Pseudônimo Mr. Queen Loraine Pivatto

Resenhas - Pseudônimo Mr. Queen

priscila.wenzel 02/01/2016

Muito bom!
A primeira coisa que gostei nesse livro foi a escrita da Loraine. A história prende você, eu mesma devorei o livro em menos de 03 dias, ávida pra saber qual era o mistério do Mr. Queen.

A história envolve três gerações de mulheres fortes e destemidas: Regina, Lara e Vitória. Adorei as três e me identifiquei em alguns pontos com elas.

O livro fala bastante sobre os comportamentos humanos tão comuns hoje em dia. A necessidade de se destacar, alguns mais que os outros, a ganância e o egoísmo vistos em alguns personagens (que eu odiei). Porém assim como ocorre na nossa sociedade, nem todos são ruins, alguns se preocupam com as pessoas e com o futuro do mundo.

É um livro que vai te fazer refletir sobre as atitudes que tomamos no dia-a-dia ou que vemos as pessoas tomarem. Quando fechei o livro, a sensação que tive é que não basta as regras da sociedade mudarem. Nós é quem temos que mudar, nós em quem temos que ser a mudança individualmente e em conjunto. Essa é a mensagem que Loraine nos passa.

O final me pegou totalmente de surpresa, eu nunca poderia imaginar qual era o segredo envolvendo a morte. E tenho certeza que vai acabar pegando de surpresa todos que lerem.

Super recomendo a leitura, ainda mais agora com o início de ano, época onde as pessoas fazem “N” promessas.

Já sou fã da Loraine e tenho certeza que em 2016 ainda vamos ouvir falar muito dela e de Mr. Queen e quem sabe, até de outro livros!

Vitor.Leal 10/11/2016

Excelente!
Ficção e Distopia é o foco principal abordado nas páginas do livro da autora porto-alegrense Loraine Pivatto. Distopia é a ideia contraria à utopia que leva-nos a crer que o mundo em determinado momento cairia em decadência social, onde as pessoas se mostrariam como de fato são, e não como fingem ser - A maioria das distopias nos mostram como as personagens reagem depois de um brutal acontecimento, e é esta narrativa que foi adotada pela autora em seu livro.

A distopia presente no livro é mais uma questão de catástrofe do que de moral /comportamento da sociedade, visto que, as pessoas presentes no contexto parecem ser completamente satisfeita com o que possuem depois de uma terrível catástrofe - O então, "fim do mundo 2012".

Não há capitalismo, não há socialismo e arrisco-me a dizer que nem mesmo existe liberalismo. Após um terrível acontecimento, o mundo e as pessoas ficam aflitos, mas livres da opressão imposta pela sociedade, pelo dinheiro e pelo prazer monetário. Neste novo mundo, o poder que antes regia sobre a face da terra criando uma divisão de povos por riqueza e leis, agora implanta um novo sistema diferente de todos os outros "A divisão por sabedoria", agora as pessoas são dividas por blocos e por aquilo que sabem fazer de melhor.

O livro narra a história de uma família reunida em diferentes gerações: Uma avó, a neta e a filha da neta. Ao longo da distopia utópica especulativa, podemos afirmar que o livro é uma perfeita troca de conhecimento e saber entre avó, neta e mãe.

Loraine conseguiu trazer para seus livros um pouco de tudo - Saber, conhecer, imaginar, progredir, desistir e escolher. Questões sobre a vida, valores éticos, morais e outros, regem as questões mais profundas.

site: http://www.catracaseletiva.com.br/2016/11/resenha-pseudonimo-mr-queen-loraine.html

Domenica Mendes 30/08/2016

Quem não se lembra do temível 21 de dezembro de 2012, dia em que o mundo iria acabar?

Independentemente da crença pessoal, sobrevivemos e o mundo não mudou em nada, apenas mais um dia após o outro.

Já na segunda obra de Loraine Pivatto, “Pseudônimo Mr. Queen” não foi bem assim.
A Profecia Maia e uma ideia legal

No livro “Pseudônimo Mr. Queen”, Loraine Pivatto utiliza essa passagem de fim de mundo para começar o enredo de sua obra. Nessa obra de ficção, os personagens se vêem sobreviventes da Profecia Maia, porém em um mundo com novas regras.

As regras são simples: nesse novo mundo não existirão diferenças sociais, doenças e mortes prematuras. Os sobreviventes continuam suas vidas com a idade que tinham quando o mundo mudou, vivendo até seus 70 anos. Quando alcançam essa idade, uma nova vida começa aos 20 anos e ela durará até que a pessoa complete 100 anos de vida, nem um segundo a mais. Ao todo, são 150 anos de vida.

