Star Wars: Marcas da Guerra

Star Wars: Marcas da Guerra Chuck Wendig

Resenhas - Star Wars: Marcas da Guerra

Ígor Ferneda 14/12/2015

Uma jornada decepcionante para Star Wars: O Despertar da Força
Esperava bem mais deste livro, principalmente devido à maneira como ele foi vendido: "Uma jornada para Star Wars: O Despertar da Força”. Estava muito empolgado para conhecer o novo cânone de Star Wars, novos personagens, aventuras e entrar no clima do Episódio 7. Acontece que, para a minha decepção, esse novo cânone teve um péssimo início, com personagens irrelevantes, fracos, chatos e uma trama medíocre. Além disso, o livro quase não apresenta relação alguma com o novo filme (ou pelo menos com tudo o que foi visto do novo filme até então) e é totalmente dispensável e desnecessário para a franquia Star Wars.

O que mais me incomodou foram os interlúdios, que cortam completamente o ritmo de leitura para apresentar uma enxurrada de personagens que não acrescentam nada à história. O autor introduz personagens só pra dizer que eles existem e que foram criados, mas não desenvolve nenhum deles! Existem pelo menos 10 personagens que não fazem absolutamente nada de relevante na história do livro, aparecem rapidamente em capítulos deslocados, em locais deslocados da galáxia e somem da mesma maneira. Se eles voltarem a aparecer no segundo livro, muitos leitores nem vão lembrar dessas passagens breves que tiveram no primeiro.

Foi uma leitura muito decepcionante, principalmente depois de ter lido a excelente Trilogia Thrawn, onde Timothy Zahn nos apresenta uma história muito mais cativante, divertida, interessante, com personagens muito melhores, combinados com elementos narrativos bem utilizados e uma habilidade ímpar em conduzir a história. Tudo isso nos deixa querendo ler um livro atrás do outro. Em Marcas da Guerra, por outro lado, tudo o que eu queria após passar da metade do livro era que ele acabasse logo. E não me sinto nem um pouco motivado a comprar os outros dois livros da trilogia, que acredito que serão uma perda de tempo e potencial tão grande como foi este primeiro.

Enfim, é triste ver esse início capenga e extremamente fraco do novo cânone. Star Wars tem um potencial muito (MUITO!) maior do que isso. Merece ser mais do que isso! Eu realmente espero que os elementos deste livro NÃO se reflitam nos novos filmes e que a Trilogia Aftermath não seja nada mais do que um “prólogo" desnecessário que não será lembrado por nenhum fã da franquia.
Fernando 19/12/2015minha estante
Ótima review. O livro é fraco demais. Foi vendido como sendo essencial para ver e episódio 7, mas não tem sequer uma conexão com o filme (já assisti). O livro melhora um pouco nas últimas 100 páginas, deixando de ser péssimo pra ser regular, por conta do ritmo e de algumas resoluções que acontecem, mas não vale a pena ler 300 páginas ruins antes disso. Uma pena, um livro que era aguardado e que se mostrou um vexame completo.

Igor Nolasco 19/12/2015minha estante
Extremamente pontual, concordo quase integralmente. Gostei do livro, mas achei a maneira como ele foi vendido desonesta.

Matheus 24/02/2016minha estante
A minha opinião é bastante diferente da sua.

Primeiramente, o foco principal do livro é apresentar o Universo de Star Wars pós Episodio VI.Os personagens não são importantes, mas sim o contesto de um universo em guerra e as marcas que isso causa nos indíviduos

Segundo:por isso os interlúdios são importantes, pois eles visam mostrar o um universo inteiro traumatizado,ferido,esmigalhado por anos (e décadas) de conflitos,e não apenas um planeta.E não,os personagens apresentados no interlúdio não precisam voltar nos próximos livros(se vc achou isso,então, realmente não entendeu a função deles,os interlúdios,para o livro).Acho que nenhum dos personagens será aproveitado nos próximos livros,nem os protagonistas.

Terceiro:achei bom não ter muita ligação com a parte mais conhecida da Galaxia.Isso me ajudo a refletir melhor sobres as questões sérias que o livro trata(como por exemplo, a relação de crianças com a guerra,Estado,ditaduras,relação do poder com o povo,relações familiares, et cetera)

De longe é a obra de Star Wars que mais nós faz refletir sobre o nosso mundo,e portanto,se aproxima muito da ficção-cientifica neste aspecto.

