Insônia

Insônia Marcelo Carneiro da Cunha

Resenhas - Insônia

Kaísy 01/09/2016

Um livro brasileiro pra se apaixonar
Um livro maravilhoso! Tanto que você se pega imaginando como teria agido se estivesse na mesma situação da Claudia. E não apenas isso, afinal existem histórias de fundo que são tão interessantes quanto a trama principal e não ficam abandonadas pelo autor. É simplesmente perfeito, e muito atual.

Ju 30/08/2016

Resenha: Insônia
Eu lembro que li esse livro pela primeira vez na 7ª ou 8ª série, e eu fiquei apaixonada. Eu peguei em uma aula de leitura, e tinha uma semana pra ler. Quando comecei, eu já não quis parar, e para aquela época, as 181 páginas do livro pareciam muitas, mas depois desse livro pareceram poucas. Primeiramente me interessei pela capa. Mas me conquistou pelo conceito de tudo. Uma menina que perdeu a mãe, e que mora com o pai, amadurece mais rápido que as outras garotas de sua idade. A ideia sobre o chat, e a pessoa por trás do chat que conversa com Cláudia...
Gostei muito!

Kallyssa 29/08/2016

Bem adolescente
O livro descreve algumas aventuras de uma adolescente de um jeito divertido.

Aline 15/06/2015

Claudia é uma jovem moderna que, por ter perdido a mãe aos seis anos de idade e por morar com um pai genial, mas completamente desligado, viu-se obrigada a amadurecer muito jovem. É ela quem toma conta da casa e, principalmente, de seu pai, a quem adora. Com estas atribuições, não tem muito tempo para curtir a vida como qualquer adolescente normal. Por isso, resolveu que a melhor solução para sua vida talvez seja encontrar a mulher ideal para seu pai, Rafael.
Durante uma viagem de negócios do pai, Cláudia conhece Andréa e vira amiga facilmente, mas o problema é que ela (Andréa) se apaixona por ele (Rafael) sem saber que se trata do pai da menina, que se encontra tão desesperada e não esclarece nada para nenhum dos lados. Só que sem querer o pai descobre a verdade e confessa para Andréa que era inocente não sabia de nada daquilo.
A menina volta para casa, e decide entrar num chat, eis que um tal de "Homero" começa a enviar mensagens para ela (poesias) e começa o mistério para descobrir de quem se trata afinal. Após os acontecimentos, Cláudia decide dar uma chance para o pai e convida Andréa para jantar, eles conversam e tentam se entender... Enquanto isso Cláudia tenta descobrir quem é Homero.
O livro é muito engraçado, linguagem bastante atual, tem algumas gírias conhecidas, o que cativa o publico-alvo. Não é daqueles livros poéticos que deixam uma lição de vida, pelo contrário, é mais para descontrair. Sem dúvidas recomendável para todas as idades, é de ler e reler no mesmo dia de tão divertido.

Gisa 08/12/2014

Esse é um livro bem antiguinho (1996).
Eu já tinha lido esse livro quando tinha uns 12 anos. Eu não lembrava a história, mas sabia que tinha gostado muito.
Então quando eu fui na biblioteca e vi esse livro ali, paradinho, peguei para ler.
E minha surpresa ao ler a capa, eu descobri (porque eu nunca tinha parado pra olhar) que o autor é o Marcelo Carneiro da Cunha, escritor gaúcho Só tem talento nesse meu RS lindo, autor de Codinome Duda que é um dos melhores livros infanto juvenil que eu já li e eu li vários, porque eu me amarro
Inclusive, no meu livro Justa Causa há uma citação do autor "Mas saber a gramática é uma coisa. E eu acho que é super importante. Contar histórias é outra. Às vezes, elas se juntam sem problemas, às vezes, não."
Quem já leu algum livro do autor, vai entender bem essa frase. Marcelo escreve, como se estivesse contando a história para um amigo.
Mas vamos parar de enrolar e conhecer essa história???
Nesse livro, nós somos apresentados a Cláudia, uma menina de uns 16,17 anos que mora com o pai, Rafael. A Cláudia é diferente de todo o mundo (pelo menos na concepção dela, já que é a narradora principal) que estuda com ela. Ela gosta de ler, quer ser cientista, gosta de ficar na internet acho que em 96 isso era ser diferente. Mas hoje, em 2014, se você não acessar a internet, você é que é o diferente. Então ela tem uma turma virtual que ela conhece e conversa todos os dias.
Em uma viagem com o pai dela, ela acaba conhecendo a Déa (uma mulher bem mais velha) e o Homero (um garoto que também narra a história e que aparece misteriosamente na sua turma da internet). O problema é que tudo começa a ficar confuso quando a Déa depois de se tornar sua melhor amiga se apaixona pelo seu pai. E Homero depois de se tornar um grande amigo, confessa estar apaixonado por Cláudia. Até onde é possível levar a amizade? E quando um relacionamento acaba, também acaba a amizade?

