Another

Another Yukito Ayatsuji

Resenhas - Another

emmanuel_arankar 13/10/2023

"Another" de Yukito Ayatsuji

"Another" de Yukito Ayatsuji é um romance arrepiante e suspense que leva os leitores a uma jornada no mundo sinistro e macabro da Escola de Ensino Médio Yomiyama do Norte. Originalmente publicado no Japão em 2009, este romance tem chamado a atenção, com adaptações em várias mídias, incluindo mangá, anime e filme live-action. Como parte desta resenha, exploraremos a narrativa assustadora que se desenrola em suas páginas, repleta de mistério, superstição e uma maldição que assombra uma turma há mais de duas décadas.

A história começa com um evento trágico em 1972, quando um aluno chamado Misaki encontrou um destino horrível na Escola de Ensino Médio Yomiyama do Norte. Em um gesto comovente, o resto da turma decide continuar fingindo que Misaki está vivo para manter viva a sua memória. No entanto, suas ações têm consequências de longo alcance quando, ao tirar uma fotografia de classe, descobrem que Misaki aparece na imagem como se ainda fizesse parte da turma. Esse fenômeno inexplicável prepara o cenário para os eventos misteriosos e inquietantes que se seguem.

Avançando vinte e seis anos, conhecemos Koichi Sakakibara, um adolescente que se mudou para Yomiyama para viver com seus avós enquanto seu pai está a negócios. Matriculado na North Yomi, ele se torna membro da turma 3-3, uma turma envolta em uma atmosfera escura e misteriosa. Embora inicialmente ele rejeite os rumores e superstições que cercam seus colegas de turma, rapidamente percebe que algo está errado. Um medo palpável paira no ar, e ninguém está disposto a revelar a verdade a ele.

As coisas se tornam ainda mais estranhas quando Koichi encontra Mei Misaki, uma garota peculiar que frequentemente falta às aulas. O que a torna ainda mais enigmática é o fato de que ninguém mais parece reconhecer sua presença. À medida que Koichi se aprofunda nos mistérios de sua nova turma e na enigmática Mei, ele descobre uma maldição horrível que assola a turma 3-3 há anos. Essa maldição, conhecida como a Maldição da turma 3-3, é responsável por inúmeras mortes e tragédias inexplicáveis. Koichi se torna determinado a quebrar a maldição, explorando os segredos sombrios de Yomiyama e da turma 3-3.

O romance é uma narrativa emocionante e cheia de suspense que combina elementos de mistério e horror, criando uma atmosfera de terror que envolve os leitores desde o início. O autor, Yukito Ayatsuji, tece habilmente a narrativa, mergulhando os leitores em um mundo cheio de acontecimentos sobrenaturais, mortes inexplicáveis e um implacável senso de perigo iminente.

Um aspecto de "Another" que o diferencia é o nível de detalhe e complexidade na trama. Ayatsuji elabora meticulosamente uma história que se revela gradualmente, mantendo os leitores tensos à medida que desvendam as camadas da Maldição da turma 3-3. A construção lenta do suspense é complementada pela tradução impecável, permitindo que os leitores apreciem as nuances sutis da narrativa sem se sentirem sobrecarregados.

Embora alguns leitores possam achar a extensão da história um desafio, especialmente no primeiro volume, onde o ritmo pode parecer mais lento, a recompensa é indiscutivelmente valiosa. A história acelera gradualmente, e a segunda metade está repleta de momentos emocionantes e intensos que deixarão os leitores à beira de seus assentos. As revelações sobre a maldição são apresentadas de maneira magistral, oferecendo uma mistura única de elementos sobrenaturais e horror psicológico.

A Maldição da turma 3-3 é particularmente intrigante, pois desafia as convenções convencionais das histórias de fantasmas. Em vez disso, é descrita como um "fenômeno paranormal", deixando espaço para interpretação e especulação. A escrita de Ayatsuji permite um senso de ambiguidade, tornando difícil distinguir entre eventos sobrenaturais e meros acidentes.

