Caim

Caim José Saramago

Resenhas - Caim

Hello.Danni 04/01/2024

Genial!
Sarcasmo. Ironias. Critica. Sadismo. Tudo isso com muito humor.
Simplesmente genial! Saramago prova, mais uma vez, pq é um dos melhores.
Li em 1 dia. Ri muito. Está entre os meus favoritos.

Josie 03/01/2024

Ler uma obra de Saramago é sempre um deleite. No caso de Caim, não há qualquer decepção. A narrativa segue a mesma linha que encontramos em O Evangelho Segundo Jesus Cristo, na qual o autor reescreve famosas passagens bíblicas, tecendo, subliminarmente, primorosas críticas à falta de lógica contida nessas histórias que se perpetuam pelos séculos, carregadas de ironia e sagacidade.

Sara.Goncalves 28/12/2023

Leitura maravilhosa, leve, irônica, polêmica e provocativa que devorei em três dias, pois simplesmente não conseguia parar de ler.

"onde é que nasceu essa peregrina ideia de que deus, só por ser deus, deva governar a vida íntima dos seus crentes, estabelecendo regras, proibições, interditos e outras patranhas do mesmo calibre?"

fahfah1998 28/12/2023

Cuidado, caim, falas de mais
"Cuidado, caim, falas de mais, o senhor estás a ouvir-te e tarde ou cedo te castigará, O senhor não ouve, o senhor é surdo, por toda parte se lhe levantam súplicas, são pobres, infelizes, desgraçados, todos a implorar o remédio que o mundo lhes negou, e o senhor vira-lhes as costas (...)."
O desconforto da acidez e da denúncia crítica da obra de Saramago é o que dá a genialidade ao autor, e em Caim, nada poderia ser diferente. A reflexão acerca do sentido da vida, da fé e da razão dà à obra, no contexto do Velho Testamento, um tom quase épico e ao mesmo satírico, levando-nos a caminhar pelas terras a.C. completamente simpatizados com quem deu nome ao clássico: o Ser Humano Caim (que, assim como o Ser Humano Jesus Cristo, no Evangelho de Saramago, vive uma vida nada distante da nossa, envolvendo alegrias, tristezas, tragédias e pecados). Daí a genialidade da obra. Por fim, a reflexão além do "Caim matou Abel": O que movia o homem? O que move o homem? Quanto custa a liberdade?
zezinhaaa 28/12/2023minha estante
nehhhh

Heloisa159 28/12/2023minha estante
arrasou zu

Karina252 27/12/2023

Que loucura...
Saramago e sua escrita direta e indireta para tantos temas que ele aborda.
Caim é afrontoso, percorrer com ele a sua história e algumas outras histórias bíblicas foi uma viagem e tanto.

Maria675 24/12/2023

Bíblia de uma forma interessante
Muito bom esse livro, acho que essa seria a versão mais fiel dos fatos kkk, to com preguiça de escrever uma review feliz natal

jilua. 24/12/2023

O que dizer das obras desse divo? o josé saramago não decepciona. quer dizer, decepciona a igreja, mas o leitor? jamais. que história super bem construída! aqui a gente acompanha caim e todos os seus conflitos internos de criança que nasceu na fé e temente a um deus que ele não entendia. e nossa, surreal como o saramago consegue descrever tão bem os conflitos que todas as situações que caim passou gerou nele. todos os pensamentos controversos, as dúvidas, a raiva, os sentimentos de abandono, de culpa, de inveja, de vingança. tudo. é simplesmente bom demais acompanhar essa jornada. gostaria de ter sido uma católica melhor pra poder ter entendido mais todo o contexto que foram apresentados, dos personagens que foram aparecendo, mas infelizmente me faltou mais conhecimento. espero um dia poder reler tendo mais conhecimento sobre os acontecimentos que caim presenciou na hora, nessa magia que o saramago quis adicionar onde caim podia ir e vir e ver várias eras, várias épocas, várias nações e os poderes e as ações de deus em cada fiel, e em como tudo aquilo mexia na cabeça dele. foi um dos livros que mais me instigou durante o ano e virou um dos meus favoritos, e espero continuar me deslumbrando cada vez mais com as leituras do Saramago! super recomendo a leitura dessa história, tem uns quotes bem legais, umas frases bem marcantes, umas reflexões que me deixaram dias debatendo sobre e até mesmo me senti validada sobre diversos sentimentos e dúvidas que o caim apresentou durante todas as situações que esteve frente a frente com deus. amei demais. surreal de bom.

Evy 21/12/2023

Devo confessar que gostei muito dessa versão!
Caim é uma obra polêmica do autor também polêmico e renomado, José Saramago. Neste romance, publicado em 2009 e que é uma reinterpretação livre do mito bíblico de Caim e Abel, temos uma abordagem singular e provocativa sobre questões éticas, religiosas e morais.

O livro começa com Caim, após matar seu irmão Abel, sendo amaldiçoado por Deus a viver eternamente como um errante, carregando o peso da culpa e da solidão. A partir desse ponto, Saramago conduz o leitor por uma jornada marcada por diálogos sarcásticos com uma divindade muitas vezes imperfeita e contraditória, questionando a justiça divina e explorando as fraquezas dos personagens bíblicos.

