O Homem Bicentenário

O Homem Bicentenário Isaac Asimov




Resenhas - O Homem Bicentenário


128 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


João Lucas 06/05/2024

Maravilhoso
Livro fácil e rápido para ler. Narrativa cativante e rápida.
Devorei o livro em uma tarde. Linda história e interessante
???
comentários(0)comente



Marcela262 05/05/2024

Pensa num livro facil, leve e gostoso de ler? É esse que história linda, relexiva e fluida. Amei a experiência.
comentários(0)comente



gfb_04 03/05/2024

Muito bom
A leitura flui maravilhosamente. Curto e direto, mostrando que é sim possivel contruir uma historia completa com poucas páginas.
comentários(0)comente



Cassianohammer 30/04/2024

Aqui sim, Asimov em sua melhor forma. Que texto incrível, leitura boa demais. Ótimo pra sair de ressaca literária.
Faz refletir sobre o que nos torna humanos.
comentários(0)comente



Laísa 23/04/2024

O livro é uma novela bem curta do autor, e se encontra dentro do universo da Série Robôs. A história é bem leve e tem um ritmo bem constante. De maneira geral é divertido e interessante, mas sinceramente é o livro mais fraco do Asimov. As reflexões sobre liberdade e humanidade, fazendo analogias a escravidão, ainda que sejam de boa intenção, são superficiais e um tanto quanto bobas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Hannah 16/04/2024

O que torna um robô, um robô?
Andrew é um robô que serve a família Martin durante gerações. Ao contrário dos seus iguais, ele questiona seus objetivos e aspirações.
Até porque, o que faz dele menos humano: A liberdade? A aparência? A obediência às 3 leis dos robôs? A imortalidade? Ou a humanidade?

?? Um dos contos mais famosos da metasserie dos Robôs, vencedor do prêmio Hugo. Interessante que neste conto, ele não trata a relação dos humanos com os robôs, e sim a relação de um robô consigo mesmo e enxergando seu papel no mundo e na vida.
comentários(0)comente



Lucas1894 14/04/2024

Simples,porém, não simplório.
Nesta história, acompanhamos o robô Andrew e suas descobertas do mundo através da família com a qual ele foi crescido, uma sociedade na qual robôs são basicamente escravos dos seres humanos.
Nesse conto, Asimov cria esse personagem como o sendo aquele que seria diferente de todos os outros e não dar uma explicação exata do por que disso(achei uma boa decisão, pois o foco da história é justamente o quanto robô Andrew vai vivendo e vivendo e vendo todos aqueles que já criou algum afeto morrerem, ele vai pegando coisas boas de cada um e adquirindo para si.
De uma forma um tanto quanto inusitada, aos poucos Andrew vai sendo instigado sobre liberdade, vida, morte, isso acaba fazendo a humanidade questionar a capacidade dos robôs como um todo(visto que Andrew não é só mais um que aceita as ordens e).
Interessante as temáticas que asimov trata nesta história, mesmo que de forma superficial, sempre deixa o leitor pensativo.

Uma das leituras mais dinâmicas do autor sem dúvidas. Asimov não decepciona!
comentários(0)comente



Giovana456 13/04/2024

O livro tem dimensões menores do que eu imaginava quando comprei, e por isso achei que não seria grande coisa? mas, nossa?
O livro tem uma escrita leve, rápida mas muito profunda, discutindo sobre o que é ser um humano, o que nos diferenciaria das máquinas e, em caso de evolução suficiente das mesmas, quais direitos elas teriam e como chegariam a eles.
Novamente, o Bom Doutor não decepcionou e estou baqueada pela história.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



andre96g 09/04/2024

Devorei
Acho que nunca havia lido um livro tão rápido. Inclusive acho q é mentira o número de páginas que li em aoenas 2 dias.
Realmente a história é fantástica e já me pensei pensando em aspectos dela diversas vezes antes d eles o livro.
Como é bom termos tido um escritor como Asimov.
comentários(0)comente



Gustavo 05/04/2024

Rápido e prazeroso
O Homem Bicentenário é um livro sobre um robô peculiar, diferente de outros de sua espécie, ele é sensível, criativo e possui um forte senso de liberdade.
O livro de forma rápida e espontânea nos faz ficar imersos em um mundo onde robôs não só são realidade, como quase igualam em número aos humanos. E nesse mundo onde robôs e humanos coabitam temos Andrew Martin, um dos primeiros de sua geração, que saiu diferente dos demais.
E nas páginas de O Homem Bicentenário acompanhamos esse robô em uma jornada pelo mundo buscando descobrir o que é ser robô e o que é ser humano. E à medida que a leitura avança, ficamos na torcida para que Andrew consiga não só os seus objetivos como sua paz interior. E, ao final, ficamos nos perguntando, o que é ser humano? O que nos faz ser quem somos?
comentários(0)comente



Rafittha 02/04/2024

O Homem Bicentenário
Andrew Martin é um robô que, ao longo de mais de um século, busca por sua própria identidade. Ao procurar um cirurgião e realizar uma cirurgia sem precedentes, Andrew dá início a uma jornada de reinvenção da sua existência e desenvolvimento criativo e mudança da relação com os seres humanos. Agora, cada vez mais perto do seu objetivo de ser reconhecido como humano, Andrew precisa lidar com o preconceito e rejeição por parte das pessoas à sua volta.

Com uma escrita sensibilizada pelo questionamento do que de fato significa ser humano, Isaac nos leva a uma reflexão sobre o pensamento tradicional e sua construção hipócrita. Ao levarmos em consideração o contexto histórico sobre presente na escrita, observa-se uma imensurável crítica acerca do pensamento soberano sobre qual lugar de ocupação de cada indivíduo perante as conveniências da sociedade.

Andrew não foi apenas um robô. Por intempéries em sua construção, tornou-se capaz de raciocinar, desejar e até mesmo criar de forma espontânea. Criador da ciência capaz de utilizar órgãos robóticos para aumentar a longevidade dos seres humanos. Uma história emocionante sobre sacrifícios e que mostra a luta pela aceitação e pelo direito de ser aquilo que realmente é.

Eu realmente amei ler essa novela e não imaginava que me emocionaria tanto com o final. As passagens de tempo são cirúrgicas, acontecendo na perspectiva de Andrew, é como se, assim como ele, nós estivéssemos a quem das consequências do passar dos anos à nossa volta. Recomendo, não só para aqueles que gostam de histórias futuristas, mas para todos que, de alguma forma, já se sentiram deslocados e em busca do seu verdadeiro eu.
comentários(0)comente



Mari.cf 30/03/2024

Que livro boooom!! Tem menos de 200 páginas mas eu queria muito que tivesse mais. É uma leitura super rápida e eu amei demais.
comentários(0)comente



Lucy 28/03/2024

O livro me surpreendeu
Além de ter os comentários do autor, que me encantaram, tem a minha primeira história com a multivac, ainda não tinha conhecido a personagem, e esto aqui vibrando e pesquisando, pois eu vou fazer a leitura da série robôs, eu li o livro em 2 dias, pois o passei à frente de diversos outros, e agora tô pirando pq não sei qual sigo para ler.
Óbvio que lerei o problema dos 3 corpos, pois acabei de ver a série e não dá para esperar mais, e vou começar neste exato minuto, até mais e obrigada pelos peixes!
comentários(0)comente



128 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |