O Homem Bicentenário

O Homem Bicentenário Isaac Asimov




Resenhas - O Homem Bicentenário


133 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 6 | 7 | 8 | 9


Bruna 16/01/2024

Uma obra prima realmente. O livro passa tão rápido, mas ressoa fortemente.
O que define a humanidade? Onde é desenhada a linha?
Andrew tem tantas características humanas que é difícil aceitar que ele é apenas um robo, e ao mesmo tempo, uma inocencia que não pertence à humanidade.
É uma baita história que mexe com o nosso coração.
comentários(0)comente



Kleiton 12/01/2024

Para refletir
Uma leitura que irá fazer você refletir sobre a relação homem X máquina e a complexidade da evolução.
comentários(0)comente



Cassianohammer 30/04/2024

Aqui sim, Asimov em sua melhor forma. Que texto incrível, leitura boa demais. Ótimo pra sair de ressaca literária.
Faz refletir sobre o que nos torna humanos.
comentários(0)comente



Luce.Clara 12/01/2024

Quem deseja a liberdade pode ser livre
Gostei muito. Sei que é um clássico do gênero mas não sabia absolutamente nada sobre a história quando comecei a ler e fui me surpreendendo a cada página. Amei toda a evolução do personagem e o final foi perfeito. Até derramei uma lagrimazinha.
comentários(0)comente



Laiza 17/09/2022

Mais ou menos
Como uma fã de Asimov, eu estava com expectativas maiores sobre esses contos. Salvo uns 4, eu não gostei muito dos outro. Não que sejam ruins, mas são no máximo bons (por isso a nota).
comentários(0)comente



Leila171 07/11/2023

Uma das melhores leituras de 2023!
O Homem Bicentenário conta a história de Andrew, um robô que quer se tornar homem. É um livro sem grandes reviravoltas na trama, mas nem por isso a leitura é cansativa. A genialidade de Asimov fica por conta da identificação do que nos torna humanos através do que parece não humano. Mas afinal, o que é um homem?
Muito diferente do filme, o livro é muito mais reflexivo, quase um ensaio filosófico e infinitamente superior.
Amei.
Mais um Asimov pra lista de favoritos da vida!
comentários(0)comente



Sara.Chagas 06/01/2024

AVASSALADOR
Ainda pensando em tudo que li. Mas prefiro escrever enquanto todas emoções estão em minha mente. É tão pequeno mas trás tantas reflexões!! O que realmente faz um humano ser humano? O que categoriza o humano?

Com certeza um dos pontos de ser humano é que não somos imortais e conseguimos ter sentimentos genuínos como amar algo ou alguém. Claramente um robô não pode ter essas características.

Ele tinha apenas um desejo, ser humano. Mas porque ser uma pessoa qualquer quando se é perfeito e imortal? O ser humano é tão cheio de falhas e imperfeito. O que ele via no ser humano que o encantava e fazia ele invejar?

Enfim, como todos nós torcemos ele virou um ser humano. Ele teve uma morte e na minha interpretação também amou, tiro isso por sua últimas palavras e pensamento " pequena senhorita".

Vou ficar pensando nesse livro por um longo tempo.
comentários(0)comente



Eduarda2103 10/11/2023

Eu imaginei o C3PO de roupa e por algum motivo isso me fez perder feio
grandes roboses acho que o mundo seria muito maneiro se tivessem robos gente boa em vez de robo do sac
Pevoka 10/11/2023minha estante
E vc robo meu coração




Kathleen 03/01/2024

O que é ser livre e ser humano?
Esse livro levanta questões sobre como definir o que é ser humano e o.que é ser livre. Rodeado de preconceitos, o personagem, que é um robô, começa a desenvolver consciência do que ele é e de quem ele não é. Humanizado, busca entender o que tornaria ele um humano ou uma máquina, contribuindo para humanidade de diversas formas para viver todas as vidas que lhe seriam possíveis, até não viver mais nenhuma.
comentários(0)comente



Bcvc 03/01/2024

O homem bicentenário
Que conto maravilhoso! Em poucas páginas Isaac Asimov é capaz de instigar muitas emoções. Adorei demais!
comentários(0)comente