O mundo parece perfeito e todos poderão ser felizes. Será?
A reflexão

“Pseudônimo Mr. Queen” é um livro que oferece diversas possibilidades de reflexões em seu enredo. Para começar, os sobreviventes se veem obrigados a viver por mais 150 anos sem a possibilidade de morrer. Embora isso pareça interessante, não podemos esquecer que a maior parte das pessoas que eles conheciam já não estão mais ali. Além disso, o mundo é novo, mas as mentes são velhas, a própria adaptação para as novas regras levará tempo e exigirá um esforço por parte de quem ficou.

Eles estão livres das desgraças do mundo e da vida, mas em troca não podem morrer e não podem mais agir como agiam no mundo com o qual estamos acostumados, onde existe relação de troca com dinheiro, status social, conforto diferenciado e tudo o mais que se quiser. Igualdade ao extremo é a palavra de ordem aqui e tudo o que é extremo acaba mais atrapalhando do que ajudando.

Dentro dessas regras, vemos personagens que seguem suas vidas e logo se percebem diferentes: existe sim uma forma de morrer, apenas uma. Eles sabem qual é e estão dispostos a esconder esse segredo de todos, para o bem geral.

São esses personagens que vivem onde foi a cidade de São Paulo que acompanhamos durante todos os 150 anos e seus descendentes, em uma história que segue e onde os acontecimentos acabam se cruzando.
Análise Crítica

“Pseudônimo Mr. Queen” merece um destaque especial às reflexões que são oferecidas pela escritora. Os personagens também são cativantes e facilmente acabamos nos interessando por eles.

As frases não são muito longas, porém pela estrutura de escrita é preciso prestar atenção pois é possível se perder nas cenas onde os personagens começam a pensar no passado, diante de uma tomada de decisão importante para eles. O desfecho da primeira parte da história de Victória Brandão e Vicente, por exemplo, me deixou confusa e precisei voltar para reler depois de algumas páginas.

Dentro da obra existe mistério, ficção científica e romance. Existem clichês e existem pontas que se cruzam. Existe também inovação, mas ela não está presente na parte dramática do núcleo central da obra. Nesse aspecto, acabamos facilmente imaginando o que pode acontecer, o que pode causar algum desconforto no leitor. A parte que mais me desagradou foi a revelação sobre a origem do personagem Paulinho, cheio de violência que julgo desnecessária dentro do universo da literatura.

Em “Pseudônimo Mr. Queen” temos vilões e temos mocinhos e mocinhas. Infelizmente, os vilões acabam tendo um final que exige uma interpretação muito pessoal para saber se aprovamos ou não. Isso pode parecer inovador, contudo da forma como o personagem é construído, achei que faltou um pouco mais de decisão sobre o seu destino final.

Loraine acertou em cheio ao criar as características dos personagens. Temos pessoas diferentes, em idades diferentes, com mentalidades diferentes. Conforme vamos acompanhando seu crescimento e amadurecimento, com alguns nos afeiçoamos mais e com outros menos. Mas o ponto acertado da escritora é mostrar como a humanidade é feita por gente, não apenas por regras. Assim, mesmo dentro de uma sociedade absurdamente igualitária, sempre existirão diferenças, devido à individualidade.

Outro ponto que gostei é que acompanhamos todos os primeiros 150 anos dentro da obra. Como é um espaço de tempo muito grande, se acompanhássemos apenas uma personagem o livro ficaria maçante e insuportável. Assim, acompanhamos três gerações e é interessante ver como elas se cruzam.

Por fim, o Mr. Queen é uma surpresa à parte e a revelação de sua identidade, realmente é algo que surpreende. Não há como prever, pois não existem sinais na obra que levem o leitor a juntar peças. Essas peças, não são indicadas.

site: http://leitorcabuloso.com.br/2016/08/pseudonimo-mr-queen-book-tour-loraine-pivatto/

Tauan 09/01/2016

Regina Brandão era vivia uma vida comum, dona de uma rede de laboratórios em São Paulo até que descobre que seu marido a traia com a "melhor amiga", Vanessa. Em uma crise de ciumes ela mata a "amiga" e se torna uma assassina. Mas isso tudo foi antes do fim do mundo. Porque em 21 de dezembro de 2012 a vida como todos conheceram deixou de existir.
Na nova realidade, Regina e os 224 sobreviventes deveriam enfrentar o desafio de reconstruir a vida em sociedade, estabelecendo um governo, uma rotina. Entre as novidade do pós-apocalipse está o tempo de vida. De acordo com um recorrente sonho que aparentemente todos estavam tendo, nessa nova fase os sobreviventes disporiam de um novo período de vida: até completarem setenta anos, vida normal, após os 70, um recomeço, aos vinte até alcançarem os cem anos. Nem um dia a mais, nem um dia a menos.
Na nova realidade de Regina não há lugar para a velha rotina, nem para as mesmas pessoas, porque seus amigos e familiares não sobreviveram ao evento previsto pelo Calendário Maia. Entretanto a filha de Vanessa, Maria Eduarda, também sobreviveu, e cabe à Regina ajudá-la na Nova Realidade.
Acompanhamos Regina, Larissa (filha de Maria Eduarda) e posteriormente Vitória nas surpresas e armadilhas da vida após o fim do mundo.