P.S.:A propaganda do livro realmente foi muito sensacionalista.Isso não é culpa do autor(e nem da do gênio que deu o subtitulo em português,realmente um dos melhores que ja vi),mas apenas da ganância dos distribuidores de querer lucrar ao máximo associando o livro ao filme.

Júlio Cézar 26/04/2016minha estante
Claro que acima de tudo eu respeito a opinião alheia, mas é muito triste ver várias pessoas falando mal de um livro tão bom, vcs esquecem q o livro é para fãs que acompanham Star Wars, na maioria deles em sua plataforma multimídia de livros, hqs, filmes e games. Nem sempre teremos um jedi na história, é por isso q se chama Universo Star Wars, pra haver de tudo... Se vc não valoriza um piloto, caçadora de recompensas, almirantes e outros personagens considerados fracos pra alguns, vc não é fã e com certeza só viu os filmes. Creio q não entenderam o q o livro queria repassar e pelo visto ninguém vai gostar de Rogue One em dezembro né, já q não tem personagens principais. Enfim, todos tem o direito de pensar o q quiserem e respeito isso, apenas deixei minha opinião para uma discussão saudável.

Ígor Ferneda 29/05/2016minha estante
"vc não é fã e com certeza só viu os filmes" Amigo, sou fã de Star Wars desde que me conheço por gente rs. Acompanho o universo expandido (quadrinhos, livros, games, etc) e estou sempre buscando conhecimento sobre Star Wars. Gosto de diversas histórias de SW que NÃO são focadas nos personagens principais e que não possuem nenhum Jedi ou Sith. O problema do livro não é esse. O problema é que o livro é ruim! A história é fraca, os personagens são mal apresentados, mal construidos e mal desenvolvidos. Eu gosto da ideia do livro em apresentar uma piloto rebelde, um agente do império, uma almirante e uma caçadora de recompensas Zabrak (me animei quando ela apareceu pela primeira vez no livro) MAS, apesar da premissa ser boa, ela foi mal executada e é isso que me incomodou no livro: ele é mal feito. O autor não tem domínio sobre a própria narrativa e por isso temos problemas sérios de ritmo (a leitura não é fluida, é cansativa), além de não saber construir uma trama envolvente como muitos escritores de Star Wars sabem fazer muito bem (Kevin Hearne e Timothy Zahn, por exemplo). Sou fã de Star Wars é não gostei do livro, achei ele muito fraco. Mas, é claro, essa também é só a minha opinião. Não sou dono da verdade (longe disso) e respeito a opinião dos que gostaram.

Sobre Rogue One: estou esperando muito desse filme. Gostei de tudo o que foi apresentado até então. Gosto da ideia e não me incomoda nem um pouco não ter personagens principais. Acho interessante a ideia de mostrar as coisas por trás dos panos, acompanhando o grupo rebelde que roubou os planos da Estrela da Morte. Acho que promete, e espero um ótimo filme. Abraço,

Fabio.Lima 07/07/2016minha estante
Tenho a mesma opinião. A trama é medíocre, sem ritmo, não tem a dinâmica e nem personagens fortes que a franquia costuma ter. Aproveitaram do filme para vender o livro que não faz jus a propaganda. Ainda foi vendido com ficção científica, não sei de onde tiraram essa classificação. O livro é tão parada que muitas vezes pensei em largar. Mal valeu essa um estrela que dei.

Antonio 28/10/2016minha estante
Falar que "se não gostou do livro é pq não é fã" é inocência, no mínimo. Nem tudo de Star Wars tem que ser bom, os caras erram tb.
Vi todos os filmes, joguei quase todos os jogos, li alguns livros e HQ's, li praticamente todas as edições de RPG (d6, D20 e SAGA, só não li a edição mais recente da Fantasy Flight), e cara, o livro é MUITO FRACO.
Foi um martírio ler até o final dessa história decepcionante.

Bells 31/01/2021

Marcas da Guerra
Quero começar falando nessa resenha, que depois de ter lido algumas resenhas negativas da obra, estava com as expectativas muito baixa e assim, o livro se tornou uma surpresa muito agradável.

De acordo com que fui lendo fui me encantando pela narrativa do autor, além de ter amado a forma como a obra foi contextualizada e os novos personagens foram introduzidos, e que como o livro é em terceira pessoa e sob a perspectiva de várias pessoas acabou sendo bem interessante em um contexto mais amplo ter acesso a tantas perspectiva.