Saramago utiliza uma narrativa fluida, sem pontuações convencionais e com um estilo peculiar, caracterizado por longos parágrafos e diálogos diretos, o que pode demandar um pouco de atenção do leitor. O autor mistura elementos históricos, mitológicos e literários, tecendo uma narrativa que aborda não apenas o mito de Caim e Abel, mas também a condição humana, a moralidade, a violência e a natureza divina.

Além disso, o livro faz uma critica às interpretações tradicionais da Bíblia, oferecendo uma visão irreverente e provocativa sobre passagens conhecidas, estimulando reflexões sobre temas como livre arbítrio, destino e a complexidade das relações entre os seres humanos e o divino.

Apesar de muito se falar sobre a narrativa desafiadora de Saramago, não sei se por já ter lido alguns livros do autor e acostumado com ele, achei essa leitura muito fluida e tranquila. O livro é curto, rápido de ler e instigante. É impossível não se envolver com a história e rir com ela em algumas passagens, apesar de abordar reflexões profundas. Mais uma obra que demonstra a maestria desse autor único.

Super recomendo a leitura!

Dezwith (Capítulo 18) 16/12/2023

Irônico, divertido... Leve.
Saramago e a sublime arte de (re)contar histórias. Como sabe prender o leitor. Como tem time para o sarcasmo e para a crítica ácida e certeira.

Adorei a experiência de leitura do início ao fim. Fiquei fã de Caim.

Daisy 28/11/2023

Mais da mesma ladainha
Muitos autores se arriscam pelas histórias bíblicas, mas os ateus, são os que os fazem com mais afinco kkkkk.
Aqui Saramago vai percorrer o velho testamento pelos pés de Caim, sim, aquele que matou o irmão por que Deus aceitou a oferenda do outro e a dele não.
E ele mostra de maneira debochada e muitas vezes até cômica várias passagens que, humanamente, cientificamente e pensando até de uma forma fantasiosa, não poderiam dar certo jamais!
Ele coloca tudo de uma forma bem ácida, citando as passagens de Abraão e Isac, Sodoma e Gomorra, a torre de Babel e até a arca de Noé! Com um Deus que não é onipresente, onisciente e por que não, não muito justo, bondoso e inteligente.
Já li obras melhor escritas e elaborada de Saramago, acreditei piamente que haveria um plot estupendo que me faria amar o livro... Mas tudo que encontrei, foi mais do mesmo... Uma chateação, parecia reclamação de tiozão chato... Enfim, o livro não é ruim, dá pra dar umas risadas, mas não é nem de perto a melhor coisa que ele já fez.

Sintiely 26/11/2023

Livro muito bom
O autor (José Saramago) sempre pega uma ficção e traz reflexões reais, conseguindo envolver a pessoa que está lendo na história de uma forma incrível.
O livro "caim" acontece o mesmo, o autor traz uma perspectiva muito interessante sobre a história escrita no antigo testamento, o personagem principal da história (Caim) percorre as histórias mostrando sua visão acerca dos acontecimentos que envolvem o criador, fazendo críticas ao mesmo.
Um livro excelente e que desafia as interpretações tradicionais.

Josiane.Lopes 13/11/2023

Ruim
Eu não gostei dessa obra, achei uma história muito louca, sei que religião cada um tem a sua, é melhor nao discutir mas usar a criatividade e brilhantismo para ser irônico contra a bíblia, achei desnecessário.

Luana.Carrilho 03/11/2023

Caim, um viajante do velho testamento
É a primeira obra de Saramago que eu li e no início tive certa dificuldade com a falta de pontuação, me perdi nos diálogos. Mas depois me acostumei e gostei da história diferentona de Caim.

Achei engraçado, irônico e afrontoso.

Mariana_Dalmaso 31/10/2023

Provocativo
Caim é uma obra provocativa de José Saramago, que oferece uma visão única das histórias bíblicas. Caso você tenha lido ?O Evangelho Segundo Jesus Cristo?, é provável que encontre em "Caim" uma continuação desse estilo literário provocativo e intelectualmente estimulante . Este livro segue a linha do autor em abordar de maneira ousada figuras religiosas e temas espirituais, desafiando crenças e oferecendo interpretações alternativas. Se você está interessado em uma leitura que provoca reflexões profundas sobre a religião, a moralidade e a natureza humana, "Caim" é uma boa escolha.

Sabrina 26/10/2023

Esse livrinho/livrão reconta fatos bíblicos desde os primórdios da criação (ou não?) no jardim do Éden com a expulsão de Adão e Eva do paraíso até construção da Arca de Noé, sob a perspectiva de Caim, amaldiçoado após matar o irmão Abel. Uma batalha constante entre Caim e um Deus e seus desígnios tantas vezes ininteligíveis.

Irônico, questionador, provocador! impossível não se divertir e colocar umas (ou várias) pulgas atrás da orelha.

Eu amo, não tem jeito. Gênio.