Insônia

Insônia Marcelo Carneiro da Cunha

Resenhas - Insônia

Ayvin Souza 12/11/2012

Insônia - Marcelo Carneiro da Cunha
O escritor Marcelo Carneiro da Cunha foi muito feliz ao escrever esse livro, visto que ele consegue alcançar diferentes dramas indo desde a perda da mãe, o primeiro amor, amizades e o amadurecimento de uma adolescente.
O livro escrito em 1996, não deixa de ser atual, apesar de algumas gírias da época não serem mais utilizadas. O leitor é preso à história de Claudia do começo ao fim, deparando-se com poemas e citações que acabam tornando a historia mais emocionante e interessante.
Cláudia é uma adolescente diferente das outras: por ter perdido sua mãe muito cedo ela acaba amadurecendo e tendo um jeito que não condiz com sua idade, cuidando da casa e de seu pai, que apesar de ser um gênio é um tanto quanto fora do ar; e devido a seus afazeres e preocupações com a casa acaba não tendo muito tempo para sair com seus amigos ou namorar. A história começa a tomar forma quando Cláudia vai para um hotel com seu pai, devido a um congresso que ele participaria; e lá faz amizade com Andrea, uma mulher com espírito jovial, que irá passará a ser sua conselheira e fará parte de sua vida a partir de então. Juntamente com isso, Cláudia começa a receber mensagens de uma rapaz misterioso que se apresenta como Homero, o qual parece saber absolutamente tudo sobre ela: desde quando ela vai ao supermercado até seus gostos literários.
O enredo é muito bom, o leitor se sente envolvido em descobrir quem é Homero, interessado no que acontecerá com Andrea e Claudia, e em dúvida sobre quais serão as escolhas da protagonista. O autor se aproxima realmente da linguagem utilizada pelos adolescentes e mostra as incertezas amorosas vividas por estes; e ainda consegue trazer trechos dos poemas de autores como Sylvia Plath, através das mensagens mandadas por Homero, e mostra como relacionamentos podem começar devido a internet.
Quando eu o li, há alguns anos atrás eu era adolescente e me via na personagem, foi uma ótima indicação de uma amiga, apesar de antes de começar a leitura achar que seria mais um livro com dramas adolescentes porém estava enganada, conforme a história vai acontecendo você acaba se envolvendo com os personagens e pelo o que estão passando, é um livro muito emocionante e fácil de ler.
Enfim foi um dos primeiros livros que li e com certeza um dos melhores e que marca demais, com certeza recomendo a todos. :D

ManuSilva 16/07/2012

Avaliação
Achei o livro superinteressante.
Cláudia é uma adolescente moderna, ela mora com seu Pai, Pois sua mãe morrera quando pequena. Ela pretende ser cientista. Durante um passeio a Florianópolis, Cláudia conhece uma garota mais velha, Dea e a partir disso tudo começa a mudar em sua vida..

Manu 03/06/2012

Meu momento da vida preferido
Claúdia é uma garota diferente das garotas da sua idade, ela gosta de outras coisas mais como ler livros assitir filmes antigos e tudo mais.
Ela cuida do pai porque a mãe morreu, ela tem que fazer tudo.
Mas quando faz uma viagem pra Florianopólis, ela encontra uma mulher muita legal chamada Andrea, elas viram amigas e Andrea se interessa pelo pai de Claúida...
Bom o livro é muito interessante pra garotas que gostam de ler livors sobre a vida e como ela é pricipalmente pra garotas de 13 á 16 anos que é uma faixa bem dificil, pelo menos acho que quem ler irá se divertir com o mundo dela e como ela passa uma fase meia dificil da vida .

Heloísa 23/05/2012

Claudia é uma jovem moderna que, por ter perdido a mãe aos seis anos de idade e por morar com um pai genial, mas completamente desligado, viu-se obrigada a amadurecer muito jovem. É ela quem toma conta da casa e, principalmente, de seu pai, a quem adora. Com estas atribuições, não tem muito tempo para curtir a vida como qualquer adolescente normal. Por isso, resolveu que a melhor solução para sua vida talvez seja encontrar a mulher ideal para seu pai, Rafael.Carla é sua melhor amiga , porém muitoo saidinha , ela sempre vive dizendo que Claudia vai ser freira pois não se envolve com os meninos tão facilmente. No final da historia ela conhece Daniel , um de seus admiradores secretos onde ela começa a divertir muito ..

Nati 03/12/2011

Insônia - Blog Menina de Livro
Conheça, siga, comente: http://meninadelivro.blogspot.com/

Oi gente!!! Acontece que eu fiquei meio com preguiça de ler os meus livros, então eu fui na biblioteca do colégio para procurar alguma coisa (missão impossível, galera). E aí minha amiga Amanda encontrou Insônia, um livro que nós duas tínhamos lido no nosso outro colégio em 2009. Nem marquei como “relido” no Skoob porque eu não lembrava de mais NADA!!!!!!!!!!!!!!!!!! Não lembrava nem o porquê do livro se chamar Insônia!!! Mas depois descobri que é o nome da banda do “Homero”.