Os personagens em "Another" são bem desenvolvidos, com foco nos protagonistas principais, Koichi Sakakibara e Mei Misaki. A narrativa é apresentada a partir da perspectiva em primeira pessoa de Koichi, permitindo que os leitores se identifiquem com seu ceticismo, confusão e medo. Mei Misaki, inicialmente retratada como uma figura enigmática e potencialmente sobrenatural, evolui para uma amiga forte e leal para Koichi. Seu passado é gradualmente revelado, lançando luz sobre seus comportamentos iniciais.

Embora a história apresente um grande elenco de personagens, alguns deles permanecem à margem, e os leitores podem achar desafiador acompanhar cada colega de classe. No entanto, os personagens centrais são dotados de profundidade e complexidade, enriquecendo a história como um todo.

"Another" de Yukito Ayatsuji é um excelente exemplo de horror que se baseia em suspense e elementos psicológicos, em vez de gore excessivo. É um romance que cativa os leitores com sua trama intricada, tradução excepcional e ritmo habilidoso. A combinação de elementos sobrenaturais, referências culturais e ambiguidade psicológica o torna uma leitura envolvente para aqueles que buscam uma experiência de horror única e cheia de suspense.

À medida que você mergulha no mundo enigmático da Escola de Ensino Médio Yomiyama do Norte, você será atraído para uma narrativa assustadora que desafia sua percepção de realidade e superstição. "Another" é um testemunho do poder duradouro de uma história de horror bem elaborada, deixando um impacto duradouro naqueles que ousam entrar em seu reino sombrio e arrepiante.

Maria Eduarda 21/09/2023

Favorito com certeza
É um livro que te prende muito e com um plot twist gigante! Era um livro que eu realmente não esperava nada e me entrou tudo é um pouco mais, queria poder esquecer e ler de novo!

yoneko_ 30/06/2023

Another
Meu mangá e segundo anime favorito. Another é tão perfeito que eu não sei nem por onde começar.
A história consegue trazer um suspense que é esperado pela obra, a ordem dos ocorridos é muito intrigante, o que a faz ficar cada vez melhor. Seus personagens (na minha opinião) são muito bem desenvolvidos, misaki possui uma personalidade própria e muito sombria, sendo a ?protagonista? assim, traz um ar de suspense ainda maior. A desconfiança entre os alunos, a ordem das mortes, os poucos momentos de felicidade que eles tem, TUDO é tão magnífico que nem sei explicar.
Obvio que o que mais me agrada em another é a sua forma explícita de exaltar o gore obtido em cada morte, nao ocultando isso como alguns outros animes e mangás fazem. Pela obra ser de cunho ?macabro?, isso a torna bem mais marcante, principalmente trazendo a sensação de desespero e possivel trauma que os alunos sentem ao presenciar ou receber a notícia desses acontecimentos. Não é uma tara em gore ou algo do tipo, mas eu acho corajoso e maravilhoso como a agressividade dos fatos é pontuada, mostrando tudo em pequenos detalhes, com reações, pós e antes cena, é de fato incrível.

Gramatura Alta 19/03/2023

Https://gramaturaalta.com.br/2023/10/28/another-magnifico-terror-japones/
Koichi Sakakibara é um ginasial comum de saúde frágil. Após uma crise pulmonar e uma repentina viagem de seu pai, o jovem é obrigado a se mudar para a cidade natal de sua falecida mãe, Yomiyama, e ficar sob os cuidados de seus avós maternos. Ao se transferir para a Escola Ginasial Yomiyama do Norte, o garoto percebe um estranho clima de tensão entre seus colegas e os professores responsáveis pela sala.

O garoto foi enviado para a Turma 3-3, uma sala especial. O que Koichi não sabia é que um inexplicável fenômeno ronda essa classe e que, enquanto ele tenta chegar ao fundo dos segredos e acidentes sem sentido do seu novo cotidiano, uma inegável e fatídica verdade se revelaria: “Esse é um ano que tem!”