Esse livro chegou às minhas mãos por meio da Book Tour organizada pela própria autora, a gaúcha Loraine Pivatto. Loraine me convidou para participar pelo Skoob, e me mandou este link com o cadastro do livro na plataforma Skoob. Vale a pela dar uma olhada, entrar em contado com a autora procurar saber mais sobre seu outro livro, Perseguição Digital.
Agora que eu terminei a leitura o livro viaja para encontrar um novo leitor.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

Daiane Bolzan @daaaaaaaiiiii 03/10/2016

Acabei de ler o livro hoje e ainda não estou sabendo como lidar...
Antes de qualquer coisa tenho que dizer que a proposta de divulgação do llivro através do book tour foi muito interessante e gostaria de conhecer mais autores nacionais assim.
Sobre o livro, tenho primeiro que dizer que não é o tipo de leitura que eu costumo ler então ele demorou um pouco para me prender mas depois que prendeu eu não conseguia parar de ler para saber o que afinal unia toda a história.
A autora também faz uma crítica ao modelo de sociedade que vivemos e faz repensar algumas questões e, em especial, o que é realmente importante.
Enfim, recomendo.

Carla Borges 21/09/2016

Agora sei porque este livro está bombando aqui no skoob... Uaauu!! Que livro bom!!
Um livro que devia ser publicado IMEDIATAMENTE por uma grande editora, que saiba explorar da melhor maneira todo o seu potencial, propiciando essa maravilhosa oportunidade de leitura ao maior número de pessoas.
Fiquei realmente fascinada com a inteligência e perspicácia na elaboração da história. Finalmente um livro com todos os elementos que mais aprecio: história instigante (você fica presa na leitura pois quer desvendar os mistérios lançados no início da história), personagens SUPER bem construídos, reais, convincentes (não é aquele tipo de história com personagens rasos e superficiais. As emoções, SIM, são muito bem fundamentadas em todos os personagens, não só os principais, mas tb os coadjuvantes. E a trama em nenhum momento se perde ou cai naquela enrolação básica, tudo o que é escrito tem um propósito, joga a história para frente, e no final todas as pontas se encaixam e as surpresas são INCRÍVEIS!!! Fantástico. E como se não bastasse, além de todas essas qualidades, o livro te faz pensar o tempo todo sobre a nossa atual sociedade, e traz muitas, muitas mensagens e reflexões.
Nota 10!
Bia 21/09/2016minha estante
Carla, concordo plenamente com você... terminei a leitura agora e tive a mesma sensação. :)

Carla Borges 26/09/2016minha estante
Que delícia de livro, né, Bia??!! Incrível!! Todo mundo deveria ler. Tomara que uma grande editora publique logo. Arrisco até a dizer que daria um filme e tanto.

Kyanja 09/02/2016

Uma história instigante e criativa
Tive o privilégio de ser uma das primeiras leitoras desse romance, que me chegou como um serviço de leitura crítica. A autora tem uma capacidade ímpar de desenvolver tramas abarcando vários personagens e enredos múltiplos. Seu romance não se enquadra facilmente no gênero pós-apocalíptico, ou distopia, ou thriller, ou novela açucarada. Loraine Pivatto transita com habilidade por todos esses gêneros e, com isso, consegue surpreender seus leitores, prendendo-lhes a atenção para a trama de mais de 400 páginas, sem perder o fôlego. Estes acabam se envolvendo e se apaixonando pelas personagens femininas, representantes de três gerações de um clã. Não bastasse, a autora faz umas críticas sociais bem ácidas sobre o atual modelo de valorização do status quo.
Penso que "Pseudônimo Mr. Queen" merece uma edição comercial, por uma editora que queira investir nessa obra. Só não dei nota 5, pois é uma classificação que reservo para pouquíssimas obras.

Juliana 19/09/2016

Uma obra com ótimos elementos, porém mal explorados...
"Pseudônimo Mr. Queen" é um livro escrito por Loraine Pivatto. A obra conta com 404 páginas e roda o Brasil em forma de Book Tour.

Antes de iniciar a resenha gostaria de agradecer a autora pelo convite para participar do Book Tour e por toda paciência e educação que ela teve comigo.

A obra se passa no ano de 2012, mais especificamente no dia 21 de dezembro. Recordam-se da profecia Maia para essa data? Pois, então, esse é o nosso cenário: a temida profecia acaba de se cumprir e, como resultado, os personagens deparam-se com cidades devastadas, ruas vazias, população humana mundial reduzida em grande escala e uma nova vida, com um sistema social totalmente diferente.