Uma coisa que me deixou muito intrigada e que estou ansiosa pra vê como irá se encerra na trilogia é que ao longo da obra tivemos vários acontecimentos em outros planetas, com outros grupos de personagens se iniciando, e fiquei me perguntando se o autor pretende trabalhar tudo isso em 3 livros, porque acho que não daria muito certo, e isso faz com que eu fique bem curiosa ahaha

A história se passa em Akiva, um planeta da orla exterior, onde temos um grupo de imperiais tentando se reunir escondido da Nova Republica agora que o Império perdeu sua principal liderança: Palpatine e Valder. Porém, um membro da Nova Republica, ou um dos rebeldes, chega até lá a procura de indícios do império, ao mesmo tempo em que uma piloto vai buscar seu filho, um homem misterioso que a principio bebe em um bar e uma caçadora de recompensa tenta matar todos esses imperiais. A obra se passa em torno desse grupo, que inicialmente tem suas próprias tragediarias, e que depois acaba que todos eles acabam se relacionando de alguma maneira.

Marcelo Ricarte 25/04/2021

Jornada Após o Despedaçar do Império...
Meu primeiro título do universo expandido, e gostei muito, a quantidade de raças, personagens e locais que somos obrigados a pesquisar e consequentemente aprender é incrível.

A história é muito boa, com grandes doses de ação, há partes que poderiam ser descartadas mas no geral não desmerece a obra.

Recomendo.

Liv 22/12/2015

Um infeliz caminho para o Despertar da Força
Comecei ler o livro antes do lançamento do filme, e tinha certeza de que iria conseguir terminar antes de ir ao cinemas ver o filme do ano. MAS para minha infelicidade não consegui.
O livro já começou meio mal para mim já que tenho um certo problema com livros que logo no primeiro capítulo o autor já faz questão de jogar um monte de informações na sua cara. Estamos entrando em um universo novo, apesar de ser o mesmo universo de Star Wars, porém eu esperava algo mais explicativo, pelo menos nos primeiros capítulos, o que não aconteceu nem no começo nem ao longo do livro. Durante toda minha leitura, me deparei cm personagens, locais, animais e outras coisas que eram simplesmente jogadas na minha cara sem no minimo uma contextualização ou significado. Logo de cara já comecei a fica confusa.
Okay, continuei a leitura mesmo assim, pois já tinha lido outros livros do universo de Star Wars com personagens e outras coisas novas que tinha sido muito interessantes, porém o problema passou a ser outro. O autor tinha muita coisa para falar com certeza, por isso esse série tem três livros, mas mesmo com três livros a minha impressão foi de que ele não conseguiu ao menos se decidir como contar a história. Alem de jogar informações na sua cara, a leitura é quebrada, com muitos cortes de cenas, quando algo começa a ficar interessante ele corta para outra cena e então você precisa parar e relembrar quem são aquelas pessoas, o que estava acontecendo com elas há umas 2 página atrás. Em um mesmo capítulo o autor resolve intercalar cenas de todos os personagens o que me deixou extremamente confusa. A leitura não flui e ficou truncada. Terminei o livro com muito custo, e não sei se terei a mesma fé e vontade para ler os próximos dois livros.
Infelizmente tive que comparar esse livro com o primeiro da trilogia de Timothy Zahn, O herdeiro do Império. Nesse livros também temos o mesmo contexto histórico que em Marcas da Guerra, também temos a apresentação de vários personagens novos, porem tudo é feito com mais calma, mais descrição e explicação.

Infelizmente essa não foi uma boa história, talvez por ter sido contada da forma errada, e dividida da forma errada. sou fã de S.W desde os 10 anos de idade e não recomendaria para uma pessoa que esta começando no universo de Star Wars, se você acabou de ver o novo filme e só, vá procurar outras leituras. Uma pena que o autor não soube contar e conduzir essa história.

Adriano 27/03/2020

Star Wars na sua essência
Goostei demais de como o livro consegue entregar personagens cativantes e levar a história que vimos nos clássicos filmes para frente.
A escrita é muito boa. Você entende facil o sentimentos dos personagens e navega por vários deles em vários capítulos curtos que fluem muito bem.
Todo fã de Star Wars tem a obrigação de ler essa série pois é canônica e super bem desenvolvida por uma escritor apaixonado pela franquia (você sente isso em cada referência aos filmes antigos).
Se você estiver se perguntando se nesse livro tem aquela famosa frase: "Eu tenho um mau pressentimento sobre isso". Tem! E quem fala é o droid Mister Bones.
Vale a pena galera, cai dentro que vocês vão se amarrar.
Que a força esteja com você, meu caro padawan!

