A Queda da Casa de Usher

Resenhas - A Queda da Casa de Usher

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

B.norte 30/10/2023

Recomendo!
É sempre bom (re)ler Edgar Allan Poe e "A queda da casa de Usher" é bem interessante. Para aqueles que gostam de contos com um toque de terror em estilo clássico, esse é um convite e tanto. O sobrenatural se faz presente no clímax do conto. Uma casa, uma família, uma ruína. Se eu falar mais coisas estrago a experiência de vocês! ?

Eu nunca tinha lido esse conto, em particular, e resolvi fazer sua leitura por conta da série da Netflix. Até agora não vi nada de parecido, apenas terem ... ops, não posso falar.

A leitura dele é relativamente rápida, em menos de 1 hora você consegue terminar e quem tem Kindle Unlimited poder ler por meio dele. A diagramação do livro também é boa.
Fabio 27/11/2023minha estante
Esta na minha lista!

Vit 06/04/2021

tem gêneros que não é pra todo mundo msm. um conto que eu não via a hora de acabar de tão chato.

Matheus.Soares 26/03/2022

Bem instigante
Segundo conto que eu leio do Edgar Allan Poe, e devo admitir que desse eu gostei bem mais. Aqui ele consegue prender o leitor, e colocá-lo na mesma situação claustrofóbica que o protagonista.
A escrita é ótima, a ambientação, idem. Só o final da história que não me agradou tanto assim.

Nati Sampaio 09/11/2023

Eu li esse conto duas vezes: uma nessa versão, e outra na versão do livro da Darkside.
Eu achei o conto MUITO, mas MUITO bom. Terminei arrepiada, e fico imaginando como deve ter sido ler esse conto pela primeira vez, lá nos remotos 1845.
O conto é feito em primeira pessoa, de uma forma bastante detalhada, o que é importantíssimo para a construção da atmosfera de terror. A casa, o Usher, tudo da a impressão de errado, de doentio, de escuro e claustrofóbico. Eu senti falta de uma maior explicação da doença dos Usher, o porque ficaram loucos, e mais detalhes sobre a história da família deles, mas veja, é um conto e não um romance, e o que o autor nos apresenta são apenas os fatos a partir do momento que o narrador recebe a carta.
Algumas passagens do conto podemos perceber como sintomas de depressão, nos dias de hoje. Óbvio que lá atrás era considerado loucura.
Embora eu tenha interpretado alguns sintomas como depressão, o conto insiste em nos dar a impressão de uma casa mal assombrada, e isso não pode ser ignorado.
Enfim, um conto maravilhoso, muito bom mesmo, que vale super a pena ser lido.
Fabio 11/11/2023minha estante
Adorei a resenha, Natália!
Parabéns! ???

dreamfool 24/10/2023

E se...?
Meu primeiro conto lido de Poe e já adorei! Assim como adorei muito outros desse gênero gótico.

E o que mais me fascinou foi a construção da ambientação, onde consigo visualizar com clareza a mansão descrita como sombria e até mesmo decadente. Sem contar o seu contraste com o lado frígido, que como dito no livro sempre está a refletir a velha mansão.

Cheguei no final da história surpreendida, pois não esperava aquele desfecho e nem o que aconteceu com a casa. Achei tão legal como os acontecimentos foram acontecendo ao mesmo tempo que o protagonista ia lendo o livro, que por um momento você não sabia se aquilo era real ou apenas fruto da imaginação.

Não posso deixar de lado os próprios personagens, de como somos apresentando a um homem com uma doença estranha e a sua irmã gêmea. Mesmo sendo amigos, nem mesmo o narrador conseguia reconhecer ele. Tenho que dizer que fiquei pensando enquanto lia que diabos tinha acontecido com eles.

Enfim. Com certeza o conto me deu mais vontade de ler as outras obras do autor.

Mr. Jonas 04/02/2021

A casa de Usher
Fantástico!

Assim, não somente somos aos poucos introduzidos na Casa de Usher, com todos os detalhes arquitetônicos que legaram a esse gênero de ficção o nome gótico, como somos submetidos ao dúbio sentimento desse protagonista-narrador diante da iminência do desastre: ?Era, de fato, uma noite tempestuosa, mas terrivelmente bela e estranhamente singular em seu terror e sua beleza?. O cenário, os castelos (e aqui uma mansão) decrépitos e os subterrâneos (como aquele em que Madeline é sepultada) desempenham papel de peso na história gótica, que se propõe sempre a nos colocar em meio à opressão-ambiente e à suspensão de nitidez, à distorção dos sentidos, ao delírio. Em dado momento, o protagonista acabará duvidando de seu senso de realidade, e nesse percurso funesto estamos com ele.
A caracterização de Roderick Usher é outro destaque do conto. Sua imagem é a de um morto-vivo (ou semimorto), assim como a irmã gêmea, Madeline.