Agora, serão duas vidas que, no total, somam 150 anos: a primeira até os 70 anos, a segunda, a partir dos 20 e até os 100. Nessa nova sociedade não há desigualdade, doenças, dinheiro e, o mais interessante, não há possibilidade de mortes prematuras exceto por uma única maneira que deve ser mantida como segredo.

Quando recebi o convite para participar do Book Tour, torci o nariz ao ver o título da obra. Soou-me como romance erótico e quem me conhece sabe que tenho pavor desse gênero, portanto, eu já tinha a recusa do convite em mente. A minha sorte é que sempre paro para ler a sinopse e ainda bem que fiz isso! Lembro-me do sorriso que brotou em meu rosto ao me deparar com uma distopia - gênero literário que eu amo - e, desde então, fiquei muito ansiosa pela leitura.

Se você fizer uma rápida pesquisa pelo Skoob, verá que a maioria das pessoas amou esse livro! Isso fez com que as minhas expectativas acerca da história fossem ainda maiores.

Confesso que me decepcionei um pouco com a leitura e é claro que o fato de ter grandes expectativas acerca da história influenciou muito. De início, preciso dizer que as personagens que mais aparecem na trama (Regina, Larissa e Vitória) não me convenceram tampouco me cativaram. Percebi uma certa falta de bagagem nesse âmbito... Muitos pontos da personalidade de cada uma poderiam ter sido melhor explorados com a finalidade de dar ao leitor uma melhor visão da trama como um todo.

Senti, também, que por se tratar de uma distopia, faltou aquela pitada especial de ação, adrenalina e emoção... A trama não me soou original e as cenas não me trouxeram grandes emoções.

Faço das palavras da Dryh, do blog Milkshake de Palavras, as minhas:

"Eu tinha visto TANTA coisa boa sobre o livro em outros blogs, e, se vocês derem uma passada no skoob de Pseudônimo Mr.Queen, verão que a maioria das resenhas dão nota 5 ao livro. Mas eu não consegui gostar tanto assim dele. Senti que faltou ação, faltou personagens mais cativantes, faltou mais... Distopia. Os personagens ficavam confortáveis demais na história, e as cenas de tensão ou ação são pouquíssimas, e algumas coisas na história ficaram meio perdidas, algumas cenas foram desnecessárias e mataram a minha vontade de prosseguir com a leitura.

Mas eu gostei da ideia da Loraine, e do mistério todo envolvendo o Mr. Queen, mas o final deixou a desejar. Achei que ficou muito felizes para sempre, não combinou muito com a proposta do livro, eu imaginei que seria algo mais impactante, para marcar o leitor mesmo. E os romances me pareceram mornos demais, como se tivessem surgido do nada e atrapalhassem a história, um pano de fundo apenas."

O fato de não ter sido uma ótima leitura para mim não deve influenciar que você dê uma chance à obra! Afinal, trata-se de um livro muito bem aclamado pelo público. Sem contar que o livro possui sim com elementos muito bons: o mistério acerca de Mr. Queen é inigualável! A forma de divulgação (book tour) escolhida pela autora é bem bacana e sinto que o livro carrega um pouquinho da história de cada leitor consigo.

site: http://www.livroseflores.com/2016/09/resenha-pseudonimo-mr-queen-loraine.html

Iris 27/02/2016

Pseudônimo Mr. Queen
Pseudônimo Mr. Queen é um livro cheio de mistério. A história começa com o fim do mundo no dia 21 de dezembro de 2012, algumas pessoas escolhidas sobrevivem e recebem a missão de reconstruir um novo mundo mais igualitário.
O livro é dividido em três partes, que conta história de três mulheres Regina, Larissa e Vitória. Regina foi uma sobrevivente do antigo mundo, Larissa é a neta de Regina e Vitória filha de Larissa. Todas três são personagens fortes e decididas, que não se deixam influenciar facilmente.
Gostei bastante da história, porém a passagem do tempo achei muito corrida e, algumas vezes, acabava ficando confuso. Algumas coisas que queria saber mais detalhes foi contada de forma breve. No entanto, nada disso prejudicou a história.
Parabenizo a autora, pois criou uma história instigante, não é um livro que narra um fim apocalíptico, como cheguei a pensar quando fui convidada, mas um livro que mostra como o ser humano é egocêntrico, que mesmo recebendo uma segunda chance, não deixa de pensar só em si, nas aparências, em como ser melhor que os outros. Gostei demais TUV, pois reflete um pouco o que vivemos hoje com o facebook, as pessoas vivendo de aparências, fazendo de tudo para ter curtidas e seguidores, querendo sempre ser melhor que os outros. Acredito que alguma editora deveria publicar esse livro, pois mais pessoas precisam conhecê-lo.