Bem, galera, é bem difícil falar desse livro. A história é isso aí mesmo, nada muito complexo.
Mas percebi ao ler esse livro, como a nossa percepção muda com o tempo. Como eu disse, eu li esse livro quando tinha 12 anos e adorei. E agora, aos 21, casada, mãe de família tenho uma gata isso já conta, depois de viver e perder amores, não curti nada a leitura.
Acho que eu virei meio cricri, mas o livro traz algumas críticas que me incomodaram. Como, por exemplo, quando a Cláudia conhece a Déa e ela diz que não lê só porcaria do tipo Sidney Sheldon. E que fique claro que eu nunca li nada desse autor; mas achei essa atitude uma tremenda falta de respeito.
Há outros casos também. A Cláudia se acha super moderna, mas quando ela vê um casal gay se beijando Ó!!!! Eu sei, eu sei. O livro foi escrito em 1996. As coisas eram diferentes. Tenho certeza que a minha resenha da época em que li pela primeira vez seria outra, mas agora é essa.
Ah e as gírias genteeeeemmm. Sou TOTAL cricri por achar isso. Vocês já devem estar TOTAL cansados dessa resenha longa. O Marcelo se lesse isso ia ficar TOTAL chateado. Galera, tem alguém aí que foi adolescente em 96? cara, vocês eram chatos hein!!!
De positivo, tenho pra dizer que o livro é muito fácil de ser lido, a Déa é uma personagem incrível e as narrações do Homero são as melhores.
Então para finalizar, eu não indico para quem já tem mais de 20, tem casa, família e todas essas coisas. kkkk. falando TOTAL sério agora não ia perder a piada , indico para quem está começando a adolescência e goste de leituras leves. Mas definitivamente, não é uma história para quem espera personagens e enredo maduro.

site: http://profissao-escritor.blogspot.com.br/2014/12/insonia-marcelo-carneiro-da-cunha.html#comment-form

Alanna 16/08/2014

Vida de gente grande
O livro Insônia de Marcelo Carneiro Cunha, conta a história da jovem Cláudia, que desde muito pequena leva muitas reponsabilidades. Vivia sozinha com o pai, perdeu a mãe quando era criança. Ele era um cientista muito ocupado, que acabava fazendo com que a filha fosse responsável por cuidar dele. Ela é diferente te todas as outras meninas da sua idade, não era muito de sair, nem de namorar, de festas, essas coisas. O negocio dela era cuidar das coisas do pai, cuidar da casa e estudar. Sempre diz que não tinha tempo pra namorar, até porque os meninos da sua idade eram um tédio na opinião dela. A única coisa que ela tinha de igual às outras garotas, é porque ela tinha uma melhor amiga, um pouco diferente dela, a Carla. Que gostava de festas, e sempre estava de namorado novo. Como diz a Cláudia, a Carla é meio vadia. Mas tudo bem, elas se entendiam e eram amigas, muito amigas. O pai sempre fazia viagens a trabalho, e quando era possível a Cláudia o acompanhava. Eles iriam a Florianópolis dessa vez, só que não seria uma viagem qualquer. Foi nessa viagem onde a Cláudia conheceu a Andrea, uma moça de mais ou menos 28 anos, bonita e muito simpática. Logo ficaram amigas, e a Cláudia achava isso demais, pois nunca tinha tido uma amiga mais velha. No meio disso, a Andrea acabou conhecendo o pai da Cláudia e consequentemente se sentiu atraída por ele, sem saber do parentesco entre os dois. Dias depois da viagem, todos de volta a rotina a Cláudia resolve ligar pra Andrea, e combinam de sair, pois moravam próximas. E assim foi elas começaram a sair todos os dias, e se divertiam muito juntas. E nisso, o pai da Cláudia o Rafael acabou se apaixonando pela Andrea, e a menina amou isso. Pois queria a felicidade dos dois, e acima de tudo sabia que Andrea era uma ótima pessoa. Mas tinha uma coisa que a menina não sabia que tinha um garoto que gostava dela. O Daniel, cujo ela conhecia por Homero. Pois já fazia uns dias que eles conversavam pela internet e ela gostava muito de poesia, eis o porquê do apelido. Depois de um tempo, eles se conheceram pessoalmente, e aquela garota que antes não queria se envolver com ninguém, agora pensava de outra forma. O livro é muito bom, mostra a realidade da vida de uma garota que tinha muita responsabilidade, e que não pensava em si mesma, mostra que não existe idade para amadurecer, as pessoas simplesmente amadurecem.