Koichi é um garoto de 15 anos que sofre de um problema chamado de Pneumotórax espontâneo primário. Ocorre quando uma parte do pulmão se rasga e um pouco de ar escapa para o tórax, provocando dor no peito e dificuldade na respiração. A pessoa precisa ser internada até o tecido se regenerar. Isso ocorre em algumas pessoas, sem uma causa aparente, que sofrem de estresse ou um grande susto.

No início da história, Koichi saiu de Tóquio e foi morar com os avós maternos na pequena cidade de Yomiyama. Quando começa a frequentar as aulas no novo colégio, descobre que existe uma maldição, ou um fenômeno, como eles preferem chamar, que mata alunos ou professores e seus familiares ligados à turma 3-3 durante todo o ano letivo, a menos que uma contramedida seja tomada para evitar isso.

Esse fenômeno começou 26 anos antes, quando Misaki, o aluno mais popular da sala, morreu de forma inesperada. Como todos ficaram transtornados, decidiram fingir que ele ainda estava presente, inclusive os professores. No fim do ano, na foto de formatura, eles descobrem algo que não esperavam: Misaki aparece na foto!

No ano seguinte, as mortes começam. Sempre um aluno por mês, ou algum seu familiar, de forma acidental. Alguns anos depois, eles finalmente conseguem encontrar uma forma de impedir que alguém morra: precisam fingir que um dos alunos da sala não existe, como se ele fosse o próprio Misaki.

Koichi, sem saber disso, insiste em conversar com Mei, uma menina da sala que usa um tapa-olho, só que ela foi a escolhida para ser ignorada. Ao fazer isso, Koichi interrompe a contramedida e as mortes recomeçam.

Sem dúvida, os japoneses sabem como criar histórias de terror. As situações que acompanhamos são bem construídas e os personagens cativantes e misteriosos. A leitura aumenta nossa imaginação e, em certos momentos, cheguei a sentir arrepios.

Uma coisa importante nesse tipo de história é a descrição do ambiente onde as coisas acontecem. É necessário existir um detalhamento dos lugares, criar a atmosfera propícia para o susto. E o autor soube fazer isso de forma criativa, sem apelar para o óbvio.

As mortes são do tipo que deixam bastante sangue, lembrando um pouco outra obra japonesa, Battle Royale. E o desfecho acaba por surpreender, quando descobrimos quem é o responsável pelas mortes daquele ano. Não posso entrar em detalhes sobre isso, mas não falta ação, correrias, perigos e mortos.

ANOTHER é um dos melhores livros de terror que li nos últimos anos. Ele tem mistérios e situações de arrepiar. Ainda mais quando começamos a descobrir as verdadeiras razões para os assassinatos acontecerem, e que existe entre eles alguém que não deveria estar. Infelizmente o livro virou item raro e é muito difícil de encontrar. A menos que tenha condições de desembolçar uma quantia dignia de item de colecionador.

site: https://gramaturaalta.com.br/2023/10/28/another-magnifico-terror-japones/

Milena 29/07/2016minha estante
Você sabe me informar se o anime é fiel ao livro?

Scarllet 28/07/2017minha estante
Comprei ele pela amazon online :D
Estou lendo pela primeira vez e estou apaixonada. O anime é fiel até a parte que estou lendo, apesar de resumido.
Enfim, ele é incrível.

Fabrício Lôbo 07/04/2023minha estante
Eu tenho esse livro há anos na estante e sempre tive vontade de ler. Agora estou mais certo disso

lais 13/07/2022

puta livro bom do [*****]
mistério incrível que te prende em cada "descoberta" nova. descrição maravilhosa de cenas e plot perfeito. mesmo já lembrando de quem era o morto (por ter visto o anime há muito tempo), ainda me surpreendi com o desenrolar da história e, até mesmo, com o final.

o livro se torna cansativo pela demora da sala para contar o segredo do morto pro sakakibara, mas dps disso é só sucesso.