E o fato de ter sido seu amigo de infância não impede que o narrador estranhe aquele ser, como se percebesse, sem admitir, que Usher já não pertence a este mundo. Esse narrador sem nome ? porque poderia ser qualquer um e até mesmo um de nós ? pressente, nega, recusa-se a ver... até que as cenas finais do conto explodem sobre ele. O final-catástrofe, com a mansão desabando sobre si mesma, como uma sepultura da qual Usher nenhum se erguerá, gravou-se tão fortemente na compreensão do público, de escritores e roteiristas de filmes que se fez de modelo de desfecho para histórias fantásticas até hoje.

1001 Páginas 22/12/2023

Gostei muito deste conto do Edgar Allan Poe. Só fiquei levemente confusa no início por conta do nome dos personagens kkkk

LaryShelf 05/10/2023

Clássico, mas chato.
O conto traz a história de um homem que retorna à casa do amigo de infância, Roderick Usher quando o mesmo clama por sua presença já que uma doença hereditária assolou a si e sua irmã e ele não sabe mais quanto tempo tem de vida.

Primeiro livro do Poe que leio e eu já esperava mesmo uma escrita mais complicada, rebuscada e poética com muitas metáforas e cheia de floreios, mas o conto em si é confuso. Entendi que ele tentou trazer as dores e medos de um homem melancólico e solitário, a nostalgia que a doença o fez viver e o amor pela irmã que morreu, mas aquele final não fez sentido nenhum para mim. Juro, me senti uma analfabeta lendo esse conto.

Talvez seja uma história mais para ser sentida do que entendida, que tenha um significado mais profundo, mas eu realmente não consegui encontrá-lo e o livro foi apenas enfadonho e confuso para mim. Talvez a escrita de Poe não seja para mim, de todo jeito.

Duda 01/10/2023

Edgar e seus contos macabros
Ler Edgar Allan Poe no mês de outubro é incrível kakaka (spooky season?)
Esse conto acabou me surpreendendo já q no início estava meio parado e tal, mas o climax e o final me deixaram angustiada dmsss. Se esse conto fosse um romance com crtz eu teria ficado louca junto com os personagens kakakaka
É incrível o fato do Edgar prender a gnt e fazer com q a gnt imagine tudo, como se nos fôssemos o próprio narrador. Sua genialidade foi essencial para o gênero do terror.

ssam 04/07/2021

A queda da casa de Usher.
Livro bastante curto, porém ainda assim extremamente bom! É surpreendente e não deixa a desejar. O enredo consiste na história de um homem (cujo nome não é dito) que vai à casa de um amigo que se encontra sofrendo de hipocondria. Todo o cenário é lúgubre, e a calamidade do tal amigo acaba sendo surpreendente. O conto poderia ter sido mais desenvolvido, mas ainda assim é uma leitura curta que flui de maneira agradável e proporciona sentimentos de medo e curiosidade, assim como as que o próprio protagonista experiencia.

(Sim, estou começando agora a fazer mini resenhas \(???)/)

Carol 14/09/2023

Eu lendo e pensando o que vai rolar nessa casa ... pois bem o sepultamento achei meio bizarro, quando dei por fé estava eu e o protagonista assombrado e torcendo para que fosse somente nossa imaginação. Quando chego no final cai tudo por terra, mas será se é isso que eu entendi mesmo? O final é reparação e vingança? Se for, amei vio Poe.

Bianca.Drewnowski 15/03/2024

10/10
O começo foi meio difícil mas depois a leitura me pegou, a parte final é MUITO BOA, não conhecia a história e adorei, agora eu vou assistir a série ?

Ludimyla Lopes 25/12/2020

Bom conto que fez gelar a espinha em determinados momentos, porém ainda espero a experiência de encontrar um conto que me faça conhecer o Poe que todos amam.

Lulu 21/06/2021

O conto é extremamente curto mas mesmo assim eu não entendi nada. Só gostei um pouco do final porque eu não estava esperando por aquilo, fiquei surpresa e até um pouco "assustada".

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6