beem rebuscada, então foi meio difícil de compreender, principalmente no começo
li por causa da escola mesmo
não é chato, confesso que gostei bastante de algumas partes, mas esse final foi meio ??

Manuela28 09/08/2023

MINHA OPINIÃO
Primeiramente é bom pontuar que entendo a importância do livro sobre seu contexto social e a época, por se tratar do romantismo brasileiro. Por se tratar de um livro romântico é óbvio que vai ter as características românticas e sinceramente acho que esse tipo de livro não é para mim, ou é a forma como o autor trabalhou isso. Uma das coisas que me incomodou bastante é a questão da diferença de idade entre a moreninha e o Augusto na época pode ter sido normal mas fiquei incomodada. Outra coisa é a narrativa que se mostrou bem lenta e não achei que estava progredindo em muita coisa, e a reviravolta para mim se mostrou bem digamos que previsível quando você começa a "ligar os pontos".

Monteiro 08/08/2023

Excelente
O livro conseguiu me surpreender, confesso que não esperava dar uma avaliação tão alta. O romance é estilo cão e gato, me tirou boas risadas com alguns diálogos e algumas descrições. A escrita não é cansativa, possui algumas palavras difíceis (acredito que isso vai depender muito da edição), mas nada que prejudique o entendimento.
Devo chamar atenção para algo que pode ser de muito incômodo para alguns leitores: A diferença de idade dos personagens, ele tendo uns 20 anos e ela apenas 14. Fiquei um pouco assustada, mas não me impediu de apreciar a obra e nem afetou a minha avaliação, já que era muito comum na época.

Iria.Collar 30/07/2023

Leitura de época agradável, singela e imprescindível para quem precisa prestar vestibular.
Não é uma leitura que agrada a todos por ser romântica principalmente nos doas atuais. Mas vale a pena nem que ao menos para repertório cultural.

Luana.Sgarbi 30/07/2023

No início do livro eu não esperava muita coisa, afinal estava lendo apenas para a escola, mas sinceramente me surpreendeu, por mais que tenha algumad problemáticas é um romance bom de se ler apesar da linguagem difícil