Adriano Laurentino.

Vinicyus B 09/12/2015

Um livro emocionante: algo entre raiva e afrustração.
As criticas feitas ao livro de Wendig se confirmam:
O escritor tenta criar uma atmosfera cinematográfica através de frases curtas. Pontuações. (E parêntesis sem necessidades.) Além de dialogar com o leitor e os personagens em uma espécie de quebra de quarta parede. Não que sejam recursos ruins, mas, com quase metade do livro lido, Wendig segue chato. Outros problemas que encontro: Wendig não descreve os personagens. A intenção dele é transformar as aparências em algo banal, sem importância. Mas para quem nunca leu nada de Star Wars e não conhece Rae Sloane perde muito em não saber que a oficial do império é negra. Wendig não quer fazer demagogia barata? Tudo bem, mas não foi ele quem criou a personagem de qualquer forma. Mas o problema vai além, o escritor também não descreve as muitas raças da galáxia muito, muito distante. Eu, que não sou novato, não consigo lembrar de cabeça a fisionomia de um sakianno, ou a diferença de um lutrilliano e um nimbanel, muitas dessas raças vi apenas nos filmes e não as conhecia por seus nomes. E outra, se é para tratar todos como iguais, pq Wendig cai no grande erro dos autores de star wars em chamar todos os "humanos" de humanos, não importa o planeta, e os demais de "alienígenas"?
Ler Marcas da Guerra é uma aventura emocionante, alguma coisa entre a frustração e raiva. Nos últimos capítulos do livro a sensação de perda de tempo foi avassaladora e eu cheguei a pular parágrafos devido à sofrível escrita do autor e a trama pobremente bidimensional.
Como falei no Twitter, Wendig tenta passar a ideia de que Marcas da Guerra é um filme de Star Wars, mas eu não sou bobo, é um livro. As soluções que o autor cria para dar continuidade à história são risíveis, improváveis, baseadas em pura sorte. Não há outra explicação. Se fosse um filme de duas horas de duração daria para engolir uma coisa ou outra que passa por nossos olhos, disfarçadas com explosões e trilha sonora, mas, repito, é um livro. E como livro precisa de profundidade. "Ah, mas Star Wars é fantasia!" Eu sei, o problema é que me venderam um livro adulto. Está no prefácio: Romance Adulto. E não me entendam mal, por adulto não quero dizer que deva ter sangue, sexo e violência. Peço apenas um mínimo de lógica dentro da narrativa. Alguma coisa que torne os personagens e suas ações plausíveis. Os rebeldes são heróis íntegros e resplandecentes, os imperiais, sádicos sem escrúpulos. Até mesmo os ditados populares dos imperiais escancaram maldade. O autor apresenta a história através de 5, 6, até mais personagens rebeldes, mas apenas um do império. A incompetência dos vilões é frustrante. O treinamento, as armas e as armaduras dos stormtroopers não serve para nada. Repito, no filme isso passa despercebido, mas num livro, gente! A história é entrecortada por interlúdios, que, na minha opinião, são dispensáveis. Apresentam muitos personagens, em um livro que já não tem poucos, não desenvolve nenhum, chuto eu para serem utilizados nos próximos dois livros. E os personagens? Rasos. Nem misteriosos, nem por desenvolver. Rasos. Torço para que tenha sido este o último livro deles. E aqui vai um último recado: Esse livro NÃO É NECESSÁRIO PARA O FILME DE 2015! Ainda não assisti o filme à época desta resenha, mas asseguro que são 408 páginas de personagens vivendo aventuras que não levam a lugar algum imediatamente para o Ep. VII. Talvez, ao final da trilogia, tenhamos algum vislumbre da Primeira Ordem, mas rezo que os personagens desse livro não se repitam nos próximos
Amadeu.Paes 10/12/2015minha estante
Eu estou quase concluindo a leitura, mas a minha impressão é a mesma que a sua.
Vários e vários personagens que não acrescentarão em nada os próximos filmes e menos a história modorrenta de Norra, (Se por acaso acrescentar o JJ Abrahams vai cagar no filme, não creio que ele fará isso ? gostei com o que ele fez com Star Trek) .

Foi uma bela jogada de marketing, o livro é extremamente arrastado , chato, com personagens sem carisma.