Larissa Bispo 01/01/2024

Decidi por essa leitura após a indicação de uma influenciadora que gosto muito e também por gostar tanto do filme.
A adaptação é bem fiel até mais ou menos a metade do livro, depois eles se separam, mas ambos continuam sendo bons a sua maneira.
Tanto o filme quanto o livro são emocionantes, mas o debate levantado durante a leitura do livro é tão significativo e importante, principalmente nos dias atuais onde podemos ver como a inteligência artificial vem tomando espaço na nossa sociedade.
Ainda não tinha lido nada do Asimov, mas acho que esse foi um bom primeiro livro, além da escrita (e claro a tradução) ser maravilhosa, a temática me deixou reflexiva sobre o rumo que nós seres humanos, estamos trilhando no universo, e dos limiares da vida e da automação.
comentários(0)comente



GG 23/11/2023

Não teve jeito: fiz minhas pazes com o Asimov.

Depois de não ter curtido muito Fundação (sei que sou minoria and I don't care, pq o livro é muito chato socorro), ler O homem bicentenário foi muito, muito bom!

A novela fala de Andrew, um robô que é diferente dos outros robôs, ele é único. Ele pertence a uma família que o respeita enquanto máquina e leva em consideração suas vontades.

A princípio, parece a ser um livro sobre liberdade, mas à medida que lemos, vemos que a questão não é apenas essa. É sobre o que faz de nós humanos. Humano é quem pensa? Quem nasce? Quem interage? Quem tem vontade?

O próprio nome do livro é sutil na entrega do ponto principal dele e, no final, há a resposta, que faz sentido dentro do contexto.

O interessante do movimento do qual o autor faz parte, é esse diálogo constante sobre a coexistência de humanos e máquinas, que levantam questões sobre humanidade, dignidade, empatia, respeito. Temas explorados não apenas pelo Asimov, mas pelo Philip K Dick, em Blade Runner, e, mais atualmente, pela Beck Chambers, em Um salmo para um robô peregrino, por exemplo.
comentários(0)comente



moonrilo 26/12/2023

Fantástico!!
Que livro maravilhoso. Minha primeira leitura de Isaac Asimov e estou encantado com essa história. Uma história que me prendeu muito, nela não há nada que eu não tenha gostado, achado furada ou chato, foi ótimo ser espectador da vida do Homem Bicentenário. Agora precisarei de um tempo para digerir o livro. Ultra recomendo a leitura.
Clara.Follador 26/12/2023minha estante
a capa desse livro é tão linda quando o conteúdo


Clara.Follador 26/12/2023minha estante
preciso ler!


Clara.Follador 26/12/2023minha estante
que leitor rápido




Lucas1894 14/04/2024

Simples,porém, não simplório.
Nesta história, acompanhamos o robô Andrew e suas descobertas do mundo através da família com a qual ele foi crescido, uma sociedade na qual robôs são basicamente escravos dos seres humanos.
Nesse conto, Asimov cria esse personagem como o sendo aquele que seria diferente de todos os outros e não dar uma explicação exata do por que disso(achei uma boa decisão, pois o foco da história é justamente o quanto robô Andrew vai vivendo e vivendo e vendo todos aqueles que já criou algum afeto morrerem, ele vai pegando coisas boas de cada um e adquirindo para si.
De uma forma um tanto quanto inusitada, aos poucos Andrew vai sendo instigado sobre liberdade, vida, morte, isso acaba fazendo a humanidade questionar a capacidade dos robôs como um todo(visto que Andrew não é só mais um que aceita as ordens e).
Interessante as temáticas que asimov trata nesta história, mesmo que de forma superficial, sempre deixa o leitor pensativo.

Uma das leituras mais dinâmicas do autor sem dúvidas. Asimov não decepciona!
comentários(0)comente



Marcelo Martins 18/02/2024

Incrível
Ah Asimov... Nunca decepciona.

Que novela incrível. Provoca diversos questionamentos, muitos envolvendo a humanidade. O que é ser humano. Traz à tona questões sobre o medo humano, do desconhecido e de perder sua "soberania". Ao passo que conta a história de um robô tão humano que se apresenta mais humano que muitos seres humanos.

Uma bela história. Recomendaria a todos :)
comentários(0)comente



133 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 6 | 7 | 8 | 9