Sheyla 01/03/2016

RESENHA // PSEUDÔNIMO MR. QUEEN
Conheci este livro através da própria autora Loraine Pivatto, que está com um projeto de divulgação da história através de um Booktour. Quando li a sinopse fiquei bem interessada em ler, principalmente por que sou fascinada por este tipo de história. Não pensei duas vezes e aceitei participar do projeto. É a primeira vez que participo de um booktour, confesso que pensei que ia demorar mais tempo para chegar a minha vez para ler o livro mas, foi super rapidinho.

Gostei muito da iniciativa e pretendo se possível, participar de outros projetos como esse. Quero aproveitar e já pedir desculpas pelo tamanho da resenha, mas, como é um booktour, ou seja, uma experiencia para analise e impressões sobre a obra achei interessante ressaltar vários pontos sobre a história. Mas bem, chega de blablablá e vamos a história...

Com uma história muito curiosa Loraine Pivatto nos apresenta um novo mundo onde cada pessoa tem direito a duas vidas, não existem doenças e ninguém morre. Mas o ser humano não consegue conviver completamente em harmonia e logo surgem ambições, troca de favores e pessoas querendo tirar proveito de situações.

Todos vocês devem se lembrar perfeitamente da ameaça de “fim do mundo” que ouvimos em 2012 né? Felizmente, no nosso mundo real isso não se cumpriu. Mas, no mundo de Regina, as coisas não foram bem assim. Era o dia do seu aniversário, ela está em uma festa na empresa onde certamente não gostaria de estar e acabara de descobrir a traição do marido com sua amiga e colega de trabalho, Vanessa. Em um momento de extrema loucura, vergonha e dor Regina abre uma das gavetas de seu escritório onde sabe que existe uma arma escondida e acaba atirando. Neste mesmo dia as coisas mudam. O mundo no qual Regina passara toda a sua vida até então desaparece... Pessoas conhecidas também, e as regras novas surgem como num piscar de olhos.

Ao acordar, ela percebe que tudo mudou e o sonho foi realizado, o mundo que ela até então conhecia acabou e agora um novo e desconhecido mundo surgia á sua frente.. Algumas pessoas e construções simplesmente desapareceram, porém Todos os sobreviventes que ingressaram nesse novo mundo receberam mensagens e o tiveram o mesmo sonho explicando como tudo irá funcionar.

Estamos num novo mundo, onde se vive até os 70 anos e depois se ganha uma nova chance de vida dos 20 aos 100 anos. Todos que sobreviveram foram escolhidos por algum motivo. Há apenas uma forma de morrer más ninguém até o momento sabe qual é. O novo mundo é igualitário, tudo será divido, ninguém terá mais ou menos que o outro: não se mede o sucesso de alguém pelas posses, ninguém fica doente, não é possível morrer até que chegue o seu tempo.

Ou seja, quando a pessoa chega aos 70 anos ela não morre, simplesmente desaparece e é teletransportada para uma outra "dimensão", onde começará a segunda vida. A segunda vida começa aos 20 anos e a pessoa viverá até os 100. Outro detalhe importante é que nessa segunda vida não existem crianças e no total, cada pessoa viverá 150 anos, divididos em dois tempos e nem um segundo a mais. O cenário perfeito para uma sociedade pacífica e saudável.

Pouco se sabe sobre o que restou do mundo antigo, mas logo todos aprendem que as regras não podem ser descumpridas, ou algo acontecerá com quem o fizer. A ideia principal é que todos tenham as mesmas oportunidades e os mesmos bens, controlados pelo governo. As pessoas são classificadas em pontuações segundo seu desenvolvimento em diversas áreas da vida, o que torna a sociedade cada vez mais competitiva e exibicionista. Muitos outros aspectos do novo mundo vão sendo explicados com o passar dos anos e seus moradores vão aprendendo a administrá-los.

Conforme os anos vão se passando, observa-se que a humanidade fica "entediada" com toda essa tranquilidade e começa a burlar as regras e ansiar por outras formas de viver a vida, realizando classificações e pontuando as pessoas. Cada nova geração que nasce traz consigo a necessidade de se destacar e apresenta traços de futilidade exacerbado, colocando em risco tudo o que foi construído. Algumas pessoas começam a buscar a resposta para a mortalidade que é guardada a sete chaves por um seleto grupo de indivíduos que tem como objetivo manter a paz e serenidade da sociedade. Más, será que conseguirão manter esse segredo guardado em segurança por muito tempo?

Nesse momento conturbado onde a procura por novidades aumenta a cada dia surge um personagem que pode mudar toda a história. Um cantor-poeta que logo fica famoso sob o pseudônimo Mr Queen. A princípio você pensa que sabe a verdadeira identidade, mas, logo percebe que pode estar enganado. A verdadeira identidade permanece um mistério até a última página.