Eu esperava uma história com os personagens clássicos Han, Leia, Luke, Calrssirian, Chevie, CPO e o R2, mas eles são apenas mencionados de passagem.

Até que me provem ao contrário, concordo com a amigo que o livro não é obrigação para assistir o filme. (Isso nós veremos)

abs

Rodrigo.Magalhaes 09/03/2016minha estante
Vinnicius, não confunda a informação equivocada de quem lhe vendeu com o gênero de SW. Quem diz que SW é fantasia está cometendo um equívoco absurdo, que levaria a considerar Duna, Fundação e outros clássicos sci-fi como fantasia tb, pois são space opera como SW. Se tiver dúvidas sobre esse assunto, recomendo a leitura desse artigo fantástico sobre o tema: http://maxiverso.com.br/blog/2016/01/26/star-wars-e-ficcao-cientifica-sim/

Fabio.Barbosa 06/05/2022

Mas muito ruim
A ideia da história e ótima, mas a maneira que desenrolou, ficou uma bos...* Mas enfim minha opinião é claro.
História toda aleatória sem pé nem cabeça não recomendo da forma alguma, nem para curiosidade vale a pena ler.

Carlos531 25/06/2020

Uma leitura muito boa e fluída.
Bom, começar a dissertar sobre Star Wars, e dizer o quanto gosto deste universo é o mesmo que chover no molhado.

Sempre fui gostei muito do universo Star Wars, e por isso resolvi colecionar os livros deste tão vasto e rico universo.

E sobre este livro em particular, gostei muito dele! É uma leitura fluida, mesmo apresentando novos personagens, os antigos ainda estão lá, e são importantes nas situações que eles necessitam aparecer, e tudo sem tirar o protagonismo dos novos personagens.

Os vilões também são interessantes, mesmo os que só aparecem pouco, agente nota que eles estão ligados de alguma forma a algo maior, e isso se explica bem no final do livro, deixando um gancho bem interessante para o seguinte.

Minha única ressalva são as páginas que iniciam alguns capítulos, colocando histórias e personagens, que mesmo sendo conhecidos ou não, acabam tirando o foco da história principal. Mas não é algo que "destrua", a trama do livro.

Portanto, sim, recomendo que todos leiam este livro e vamos conhecer mais deste arco de história de Star Wars. Boas leituras para todos!

Diego Silva 20/12/2015

Calma galera, vamos entender a proposta do livro!
Ao comprar o livro fui com grandes expectativas para lê-lo e fui logo começar.
E me deparei com um livro muito bom.
Não vamos nos confundir. O "início da jornada para O Despertar da Força" não significa que você vai utilizar os personagens do filme. Essa NUNCA foi a intenção.
E tendo isso em vista, você consegue ver que o livro possui personagens dignos e muito bem trabalhados (como já é de praxe na saga de Star Wars).
Rae Sloane(almirante do império que acabou de perder três de suas principais forças) é uma personagem tão forte que muitas vezes faz com que você esqueça que ela esta do "lado mal" e passe a respeita-la.
Norra Wexley é uma das personagens femininas mais carismáticas de toda a saga. Rebelde que teve de abandonar o filho para tentar buscar seu marido que foi levado pelo império, ela representa exatamente o que o livro quer mostrar: As consequências da guerra!
É para isto que esse livro serve. Para te mostrar que a guerra Império vs Rebeldes é muito mais do que Bem vs Mal. É uma luta que traz consequências drásticas por todo o universo, seja para bem ou para mal. E a vitória da Aliança Rebelde(agora Nova Republica) não significa um final feliz para todos.
E para mostrar isso de forma ainda mais ampla eles utilizam o que, para mim, é o grande trunfo do livro... os interlúdios. E por meio desses interlúdios que Chuck Wendig(autor do livro) nos conta como a guerra chegou até a mesa de jantar das famílias causando discórdia entre irmãos. Como existiam crianças que recorriam à academia imperial como uma ultima forma de sobreviver. Como Vader morreu, mas deixou um grupo de fanáticos. Como existem pessoas que ainda não aceitam o retorno da democracia. Como a GUERRA deixou MARCAS por todos os lados... e ainda não acabou.
Sugiro que todos os fãs leiam o livro sim, mas antes disso tenha em mente que isso não é o episódio 6.5. É um livro, que sobrevive por si só, mas também serve de ambientação para nós, que estamos tanto tempo longe dessa galáxia muito muito distante.
P.S: Isso não é spoiler, mas o livro deixa no ar que as sequências vão mostrar o “surgimento” da Primeira Ordem.
P.S²: Apesar de não ter dito sobre eles na resenha Temmin, Sinjir, Jas e Antilles são personagens tão bons quanto Sloane e Norra.
P.S ³: Foi revelado que um dos personagens do livro esta no episódio VII... Não vou revelar quem é pra não estragar a experiência de saber quem vive ou quem morre no livro.
Albertos 14/01/2016minha estante
Po exatamente...penso igual a você...as vezes penso que a galera pelo saudosismo espera que as coisas novas tende a ser iguais a trilogia clássica...esqueçam o trio leia, luke e han...são lendas...achei que o livro tá mais humano e menos fantasioso...

