O Homem Bicentenário

O Homem Bicentenário Isaac Asimov

Resenhas - O Homem Bicentenário

Giovana456 13/04/2024

O livro tem dimensões menores do que eu imaginava quando comprei, e por isso achei que não seria grande coisa? mas, nossa?
O livro tem uma escrita leve, rápida mas muito profunda, discutindo sobre o que é ser um humano, o que nos diferenciaria das máquinas e, em caso de evolução suficiente das mesmas, quais direitos elas teriam e como chegariam a eles.
Novamente, o Bom Doutor não decepcionou e estou baqueada pela história.

Lucas1894 14/04/2024

Simples,porém, não simplório.
Nesta história, acompanhamos o robô Andrew e suas descobertas do mundo através da família com a qual ele foi crescido, uma sociedade na qual robôs são basicamente escravos dos seres humanos.
Nesse conto, Asimov cria esse personagem como o sendo aquele que seria diferente de todos os outros e não dar uma explicação exata do por que disso(achei uma boa decisão, pois o foco da história é justamente o quanto robô Andrew vai vivendo e vivendo e vendo todos aqueles que já criou algum afeto morrerem, ele vai pegando coisas boas de cada um e adquirindo para si.
De uma forma um tanto quanto inusitada, aos poucos Andrew vai sendo instigado sobre liberdade, vida, morte, isso acaba fazendo a humanidade questionar a capacidade dos robôs como um todo(visto que Andrew não é só mais um que aceita as ordens e).
Interessante as temáticas que asimov trata nesta história, mesmo que de forma superficial, sempre deixa o leitor pensativo.

Uma das leituras mais dinâmicas do autor sem dúvidas. Asimov não decepciona!

Hannah 16/04/2024

O que torna um robô, um robô?
Andrew é um robô que serve a família Martin durante gerações. Ao contrário dos seus iguais, ele questiona seus objetivos e aspirações.
Até porque, o que faz dele menos humano: A liberdade? A aparência? A obediência às 3 leis dos robôs? A imortalidade? Ou a humanidade?

?? Um dos contos mais famosos da metasserie dos Robôs, vencedor do prêmio Hugo. Interessante que neste conto, ele não trata a relação dos humanos com os robôs, e sim a relação de um robô consigo mesmo e enxergando seu papel no mundo e na vida.

Laísa 23/04/2024

O livro é uma novela bem curta do autor, e se encontra dentro do universo da Série Robôs. A história é bem leve e tem um ritmo bem constante. De maneira geral é divertido e interessante, mas sinceramente é o livro mais fraco do Asimov. As reflexões sobre liberdade e humanidade, fazendo analogias a escravidão, ainda que sejam de boa intenção, são superficiais e um tanto quanto bobas.

Cassianohammer 30/04/2024

Aqui sim, Asimov em sua melhor forma. Que texto incrível, leitura boa demais. Ótimo pra sair de ressaca literária.
Faz refletir sobre o que nos torna humanos.

gfb_04 03/05/2024

A leitura flui maravilhosamente. Curto e direto, mostrando que é sim possivel contruir uma historia completa com poucas páginas.

Marcela262 05/05/2024

Pensa num livro facil, leve e gostoso de ler? É esse que história linda, relexiva e fluida. Amei a experiência.

João Lucas 06/05/2024

Maravilhoso
Livro fácil e rápido para ler. Narrativa cativante e rápida.
Devorei o livro em uma tarde. Linda história e interessante
???

Gabriela3237 17/05/2024

Homem ou robô?
Assim como muitos, conheci essa história pelo filme, o homem bicentenário e ler o livro foi sem dúvida melhor do que o filme.
Muitas questões debatidas sobre humanidade, achei muito interessante.
Um clássico.

"O que eles não podem tolerar é um ser humano imortal, já que a sua própria mortalidade é
suportável apenas enquanto seja universal"

Patty 19/05/2024

O conto é bem diferente do filme, mas no geral eu gostei bastante dessa leitura.

Sempre achei fantástico como o Asimov conseguiu identificar características da personalidade humana que na maioria das vezes não nos damos conta.

Andrew é um robô diferenciado, capaz de produzir peças artísticas, que ao serem vendidas por seu dono acabam por lhe proporcionar grande fortuna. Em meio ao crescimento financeiro, crescem também as ideias sobre seus próprios direitos e anseios, o levando a incontáveis lutas judiciais para reconhecimento de sua humanidade e liberdade.

Com certeza vale a pena a leitura.