As Tumbas de Atuan

As Tumbas de Atuan Ursula K. Le Guin...

Resenhas - Os Túmulos De Atuan

ekatherinah 18/11/2022

eu não esperava, mas amei demais esse livro. Eu me envolvi e fiquei curiosa e torci e fiquei puta com as decisões da Arha. Passei bastante tempo esperando a aparição do Ged até entender que Arha seria nossa condutora no mundo de Terramar desta vez. E eu adorei seguir a história dela e todo o crescimento. Eu amo choque cultural, né. Aqui foi além do simples choque e adentrou os campos da quebra de crenças mesmo antes do encontro com o estrangeiro. Amei demais. Acho que a exploração do Labirinto foi o que gerou tantonimpacto para mim. Foi muito claustrofóbico os capítulos 3 e 4 com a Arha descrevendo o local abaixo do Salão do Trono, totalmente escuro e pequeno. Se rolasse alguma cena de susto eu ia tomar susto real. Outra coisa que acredito ter me ajudado a me conectar mais com esse livro foi já saber como funciona a escrita da autora e já saber o que esperar - maior foco na construção de mundo do que nas personagens propriamente ditas. Enfim, amei e animei muito para continuar essa série.

Fabio293 31/12/2022

Terramar
Ótima continuação do ciclo terramar. Como a autora afirma não foram livros escritos como uma trilogia. O que é uma raridade hoje em dia. O protagonismo feminino é mto bom. É Ged é espetacular. Recomendo e quero o resto.

-Nyx 08/01/2023

- Encantada por esse livro! '
- Quando li as primeiras páginas, eu já sabia que ia gostar muito desse livro, fiquei totalmente presa a ele e não conseguia parar de ler.
De fato, gostei mais dele do que o primeiro volume (O Feiticeiro de Terramar).
A Ursula não decepciona com a sua escrita impecável e com a ambientação perfeita.
Esse livro é um forte candidato a meu favorito de 2023. Mal posso esperar para ler os próximos ? '

Benditos livros - Luana 08/01/2023

Fantasia super facil de acompnahar
O segundo volume dessa série, As tumbas de Atuan, foi lançado recentemente pela Morro branco, e tem inumeras qualidades em termos de ambientação e narrativa. E você não precisa necessariamente ter lido o livro anterior para apreciar essa história, o que é uma vantagem pros novatos em fantasia, na minha opinião.

Nesse livro reencontramos Ged, o mago protagonista da série , em uma aventura que o levará até as Tumbas de Atuan, em busca de um tesouro. Lá, Arha, jovem sacerdotisa e guardiã do local, vai tentar impedi-lo de alcançar seu objetivo. No entanto, há algo em Ged que desafia e testa os limites da vocação e conhecimentos de Arha, e ela vai precisar escolher entre se libertar de amarras ou manter a tradição.

É uma história curtinha, simples, mas muito bem construída. A cultura e as tradições em torno das tumbas são muito interessantes, e elementos descritivos são muito bem colocados, a ponto de você se sentir desorientado navegando os labirintos de Atuan.

Então fica aqui a minha recomendação : As Tumbas de Atuan, volume dois do Ciclo Terramar, é uma fantasia simples, com menos de 200 paginas, bem organizada e bem acessível para novos leitores do gênero. E a edição é muito bonita, ilustrada, e certamente vai deixar sua estante ainda mais bonita !

Jeff.Jammer 29/01/2023

Para ler com parcimônia
Totalmente diferente do primeiro. TOTAL! Então devemos lembrar o que estamos lendo: Le Guin.

Por quê? Porque o primeiro livro tende a sabotar nossa ampla visão. É fluído, movimentando, cheio de ação, magia, mais personagens, ou seja, tudo que a maioria de nós gosta, e de fato adorei.

O segundo, é lento, poucos personagens, lugares, quase zero feitiços. Então a diferença de um para o outro é sentida facilmente.

Aí precisamos lembrar: estamos lendo a obra de Le Guin. O que ela quer me passar? O que quer me ensinar? Onde estão os pontos de reflexão?

Aí, especialmente nesse livro, essas questões são mais palpáveis, pois não há praticamente distrações.

Le Guin não pode passar despercebida nunca. Reconhecida mundialmente como a melhor autora de ficção, sua obra faz críticas ao social nos mais diversos âmbitos. Sua linguagem é elaborada deliberadamente a facilitar nossa leitura às proposições da sua inteligência.

Então é, e sempre será válida. E por isso continuarei o ciclo Terramar. Porque não quero nunca perder a disposição de sugar toda a forma de conhecimento.

Tive minhas reflexões. Que você atente-se às suas.

Carol 31/01/2023

É uma fantasia rápida, com personagens interessantes e fortes, e uma história sobre equilíbrio e renascimento.
A continuação da história do Gavião deixou meu coração quentinho.

Felipe.Wolf 21/02/2023

A história não é tão épica quanto o primeiro livro mas ainda assim é muito boa e apresenta muito bem a personagem nova, to doido pra ler o terceiro livro e ver as aventuras que ambos irão ter juntos

JAlia.Ferronato 09/03/2023

Durante a leitura, fiquei com a sensação que já conhecia aquelas dinâmicas entre os personagens, e logo percebi: as histórias de Terramar foram muito influentes na obra de Miyazaki (do estúdio Ghibli). A sutileza na exploração dos dramas e relações entre personagens, tanto na obra de Le Guin quanto na de Miyazaki, é maravilhosa e me encanta profundamente. Recomendo demais essa série de livros.

Moony 30/03/2023

O que fazer com a liberdade?
A Ursula novamente usa um estilo ensaístico pra fazer literatura. Aqui, uma das primeiras heroínas que vimos na história da literatura fantástica tem que lidar com uma dor que nunca imaginou: e se toda a fé que sustentou sua vida até então não tivesse nenhum valor? Quem é ela em um mundo que, depois de tantos anos, descobriu sequer conhecer? E pior: pode um estrangeiro de pele escura ser uma pessoa melhor do que as sacerdotisas crueis que a criaram e a despiram do próprio nome? Muito bom, como sempre.

Davi 13/04/2023

Não gostei dos livros dessa autora, até tentei ler esse segundo, mas é bem intragável, a trama não me prendeu nenhum pouco.

cvinicius11 16/04/2023

Apesar do livro ter começado, para mim, a partir da metade, quando ela encontra o saqueador nas Catacumbas, gostei bastante, daí em diante o livro desenvolve de forma muito mais dinâmica e interessante. Com certeza a primeira metade é importante para a construção de Tenar, mas é bem cansativa e lenta

Keylon 22/04/2023

Para renascer é preciso morrer...
Confesso que esperava algo bem semelhante ao primeiro livro, porém, Ursula muda o gênero aqui. Diferente do que acontece em O Feiticeiro de Terramar, em que podemos conhecer diversas ilhas e suas dinâmicas, em Às Tumbas de Atuan a trama é focada em uma só ilha, com a história toda centrada em um templo. A dinâmica entre Ged e Arha é muito boa, isso faz com que todo o livro seja muito rápido. Talvez minhas expectativas tenham sido muito altas pra esse livro e por isso acabei me decepcionando um pouco. No fim, é um bom livro.

sarah 19/05/2023

Incrível
?As Tumbas de Atuan? é a continuação perfeita de ?O Feiticeiro de Terramar?. A maneira como a Ursula combinou gênero, magia, política, descobrimento, conhecimento e poder é surreal. O livro é leve e a escrita é incrivelmente fluida. É um livro que te prende do começo ao fim e, no fim, da vontade de ler tudo de novo.