Cass 28/06/2014

Divertido
Um dos livros mais divertidos que já li. Tudo haver com quem possui amizades virtuais ou vive na internet. Recomendo.

Maria Eduarda 24/10/2013

Insônia
A história é narrada por Cláudia, uma garota que perdeu a mãe muito cedo e vivi com o pai, ela tem um grupo de amigos na internet, e é lá que conhece um admirador secreto, que é um garoto no minimo bem interessante.
Cláudia vai a uma viajem de negócios com o pai, lá ela conhece Andréa,uma garota mais velha que começa a gostar de seu pai.Essa garota acaba virando sua melhor amiga e confidente e juntas elas se divertem muito, mas também encontram um desafio que elas terão que enfrentar muito unidas.
Eu sinceramente achei que o final me deixou um pouco a desejar, mas o decorrer da história é interessante e é um livro bem legal pra ler nas férias.

angelo 24/09/2013

Muito mimimi
Livro extremamente CHATO. Há poucos acontecimentos e, quando há, são coisas idiotas. Sem falar nas expressões que NINGUÉM USA como "total galisteu" e "total chico". Sei que é um livro YA, mas isso só pode ser definido em uma palavra: LIXO.
Ju 31/05/2014minha estante
Bem se contar que é um livro de 96 era atual na época falar assim

Jôh 27/08/2013

Minha primeira paixão pelos livros

Eu li esse livro há 7 anos atrás, e posso dizer que se hoje eu gosto de ler devo a esse livro. Nunca tinha terminado de ler um livro na vida, as professoras passavam trabalhos literários e eu achava que estava pagando algum pecado, não lia o livro e sempre pegava os "resumos" dos colegas que tinham lido. Até que um dia eu subi na biblioteca com umas amigas para pegar uns livros pedagógicos e então uma amiga que tinha o costume de ler viu esse livro e leu a sinopse, eu dei uma olha e logo de cara me chamou a atenção, a capa diferente com cores vivas e lindas, quando virei o livro e li a sinopse vi que trava de assuntos super juvenis me bateu aquela curiosidade de saber a historia.
Devo dizer que a historia me prendeu e me fez "comer" o livro não ler, e quando terminei eu já estava louca para ler mais livros.
Agradeço ao Marcelo carneiro por me apresentar o mundo da leitura e me envolver nele.
Parabéns pelo seu trabalho maravilhoso!
E para os que dizem que Livros brasileiros são ruins só digo uma coisa "livros brasileiros são bons sim e esse é uma prova disso".

A história é narrada por Cláudia, uma garota que perdeu a mãe muito cedo e desde então tem sido a responsável pela casa, estudos, e ainda seu pai que trabalha muito e não tem tempo para muita coisa. Eles vão viajar juntos e lá Cláudia conhece Andrea, uma mulher mais velha e muito divertida, mas ela não contava que Andrea também gostaria muito de seu pai.
Cláudia tem um grupo de amigos na internet com quem fala sempre, e um admirador secreto no mínimo interessante.
Tudo isso compõe um livro super divertido de ler, que tem um ritmo ótimo, que você termina antes que perceba. É um daqueles livros que você adora reler.
Eu recomendo, para aqueles que querem uma leitura simples para as férias.

Vitor 18/06/2013

Amei !