Enfim. A história tem Cláudia, a que narra os capítulos maiores. Meio chatinha e exigente, mas muito cabeça pra idade dela, reconheço. Muito responsável também, pois era ela quem “cuidava” do pai dela, que era super desligado. Ela quem fazia as compras, pagava as contas, etc etc etc. Pouco depois conhecemos Homero/Daniel, que narra uns capitulozinhos (de pequenos, não de ruins hehe), um motoqueiro que tem uma banda (Oh! Insônia!), e que aaaamaaaa poesia. E que aaaaamaaaaa também outra pessoa, hihihi... Sem spoilers, né, Nati. Então temos Dea, uma mulher que foi pra mim a melhor personagem do livro!! Divertidíssima, porém só soube que sua vida era infeliz depois de conhecer Rafael, pai de Cláudia, que lhe “mostrou” a felicidade... O livro não é só um romancinho adolescente água-com-açúcar, mas também mostra o lado da importância da família, de cuidar do seu futuro... Dá para tirar vários pensamentos positivos do livro. Ah, já estava esquecendo: Temos também a Carla, a sumidona do livro. A mais tosquinha, também. Só pensa em namoros e diversão, enquanto Cláudia estava super focada no seu futuro como cientista e tal, e é bem provável que foi por isso que Cláudia gostou tanto de conhecer Dea na viagem que fez com o pai para Florianópolis: porque Dea era divertida, mas também era adulta. Sabia o que falava, já tinha o futuro mas mãos... Entre outras coisas. Só lendo pra entender mesmo. Recomendo!

Outro fator que define o livro é a era da internet, e como as pessoas se conhecem por lá e tal. Cláudia participava de um chat quase toda noite com vários amigos, e um-certo-garoto começou a puxar papo com Cláudia/Mima (seu nickname) por lá, até que ele... Brincadeira. Não vou contar nada!

“Acho que a gente pode morrer de felicidade. Se morre de tanta coisa. Uma vez perguntaram a um poeta, muito tempo atrás, se a gente morria de amor. Era o tempo do romantismo, e, claro, ele respondeu que sim, que se morria de amor. E como!” (pg.96)

Ah, só achei ruim que foi meio “pulado” o romance da Cláudia... Os momentos deles juntos poderiam ter sido maiores, mas ok.

Ah, outra coisa! O autor utiliza muito expressões com “total”. “Total panda”, “total chico”, “total Galisteu” e “total Natália quase ficou louca com tanto ‘total’”. Brincadeirinha. Depois acostuma, mas é meio chato de se ler.

winie 24/10/2011

Melhor livro
Acho que este livro foi o melhor livro da minha vida pois conta sobre uma adolescente e como estou nesta fase tenho certeza que me identifiquei muito com ele. Eu recomendo este livro mais do que qualquer um.

Lari 07/11/2010

Recomendo
Com toda certeza do mundo recomendo esse livro.
Me apaixonei por esse livro logo nas primeiras páginas pena que eu li ele tão rápido que quando me dei conta a história já tinha acabado e eu estava ali querendo bis.

Danni 06/07/2010

Total Insônia
Bom eu amei esse livro, porque eu peguei ele e li até as 3 da madrugada lendo..
E um livro que fala sobre a adolescente meiu que Nerd mais ela é linda e então fica todos os manés no pé dela, e então ela conhece a dea que acaba ficando com o pai dela .. Dpois tinha um carinha da intrnet que amava poesia e então ela acaba conhecendo ele melhor e depois eles namoram... SUPER TOTAL SHOW esse livro =]

(k) 13/04/2010

Gostei da história mas,
tenho a impressão de uma Cláudia muito exigente, ela deve compreender que não há muitos Homeros.

Dhi 23/08/2009

Liiiiiiiiiiiiiiindo
Li ele e reli umas 5 vezes mais ou menos. Tem tudo haver com o mundo moderno de hoje. Gostei muito e indico, uma leitura leve indicada para qualquer momento.

Tiago Ribeiro Santos 15/01/2009

A premiação deste livro pela União de Escritores do Brasil, em 96, é justíssima.

Considero Insônia o livro mais belo que li em 2008 e fatores para isso não faltam: a começar pelo contexto da obra. Justamente no momento em que vivemos a virtualidade, onde paixões e namoros podem acontecer através de uma simples tela e teclado, o autor, com quase 40 anos, escreve em primeira pessoa a vida de uma menina coberta por incertezas amorosas onde uma delas está na internet. Ainda, se utilizando de uma linguagem adolescente na tentativa de transmitir a realidade da personagem principal e, conseguindo isso com perfeição.

Um livro que tive o prazer de ler, praticamente, sem sequer larga-lo no almoço, chegando a ler até mesmo de pé pelos corredores de um edifício.

O livro está dentro da literatura infanto-juvenil, mas, mesmo assim, capaz de deixar qualquer adulto emocionado. Qualquer adulto como eu.
Adriana.Lopes 02/02/2015minha estante
Verdade Tiago... lembrei dele a poucas horas quando procurava um livro infato-juvenil para fazer uma síntese para o programa de bolsa que faço parte. Lembro que o li ainda no ensino fundamental e também não conseguia parar de ler, cheguei a entrar na personagem, e foi a primeira vez que fiz uma reflexão e tanto da minha vida.
A leitura é linda e confortável.