Edinor 14/01/2016minha estante
Concordo contigo, a galera que se frustrou é porque foi com a expectativa de ser um "pré-filme" e não é, é um filme quase imediatamente após o Retorno de Jedi e é o primeiro de uma trilogia, ou seja, a intenção do livro é iniciar uma jornada para os acontecimentos que vemos em O Despertar da Força, como o surgimento da Primeira ordem por exemplo.

Raquel 27/03/2021

Esperava mais...
Acho que, quando a Aleph lançou esse livro, ela fez tanto estardalhaço que eu criei um expectativa muito grande.

No começo tive dificuldade para guardar os nomes dos personagens, tanto que anotei num papel quem era quem como lembrete.Os personagens principais (Norra, Temmin, Jas e Sinjir) passam por várias situações que os levam a trabalhar juntos para acabar com um encontro de imperiais, que estão tentando organizar um contra-ataque
a Nova República.

Não achei a história tão incrível quanto as pessoas falavam. Achei o núcleo do Império meio patético. Algumas passagens de ação muito boas mas, no geral, é uma obra mediana.

A melhor parte foram os Interludios, passagem rápidas não relacionadas aos personagens principais que mostravam as marcas da guerra.

Gostei mas não leria novamente.

Renan 14/03/2021

Consequências da guerra
Marcas da Guerra é uma expansão bem interessante do universo de Star Wars. O livro retrata os acontecimentos após o episódio VI, focando na queda do Império Galáctico e no surgimento da Nova República. Um aspecto bem interessante é o retrato cinza de muitos personagens, o que os torna imprevisíveis. Além disso, a questão política é levemente mencionada, indicando que nos próximos esse tema será abordado com mais detalhes.
Vale a leitura!

rafa 23/10/2021

Com foco nas consequências da queda do império, Marcas da Guerra apresenta uma história bem interessante, com várias intrigas internas. Alguns rostos conhecidos aparecem, mas a história central traz novos personagens, muito bem apresentados.

Gabes 08/10/2020

O livro é bem bom, ele apresenta uma história descente pós episódio 6. Tem uns momentos monótonos, mas no geral é bem interessante.

Maurinho 02/01/2016

Não disse a que veio,...desncessário
Para quem não sabe, star wars tem um universo expandido. São obras (desenhos, HQ, livros) que continuam a história do universo, após o encerramento da trilogia original, no retorno do jedi. Quando a Disney comprou a Lucas Film, essas obras todas foram consideradas como legends, ou seja, lendas, e não fazem parte do cânone, isto é, da história oficial.
Assim, o filme o despertar da força, se passa 30 anos depois dos acontecimentos de o retorno do jedi. O que aconteceu durante esses 30 anos? É aí que entra essa história, a primeira de uma trilogia chamada aftermath. Assim, o livro se inicia logo após o final do retorno do jedi, com a morte do imperador palpatine e de Darth vader.
Contudo, os problemas são muitos. Em primeiro lugar, a história não tem NADA a ver com o despertar da força,...nenhum personagem aparece no filme. Segundo, o livro tem muitas referências que deixam o leitor boiando, pois não explica e nem descreve lugares, mundos, bebidas, e personagens. Ou quando o faz, parte do pressuposto que você seja o maior NERD do mundo, com familiaridade completa com o universo star wars. Terceiro, nenhum dos personagens é carismático, são todos bidimensionais, em uma trama bem fraquinha.
Assim, o que temos aqui é um livro de aventura, com uma trama decepcionante, e que fracassa retundamente no seu maior objetivo, uma vez que é completamente desnecessário para quem vai ver o filme no cinema. Pode ser que, nos próximos volumes, a coisa melhore, mas não tenho muita esperança. Muito Fraco.