Autor:Marcelo Carneiro da Cunha
Editora: Projeto Ltda
Avaliação:
Onde comprar: Livraria Cultura | Mercado Livre
Você tem um pai, você tem uma casa para cuidar, você vai a escola, quer ser cientista, quer saber mais sobre a vida, sobre as pessoas, sobre você. Você tem uma turma que adora você, mais eles estão na internet e você nunca encontrou nenhum deles ao vivo. Você gosta de aventuras, quer saltar de pára-quedas, tem as fantasias mais loucas, gosta de ler, gosta de viajar, gosta de zoar. Sua banda predileta é Garbage, você nem sabia que poesia era tão bom, e não sabia que uma certa pessoa gostava tanto de você. Seja bem vindo a Insônia. Sua viajem começa aqui.
Claudia é uma adolescente que perdeu sua mãe quando mais nova, e que vive com seu pai, com a cabeça completamente feita, ela não se deixa levar por qualquer menino, nem por qualquer rostinho bonito que aparecer em sua frente, ela tem uma duzia de amigas, mais apenas uma que ela leva a sério "Carla", que é o seu porto seguro, com quem conversa, e se aconselha sempre, e que não sai do telefone com a amiga. Depois que sua mãe morreu ela se vê no direito de cuidar do pai, cuida da casa, dos recados, trabalhos que ele tem que fazer, datas e tudo mais, e recebe por isso, e coloca tudo em uma conta bancária, por que de acordo com ela, ela precisará mais daquele dinheiro futuramente, e ela se preocupa imensamente com o futuro. O pai de Claudia é cientista, e sempre que vai fazer uma viajem ou coisa do tipo leva a filha para poder o acompanhar, e claro que ela sempre arranja um jeito de parecer "que está indo para ajudar o pai", e não por interesse na viajem. Na viajem que parecia completamente entediante, o pai sempre sai, e ela nunca o vê... Ou quase nunca (eles jantam juntos, as vezes). Andando pelo hotel que se localiza em Florianopolis, Claúdia, conhece Andréia, ou Déia como ela a chama, uma balconista que trabalha no hotel. Ambas se dão muito bem, e Claudia conhece uma pessoa que mostra para ela o mundo de uma maneira como ela nunca o viu como tal,"O mundo dos adultos", Andréia, leva ela para todos os tipos de eventos, festas, ensina como paquerar os " Gatinhos", e ainda dá conselhos, e não a trata como criança, diferente de sua amiga carla, como diria Claudia, "Uma total teen, galinha". Em um dia qualquer no hotel, Andréia vê o pai de Claudia andando pelo hotel, e fica toda contente, e toda "safada", Claudia repara que Andréia gostou do pai dela, mais nem fala nada que ele é o pai dela, e deixa as coias fluirem, e então..Todos eles marcam de jantar a noite, no jantar eles não paravam de se falar e conversar e se olhavam de um jeito especial "era estranho" para Claudia que estava acostumada a ver seu pai sem ninguém, e só ela, somente ela cuidando dele. Mantendo muito contato por toda a viajem e sempre saindo, Claudia conversa com Déia a respeito de seu pai, e ela diz que gostou dele, e tudo mais, e em uma outra ocasião ele vinha vindo pro lado das duas, e ele para perto de Claudia e diz " Quando terminar, suba..Já está ficando tarde", e Déia desconfia e pergunta: "Vocês sempre tem essa intimidade um com o outro?", "Claro, nós moramos juntos", "Vocês o quê?", "Não é natural um pai morar com sua filha? Nesse instante ela fica roxa e sem palavras, e após alguns minutos sai, e de noite liga para sua amiga e diz "Claudia, ele era o seu pai, e você nem para me dizer? Ai meu Deus, que vergonha, que vergonha, eu me ofereci toda para ele, e você olhando.. Me perdoa Claudia, mais por que você não me disse?", "Calma Déia, ele gostou de você, e você dele, achei melhor deixar as coisas fluirem naturalmente", depois dessa pequena discussão Andréia fica um tempo envergonhada e parece sumir do mapa do hotel, e Claudia não a encontra de modo algum, até que é chegado o dia de ela ir embora, ela escreve um bilhete pedindo perdão para Déia, e deixa debaixo da porta do apartamento dela, e vai embora com seu pai. Ao chegar na cidade depois de um tempo, ela liga para Déia, e conversam arrumando aquele pequeno desentendimento, e marcam de almoçar, a pedido do próprio pai de Claudia (Rafael). No jantar eles se acertam e tudo mais (Vou ser breve, por que tá ficando enorme isso daqui'-') , e Déia sobe para o quarto de Cláudia e conversa com ela sobre o que está acontecendo, e diz que está "Gostando muito" do pai dela, e se ela não se importassem deles namorarem, e era meio estranho tudo aquilo para ela, mais ela parece concordar.

Ps: Não falei tudo o que o livro fala exatamente, por que se não a resenha iria ficar enoooooooorme, e todos os dialogos, e nomes...Foram repostos por mim com que eu lembro, a história é essa acima, mais com palavras diferentes, por que eu não decoro nada. Espero que tenham Gostado! Alias, Insônia é o nome de uma banda de um garoto chamado Daniel que ama Claúdia em segredo, e que no final do livro, consegue o que quer "Namorar com ela," mais isso bem depois de muitos e-mails, declarações, e tudo mais.

Délya 02/02/2013

Insônia- Marcelo Carneiro
Um dos livros que eu mais li durante minha infância,lembro de ter encontrado ele sem querer em meio a tantas livros da biblioteca municipal da cidade e foi paixão a primeira vista...
É emocionante, engraçado, amigo...
O autor conseguiu fazer uma descrição de todas emoções do mundo adolescente.
Quero ter ele na minha biblioteca se alguém quiser vender!