Minhas impressões: O livro é repleto de novidades. A autora nos explica como cada regra funciona, como acontecem as duas vidas, a passagem de uma para outra e sempre está nos apresentando novos personagens coadjuvantes. Ao mesmo tempo que isso é legal de acompanhar, às vezes eu ficava confusa, mas nada que prejudicasse o andamento dos fatos. Os anos se passam muito rápido, às vezes dentro de um mesmo capítulo. A autora nos explica com que idade cada um está e o que está fazendo da vida, então essa confusão foi, de certa forma, bem compensada.

Uma distopia sem muita ação, focando mais nas discussões sobre o ser humano, levantando questões que nos levam a refletir sobre a atual sociedade: até onde iremos chegar se continuarmos com essa sede de poder? Quando vamos parar para pensarmos nos outros? Será que realmente somos felizes?

Um mundo distópico criado onde tinham se pontuações e onde as áreas de profissões , saúde e felicidade contam pontos e esses pontos colocam as pessoas em posições da sociedade. Uma história que debate em uma sociedade avançada pontos importantes sobre a nossa própria sociedade.

Trama: A trama aborda temas como o comportamento humano, a ganância, a busca pelo reconhecimento, a exaltação das celebridades, bem como retrata o posicionamento de cada indivíduo perante a sociedade. A autora nos apresenta uma obra extremamente criativa, rica em detalhes e repleta de contratempos e situações que vivemos no dia-a-dia, apesar de não nos darmos conta. Os personagens possuem características marcantes, e alguns são surpreendentes em suas atitudes e pensamentos.

Narrado em terceira pessoa e dividido em três partes, a história direcionando seus holofotes em três personagens singulares da família Brandão, cada uma com personalidade diferente: Regina, Larissa e Vitória. No começo eu fiquei bastante confusa com tantos personagens pois, além das principais existem vários outros que vão se agregando a história e em alguns momentos eu acabava me esquecendo de quem era quem. Mas depois acabei me acostumando com suas particularidades, suas épocas e nada interferiu no entendimento do contexto geral dos acontecimentos (apesar de ter algumas ressalvas abaixo sobre isso).

Como muitos anos se passam, pode ser que em alguns momentos você fique sem entender o que está acontecendo, mas é só continuar lendo que o esclarecimento sempre aparece e não deixa você com dúvidas. O enredo apresenta o comportamento humano de forma clara e direta. A necessidade de se destacar, a ganância e o egoísmo são vistos em alguns personagens inescrupulosos. Porém, nem todos apresentam essas características. Alguns demonstram traços de consciência e preocupação com o próximo e o mundo, como a Larissa Brandão, protagonista da segunda parte do livro e seu amigo Cristiano.

Diagramação: Como a edição e provisória feita exclusivamente para o Booktour no momento não é possível saber exatamente como será a arte depois de finalizada. O livro é relativamente grande e a letra e a diagramação me incomodaram um pouco mas nada que faça você largar o livro de lado.

Apesar da escrita de Loraine ser atual o que facilitou a leitura, em alguns pontos achei a narrativa um tanto arrastada justamente por conta dos capítulos longos e da inclusão extensa de detalhes e descrições que poderiam ser mais curtas ou mesmo não existir pois de nada acrescentavam a história. Acredito que o bacana em se ler um livro é poder viajar na história e imaginar... Mas, quando nos deparamos com poucos detalhes ou muito como foi o caso, nós sentimos retraídos ou perdidos sem conseguir formar uma imagem mental da história e seus respectivos personagens.

Conclusão: Gente! Vocês não tem noção do quanto foi difícil escrever essa resenha. Tentei não me estender muito para não dar spoilers demais pois, espero que você leitor também tenha a oportunidade de ler, refletir e ter sua própria conclusão sobre a obra.

"Mr Queen" aborda um ponto que é visto em nossa sociedade: a criação de celebridades que ganham popularidade mas são a representação dos piores traços do ser humano. Mr Queen é a representação desse ponto. Uma pessoa misteriosa que realiza atos terríveis e ainda assim é considerada importante e um ponto de referência social.Gostei da autora criticar, de certa forma, essa necessidade das pessoas de postarem sua "vida perfeita" nas redes sociais, de ficar obcecado por ter que receber um número de curtidas para se sentir uma pessoa completa e também sobre a discussão da depressão, uma doença muito presente nos dias de hoje e considerada o mal do século pela medicina.

Achei o livro interessante pela reflexão que ele proporciona ao leitor. Mas, em alguns momentos achei que a autora exagerou demais nas descrições dos personagens e em alguns detalhes, Apesar de possuir um enredo lento, sem muita ação, possuindo apenas uma pitada de suspense e com um final que não me surpreendeu, Pseudônimo Mr. Queen foi um livro agradável, uma leitura que recomendo a todos que gostam de discussões sobre a sociedade, sobre o mundo, sobre a forma que vivemos. A estória faz o leitor refletir um pouco a respeito da sociedade, pois aborda assuntos como inveja, cobiça, mentira, ambição, amor, integridade e a importância da família. Não é um livro perfeito, tem suas falhas, mas é uma boa leitura e eu com certeza indico.