Eder54 26/01/2022

Quem é o morto?
Minha paixão por Another é de tempos áureos : assisti o anime, li o manga, e eis que me deparei com o livro.

Desde o princípio, fiquei me perguntando se haveria algo diferente dessa obra, que já havia tido o prazer de degustar duas vezes anteriormente. E, como leitor assíduo que sou, devo admitir que o livro fecha com chave de ouro essa trindade.

Há detalhes que não são tão expostos em suas outras mídias, formas de narração que, apesar de ter o anime para se basear acaba sendo graficamente satisfatória (e horrível, diga-se de passagem). Em vários momentos, mesmo já conhecendo o que iria ocorrer, li cada palavra, pois o livro me puxava para dentro de cada acidente, de cada momento de tensão. A história de Mei Sakaki e seus amigos sempre será um clássico pra mim. Super recomendo a leitura, mesmo que já tenha assistido o filme, ou lido o anime. Ele adiciona informações legais, e vale a pena, de verdade.

Carolegal_ 08/05/2021

Muito bom mas preste atenção
Another é um mundo a parte. Obra muito boa que precisei ver/ler mais de 1x pra realmente entender.
A turma 3-3 de yomiyama sofre de um fenômeno que pode ou não ocorrer naquele ano. Sakakibara mora em Tokio mas neste ano ficará com os avós, já que seu pai teve que viajar a trabalho para Índia, e está nessa turma. De repente ele se vê em meio a questionamentos e regras absurdas e se perguntando "quem é o morto?".

Pequod.3 01/03/2021

Bastante instigante e surpreendente, personagens marcantes, o autor mescla bem diálogos e descrições, e com relação ao terror em si é bastante assustador, não acho que me assustaria em uma releitura futura, porém como primeira leitura, é maravilhoso, para quem gosta de um bom terror, mais ligado ao mistério acredito vai gostar, um prato cheio.

soft 30/04/2020

Uma história genialmente arquitetada
Essa história é uma OBRA DE ARTE! Cada detalhe parece ter sido muito bem pensado e construído pra fazer sentido no final. É dividido em duas partes, e ambas guiam a história no ritmo certo, sem pressa pra resolver os mistérios e sem entregar as respostas de bandeja pro leitor... quase 400 páginas de um mistério puro.

Nara 16/03/2020

Medonho
É um mangá medonho e original. Se publicasse mais trinta revistas, leria todas
Recomendo.

Biblioteca Álvaro Guerra 13/03/2020

Grande sucesso no Japão, o romance de suspense Another rompeu as barreiras da literatura impressa e foi adaptado em mangá, animê e ainda se aventurou em um longa-metragem em live-action para os cinemas. No Brasil, tanto a animação como o mangá chegaram oficialmente em 2013 e se tornou um dos maiores sucessos do ano. Quem é o morto?

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788545701248

Diego 30/08/2017

Nem vou me ater
Nem vou me ater à resenha. Na real, não tem o que falar. Se procuras um entretenimento de mistério/horror, Another é uma ótima pedida.

Deixo aqui minha total insatisfação com a revisão de texto da JBC (editora), se é que a mesma existiu. PUTA QUE PARIU! Palavras erradas, erros de digitação, e a coisa mais linda que já vi em um livro: "caíno de bunda". Colocaram um jumento pra revisar isso aí, mas nem se tivessem copiado e colado o texto no word alguns erros teriam persistido.
Rafa Ferrante 31/08/2017minha estante
eu amo esse livro.

Mya 29/10/2016

"Sou suspeita para falar, com certeza Another é uma das minhas histórias de terror favoritas, o enredo é impecável, com várias reviravoltas, possui um ritmo perfeito, e final inesperado. É banhado a sangue e cenas fortes, então não é recomendável para quem tem estômago fraco e para os medrosos de plantão, e aviso que muitos podem considerar esta história como sendo de violência gratuita ou de mau gosto."

Resenha completa na Armada de Escritores!

site: http://www.armadadeescritores.com.br/2016/10/resenha-another-yukito-ayatsuji.html