Enfim, para quem gosta de fantasia, de viajar e conhecer um mundo alternativo, indico muito a leitura. Porém, para quem gosta de histórias muito diretas, esse não é bem o tipo de livro que pode conquistar, afinal os fatos vão sendo explicados lentamente, apesar de isso não fazer com que “Pseudônimo Mr. Queen” se torne um livro chato, muito pelo contrário, pois a cada novo elemento que conhecemos a curiosidade aumenta.

Agradeço a Loirane que me ofereceu a possibilidade de ler, fazer a resenha de seu livro e fazer todos esses questionamentos. Foi uma honra ser convidada para participar do Booktour, gostei demais e apesar de ter demorado um pouco para finalizar a leitura, queria muito participar dos próximos.

site: http://navibeblog.blogspot.com.br/

Hildeberto 04/03/2016

Participar do book tour organizado pela a autora Loraine Pivatto foi uma experiência muito prazerosa.

"Pseudônimo Mr. Queen" é uma narrativa em um mundo pós-apocalíptico na qual há poucos sobreviventes. A nova sociedade poderia ser caracterizada como "perfeita", não havendo mais mortes nem desigualdades sociais.

A partir desse pano de fundo, o leitor acompanha a vida de três mulheres de gerações diferentes mas da mesma família: Regina, Larissa e Vitória Brandão. Ao acompanhar a vida dessas personagens, a autora desenvolve diversas temáticas. Há algumas observações bastantes perspicazes ao longo do texto. Entre elas, destacaria que mesmo neste mundo "perfeito", havia espaço para infelicidade, ganância, manipulação. Interpreto isso como se os problemas da humanidade não estivessem ligados a um regimes ou sistema político específico, mas sim as atitudes individuais (e as vezes, coletivas) dos seres humanos. O mundo havia se tornando melhor depois de 2012, mas o ser humano não.

Embora se passe no futuro, o livro é bastante representativo do atual momento da sociedade brasileira. Como exemplo, sito a rede social hapiness book, na qual as pessoas tem que postar constantemente informações e assim possam "comprovar" sua felicidade. Também muito interessante é o mecanismo de classificação social criado (TUV), na qual as pessoas são avaliadas por suas competências profissionais, emocionais e físicas e a partir dai recebem menor ou maior prestígio. As coisas como estão, talvez não estejamos tão distantes do dia em que algo como o TUV seja realmente criado (ou talvez ele já exista, mas de forma mais informal).

Dito isso, a trama se desenvolve baseada em alguns mistérios, o principal sendo: há apenas uma maneira de morrer, mas como? A partir disso, planos, manipulações, relações, jogos de poder se desenvolvem, culminando em um desfecho surpreendente.

A experiência foi muito boa. Fiquei muito contente ao ler o livro, com uma história envolvente e que, principalmente, reflete muito a realidade brasileira. A autora está de parabéns. Espero que o livro seja publicado logo, para que mais pessoas possam ter acesso. "Pseudônimo Mr. Queen" é a prova que existem no Brasil muito autores novos bons, e que a produção literária nacional não perde em nada para a estrangeira.

Ana 09/07/2016

Surpreendente!
Um livro cujos personagens me cativaram logo no início.
A ideia principal é original, não havia conhecido nada parecido até então! Te faz refletir sobre os valores do mundo atual, sobre como estamos vivendo e qual será nosso futuro.
Surpreendente como a autora fecha a trama e tudo se encaixa.
Fiquei muito satisfeita por ser convidada a ler esta obra e conhecer mais um livro nacional dos melhores!
Recomendo!

Lidy 16/03/2016

Pseudônimo - Mr. Queen
Conheci este livro através da própria autora Loraine Pivatto, que está com um projeto de divulgação da história através de um Booktour. Gostei bastante dessa ideia, pois assim os leitores poderão conhecer o trabalho do autor e fazer a divulgação do livro. Quando a autora me fez o convite fiquei muito feliz e não pensei duas vezes em participar, aceitei logo de cara, e o livro nem demorou muito para chegar.
É uma história que começa no dia 21 de dezembro de 2012 onde se realiza uma temida profecia, é aí que se inicia uma nova vida, uma nova história, um novo tempo.
Esse livro conta a história de 3 mulheres, Regina, Larissa e Vitória, onde Regina é uma sobrevivente, faz parte dos que não morreram no dia 21 de dezembro.
É um livro de fácil compreensão, logo fui envolvida pela história, quando começa impossível parar de ler. O livro trás muitas surpresas e é cheios de mistérios com uma trama de tirar o fôlego. A história narrada em Pseudônimo Mr. Queen é um reflexo de nossa própria sociedade. A autora conseguiu transmitir praticamente tudo o que ocorre em nosso mundo, principalmente em um futuro, onde pessoas se sentiriam entediadas com a paz mundial.
Até o momento não tinha lido nada parecido, e acredito que a autora conseguiu criar uma história totalmente diferente, me ganhando pela originalidade. Recomendo para todos os leitores, independente de gostar de livros do gênero ou não.

Nathalia 17/03/2016

Pseudônimo Mr. Queen
Primeiramente quero agradecer a autora Loraine Pivato pelo privilégio de ser convidada a participar do booktour, foi o primeiro que participei e a experiência foi maravilhosa.
Pseudônimo Mr. Queen é escrito em 3° pessoa e é dividido em 3 partes. Aqui, nos deparamos com um universo pós-apocalíptico depois da profecia maia ter se comprido, a partir do dia 21 de dezembro de 2012 o mundo se modifica e não há mais dinheiro ou doenças malignas que poderiam levar a morte prematura. Através de sonhos que os sobreviventes começaram a ter foi lhes dito que esse novo mundo deveria ser justo e igualitário, ninguém teria mais posses privadas, tudo neste novo mundo seria distribuído pelo governo, mas a principal informação que eles tinham é que eles teriam duas vidas, a primeira até os 70 anos e a segunda começaria dos 20 anos aos 100, seriam 150 anos para se aproveitar, recomeçar e fazer o que desejasse pois agora sua morte tinha data marcada, você poderia se acidentar gravemente, enforcar-se, esfaquear-se e não morreria, mas quando chegasse seu aniversário de 150 anos, você não teria nem um minuto a mais.
A trama do livro gira envolta a um segredo, há uma forma de morrer antes da hora, poucos sabiam e por isso deveriam protege-lo. A morte afinal é tão poderosa, quantos não a desejam? Quantos não pensariam 2 vezes antes de matar alguém?. Esse novo mundo é fascinantemente intrigante, você quer conhecer mais a respeito de tudo, porque com certeza criar um novo mundo não é fácil. No decorrer da trama fiquei pensando que no mundo distopico, opressor e super bem vigiado de Orwell em 1984 não se compara ao novo tipo de avaliação que as pessoas deste mundo devem se submeter em questão de privacidade, não me entendam mal pois adoro 1984 além de que Pseudônimo Mr. Queen não tem um regime militar controlador, tudo que os controla é a TUV.
A Tabela Universal de Valores onde cada pessoa receberia um valor depois de passar por diversos tipos de avaliação como a física, psicológica e profissional e então todos se tornaram competitivos, você deveria ter uma boa pontuação se quisesse prestigio e ser admirado, ainda mais que a sua pontuação ficava gravada na pele como uma tatuagem, se você tivesse uma baixa pontuação, era alguém simplório e fracassado.
É impressionante como a autora nos descreve tudo e que por mais que tudo se acabe e comesse basicamente do zero ainda continuamos humanos e corruptíveis, com um coração cheio de maldade e ódio. Como há o bem, há o mal. Não vou me prender em falar a respeito dos personagens em si e individualmente para que eu não acabe revelando quem está do lado do bem ou do mal da força kkkk, mas gostaria de ressaltar que foi muito bom ler um livro onde todos os nomes são basicamente “brasileiros”, afinal a maioria dos livros de agora é perceptível a influência americana que fica estampada principalmente nos nomes, e particularmente adorei a jogada da autora de mostrar nosso “jeitinho brasileiro de ser” kkkk, porque o mundo pode ter até acabado mas a tradição do chimarrão não, é algo simples mas que mostra algo sobre nós. A verdade é que estou escrevendo isso tomando chimarrãokkk.
Gostei dessa leitura foi bem agradável e rápida a linguagem usada no livro é simples, a do nosso dia-a-dia, sobre isso não acho que ninguém terá dificuldades, mas eu me confundi um pouco com as informações, datas e até eu me acostumar com essa narrativa rápida, pois a autora não se prende em nos contar timtim por timtim as coisas ou quando cada pessoa ficou sabendo de algo, também seria difícil já que a perspectiva do narrador muda sempre de personagem, mas logo percebi que esse era o ponto, ter um desenrolar progressivo dos fatos. O embasamento das coisas é pra ser algo simples, não há explicações mirabolantes e eu até estranhei, o desfecho do livro, o segredo da morte, e os outros acontecimentos da trama tem tudo uma explicação incrivelmente simples e abordando coisas do dia-a-dia, Redes Socias? Quem é que não usa? Certas coisas ficam mesmo com o fim do mundokkkk. Só posso terminar recomendando, é uma leitura leve mas que não deixa de ser interessante.